• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC SimRacing -2100€

laukun

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

O orçamento pode ir até aos 2100€ mas se acharem overkill para o que quero reduzo o orçamento.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC Completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


Gaming (iRacing, Assetto Corsa, rFactor 2 e ACC)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

5 anos ou mais.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX Corsair Carbide 270R com Janela Preta (podem recomendar, gosto de uma caixa simples preta/cinza escuro)

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD Ryzen 5 3600 , i511400f ou se necessário AMD Ryzen 5 5600x

c. Motherboard (chipset, formato)
> não percebo de MB's

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 2x8gb que recomendem

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>3060, 3060ti, 3070 ou 3080

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD M.2 1tb que recomendem

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não

11) Contexto, comentários adicionais.


Quero comprar o pc todo na mesma loja para ser montado lá.
Esta minha indecisão sobre o orçamento vem das dúvidas que tenho sobre o que é necessário para correr os jogos sem problemas, e também por pensar na compra inflacionada que vou ter que fazer neste momento.

Eu sei que em regra geral os jogos de SimRacing não puxam muito, mas depois da compra do pc o próximo passo será comprar um monitor Ultrawide QHD. O objectivo seria chegar aos 120 fps nessa resolução, principalmente no iRacing.

Estou de olho nesta pre-build e foi assim que cheguei ao valor do orçamento

AMD Ryzen 5 5600X Hexa-Core, 3.7GHz com Turbo até 4.6GHz, 35MB Cache
Cooler CPU Gigabyte Aorus ATC800 RGB
ATX Gigabyte Aorus C300 Glass RGB com Janela Preta
ATX Gigabyte B550 Aorus Elite V2
Gigabyte GeForce RTX 3080 Gaming 10GB GDDR6X OC Edition
Gigabyte Aorus RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3333MHz C18 Preta
SSD M.2 2280 Gigabyte Aorus RGB 512GB 3D TLC NVMe
Gigabyte AORUS P850W 80 Plus Gold

Valor 2099€
 
Não compres a P850W, elas andavam a explodir no outro dia, vai para a corsair rmx850
Sobre o CPU, esperar pelos alder lake não é uma opção?
Sobre a GPU, por quanto arranjas ela? Só mesmo por curiosidade
 
Se e pre-built e se realmente for da linha aorus essa fonte, esta ok. Se fosse a gama normal, gp-p850, nem dada.
E um facto que esta um pouco caro, mas todo o mercado, influenciado pelos gpu's estao.
Com esse mesmo valor consegues varios componentes a gosto e melhores..
 
Não compres a P850W, elas andavam a explodir no outro dia, vai para a corsair rmx850
Sobre o CPU, esperar pelos alder lake não é uma opção?
Sobre a GPU, por quanto arranjas ela? Só mesmo por curiosidade
A build que eu escrevi no fim é pré-built, mas o vrum agora disse que não é o modelo que anda com problemas.

Os Lake vêm no fim de Outubro? Os campeonatos de simracing estão a começar agora neste mês, tenho uma certa pressa

@VrumVrum podias me dar um exemplo? Tive a experimentar fazer por mim, mas não percebo de mb's e fontes.

Para o tipo de jogo que eu quero o processador 5600 já se vai notar bem a diferença para um i511400f ou um 3600?
 
Boas,

Sendo que tem que ser tudo na mesma loja, por causa da montagem, fica aqui um exemplo:

MSI 3080 Suprim X - 1230€~
5600x - 273€~
Gigabyte B550 Aorus Elite V2 - 127€~
Seasonic Focus Gold GX 850W Full Modular - 90€~
Arctic Freezer 34 eSports DUO Cinza - 50€~
KIOXIA Exceria Plus 1TB 3D TLC NVMe - 108€~
Crucial Ballistix RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16 Preta - 90€~
Caixa a gosto (Com o €€€ que sobra) Tem atenção á caixa de maneira a tudo caber tudo na mesma.

Total sem caixa: 1968€

Podes certamente meter um board melhor, mas as que vejo estão sem stock, tens o dobro dos GBs em nvme e é uma boa marca tb, tens ram mais rapida, o cooler n é de topo mas para o que é serve bem, pois um cooler de 100€ num 5600x é overkill, como nessa pre build.

Assim por alto do que vi no google sobre as specs dos jogos em questão, n é nda por ai alem, se quiseres poupar uns €€€, podes sempre descer á GPU, mas como tb queres algo a durar uns 5 anos ou mais, fica a teu critério.

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Muito obrigado wolf, vou ver as diferenças de preço/performance entre a 3070, 3070 ti e a 3080.

A caixa que coloquei no questionário já é uma boa opção? O base da procura de uma caixa é quantas ventoinhas trás e espaço?

Radeon RX 6800 XT Speedster MERC 319 Black Gaming 16GB 1169€ e esta gráfica vs essa 3080?
 
Última edição:
Muito obrigado wolf, vou ver as diferenças de preço/performance entre a 3070, 3070 ti e a 3080.

A caixa que coloquei no questionário já é uma boa opção? O base da procura de uma caixa é quantas ventoinhas trás e espaço?

Radeon RX 6800 XT Speedster MERC 319 Black Gaming 16GB 1169€ e esta gráfica vs essa 3080?

A diferença de performance hoje em dia é relativo ao preço que compras X GPU (devido ao preços super inflacionados das GPUs actualmente), da 3070 vs 3070 Ti o salto é quase nda notório em mtos dos jogos, a 3080 é mto melhor comparado á 3070 Ti fora a sua longebilidade em manteres o mesmo pc por mais anos.

Quanto á caixa, vou chamar o @JackFlash pois ele noutras threads ja recomendou umas caixas bem porreiras em airflow de origem, pois eu já n me recordo do nome delas.

A 6800 XT é o ela por ela contra a 3080, dependendo dos jogos, uma tem mais fps que outra, etc, mas isso é relativo, agora a da AMD tem mais GB, mas perde em mto contra o DLSS e Ray tracing da 3080, fora que prefiro nvidia para gaming por ter um melhor suporte num geral para qualquer jogo.

Já agora a que resolução irás jogar?

Cumps, Wolf
 
Boas,

em relação à caixa procura algo com boa ventilação e nesse aspeto as melhores são as que têm um mesh / malha frontal.
A Corsair que indicas parece-me demasiado fechada e seguramente encontras melhores dentro +/- dos mesmos preços, ou até mais barata.

Se quiseres dá uma vista de olhos no meu tópico:
https://forum.zwame.pt/threads/caixa-micro-atx-fresca-70-eur.1067627/

Tens lá várias sugestões de vários users.
Os preços que vou indicando são para lojas Alemãs por isso não te guies muito por eles.

A caixa vai depender de quanto queres gastar e os preços podem variar de loja para loja.
Prefiro uma caixa mais fresca e não ligo a RGB, mas algumas das que ponho aqui têm RGB.

A rondar os 65-85€ as melhorzinhas parecem ser:

- Lian Li Lancool 215 - 2 ventinhas frontais de 200mm / 1 traseira - fresca e com boa relação qualidade preço. Há quem tem tenha comprado a rondar os 70 €, mas até os 85 € certamente consegues.

- Phanteks Eclipse P360A - traz 2 ventoinhas frontais - também fresca e deves aranjar por ~70 €.

- Phanteks Eclipse P400A - traz 1 ventoinha frontal / 1 traseira - boa caixa e fresca deves arranjar por ~80 €. Modelo acima da P360A.

- Be Quiet! Pure Base 500DX - traz 2 ventoinhas frontais / 1 traseira - boas temperaturas e do que tenham visto o preço varia entre os 85 € e os 100 €.

- Fractal Design Meshify C - traz 1 ventoinha frontal / 1 traseira - ronda os 85 € é fresca mas há outras nesta lista mais frescas. Tem versão com janela transparente e versão com janela semi transparante, vidro escuro.

- Corsair 4000D Airflow - traz 1 ventoinha frontal / 1 traseira - penso que só encontras acima de 85 € mas é fresca.

Todas as caixas referidas podem sem utilizadas com as ventoinhas de origem, mas permitem a colocação de mais ventoinhas e alterar a configuração de ventilação. É uma questão de veres se fazem o trabalho e depois se necessário mudas. Mas de uma forma geral, nas que trazem só 2 ventoinhas, aconselharia a colocação de mais 1 fan, para que fiquem 2 frontais e 1 traseira.

Eu à partida irei para a Lancool 215, uma vez que a consigo por 69.90 €. Devo compra-la na próxima semana.
 
Última edição:
No meu PC atual tenho a n300 da cooler Master, não gosto do fato de acumular algum pó na mesh frontal. Mas percebo o que dizes comparando com a caixa da corsair.

obrigado pelas dicas e opções que me deste :)
Se acumula pó é bom sinal, é mais facil de limpar, pior era se fosse para dentro.
 
Boas, vim dar um update.

Acabei por comprar uma pre-build a 1999€

Ryzen 5 5600X
ATX Cooler Master MasterBox MB500
ATX Asus Prime X570-P
Asus TUF Gaming GeForce RTX 3080 V2 10GB GDDR6X LHR
G.SKILL Trident Z RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta
SSD M.2 2280 Western Digital Black SN750 1TB 3D NAND NVMe
Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular
Asus PCE-AC58BT Wi-Fi AC2100 Dual-Band PCIe 160MHz

Acho que acabou por ser uma boa compra dentro do que se arranja atualmente. Bons componentes para uma pre build.

Mais tarde atualizo este post com um link para a compra de um monitor que também vou precisar de umas opiniões/ajuda.

Obrigado a todos!
 
Back
Topo