PC/Mac SimCity 4 (Maxis, EA)

Eu comprei o sim city 4 - ea.valueline. É o jogo original sem esses mods. Foi 9.9€ :)

Pois eu já plantei uma data de árvores e não se nota efeitos na poluição. O que penso fazer mais tarde, é usar o sistema de regiões, e meter a zona industrial fora da zona de residencia etc. Quanto ao comboio, eu tinha brincado com uma cidade e os cidadãos usavam-no, apesar de pouco. Ali usam 0. Tenho resolvido +- com os autocarros, mas mesmo assim está cheio de transito. Quando tiver um bom lucro, faço metro.

O problema é sacar lucro. Já tenho 100 mil habitantes, e recebo mais de 20 mil por mês. Mas gasto uns 17 ou 18. Não tenho muita margem para metro... (é caro).
 
a expansao e essencial mesmo.. podes ver infos aqui http://www.ea.com/official/sc4/rushhour/us/rh_transportation_options.jsp
acho que sem a expansao nem ha avenidas :o
e a juntar a isso, alguns addons que podes sacar no simtropolis.com e fica perfeito


btw ainda outro dia voltei a jogar um pouco, e tinha estacoes de comboio com 70% de uso.. claro que ha sempre umas que sao um fiasco com 5 ou 6%.. mas 0% e estranho..
usa a vista de cores no Volume de trafego (vista com cores azuis, e nao a vermelha e verde) para veres onde e que e preciso colocar mais transportes..
e depois mete sempre os transportes a ligarem se se uns aos outros ..
edit: e para evitar transito nos cruzamentos faz rotundas com as one way road ;)

btw quanto a poluicao..
geralmente aumento sempre o imposto dos poluidores quando queres que se vao embora
depois com o tempo, se tiveres uma boa educacao, comecam a aparecer as emrpesas de alta tecnologia que nao poluem...e estas geralmente ate gostam de estar perto das zonas residenciais..

as arvores fazem efeito, tem e de ser uma area enorme o que se torna chato se quiseres encher a cidade ao maximo :D
 
Última edição:
Pois. Mas eu comprei o jogo só msm pq me andava a apetecer relaxar um pouco e sem ser preciso ser perfeito. o que estou a ver é que todos vocês usam a expansão. Mas eu tenho o basico, e sim não há avenidas nem rotundas. Só estradas e ruas.
Onde arranjo e quanto custa a expansão?

Eu li que havia uns mods que metiam os sims mais inteligentes nas suas deslocações, vou ver se procuro.
Eu tenho os vários transportes ligados. Mas como disse num post acima. Eu tenho um paragem de autocarro com 3000 passageiros quando o limite é 1000, e a estação de comboios ao lado com 0 passageiros.
 
Última edição:
Pois. Mas eu comprei o jogo só msm pq me andava a apetecer relaxar um pouco e sem ser preciso ser perfeito. o que estou a ver é que todos vocês usam a expansão. Mas eu tenho o basico, e sim não há avenidas nem rotundas. Só estradas e ruas.
Onde arranjo e quanto custa a expansão?

Eu li que havia uns mods que metiam os sims mais inteligentes nas suas deslocações, vou ver se procuro.
Eu tenho os vários transportes ligados. Mas como disse num post acima. Eu tenho um paragem de autocarro com 3000 passageiros quando o limite é 1000, e a estação de comboios ao lado com 0 passageiros.
entao deve ser porque o destino do comboio nao lhes interessa :D


btw, ha um addon muito bom que e o Network addon e que tem a opcao de melhorar a inteligencia deles a procurar o trajecto

a expansao na ***** custa 19 euros... talvez encontres mais barato..
 
pois, eu dei 9,90 pelo jogo ehe. Quando sentir que o actual não me chega, talvez compre a expansão. Por enquanto tem servido para entreter umas boas horas :)

Vou ver isso do addon.

Eu acho que não é uma questão de interessar ou n, acho que tem a ver com a posição da estação.

EDIT: O addon é só para o deluxe ou rush hour, deluxe na é sc4 + RH?
 
Última edição:
pois, eu dei 9,90 pelo jogo ehe. Quando sentir que o actual não me chega, talvez compre a expansão. Por enquanto tem servido para entreter umas boas horas :)

Vou ver isso do addon.

Eu acho que não é uma questão de interessar ou n, acho que tem a ver com a posição da estação.

EDIT: O addon é só para o deluxe ou rush hour, deluxe na é sc4 + RH?
sim, o Deluxe e a versao do jogo + a expansao tudo no mesmo "Pacote"
e grande parte dos addons pedem que se tenha o RH..

quanto a estacao... a setinha fica virada para a estrada..a linha d comboio podes meter a passar por tras ou de lado.. ve aqui na imagem as duas formas possiveis:


liga sempre a linha do comboio aos 3 tipos de zonas (RCI), às cidades vizinhas(muito importante mesmo), e aos edificios "sociais" tipo escolas e hospitais

podes ver aqui que as duas zonas mais "concorridas" da minha linha sao mesmo as parte que ligam à cidade vizinha
trainsc4.jpg
 
Última edição:
Eu tambem tenho um problema com o SimCity 4.... Instalo perfeitamente, mas quando clico para jugar nao fas nada.... será por ter um grafica muito acima (8600GT) e ou por ter soundcard HD?
 
A mim também me acontece isso. Instalei correu a primeira vez e agora não faz nada!! Não consigo correr o SimCity 4 no Vista, alguém sabe o pq??
 
Já agora, estou com problemas nas estações de passageiros. Tenho um tráfego terrivel e mesmo assim os sims não usam os comboios. Não sei se sou eu que estou a ligar mal as estações à linha, se é a linha que está esquisita. O que é certo é que eu nem vejo comboios a mexer nas linhas..

EDIT: para verem o cúmulo. Tenho numa paragem de autocarro 300% de uso, ou seja, superlotado. E a Estação ao lado tá a 0. :|
PROTIP:Troca todas as ruas por estradas. Só a fazeres isso ficas logo com 1/3 do congestionamento que tinhas anteriormente. E sai mt mais barato que paragens e comboios e essas coisas.
 
dica

Boas...

kurtia k me dessem dicas para formar uma cidade no sim city 4,porque as minhas cidades estao sempre na banca rota.
e sempre o mesmo problema a zona comercial nao desemvolve.
kurtia k me dessem algumas dicas para começar uma cidade do zero.

cumps
 
Já fizeste o Tutorial? Se não, é melhor fazeres para perceberes melhor o jogo. :)

Uma dica que te posso dar é estares atento à evolução das barras RCI que aparecem no gráfico. Se estiverem para cima, é porque são necessárias mais zonas dessas. Caso contrário, não é preciso.

Começa por construir só zonas, nomeadamente as residencias light, comércio e indústria. Tens que construir muitas para obteres lucros.
Durante esse tempo, não construas ainda saneamento, nem esgotos, nem instituições. O pessoal pode começar a chatear-te por falta de saneamento, ou a taxa de analfabetismo estar alta, mas no início tira muito o budget mensal da cidade para poderes construir mais algo.

No início constrói só ruas. São baratas também e não prejudicam tanto o budget.

Tentei ser o mais explicito possível, mas no google há lá truques para evoluir uma cidade sem perder dinheiro ou perder habitantes. ;)
 
Última edição:
isso ganha se com a pratica..
ao inicio tambem estava sempre na banca rota..
agora consigo ter cidades sempre a lucrar com tudo bom

o meu unico problema e quando a cidade comeca a chegar aos 200mil habitantes o desemprego toma conta daquilo tudo, e os predios ficam todos "negros" (de passarem de $$$ para $$ ou $ . ou as vezes ficam mesmo abandonados) :cry:
mesmo com comboio e metro , e com o tempo de viagem ao emprego relativamente baixo (60 minutos) tenho sempre este problema..

para comecar
gasta o minimo possivel em utilidades..
usa a central electrica mais barata afastada da cidade, ligada pelos cabos até a zona industrial
nao precisas de gastar logo € na agua.. as residencias de pequena dimensao nao precisam de agua para aparecerem (mas assim que poderes mete agua nisso)

mete a zona comercial no meio da zona industrial e da residencial para ter o maximo de trafego possivel

ao incio nao ligues às facilidades como escolas , policia etc... deixa que a cidade se desenvolva sem nada disso para aumentares o teu income..
sempre que metas uma escola ou hospital, ajuda o seu orcamento para o minimo possivel..

se tens apenas 100 alunos nao e preciso uma escola com capacidade para 5000..

quando tivers €€€ tem sempre escolas de todos os tipos (primarias, basicas, faculdades etc).
so com bons alunos é que aumentas o numero de Alta tecnologia e atrais os ricos

se quiseres ganhar € extra, aumenta os impostos das industrias poluidoras ai para 11%
eles continuam se a desenvolver ... e sempre compensam por estragarem o ambiente da cidade :D
se quisres tentar atrair alta tecnolgia baixa um pouco os impostos aos gajos.. sbem que sem escolas eles nao aparecem..

nao gastes € em bombeiros.. deixa os incendios aparecerem, nessa altura constrois o quartel e mandas os gajos apagar aquilo..
o mesom com a policia.. constroi apenas quando aparecerem os avisos

planeia sempre os acessos da cidade... tem atencao ao trafego.. quando poderes usa muitos autocarros.. sao o melhor transporte para comecar.. facil de colocar, chegam facilmente a todo o lado da cidade, e sao muito baratos.

liga a cidade aos vizinhos.. tambem e muito importante..

quando tiveres € usa algumas das politicas da cidade...
ha umas que melhoram as escolas , hospital, transportes publicos etc..

tem sempre atencao ao RCI..
o mais dificil de ter "em cima" sao o comercio.. os gajos sao chatos..

ve tambem o mapa da convivencia (ou la como se chama) para saber se uma area do mapa é boa para construir o que tu queres..
se estiver vermelha, mete la uns parques(residencial) ou pracas(comercial) e espera um pouco a ver se isso fica mais verde

ja agora tens o sim city 4 normal ou com a expansao?
 
Última edição:
Bem, vocês deram-me uma pica para jogar, que não vos digo nada. Fui agora buscar o Sim City 4 Deluxe à prateleira e vou já instalar, enquanto leio os tutoriais daquele site que me parece muito muito muito bacano mesmo.
 
o site é excelente mesmo

o forum deles tambem tem la cenas de deixar a boca aberta
ha gajos que fazem cidades que parecem reais.. devem perder horas e horas naquilo

quando comecarem a meter plugins tenham cuidado..
ha uns que obviamente acabam por ser cheats, e ao usarem o jogo comeca a perder a piada

os plugins estao na zona do EX-Exchange ou dos Modds
procurem os mais sacados / melhor rankados para comecarem ;)
 
Última edição:
ya eu vi isso...

tipo escolas k nam eafecta as despesas...

to instalando o sim mars...
tive a ver screenshots...
e akilo parece ser mesmo bom fdx...

cumps
 
Back
Topo