Problema PC reinicia ao entrar em jogos

Eu compraria board/cpu/ram, para começar.
Gráfica é recente.
Fonte logo vês se está ok.
Discos podes manter, caixa idem.

Edit:
a comprar ia mesmo comprar board,cpu,ram, fonte e caixa, mantendo somente os discos e placa gráfica mas e se o problema for dos discos ou até da placa gráfica ?

Por isso sugeri começares pela fonte. Dar-te-ia o gasto mínimo (dentro do possível), já que se o problema não for dela, mais depressa a deves conseguir vender (ou devolver, se for nova e a loja o aceitar) ou aproveitar para um eventual novo sistema.

Mas ambos os técnicos me informaram que a fonte estava boa mas sim, já estou a pensar comprar uma Seasonic S12III 650W e ficar já para previsível novo PC

Agora por exemplo, tive a fazer 3 jogos, 2h30 e não reiniciou, quando ia começar o 4 mapa reiniciou, depois consegui entrar no jogo, fiz uma ronda e voltou a reiniciar
 
A ram em OC pode dar BSOD e meter em automático não ajuda. Ter pentes diferentes também não. Experimenta meter a 1333 ou 1600 e testa. Vê tambem qual a voltagem da ram. Antes de partir para a compra de material novo porque imagina que esse CPU/board só aguentam ram a 1333mhz e tu estás a 2400.
O meu ryzen tive que meter manualmente voltagem e timings porque a board não dava conta do recado.
 
A ram em OC pode dar BSOD e meter em automático não ajuda. Ter pentes diferentes também não. Experimenta meter a 1333 ou 1600 e testa. Vê tambem qual a voltagem da ram. Antes de partir para a compra de material novo porque imagina que esse CPU/board só aguentam ram a 1333mhz e tu estás a 2400.
O meu ryzen tive que meter manualmente voltagem e timings porque a board não dava conta do recado.
a Mobo só aguenta até 1600Mhz e eu estou a 1333Mhz, não lhe fiz OC nem nada disso mas se for comprar é logo um PC novo e ainda tou a pensar se compro placa gráfica ou não visto que esta nem 1 ano tem ainda

Tou agora a testar prime95+furmark com o AIDA64 ligado e esta assim https://postimg.cc/ppT0vNfv
A grafica dizem que estar a 74º/75º em full load é normal e o resto dos valores também não apresentam nada de anormal

Ah, e isto nao me cria BSOD, simplesmente reinicia e as vezes volto a conseguir usar e outras vezes só formatando volto a conseguir mexer no PC
 
a Mobo só aguenta até 1600Mhz e eu estou a 1333Mhz, não lhe fiz OC nem nada disso mas se for comprar é logo um PC novo e ainda tou a pensar se compro placa gráfica ou não visto que esta nem 1 ano tem ainda

Tou agora a testar prime95+furmark com o AIDA64 ligado e esta assim https://postimg.cc/ppT0vNfv
A grafica dizem que estar a 74º/75º em full load é normal e o resto dos valores também não apresentam nada de anormal

Ah, e isto nao me cria BSOD, simplesmente reinicia e as vezes volto a conseguir usar e outras vezes só formatando volto a conseguir mexer no PC

Gráfica para mudar para algo que valha a pena tens de gastar uns 300€ apenas nela.
 
Mas ambos os técnicos me informaram que a fonte estava boa (...)

Pois, nós não adivinhamos o que os técnicos te disseram. De qualquer modo, segundo eles, supostamente estaria tudo bem, já que eles não tiveram quaisquer problemas, não é?

e ainda tou a pensar se compro placa gráfica ou não visto que esta nem 1 ano tem ainda

Além de a tua aparentemente ser suficiente para o que precisas e ainda ser bastante decente para 1080p, praticamente não há stock de gráficas e os preços estão bastante inflacionados, pelo que diria não valer a pena comprar uma nova.
Diria para aguardares pelo menos até à saída dos Rocket Lake para fazeres um upgrade. Entretanto, podes sempre instalar o SO num dos HDDs, não vá o problema ser mesmo do SSD.
 
Gráfica para mudar para algo que valha a pena tens de gastar uns 300€ apenas nela.
Por isso não iria mudar a placa gráfica e mesmo a mudar era para alto na casa dos 200/250€ e já isso é puxado

Pois, nós não adivinhamos o que os técnicos te disseram. De qualquer modo, segundo eles, supostamente estaria tudo bem, já que eles não tiveram quaisquer problemas, não é?
Sim , mas como referi, eles fizeram teste a fonte e deu tudo bem. Mas sim, com eles não deu qualquer problema visto que não deu erro em nenhum, ficava ligado , durante o dia, as vezes deixavam durante a noite e assim andava, esta ultima vez também teve 12 dias ligado e sem reiniciar uma única vez

Além de a tua aparentemente ser suficiente para o que precisas e ainda ser bastante decente para 1080p, praticamente não há stock de gráficas e os preços estão bastante inflacionados, pelo que diria não valer a pena comprar uma nova.
Diria para aguardares pelo menos até à saída dos Rocket Lake para fazeres um upgrade. Entretanto, podes sempre instalar o SO num dos HDDs, não vá o problema ser mesmo do SSD.
Tenho reparado nisso também, o stock para placas gráficas anda mau mesmo e anda tudo a inflacionar o preço
Estava a espera também disso, agora sou capaz de pagar + 20€/30€ ao todo devido aos componentes terem aumentado o preço

Hoje já vou instalar o W7 num dos HDD , já tive aqui a organizar os discos de modo a ser fácil o manuseamento dos cabos depois porque estava uma confusão
 
Tal como disse, fui usar um dos discos para instalar o Windows 7, demorei a instalar as atualizações e não consegui testar nem o Furmark nem o CS GO, o Furmark dava erro Open GL 2.0 e o CS Go metia para abrir mas nunca o fez
Enquanto sacava drivers para o Windows 7 visto que o windows Update não me instalou praticamente nada o PC la decidiu reiniciar mais uma vez, depois nao ligava e ficava sempre quando aparece o logotipo do windows, se metesse para reparar o problema o PC ia para um menu onde escolhia a linguagem do teclado mas não conseguia escolher nada visto que o teclado e o rato ficavam desligados
Desliguei então o PC, voltei a meter o SSD e na 1º vez deu boot e desligou por completo, na 2º vez que liguei aqui estou eu a escrever isto
Podemos eliminar problema do disco tambem correto ?

Só faltando Mobo e PSU mesmo com os valores corretos
A placa gráfica nem 1 ano tem mas tou com aquela sensação que compro 1 PC sem grafica onboard e fico mal servido e com 1 pisa papeis gigante obrigando-me a comprar nova gráfica

Já agora, usei um dos outros discos ( onde tinha as drives guardadas para instalar ) e o mesmo quando iniciou o windows 7 teve de reparar e quando voltei a usar o SSD com o windows 10 voltou também a reparar
Só liguei esse disco porque me esqueci de copiar as drives para uma pen usb para conseguir instalar tudo e depois quando voltei para o SSD esqueci-me de o ligar e quando me lembrei já estava a corrigir o erro
Julgo que esse disco estará a morrer e estou a pensar ir comprar amanha um WESTERN DIGITAL Blue SATA 500GB ou um SAMSUNG 500Gb 860 EVO Basic 500 GB porque é o único disco que não posso perder e o que tem os documentos pessoais
 
Última edição:
Podemos eliminar problema do disco tambem correto ?
Se reinicia com os dois, certamente que sim.
Julgo que esse disco estará a morrer e estou a pensar ir comprar amanha um WESTERN DIGITAL Blue SATA 500GB ou um SAMSUNG 500Gb 860 EVO Basic 500 GB porque é o único disco que não posso perder e o que tem os documentos pessoais
Se o diagnóstico ao SSD não indica haver problemas com o mesmo e se já verificaste que o problema não deve advir daí, por que razão, exatamente, achas que ele está a morrer? Mais um pouco e estás a substituir todas as componentes menos aquela(s) que interessam...
 
Se reinicia com os dois, certamente que sim.

Se o diagnóstico ao SSD não indica haver problemas com o mesmo e se já verificaste que o problema não deve advir daí, por que razão, exatamente, achas que ele está a morrer? Mais um pouco e estás a substituir todas as componentes menos aquela(s) que interessam...
Não me expliquei bem, desculpa
o disco que falo é um HDD com mais de 10 anos, que me acompanha desde o 1º PC que tive devido ao ir guardando documentos pessoais nele e sempre serviu para isso ( fotos, musicas, videos , dados , tudo isso esta naquele disco ) e eu já tinha pensado investir num novo disco SDD para substituir esse HDD , parece que vai ser hoje à tarde
 
Nesse caso, para esse uso, até um dos mais baratos serve bem - Kingston A400, Kioxia Exceria 480GB, etc (~50€) -, mas se quiseres algo melhor, vê o WD Blue (~59€), o Crucial MX500 (~61€) ou o Samsung 860 EVO (~63€). Visto que te decidiste a comprar um sistema novo, também podes passar a utilizar um dos teus HDDs/SSDs atuais para armazenamento e compras antes um SSD PCIe (formato M.2).
 
Nesse caso, para esse uso, até um dos mais baratos serve bem - Kingston A400, Kioxia Exceria 480GB, etc (~50€) -, mas se quiseres algo melhor, vê o WD Blue (~59€), o Crucial MX500 (~61€) ou o Samsung 860 EVO (~63€). Visto que te decidiste a comprar um sistema novo, também podes passar a utilizar um dos teus HDDs/SSDs atuais para armazenamento e compras antes um SSD PCIe (formato M.2).
Fui a uma loja aqui na zona e só tinham WD Blue 500gb/1Tb, comprei o de 500Gb até porque já ia com essa ideia, já fiz uma copia dos meus documentos e agora vou formatar o outro HDD ( tenho lá ficheiros de 2006 e o disco nunca foi formatado )
Sim, vou manter o HDD de 1Tb para armazenamento e tava a pensar comprar um M.2 somente para o windows (120/240Gb )
Ficando com um total de 4 discos ( 3 sata, 1 PCIe )
M.2 120Gb/240Gb somente para windows
SSD 240Gb ( o atual ) para ter alguns jogos visto que se encontra bom/parece encontrar bom
SSD 500Gb ( o que comprei hoje ) para os meus ficheiros, programas e afins
HDD 1Tb para backup e armazenamento/copia de segurança
Ficando a sobrar HDD de 600Gb e/ou HDD de 250Gb que devo manter como discos externos


um aparte, se conseguires passar no meu outro tópico sobre o PC agradecia, com este aumento de preços e assim surgiram umas duvidas em relação ao novo investimento
 
e mais uma novidade em relação ao problema
Fui jogar CS durante a noite e consegui entrar num daqueles modos rápidos, tive a jogar uns 5 minutos e depois ia começar a jogar competitivo, PC começou a reiniciar ( reiniciou 6x no total, tanto no CS Go como a iniciar o FurMark ) e eu já queria testar uma coisa pela 2º vez e aproveitei, desliguei o PC, retirei completamente a placa gráfica e testei o FurMark ( ligou, 7 FPS mas deu ), tentei entrar no jogo e consegui ouvir som mas a imagem ficou no loading do mapa ( esqueci-me de baixar os gráficos visto que jogo com tudo no máximo e com a placa onboard tenho de jogar com tudo no mínimo ), quando voltei a abrir o CS e a configurar os gráficos para o mínimo, consegui entrar no jogo sem problemas, tive a jogar 3 mapas até agora e esta tudo bem.
Vou manter-me sem placa gráfica mais uns dias e tou a pensar ativar a garantia da mesma caso fique assim "resolvido"
Deste modo consigo esperar o lançamento dos novos CPU e poderei até considerar um investimento diferente ou mais barato

Edit : hoje o PC ligou bem, afinal só tem os 2 discos SSD ligados, meti a fazer FurMark e de novo não reiniciou
Já falei com a loja em questão para ativar a garantia da minha placa gráfica e vou esperar mais 1/2 dias para fazer o teste sem placa gráfica e ver se o PC realmente não reinicia
 
Última edição:
E mais um teste porque já que é para comprar um novo, ao menos quero saber o motivo que leva o PC a reiniciar
Sem RX 580 desinstalei tudo da AMD com o DDU em safe mode, desliguei o PC, voltei a inserir a RX 580 e fiz update do windows, instalou as drivers e reiniciei, fui jogar e consegui correr o FurMark e fazer 3 mapas rápidos de CS. 2 horas depois, ia novamente jogar e fui fazer o teste ao FurMark ( agora é um habito fazer isso antes de iniciar o jogo ) e PC reiniciou 2x ( sim, quis confirmar o problema )
Desliguei o PC, retirei a RX 580 da board e liguei o PC, iniciou bem com a placa gráfica on board e fui ligar o FurMark, testei 2x e deu sem problemas, então entrei no CS e mais uma vez consegui entrar a 1º vez ( gráficos no mínimo e resolução 720p para aumentar FPS )

Já ontem à noite foi igual, com a placa gráfica onboard tem funcionado bem e apesar de ser pouco tempo de testes ( ainda vou deixar assim mais uns dias ) começo a suspeitar que é mesmo a placa gráfica porque não me lembro se da ultima vez que testei a gráfica onboard foi só desligando o cabo de alimentação ou se retirei mesmo do slot
 
Tive a testar com a fonte nova hoje ( Seasonic Focus Gold GX 650W ) , não tem reiniciado apesar de ter perdido algum tempo a atualizar as drives da gráfica, andava com 13FPS no furmark e instalei as drives de Novembro pelo gestor de dispositivos, não instalei o software da AMD ainda
O que reparei foi agora que em vez de reiniciar, o FM em modo férias para testar deu erro dxgi_error_device_removed e fechou o jogo e depois no CS GO costumo encravar 1x por jogo, o jogo encrava mas continuo a ouvir o som, é só dar ctrl+alt+del e fechar o jogo, abro de novo e ta pronto a jogar de novo
Alguém sabe o que será ? Será somente atualizações da gráfica devido ao não instalar o software da AMD? Aconselham algum programa para instalar drives ? Eu quero voltar a formatar o PC para instalar o Windows num outro SSD e ficar com o meu antigo SSD somente para jogos
E também porque andei a fazer tanto teste, tenho tanta coisa instalada no disco que prefiro fazer uma instalação nova e instalar só o necessario
 
É preferível fazer o download das drivers diretamente dos sites originais. Vê se instalar a última versão das drivers da gráfica resolve.
Eu costumo fazer download pelo windows update até porque pelo site da Mobo há muita coisa que não é necessária e o software da AMD não é grande coisa com o erro do wattman por isso tenho instalado só pelo gestor de dispositivo ( faço download do site oficial, extraio com o 7zip e depois instalo só as drives de display ) mas ontem ainda atualizei antes de me deitar
Durante o dia testo com o FM para ver se volta a dar erro e à noite testo com o CS para ver se volta a encravar

O que reparei hoje ao ligar o PC foi
1º liguei, o PC demorou muito, tive de dar hard reset porque nao passava do ecra escuro
2º ligou, fui ao gestor de dispositivos e dava a dar O Windows parou este dispositivo uma vez que foram reportados problemas. (Código 43) na placa gráfica, tava a pedir para reiniciar
3º reiniciei e ficou bom e até agora tenho o FM a rodar em modo ferias, youtube e streams a carregar e esta tudo bem
Julgo ter acontecido devido aos drivers mas depois de formatar ( domingo ou então na próxima semana ) logo instalo o software da AMD
 
Última edição:
Boas, ja tive um problema com os mesmos sintomas, e o problema era do botão de ligar o pc fazer curto circuito, experimenta desligar o conector do botão de ligar.
 
Boas, ja tive um problema com os mesmos sintomas, e o problema era do botão de ligar o pc fazer curto circuito, experimenta desligar o conector do botão de ligar.
E depois como ligo o PC ? Desculpas mas apesar de já ter visto essa solução na net nunca a executei... hoje fui trabalhar, deixei o PC ligado com o FM21 em modo ferias , streams e youtube ligado e cheguei agora e tava tudo igual, sem reiniciar e sem ter dado algum erro de gráfica
Vou agora testar com o CS GO e ver se encrava a meio dos jogos ou não


Consegui fazer 2 mapas sem o PC reiniciar mas no 1º mapa fazia 1 ronda, encravava na outra, parecia que o jogo minimizava mas continuava a ouvir o som do jogo, tinha de fechar e voltar a abrir ( 1x tive mesmo de dar force restart )
no 2º mapa meti a taxa de atualização em 60Hz em vez dos habituais 144Hz e não encravei nenhuma vez
 
Última edição:
Back
Topo