PC reinicia sem mais nem menos.

Aparicio

/dev/mod
Staff
Desde aqueles dias em que houve muito calor, que o PC de vez em quando (uma ou mais vezes po dia) reinicia sem mais nem menos, o pior é que nem é quando está a fazer tarefas exigentes até pelo contrário.
Enquanto se está a jogar nunca acontece isso (MOHAA:SH ou Sims2), o mais evidente é quando o meu pai imprime coisas do site das finanças ou de um programa de contablidade (Infologia), e também algumas vezes como me aconteceu agora de estar no Firefox só com o site techzone aberto e a ve-lo e de repente reiniciar.

O que pode ser, hardware ou software?
 
Bom estás com stock cooling e está um calor muito grande.

Verifica as temps com que estás, possivelmente o teu cooler precisa de ser limpo ou mudada a pasta térmica, isto se as temps forem elevadas.

Memória parece teres suficiente e se tiveres os updates todos nao deve ser virus

cumps
 
atlante disse:
Bom estás com stock cooling e está um calor muito grande.

Verifica as temps com que estás, possivelmente o teu cooler precisa de ser limpo ou mudada a pasta térmica, isto se as temps forem elevadas.

Memória parece teres suficiente e se tiveres os updates todos nao deve ser virus

cumps

Mas se fosse da temperatura do CPU não era pior em aplicações exigentes?
Em jogos isso nunca acontece, é principalmente em impressões.
 
Ve primeiro as temps que tens e depois fazem-se outros diagnosticos, essa informacao é fundamental

principalmente é diferente de sempre senao dizia-te logo para reinstalares os drivers e verificares se existiam mudancas
 
Quando começou aqueles dias de calor, começei a verificar a temperatura do CPU.
Quando jogo chega sempre aos 79ºC (o máximo a que já chegou) e fica fixo ai.
Quando estou a fazer outras coisas como navegar na net tenho temperaturas até aos 69ºC.
Parado, estes dias pode chagar no minimo aos 54ºC, menos que isso não, mas nos dias de muito calor nao descia dos 60.

Neste momento estou a correr o boinc que começei a utilizar ontem e no Firefox e está fixo nos 74ºC.

Neste theard está mais pormenores acerca das temperaturas.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=98787
 
UIUIUI isso tá quente demais

A temp aceitável desse CPU está entre os 40° e um max de 60°

Estás bem a ver onde está o teu problema. Agora limpa fan, muda massa termica ou melhor ainda compra um cooler novo que é mais eficiente e com menor ruido, na seccao de OC tens muitas alternativas
 
Como o PC têm uma ano e ainda tá na garantia, neste PC não posso mexer.
Vou levá-lo à loja onde foi comprado para ver se se põe um cooler novo.

Obrigado pelas respostas.
 
Outras hipóteses

Não sei se tens modem ligado por USB, mas se for o caso poderá estar aí o problema.
Já tive um caso semelhante. Funcionou sem problemas muito tempo mas depois começou a mandar-me o PC abaixo sem mais nem menos. Depois de muitas experiências alguém me falou do modem, para o ligar por RJ45. Nunca mais me voltou a acontecer.

Uma outra hipótese é haver algum problema com a Fonte de Alimentação.
Como o PC está na garantia podes pedir lá na loja que a testem para assim eliminares mais um "suspeito".
 
Sim, tenho um modem USB. Vinha com o kit do Sapo ADSL. Acho que este não dá para ligar por RJ45.

Mas se fosse do modem, porque reinicia-va quase sempre que se imprime uma coisa num programa, mesmo sem sendo no browser.

Se fosse da fonte, não reiniciava só quando o PC tivesse a corrrer aplicações exigentes? O que têm a ver com a impressão?
 
Quem lida com PC's há muitos anos rapidamente aprende uma coisa: muitas vezes a solução é (aparentemente) ilógica! E só chegas lá depois de desistires de testar o que te pareceu lógico e que em nada deu.
Dou-te um exemplo: o atlante (que foi o 1º a responder-te) disse-te logo para verificares as temperaturas e tu, como seria lógico, achaste estranho pois com os jogos nada acontecia e estes puxam + pelo CPU pelo q o aquecimento deveria ser maior.
Mas as coisas são assim. Muito do conhecimento que se vai adquirindo é baseado em casos práticos e não falta gente com soluções "estranhas" para todo o tipo de problemas.

Para casos como o teu (reboots inesperados) os principais "suspeitos" são sempre a temperatura, a memória (não por ser insuficiente mas por poder estar instável) e a Fonte de Alimentação. Seguem-se a Board e o CPU. Havendo um modem USB, este tb entra na lista.

Talvez o teu problema não seja do modem mas não custa nada experimentar imprimir qq coisa com o modem desconectado do PC (cabo USB desligado). Aí já ficas a saber.
A questão da Fonte é igual à da temperatura... pode não te parecer lógica, mas acredita q é uma possibilidade.

Já agora gostaria q qd tivesses o problema resolvido colocasses aqui 1 post com a solução do mesmo, pois é assim q vamos todos aprendendo.
 
Activa os Blue Screens assim antes de reiniciar vais obter um erro que te vai permitir verificar o motivo do restart.
Outra situação, eu também tive nessa situação e uma coisa que nunca pensamos é quando apos essa situação entras no Windows e aparece o report send da microsoft a perguntar se queres ou não enviar relatorio dessa situação, normalmente optamos por não enviar porque na maioria dos casos estamos a usar S.O. "que não foi adquirido da melhor forma", mas se clicares em enviar não te cai nenhum raio na cabeça e muitas das vezes és de imediato encaminhado para uma pagina da Microsoft em que te indica o que está a causar essa situação isto caso já tenha sido reportado e analizado esse mesmo erro. No meu caso era o Modem ligado por USB em que postriormente entrei em contacto com o fabricante do Modem (não com o ISP) e expliquei a situação, ao qual me forneceram um link com uns drivers actualizados o que me permitiu resolver essa situação.

Abraços
 
Última edição:
Techdoctor disse:
Quem lida com PC's há muitos anos rapidamente aprende uma coisa: muitas vezes a solução é (aparentemente) ilógica! E só chegas lá depois de desistires de testar o que te pareceu lógico e que em nada deu.
Dou-te um exemplo: o atlante (que foi o 1º a responder-te) disse-te logo para verificares as temperaturas e tu, como seria lógico, achaste estranho pois com os jogos nada acontecia e estes puxam + pelo CPU pelo q o aquecimento deveria ser maior.
Mas as coisas são assim. Muito do conhecimento que se vai adquirindo é baseado em casos práticos e não falta gente com soluções "estranhas" para todo o tipo de problemas.

Para casos como o teu (reboots inesperados) os principais "suspeitos" são sempre a temperatura, a memória (não por ser insuficiente mas por poder estar instável) e a Fonte de Alimentação. Seguem-se a Board e o CPU. Havendo um modem USB, este tb entra na lista.

Talvez o teu problema não seja do modem mas não custa nada experimentar imprimir qq coisa com o modem desconectado do PC (cabo USB desligado). Aí já ficas a saber.
A questão da Fonte é igual à da temperatura... pode não te parecer lógica, mas acredita q é uma possibilidade.

Já agora gostaria q qd tivesses o problema resolvido colocasses aqui 1 post com a solução do mesmo, pois é assim q vamos todos aprendendo.
Uso computador desde que me lembro (provavelmente depois der ter aprendido a ler e escrever, o que me lembro é que na primária de vez em quando fazia as cópias no PC), nessa altura tinha o Windos 95 mas já tinha tido o Windows 3.1. Sei muito bem o que é acontencer as coisas mais estranhas e ilogicas.

Vou ver se corro o Hiren's Boot para correr o memtest e outros utilitários de test.

Goldfinger_Guy disse:
Activa os Blue Screens assim antes de reiniciar vais obter um erro que te vai permitir verificar o motivo do restart.
Outra situação, eu também tive nessa situação e uma coisa que nunca pensamos é quando apos essa situação entras no Windows e aparece o report send da microsoft a perguntar se queres ou não enviar relatorio dessa situação, normalmente optamos por não enviar porque na maioria dos casos estamos a usar S.O. "que não foi adquirido da melhor forma", mas se clicares em enviar não te cai nenhum raio na cabeça e muitas das vezes és de imediato encaminhado para uma pagina da Microsoft em que te indica o que está a causar essa situação isto caso já tenha sido reportado e analizado esse mesmo erro. No meu caso era o Modem ligado por USB em que postriormente entrei em contacto com o fabricante do Modem (não com o ISP) e expliquei a situação, ao qual me forneceram um link com uns drivers actualizados o que me permitiu resolver essa situação.

Abraços

Como se activa os BlueScreen?

Eu bem achava estranho ter este PC à um ano e nunca ter mostrado um.
No meu PC antigo (WIndows 98SE) era o que não faltava. (Até cheguei a fazer um tweak para mudar as cores para outras.:002:)
 
Então mas ver o Blue Screen ou relatório depois de reiniciar vê-se a mesma informação?
Se é deve ser melhor a segunda opção.
 
Segundo o Everest o PC teve um único Blue Screen em 21 de Julho, e no Log de Eventos (do Everest) nesse mesmo segundo têm esta Descrição:
O computador foi reiniciado a partir de uma verificação de defeito. Esta verificação foi:

O computador foi reiniciado a partir de uma verificação de defeito. Esta verificação foi: 0x000000fe (0x00000005, 0x85b860e0, 0x10397001, 0x85be3450). Um despejo de memória foi guardado em: C:\WINDOWS\Minidump\Mini072106-01.dmp.


O que posso tirar daqui ou desse ficheiro Mini072106-01.dmp que é ilegivel.


Hoje já reiniciou 2 vezes, da primeira (tava a minha irmã no messenger a falar ao microfone) ainda não tinha activado os Blue Screen mas não apareceu nenhum relatório depois de reiniciar (lembro-me de já o ter visto mas não desde há um tempo), depois fui às propriedades do sistema -> Avançadas -> Definiçoes de Arranque e recuperação e tirei a marcação da opção de reiniciar automaticamente (julgo ser esta já que nãi mais anda que pudesse ser) e depois
reiniciou pela segunda vez (Tava a gravar um DVD-RW de Backup para o meu pai, a navegar no firefox e ainda tava o Boinc a correr), não mostrou nenhum Blue Screen nem apareceu nenhum erro no Log de Eventos.
 
Última edição:
Está mais que visto que tens as temperaturas muito elevadas, logo o computador reinicia de forma a prevenir estragos maiores. De certeza que ao refrescares o teu sistema esse crashes desaparecem.

Cumps
 
Não quero ser "chato" mas...

Oh Aparicio, sem querer estar a "puxar a brasa para a minha sardinha", mas repara numa coisa:

Disseste q "Hoje já reiniciou 2 vezes, da primeira (tava a minha irmã no messenger a falar ao microfone)..." e "reiniciou pela segunda vez (Tava a gravar um DVD-RW de Backup para o meu pai, a navegar no firefox e ainda tava o Boinc a correr)...".

O q quero dizer com estes "bolds" sublinhados é q... estavas a usar o modem!!!

O PC já reiniciou alguma vez com o modem desligado? Já fizeste algum teste para o eliminares dos "suspeitos"?

Atenção q isto n significa q as temperaturas possam estar boas... N, nem pensar! Tens q tratar de baixar isso qt antes até para evitar danos físicos no material. Mas o modem continua a ser uma hipótese para esses reboots!

Mas n volto a insistir...


:lol:
 
Última edição:
Back
Topo