PC sempre que hiberna fecha todas as apps

Isto:
image.png


E isto:
image.png


image.png


Ou seja. O teu sistema está uma bela confusão.

Vamos por partes.

1. Partilha o output de um "msinfo32.exe" e "powercfg /a"
2. Verifica a ficha de corrente/carregador/bateria/extensões
3. Abre uma linha de comandos com Admin e executa "powercfg -h off"
4. Reboot
5. Abre uma linha de comandos e corre "sfc /scannow"
6. Partilha os resultados
7. Depois, na mesma linha de comandos, executa um "chkdsk c: /f /r"
8. Partilha os resultados
9. Verifica se o ficheiros "hiberfil.sys" não está presente ("dir c:\ /a | findstr hiber")
10. Verifica se tens espaço suficiente em disco (se sim, quanto?)
11. Verifica se a hora na BIOS/UEFI está correta (pode ser a pilha que não tem carga)
12. Se puderes, faz um reset to defaults na BIOS
13. Experimenta fazer múltiplos Reboot e Shutdown.

Para já queremos ver se a máquina está estável, sem forced shutdowns or crashes, etc.

Se a máquina estiver estável, voltamos a ativar a hibernação ("powercfg -h on").
 
Isto:
image.png


E isto:
image.png


image.png


Ou seja. O teu sistema está uma bela confusão.

Vamos por partes.

1. Partilha o output de um "msinfo32.exe" e "powercfg /a"
2. Verifica a ficha de corrente/carregador/bateria/extensões
3. Abre uma linha de comandos com Admin e executa "powercfg -h off"
4. Reboot
5. Abre uma linha de comandos e corre "sfc /scannow"
6. Partilha os resultados
7. Depois, na mesma linha de comandos, executa um "chkdsk c: /f /r"
8. Partilha os resultados
9. Verifica se o ficheiros "hiberfil.sys" não está presente ("dir c:\ /a | findstr hiber")
10. Verifica se tens espaço suficiente em disco (se sim, quanto?)
11. Verifica se a hora na BIOS/UEFI está correta (pode ser a pilha que não tem carga)
12. Se puderes, faz um reset to defaults na BIOS
13. Experimenta fazer múltiplos Reboot e Shutdown.

Para já queremos ver se a máquina está estável, sem forced shutdowns or crashes, etc.

Se a máquina estiver estável, voltamos a ativar a hibernação ("powercfg -h on").

Ora bem, então:

1. Partilha o output de um "msinfo32.exe" e "powercfg /a"
1.1. Output do msinfo: https://we.tl/t-EbfhtrRkT9
1.2. Resultado do "powercfg /a":
7cLmPcx.jpg


2. Verifica a ficha de corrente/carregador/bateria/extensões~
Tudo ok, nunca tive problemas.

3. Abre uma linha de comandos com Admin e executa "powercfg -h off"
Feito

4. Reboot
Feito

5. Abre uma linha de comandos e corre "sfc /scannow"
Feito

6. Partilha os resultados
Resultado de "sfc /scannow":
Bi3g5gA.jpg


7. Depois, na mesma linha de comandos, executa um "chkdsk c: /f /r"
Feito

8. Partilha os resultados
Resultado de "chkdsk c: /f /r":
Q8lclWZ.jpg



9. Verifica se o ficheiros "hiberfil.sys" não está presente ("dir c:\ /a | findstr hiber")
Não está.
8tEdZrI.jpg


10. Verifica se tens espaço suficiente em disco (se sim, quanto?)
Em disco tenho 218GB livres de 446GB.


11. Verifica se a hora na BIOS/UEFI está correta (pode ser a pilha que não tem carga)
Hora está ok.

12. Se puderes, faz um reset to defaults na BIOS
Feito.

13. Experimenta fazer múltiplos Reboot e Shutdown.
Feito


14. Ativei novamente a hibernação


Em novo "sfc /scannow" deu isto, o que me parece ser bom sinal:

ARQkrZt.jpg



Em teste imediato, está a funcionar. Mantém janelas abertas ao hibernar...MAS, isto já antes me tinha acontecido ao fazer simplesmente "powercfg -h off" - "powercfg -h on".


Mais alguma sugestão/teste ou vemos como se comporta nos próximos dias?


EDIT: Algo estranho que me acontece.

Ao acordar de hibernar, dá uma imagem completamente verde, antes de apresentar o login do Windows.
 
Última edição:
Ora bem, então:

1. Partilha o output de um "msinfo32.exe" e "powercfg /a"
1.1. Output do msinfo: https://we.tl/t-EbfhtrRkT9
1.2. Resultado do "powercfg /a":
7cLmPcx.jpg


2. Verifica a ficha de corrente/carregador/bateria/extensões~
Tudo ok, nunca tive problemas.

3. Abre uma linha de comandos com Admin e executa "powercfg -h off"
Feito

4. Reboot
Feito

5. Abre uma linha de comandos e corre "sfc /scannow"
Feito

6. Partilha os resultados
Resultado de "sfc /scannow":
Bi3g5gA.jpg


7. Depois, na mesma linha de comandos, executa um "chkdsk c: /f /r"
Feito

8. Partilha os resultados
Resultado de "chkdsk c: /f /r":
Q8lclWZ.jpg



9. Verifica se o ficheiros "hiberfil.sys" não está presente ("dir c:\ /a | findstr hiber")
Não está.
8tEdZrI.jpg


10. Verifica se tens espaço suficiente em disco (se sim, quanto?)
Em disco tenho 218GB livres de 446GB.


11. Verifica se a hora na BIOS/UEFI está correta (pode ser a pilha que não tem carga)
Hora está ok.

12. Se puderes, faz um reset to defaults na BIOS
Feito.

13. Experimenta fazer múltiplos Reboot e Shutdown.
Feito


14. Ativei novamente a hibernação


Em novo "sfc /scannow" deu isto, o que me parece ser bom sinal:

ARQkrZt.jpg



Em teste imediato, está a funcionar. Mantém janelas abertas ao hibernar...MAS, isto já antes me tinha acontecido ao fazer simplesmente "powercfg -h off" - "powercfg -h on".


Mais alguma sugestão/teste ou vemos como se comporta nos próximos dias?


EDIT: Algo estranho que me acontece.

Ao acordar de hibernar, dá uma imagem completamente verde, antes de apresentar o login do Windows.

Boas!

Como correu o chkdsk? Agendaste o mesmo?

Partilha novamente o System EVTX, sffv.

E sim, agora é ver como se comporta o portátil nos próximos dias.

Já agora, como está a saúde da bateria?

Partilha o seguinte:

1. "powercfg /batteryreport"
2. "powercfg /enery"
3. "powercfg /sleepstudy"

Quanto ao flash de imagem, infelizmente pode ser "normal"... Olhando para a última atualização de BIOS do vendor, acho que o problema foi identificado mas nunca resolvido de forma absoluta...

https://www.asus.com/ROG-Republic-Of-Gamers/ROG-G56JR/HelpDesk_BIOS/
-> BIOS 202 Update -> "Panel will random display abnormal at desktop screen."

Thanks,
anthonws.
 
Boas!

Como correu o chkdsk? Agendaste o mesmo?

Partilha novamente o System EVTX, sffv.

E sim, agora é ver como se comporta o portátil nos próximos dias.

Já agora, como está a saúde da bateria?

Partilha o seguinte:

1. "powercfg /batteryreport"
2. "powercfg /enery"
3. "powercfg /sleepstudy"

Quanto ao flash de imagem, infelizmente pode ser "normal"... Olhando para a última atualização de BIOS do vendor, acho que o problema foi identificado mas nunca resolvido de forma absoluta...

https://www.asus.com/ROG-Republic-Of-Gamers/ROG-G56JR/HelpDesk_BIOS/
-> BIOS 202 Update -> "Panel will random display abnormal at desktop screen."

Thanks,
anthonws.


Agendei o chkdsk e corrigiu imensos erros.

Mas já me está a acontecer algo estranho.

Ao tentar hibernar, o pc apenas desliga o ecrã e não hiberna. Se mexer o rato, ele liga logo o ecrã novamente.

O último system.evtx que criei foi logo depois de ter tentado que ele hibernasse.

Partilho o evtx e os reports da bateria aqui: https://we.tl/t-zQHsomeg7X

Sobre o flash da imagem ao iniciar, confirmo o changelog que partilhaste. O que é estranho é que nunca antes me tinha aparecido. Tenho 100% de certeza.

Mas se ficar só com esse "erro" menos mal. Eu quero é conseguir hibernar o pc.

Dá uma vista de olhos nos elementos que disponibilizei a ver se me consegues ajudar mais.
 
Agendei o chkdsk e corrigiu imensos erros.

Mas já me está a acontecer algo estranho.

Ao tentar hibernar, o pc apenas desliga o ecrã e não hiberna. Se mexer o rato, ele liga logo o ecrã novamente.

O último system.evtx que criei foi logo depois de ter tentado que ele hibernasse.

Partilho o evtx e os reports da bateria aqui: https://we.tl/t-zQHsomeg7X

Sobre o flash da imagem ao iniciar, confirmo o changelog que partilhaste. O que é estranho é que nunca antes me tinha aparecido. Tenho 100% de certeza.

Mas se ficar só com esse "erro" menos mal. Eu quero é conseguir hibernar o pc.

Dá uma vista de olhos nos elementos que disponibilizei a ver se me consegues ajudar mais.

Os mesmos problemas são evidenciados no Event Viewer System. O sistema não fez clean shutdown pelo menos 2 vezes.

Olhando para os relatórios da bateria, tudo parece normal (bateria saudável).

Já os relatórios de energy e sleep study são algo confusos. Mas tenho a impressão que algures nos ciclos de uso (fora de AC) o computador ficou sem bateria (não consigo ver o que acontece logo após os 3% de bateria), enquanto estava em Standby. E isto pode justificar os abnormal shutdowns. No entanto, regra geral, não deve deixar a bateria do portátil ir a níveis tão baixo.

Adicionalmente, as power policies para modo de bateria são muito agressivas. Aconselho que revejas as mesmas, ou restaures as default.

Mais info aqui: https://www.tenforums.com/tutorials/110372-restore-missing-default-power-plans-windows-10-a.html

My 2 cents,
anthonws.
 
Os mesmos problemas são evidenciados no Event Viewer System. O sistema não fez clean shutdown pelo menos 2 vezes.

Olhando para os relatórios da bateria, tudo parece normal (bateria saudável).

Já os relatórios de energy e sleep study são algo confusos. Mas tenho a impressão que algures nos ciclos de uso (fora de AC) o computador ficou sem bateria (não consigo ver o que acontece logo após os 3% de bateria), enquanto estava em Standby. E isto pode justificar os abnormal shutdowns. No entanto, regra geral, não deve deixar a bateria do portátil ir a níveis tão baixo.

Adicionalmente, as power policies para modo de bateria são muito agressivas. Aconselho que revejas as mesmas, ou restaures as default.

Mais info aqui: https://www.tenforums.com/tutorials/110372-restore-missing-default-power-plans-windows-10-a.html

My 2 cents,
anthonws.

Restaurei as configurações através de "powercfg -restoredefaultschemes". Acaba por não me fazer diferença, na verdade, por isso restaurei. Mas que diferença é que achas que isso pode fazer?

Regra geral tento com que a bateria não baixe os 15% de bateria, mas de facto, quando está em standby, às vezes lá esgota.

O que eu sei é que acabei de testar novamente o Hibernar e o malandro mandou tudo a baixo. :facepalm:
 
Não percebo...não percebo mesmo.

Estou com bateria e com carregador ligado.

Tentei hibernar o pc.

Ao ligar, vejo isto:

ZatSFHE.png


kHrlbHm.png


Mas se for à hora indicada 22:36:47, não parece ter nada de mal:

VzGj8ow.png
 
Não percebo...não percebo mesmo.

Estou com bateria e com carregador ligado.

Tentei hibernar o pc.

Ao ligar, vejo isto:

ZatSFHE.png


kHrlbHm.png


Mas se for à hora indicada 22:36:47, não parece ter nada de mal:

VzGj8ow.png

A próxima ação lógica é formatar o computador. Não instalar nenhum software 3rd party, garantir que está tudo a funcionar (com todos os drivers, etc.) e testar a hibernação.

Se a mesma funcionar de forma correta, então é algo a nível lógico. Se continuar com o mesmo problema, então é uma falha de HW.

My 2 cents,
anthonws.

Edit: @zeka16 já agora, o nível de desgaste da bateria é bastante elevado! Isso pode justificar o porquê de o computador não conseguir fazer a transição para a hibernação. Se o default é, por exemplo, hibernar (aquando em standby) aos 5%, e o battery gauge não estiver a indicar o nível correto (normal se o nível de desgaste é elevado), a bateria estará efetivamente sem energia e o processo de hibernação não se dará.
Experiementa seguir o guia de calibração da bateria no site desse software. Mas paralelamente, vais ter de alterar o valor mínimo de bateria para hibernar, para algo mais elevado.
 
Última edição:
A próxima ação lógica é formatar o computador. Não instalar nenhum software 3rd party, garantir que está tudo a funcionar (com todos os drivers, etc.) e testar a hibernação.

Se a mesma funcionar de forma correta, então é algo a nível lógico. Se continuar com o mesmo problema, então é uma falha de HW.

My 2 cents,
anthonws.

Edit: @zeka16 já agora, o nível de desgaste da bateria é bastante elevado! Isso pode justificar o porquê de o computador não conseguir fazer a transição para a hibernação. Se o default é, por exemplo, hibernar (aquando em standby) aos 5%, e o battery gauge não estiver a indicar o nível correto (normal se o nível de desgaste é elevado), a bateria estará efetivamente sem energia e o processo de hibernação não se dará.
Experiementa seguir o guia de calibração da bateria no site desse software. Mas paralelamente, vais ter de alterar o valor mínimo de bateria para hibernar, para algo mais elevado.

Estou a ver que tenho de o formatar...o que me faz imensa confusão, uma vez que fiz uma clean install quando comprei o ssd em Dezembro.

Será demanda para outra altura...

Obrigado na mesma por toda a ajuda que deram! :Winkani:
 
Boas,

Podes ter uma bateria "chanada", vê que info te dá com este freeware se quiseres: https://batterycare.net/en/index.html

Cumps.

A próxima ação lógica é formatar o computador. Não instalar nenhum software 3rd party, garantir que está tudo a funcionar (com todos os drivers, etc.) e testar a hibernação.

Se a mesma funcionar de forma correta, então é algo a nível lógico. Se continuar com o mesmo problema, então é uma falha de HW.

My 2 cents,
anthonws.

Edit: @zeka16 já agora, o nível de desgaste da bateria é bastante elevado! Isso pode justificar o porquê de o computador não conseguir fazer a transição para a hibernação. Se o default é, por exemplo, hibernar (aquando em standby) aos 5%, e o battery gauge não estiver a indicar o nível correto (normal se o nível de desgaste é elevado), a bateria estará efetivamente sem energia e o processo de hibernação não se dará.
Experiementa seguir o guia de calibração da bateria no site desse software. Mas paralelamente, vais ter de alterar o valor mínimo de bateria para hibernar, para algo mais elevado.

Então não é que voltei a fazer fresh install e o problema mantém-se??

Até voltei a fazer download do Windows, para despistar se fosse algum erro de gravação do DVD, sei lá...e nada! Mantém-se!

Que grande treta!
 
Pessoal, alguma nova ideia para tentar resolver o meu problema?

Resumindo, quando mando o pc fazer sleep/hibernar, ele não o faz. É como ele se desliga-se abruptamente por ficar sem bateria. Nenhuma app ou pasta fica aberta onde estava e o Chrome, por exemplo, pergunta-me se quero restaurar o que tinha aberto...
 
Back
Topo