PC reinicia do nada (Ryzen)

joaoameixa

Power Member
Boas, já não sei que mais fazer ao meu PC que quase todos os dias reinicia do nada sozinho.

Ontem tive horas a fio a testar a estabilidade do PC com Prime95, OOCT, memtest e ZERO crashes.

Deixei o Prime95 umas 4 horas, depois fiz o blend test + 4 horas e nada.

Corri o OCCT mais umas horas e nada, 0 crashes.

Fiz também o teste do OCCT da energia, meteu o CPU + Gráfica 100% e nada, 0 crashes.

Fiz também teste de estabilidade da GPU no OCCT durante 1/2 horas e 0 problemas.

Hoje, deixei o testmem5 com profile 1usmus e 0 erros, corri também o profile mais agressivo Extreme1@anta777 e nada, 0 erros e 0 crashes.

Larguei o PC 1 hora, quando voltei, abro o youtube e puff, reiniciou do nada.

Ando nisto há meses seguidos e não consigo perceber de onde vem o raio do problema.

A gráfica é uma 5700XT e antes de instalar estes novos drivers (21.11.2) pareceu-me que o PC estava há uns 3 dias sem isto acontecer, antes tinha os 21.11.1, mas pode ter sido apenas coincidência, o que acredito perfeitamente que tenha sido, até porque testei a gráfica ainda ontem como disse e nada aconteceu.

E acredito que se fosse um problema da gráfica o ecrã piscaria e faria reset às configurações (como já me tem acontecido) e nunca me reiniciaria o PC do nada.

No Eventlog apenas tenho:

Event error 41 Kernel Power - O sistema foi reiniciado sem primeiro ter sido encerrado de forma correta. Este erro pode ter ocorrido porque o sistema parou de responder, sofreu uma falha ou ficou sem energia inesperadamente.

E depois tenho aquele famoso erro sempre que isto acontece:

Event error 18 WHEA-Logger

Ocorreu um erro fatal de hardware.
Reportado pelo componente: Núcleo do Processador
Origem do Erro: Machine Check Exception
Tipo de Erro: Cache Hierarchy Error
ID de APIC do Processador: 10

Na bios já meti tudo STOCK, tenho tido os timing das memórias alterados, mas agora depois do ultimo voltei a meter tudo stock só para descargo de consciencia, mas duvido que seja disso, até porque nos testes de memórias passou tudo sem problemas.

A fonte é uma corsair HX750W do meu PC antigo, não tenha possibilidade de testar com outra fonte pois não tenho, mas os valores no hwinfo (+12, +3,3, etc etc) parecem estar dentro dos normais.
 
Há dois possíveis culpados, a motherboard e a fonte, uma vez que os outros componentes já os excluíste.

Isto partindo do principio que já fizeste uma formatação, e uma actualização da BIOS, se houver.
 
É uma situação complicada, até porque fui eu que montei o PC e comprei peças de sites diferentes.

Eu não consigo dizer que ou é da Board, da fonte, do gpu, do cpu, das memórias...

Ainda para mais quando os restart's são completamente random, como disse tive 3 dias sem ter 1.

Depois vejo imensa gente dizer que com estes ryzen 3, no meu caso o 3700x lhe aconteceu ter imensos restarst aleatórios.

Outros, com a 5700xt... imensos restarts aleatórios.

Outros era porque as memórias causaram alguns problemas de compatibilidades com estes Ryzen e ás vezes causavam isto.

É surreal, quanto mais leio mais baralhado fico.

Ainda hoje vi um relato no reddit, um rapaz comprou uma 5700XT e começou com estes problemas, mandou a gráfica para RMA 1 mês, veio uma nova, chegou cá continuou com os restarts.

Pensando que era da fonte, comprou uma nova e continuou com restarts.

Isto é uma autêntica lotaria, se tenha sabido o que sei hoje nunca me teria metido num sistema AMD, tanto gráfica como processador.

O que me faz confusão é eu estar a puxar pelo PC com estes testes e ele não ter problema nenhum.
 
Creio que podes excluir as memórias e gráfica, se não deram erros quando testadas acho que é pouco provável que sejam as culpadas.
A minha sugestão passa por comprares uma fonte que possas vender com pouco ou nenhum prejuízo, aproveitando alguma promoção.
Daí podes excluir ou confirmar mais um componentes, antes de ires atrás da mobo e do CPU.
 
Baixar timings da RAM abaixo das specs delas. Também pode ser algum problema no sistema operativo, experimentar com uma distro linux. A corrente no local será boa? Experimentar com uma UPS tipo online/estabilizadora.
 
Foi só quando mudaste de processador que isso começou a acontecer? antes não tinhas problemas? Tenta ativar o Precision Boost Overdrive na Board e vê se o pc aguenta. Especifica o teu pc para ser mais fácil de ajudar, podes também tentar baixar a frequência das memórias.
 
Última edição:
Tens a bios atualizada?
Esse tipo de erros sem nenhum ecrã azul a partida não é RAM...

Sobra CPU, MB e fonte...

Como não acontece em load pode ser algum vdrop experimenta na BIOS a colocar o LLC (load line calibration) e coloca lvl3 ou 4....

Se n funcionar podes também procurar na BIOS pela
Power Supply Idle Control e colocar em Typical Current Idle... Em algumas fontes resolve alguns problemas....
 
Eu não mudei de processador.

O meu PC é:
3700x
B450 Tomahawk mac con última BIOS já (sempre que sai uma eu instalo logo)
2x8 GB RAM 3600
5700xt
A fonte é que aproveitei do meu PC antigo, uma Corsair hx 750w.

A fonte já tem alguns anos mas como era uma boa fonte aproveitei, e na altura até foi bem cara.

Já tentei o CPU com PBO e sem PBO.

Neste momento tenho tudo em auto, até as memórias e acabei mesmo agora de voltar a ter um restart do nada.

Como não acontece em load pode ser algum vdrop experimenta na BIOS a colocar o LLC (load line calibration) e coloca lvl3 ou 4....

Se n funcionar podes também procurar na BIOS pela
Power Supply Idle Control e colocar em Typical Current Idle... Em algumas fontes resolve alguns problemas...
Vou tentar estás 2 opções, ver se resolve alguma coisa.

Agora depois do restart também vi que saíram novos drivers da GPU, já fui instalar com DDU.

Ele basicamente nem crasha, simplesmente desliga o ecrã e reinicia do nada.

Este último que tive agora estava num jogo e dei alt tab para ver uma coisa no browser e passado uns 5 segundos puff.
 
tenho situação semelhante mas em build intel.

ontem saquei a pilha para limpar a bios. até ver está a funcionar.

acho estranho ser alguma falha de cpu/ram/gpu dado que isto funcionou ano e meio sem stress. há tempos tive uma faísca ao ligar um dongle usb, por isso suspeito que a board possa ter sido afetada.
 
Ontem lembrei-me que ando há algum tempo a utilizar a aplicação Custom Resolution Utility (CRU), uma app para alterar algumas configurações dos monitores, utilizo-a para fazer um pequeno OC ao monitor, de 100hz para 105/110 e para alterar o range limit do freesync.

Utilizo porque como dou lock aos fps a 100, prefiro aumentar os hz para 105 para não existir ali aquela interferência com o freesync, li que é sempre melhor dar lock nos fps um pouco mais abaixo, e para não estar a meter 90 e tal fps lock, decidi aumentar o hz para 105.

E pensei se poderia ter a ver com isso, curiosamente desde as 23h de ontem ainda não tive nenhum restart.

Será possível um overclock ao monitor causar isto?

E esqueci-me de referir também que, utilizo esta app também porque ao fazer OC ao monitor ele vai alterar lá alguns parâmetros, neste caso falo do "blanking" , esse valor ao ser aumentado faz com que a minha GPU baixe os clocks das memória, caso contrário ela está sempre a debitar o máximo (1750).

Pelos vistos houve drivers que resolveram este problema a algumas pessoas, com alguns monitores... não foi o meu caso.

A brincar a brincar, a gráfica stock, sem usar o CRU, gasta uns 35-40W, com este "fix do cru" ela baixa o memory clock de 1750 para uns 20Mhz em idle e fica a gastar 10W e a temperatura baixa uns 10ºC.

Mas agora vou ficar uns dias assim para testar.

De referir também que poderia sim usar o app da AMD para fazer OC ao monitor, o problema é que se aumentar 1hz que seja no programa da AMD Adrenalin faz com que perca a função 10bpc, vai logo diretamente para 6bpc, no CRU isso já não acontece (não percebo porquê).
 
Resolveu o problema?
Se não, verifica na BIOS se tens o Precision boost Overdrive desligado, a minha board tinha-o em auto, que seria desligado, mas nessa opção provoca ctd em jogos.
Alternado para desligado, o problema resolveu-se.
 
Dar um update:

Penso que o problema seja mesmo o CRU, software para alterar configs nos monitores.

Pelo que tenho andado a testar nem é mesmo o overclock em si, até porque estou neste momento com 105 ao invés dos 100hz.

Penso que seja o facto de eu alterar o "blanking" para valores mais altos para que a gráfica baixe os clocks em idle.

Neste momento está estável, vou ter que me aguentar com ela sempre com os clocks no máximo.

Neste momento até estou com o PBO ligado e voltei a meter uma voltagem negativa de offset e tem estado estável.
 
Vou dar os meus 2 cents.

Tive exatamente o mesmo problema uns meses largos atrás, tentei tudo que possas imaginar.
Em desespero tirei o OC ao CPU (já o tinha feito em troubleshooting) e fiz uma nova instalação do windows, posteriormente apliquei-lhe OC outra vez e nunca mais tive problemas de ele se desligar ou reiniciar.
A conclusão que cheguei foi que tinha algum tipo de conflito com algum software, nunca mais pensei no assunto mas a minha experiência pode ser relevante para ti.
Até hoje nao sei qual foi o problema em concreto, a verdade é que depois da instalacao clean nunca mais tive o problema, já está há meses a bombar 24/7.
 
Eu tinha exatamente o mesmo erro:
Tipo de Erro: Cache Hierarchy Error

O problema era que mesmo a por a bios em default nao me resolvia a situação, o PC continuava a reiniciar exatamente com o mesmo erro (WHEA log), comecei a pensar que tinha o CPU lixado porque nao conseguia estabilidade mesmo em stock.
Até que me lembrei de fazer clean install do windows, o problema de reiniciar acabou e apliquei o OC umas semanas depois e até hoje nunca mais deu problemas.

No meu caso era algum conflito de algum software ou mesmo a instalação do windows corrompida que afetava o CPU de alguma maneira.
De notar que o event viewer dava muita pouca info e a info realmente apontava para o CPU.

Experimenta atualizar a bios.

A minha bios está sempre na ultima versao.
 
Verifica o Load Line Calibration.
Eu com o meu 2700x vejo-me grego para ter estável, mas com o Load em 3 ou 4 tem estado estável.
Também tive que desligar o PBO ( Precision Boost overdrive).
Isto poara um overclock que pus para 4100mhz.
Não consigo usar tudo em auto que ele mete-me tensões altíssimas e consequentemente temperaturas altíssimas.
 
Back
Topo