Problema Pc reinicia!!!

nonsense

Membro
Boas pessoal! Então é assim, tenho um problema um pouco invulgar com o Pc. Ao abrir certas aplicações, passado algum tempo o computador reinicia. Mas existe sempre um ruido que o Pc emite antes de reiniciar, é um barulho tipo um curto circuito, ele reinicia sempre depois de esse ruído se prolongar durante alguns minutos. Já formatei o Pc e não resolveu de nada. Há uns tempos substitui as placas de memória ram e ele deixou de fazer isso durante algum tempo mas voltou novamente.

Posso dizer mais, ele reinicia sempre ou quase sempre quando é necessário a compressão de ficheiros. O mais frequente era com o programa shrink quando queria compactar algum dvd, passado alguns minutos depois de aparecer o ruído, lá reiniciava ele. Também acontece com alguns jogos. Na minha opinião acho que tem a ver com a memória ram e se calhar devido a algum sobreaquecimento que faz reiniciar o Pc. Também já mexi na Bios e nada. Alguém já teve problema semelhante e sabe alguma solução para isto? Se alguém souber e me puder ajudar, agradeço.
 
Que pc tens? Características completas?

Esses barulhos de curto circuito as vezes são os conectores de alimentação dos discos rígidos que não estão bem encaixados...as vezes acontece.
Posta aqui também as temperaturas, e as voltagens que tens o pc para o pessoal te poder aconselhar melhor... (Usa o programa everest)

1ºpalpite - Tenta encaixar melhor todas as ligações de alimentação que tenhas, as da board, e a dos discos. Pode ter os fios meio soltos e falha energia no disco e tau pc crasha.

2º Desactiva a opção de reinicio automatico após erro.
Botao direito no My Computer -> Propriedades->Tab Advanced->SETTINGS da Secçao startup and recovery e desactiva a opção AUTOMATICALLY RESTART.

Assim quando der erro ves o ecrã azul e apontas o que diz. e Dizes aqui ou procuras no google

;)

Espero ter dado uma ajudinha
 
Pode ser tambem os fios do botao do reset a fazer curto circuito aleatóreamente, podes sempre retirar esses fios na bios para ver o efeito.
Se achas qeu e memória correm o memtest do liveCD de ubuntu.
Desliga e liga os conectores como o UniMariachi recomendou.
 
esse reiniciar dá um ecrã azul ? ou é puro e duro :)

tambem pode ser a fonte de alimentação que esta no limite e quando o pc pede mais 1W puff xocapic...
 
Desde já, obrigado por dispenderem algum do vosso tempo para apresentar soluções. O meu pc já é antigo, é um Intel Pentium 4, 3400 MHz com 2g de ram. Unimariachi, já desactivei aquela opção que falaste e não deu em nada. Mas quanto a essa forma de reiniciar, é diferente desta que se dá no Pc. Porque essa depois de reiniciar diz que ocorreu um erro fatal. Este não. Reinicia do nada, nem dá alguma mensagem de erro depois disso. É como tivesse a iniciar pela primeira vez.

De qualquer maneira vou por aqui os dados do Pc:

Propriedades do sensor
Tipo de sensor Winbond W83627THF (ISA 290h)
Tipo de Sensor GPU Diode (NV-Diode)
Intrusão detectada no Chassis Sim

Temperaturas
Placa mãe 31 °C (88 °F)
Processador 43 °C (109 °F)
Aux 5 °C (41 °F)
Diodo GPU 48 °C (118 °F)
Seagate ST3200822AS [ TRIAL VERSION ]

Coolers
Processador 1749 RPM
Chassis 2163 RPM

Valores de voltagens
Núcleo CPU 1.37 V
Aux 1.50 V
+3.3 V 3.23 V
+5 V 5.03 V
+12 V [ TRIAL VERSION ]
No modo de espera +5 V 5.06 V
Bateria VBAT 0.54 V

Ontem a fazer alguns testes, reparei que o computador reinicia por volta dos 61°C. Lembro-me de um prof de informatica dizer que os Pentium 4 tinham esses problemas de aquecimento, poderá ser essa a causa? Será que depois de chegar a essa temperatura elevada o Pc reinicia para proteger possiveis danos?
 
As voltagens parecem normais...

Sim os P4 aquecem imenso...mas não deve ser disso....O meu pc antigo p4@ 3.0 tem as mesmas temperaturas e não acontece isso...

Que board tens? Uma asrock?
Tens 2 modulos de memoria? Se tiveres experimenta usar o pc com um deles só e depois com o outro...e ve se acontece o mesmo com apenas um de cada vez.
Só para eliminar hipoteses...
 
as voltagens podem ser as correctas até a altura de abrires algo que puche mais plo processador ou grafica ai sim
faz se o chocapic...

outra questao olha para a board nos condensadores(cilindros pequenos com a superficie plana) e diz como eles estao se estiverem com o topo tudo menos plano está explicada a causa dos teus problemas, é um problema de idade e condensadores mal desenhados, vê no link da wikipedia as imagens

http://en.wikipedia.org/wiki/Capacitor_plague

se for esse o problema tem solução é comprares os condensadores e troca-los
 
O meu P4@3,2 já chegou a estar a mais de 80ºC e não reiniciava... mas pelo sim pelo não tratei de lhe montar um cooler novo.

Quanto ao teu problema, apostaria na fonte de alimentação como causa. Tens uma fonte de alimentação que possas testar no teu sistema? De um outro PC, ou de um PC de um amigo?
 
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. Unimariachi, não creio que fosse dos módulos porque eu substitui a cerca de 6 meses 2 modulos DDR por outros 2 DDR2 e já tinha esse problema. A board é uma ECS 915X-A. Aliás o problema ja tem anos, nunca lhe dei muita atenção porque as aplicações nas quais ele reiniciava não eram muito usadas por mim. Mas com o tempo começou a ficar pior.

Hoje tive a fazer uma limpeza como deve ser ao cooler e mudei também o Pc de sitio e consegui diminuir pelo menos 10 graus na temperatura do processador. E ou é impressão minha ou o pc parece que está muito melhor e ainda não reiniciou com as aplicações que eram normais ele reiniciar. Blueocean, como eu disse, hoje abri o pc para fazer uma limpeza e reparei nos condensadores, e eles estão em bom estado. De qualquer maneira e bom saber isso que disseste, não sabia que esse problema faz reiniciar o Pc também.

Gtas, a fonte do pc é uma jou jye electronic de 300 watts. Oversaturn, se o problema persistir é mesmo isso que vou fazer. Na minha opinião e pelo que andei a ler sobre problemas semelhantes, isto é se o problema se mantiver, ou é da fonte de alimentação ou da falta de pasta térmica no processador. O que vocês acham?
 
....

Oversaturn, se o problema persistir é mesmo isso que vou fazer. Na minha opinião e pelo que andei a ler sobre problemas semelhantes, isto é se o problema se mantiver, ou é da fonte de alimentação ou da falta de pasta térmica no processador. O que vocês acham?

A falta de pasta térmica está geralmente associada a uma temperatura elevada no CPU. Monitoriza as temperaturas com um programa tipo Speedfan ou HWMonitor.

Se as temperaturas estiverem boas, o problema estará na fonte de alimentação. Essa fonte não será grande espingarda e já deve ter tido melhores dias. Se o problema se mantiver (e se as temperaturas estiverem boas), testa o sistema com uma fonte diferente, como te disse. Talvez esteja na altura de comprar uma nova...
 
Back
Topo