PC reinicia sozinho

cabo6

Membro
Boa tarde a todos,

desde dia 31 de Outubro que o meu pc, quando estou a jogar, reinicia sozinho. O pc foi comprado às peças o mês passado e os seus componentes são:
Intel Core i5 - 8400
Asus Prime Z370 - P
Asus Geforce GTX1060 Turbo 6GB
HyperX Fury 16GB (2x 8GB) 2400MHz CL15
Samsung 2.5 850 Evo 250GB TLC V-NAND
WD 3.5 Blue 1TB 7200 RPM SATA III
Cooler Master MasterWatt Lite 600
Windows 10 Pro

Basicamente eu estou a jogar e passado um pouco (umas vezes mais tempo, outras menos) o pc reinicia sozinho. Não é um reinicio normal do Windows já que o ecrã fica preto e ele reinicia. Já tentei uma série de fixes mas o problema persiste. Já corri um diagnóstico de memória, um blue screen view e um benchmark test e parece estar tudo ok. Também tive um software a medir as temperaturas dos componentes no meu segundo display enquanto jogava e até o pc dar reboot não houve nenhuma temperatura para lá do normal.

Concluindo, espero que me possam ajudar já que se está a tornar um problema frustrante. Obrigado desde já pela vossa atenção! :beerchug:
 
Não sei o que é... mas posso sugerir hipoteses para troubleshooting.

Actualizar a bios e fazer load dos defaults.
Downclock na gráfica, gpu e mems.
Downclock na ram, usar apenas um dimm.
Downclock no cpu e cache.
Se numa destas situações o pc não crashar podes ter um indicio.

Deduzo que a tua instalação do SO não tem problemas e que tenhas os drivers adequados para o hardware.
 
Oh boy, here we go again! Não aparece mesmo nenhum BSOD? Quando verficas o event viewer, ou visualizador de eventos do windows, nos tipos de eventos críticos, aparece o famigerado erro com ID de evento 41?
Foste tu que montaste o PC?
Quanto tempo esteve a trabalhar sem problemas? Uma semana, duas?
Não mexeste em nada decorrido esse tempo?
E o problema começou após instalares algum programa?
Verificaste se o pc tem algum vírus?
Só reinicia quando estás a jogar? Se sim, o problema poderá ser da gráfica, dos drivers da gráfica, da fonte de alimentação...
Pode ser problema da fonte de alimentação.
Problema das memórias, parece não ser, mas tenta testar apenas com um pente de memória de cada vez e ver se o problema ocorre.
Verifica se está tudo bem ligado.
A mobo está bem instalada? Já tem acontecido haver problemas de curto circuito entre a caixa e a motherboard se esta não estiver bem instalada.
Sempre que o pc reinicia, entra bem no windows? Ficou alguma vez pendurado no post, ou ter entrado diretamente na bios? Se entra na bios, ele deteta o disco samsung?
Se controlaste a temperatura e está normal, então podemos deduzir que o pc não reinicia por excesso de sobreaquecimento.
Pode ser tanta coisa....
 
Bem respondendo aqui a algumas questões.

Não há mesmo nenhum BSOD. Não aparece nenhum erro.
O pc foi montado por dois amigos meus, engenheiros. O pc tem trabalhado bem desde sábado 21 de Outubro e, como já disse, começou a ter problemas dia 31 de Outubro.
Não mexi em absolutamente nada. O problema começou após update no geforce dos drivers da placa.
Fiz uma análise completa ao pc e não tem qualquer virus.
Só reinicia quando estou a jogar sim, de resto posso utilizar sem qualquer problema.
A mobo penso que esteja bem instalada sim.
Sempre que reinicia entra normal no Windows.
Eu acabei agora mesmo de reinstalar o update das drivers da placa, vamos ver se muda alguma coisa. Enviei também um ticket à nvidia a explicar o problema. Não tenho a certeza se o problema está na gráfica mas neste problema é o que me parece.

Obrigado aos dois, pelos comentários!

Edit: Reinstalar o update não alterou, voltou a reiniciar super rápido
 
Última edição:
@cabo6 Jogas algo mais puxado ou nem por isso? Se for algo puxado então quando o pc entra em carga vai abaixo. Podes experimentar um programa pesado a ver se faz o mesmo
 
Pois, então tbm não deveria :/

Realmente o estranho é ter sido a partir de dia 31 em que a única coisa que fizeste foi actualizar as drives.

Mas ainda assim o facto de não dar BSOD quase que implica um falha de energia ou algo assim
 
Back
Topo