1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC sempre ligado

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por HeXel, 7 de Agosto de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1027)

1. HeXel

HeXel Folding Member

bem um pc sempre ligado dura mais do que um que desliga e liga 2 vezes por dia ? bem é que uma lampada se estiver sempre ligada dura mais ...

2. HeXel

HeXel Folding Member

e a nivel de consumo energético ... como posso saber quanto gasta por cada dia sempre ligado ?

3. Alex107

Alex107 Power Member

Quando Falas de PC, tens muitas coisas envolvidas, não é um sistema tão "simples" quanto uma lâmpada (E mesmo assim nem todas as Lâmpadas beneficiam de não se ligarem e desligarem muitas vezes). Mas tenho quase a certeza que muitas das componentes de um computador (se não todas elas) terão um tempo de vida mais reduzido se estiverem sempre a funcionar, simplesmente por desgaste.

Agora, não tens de desligar o PC de cada vez que vais à casa de banho...

Para periodos de tempo maiores, Se durante o tempo que o Pc estiver ligado estiver a fazer alguma coisa então tem lógica teres o PC ligado, se for mesmo só por evitares desligar e ligar o Pc muitas vezes... não tem lógica. Desliga o PC, dás um descanso às componentes Computador, poupas na conta da electricidade, e o planeta também agradece.

4. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Está tudo dito pelo Alex107.

A comparação que fazes com as lâmpadas só se aplica às lampadas fluorescentes pois não devem ser ligadas e desligadas sucessivamente, pois o simples facto de as ligar tem um consumo equivalente a 8 horas de funcionamento, só para teres uma ideia.

Daí que, por exemplo, eu vou ao café, as lampadas fluorescentes cá da casa ficam acesas ;)
    Só as incandescentes devem ser apagadas, pois além de consumirem muito mais, não sofrem disso das "8 horas" :P

5. Warlord

Warlord [email protected] Member

As coisas nos pcs nao sao assim tao lineares.
    Depende de mts factores, por exemplo as temperaturas, oscilacoes electricas, etc.

Por exemplo a maior parte dos discos morre nao kando esta em funcionamento mas sim no momento em k o pc e ligado. No entanto nao convem deslocar a caixa do pc com o disco em funcionamento, nesse caso e preferivel desligar o pc, deslocar e voltar a ligar.

Da mesma maneira k e preferivel desligar um pc numa trovoada ou sempre que se sentir oscilacoes na corrente electrica.

Tens p exemplo servidores k estao ligados literalmente anos a fio e sem 1 unica avaria...

Resumindo, existem boas razoes para desligar um pc, mas em geral te-lo ligado nao desgasta assim tanto a "vida util" dum pc. Pouco interessa se um pc dura 10 anos em vez de 15...o mais certo e trocares de pc antes disso...

No entanto ter o pc ligado em idle horas a fio sem fazer nd e no minimo estupido...

6. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Devido, normalmente, às instalações existentes em portugal! :joker: Uma boa maneira de verificar isso, é ligar o monitor com uma lampada incandescente ligada, se ela enfraquecer momentaneamente, existem oscilações na vossa corrente eléctrica.

Eu tenho UPS, tenho necessidade disso? À partida protege certo? :)

Concordo, quanto mais não seja pela questão ambiental...

7. HeXel

HeXel Folding Member

o pc que eu quero deixar sempre ligado está a fazer de servidor

8. Warlord

Se a UPS tiver a funcionar em condicoes suprime as oscilacoes e keima o fusivel em caso de picos...

cuidado e c/ outrs perifericos nomeadamente modems, aki ha uns anos numa trovoada o pc estava desligado da tomada, mas o meu velhinho modem de 33kbp interno keimou (nunca me tinha lembrado de desligar o cabo telefonico), felizmente nao keimou mais nd, mas fikei sem telefone durante uns dias e tive de arranjar modem novo :)

9. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Queima o fusível? Essa é que eu não sabia! Depois dá para trocar?

O meu avô à uns meses teve que trocar de telefone porque um raio acertou num poste do telefone e houve uma descarga na linha do telefone que queimou os telefones :lol:

10. Warlord

Simas ups teem 1 fusivel k custa menos de 1€ e keima em caso de picos de corrente. Mais vale ser o fusivel a keimar do k o PC ;)

Pois, se ele tivesse ADSL aposto k o modem e talvez o PC tb tivesse ido a vida...

11. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Teve, e tem, mas nenhum desses aparelhos (modem e pc) deram o prego, apesar do modem estar igualmente ligado á linha telefónica :lol:

O pc continua a trabalhar pelo que sei :P

EDIT:

E onde se vê esses fusíveis na UPS? Nunca dei conta que isso existisse :lol:

12. Warlord

na parte detras, deve dizer fuse, senao e la dentro ;)

Algo do genero:

13. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Tenho que ir ver isso, agora não estou perto dela :P

14. HeXel

HeXel Folding Member

bem acho que isto nem é um pc mas prontos é mais um server cpu + board + placa rede + disco rigido
    acham que isto consome muita energia ?

15. Warlord

depende do processador...

Partilhar esta Página