• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC Simples

miguelbarroso

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Não quero gastar muito dinheiro, de preferência ficar abaixo dos 400€. Queria comprar até ao final do mês, talvez aproveitando a Black Friday

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução/Hz e o tipo de jogos que vais jogar)

b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados (Autocad, SketchUp)
c) Office / Navegação web / Filmes

d) Virtualização
e) Outra? Qual?

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

É para durar...

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Não será aproveitado, pois vai ficar como media PC na sala.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)

mATX chega, quero sim que seja silenciosa, look simples, barata, é para ficar no chão, ao lado da secretária.

b. Processador (Intel ou AMD)
>

Estava a pensar num Ryzen 5, não estou por dentro dos modelos atuais

c. Motherboard (chipset, formato)
>

Algo fixe, fiável e barato

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
>

32Gb

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>

Acho que a integrada serve para o que pretendo.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>

SSD 1Tb

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>

Fiável e simples. Silenciosa

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)
Já tenho um Dell de 24" FullHD. Conto depois juntar um segundo monitor igual.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
nope

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

11) Contexto, comentários adicionais.

Quero a melhor relação performance/preço. Sabemos que há uma curva parabólica nesta relação, mas ali a meio faz uma inflexão onde o custo começa a aumentar bastante para um ganho de performance menor. é nesse sweet spot. Como podem ver não tenho software muito exigente. Muito do trabalho de Autocad que faço é 2D, pontualmente faço 3D. Depois o SketchUp, também não é muito exigente. Photoshop gosta de RAM, daí os 32Gb.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================

muito obrigado pela config. Só não gosto da caixa que acho muito feia... 😉😎 tenho de ver outra.

E não encontrei a fonte a esse preço... só mais cara.

Já agora, no SSD não é preferível meter um M2?

O SSD Kioxia 1TB Exceria G2 Unidad está a ~54€.

Outra caixa:
MSI MAG Forge M100A M-ATX RGB Preto ~45€

Última edição:
Um MAC mini dos novos se calhar ficavas bem servido… um pouco mais caro… mas retém mais valor e é eficiente/potente… mas é só uma sugestão

MAC no way...

Nem faz qualquer sentido para mim.

Tenho outros discos que preciso de meter lá dentro. Custa 50% mais, com um disco de 256gb e 16Gb de RAM. Não pretendo vender, será para durar muitos muitos anos. Não tenho qualquer aparelho do ecosistema iOS (mentira, tenho um ipod com 20 anos :P ). Quero Windows, faço tudo em windows, nunca simpatizei muito com Mac (já tive um iphone,não gostei, já trabalhei com Mac, não gostei).

É muito fixe para quem gosta... não para mim.

Última edição:
Entretanto já tenho fonte. (arranjei uma Seasonic de 520W)

Encontrei outra loja mais barata que tem quase tudo o que prentendo, aproveitei para mudar algumas coisas e ficou assim:

Processador Ryzen 5 5500GT "Zen 3" 6-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.4GHz 19MB Cache SktAM4 - AMD - 112,99 €
Motherboard Micro-ATX MSI B550M PRO-VDH - 78,89 €
Disco SSD M.2 2280 WDBlue SN580 1TB TLC NVMe PCIe Gen 4.0x4 - WESTERN DIGITAL - 61,93 €
Memória RAM Vengeance LPX 32GB (2x16GB) DDR4-3200 MHz CL16 (Preto) - CORSAIR - 54,49 €
Caixa Micro-ATX Nox Hummer Zero Tempered Glass - 45€ (comprada noutra loja)

Total sem contar com a fonte, fica em cerca de 353€ 😎

Pergunta:

Estava aqui a pensar em subir um pouco o orçamento e ir para uma máquina mais rápida. Ir para um processador com socket AM5, DDR5, etc. Acham que vale a pena? Ryzen 5 8500G? Que motherboard? Acham que vale a pena?

Tambem vou para uma caixa melhor, estou a olhar para a Deepcool CH510, Montech Air 100 Lite, e outras nestes valores, que têm uma construção muito melhor do que as Nox, por um preço um pouco mais caro.

O 8500g não vale a pena, tens o 7600 com gráfica integrada abaixo de 200€. Agora aqui a questão é que dizes subir um pouco o orçamento mas o 7600 + board AM5 b650 + 32gb de DDR5 ia-te ficar mais ~200€.

Bem, material todo encomendado e acabei por arranjar uma GTX1660 de borla (oferecida). Assim o setup final ficou este:

Ryzen 5 5600
MSI B550M PRO-VDH
Team Group DDR4 3200 VulcanZ Grey CL16 (2 x 16GB)
WD SN770 2TB
Geforce GTX 1660 Super (HP)
Phanteks XT Pro
Seasonic S12 II Bronze 520W

O total ficou ligeiramente acima dos 400€, mas aumentei o disco para 2TB e a caixa também é um pouco melhor do que inicialmente tinha previsto.

Back