PC ultra lento e sempre a bloquear

Boa noite a todos,

Recentemente, o meu PC, do nada, começou a ficar extremamente lento em todos os sentidos. Isto começou a ocorrer depois de ter feito o último update da Microsoft para o Windows 10, há 2 semanas, sensivelmente.

Primeiro, o arranque era demorado, sendo que ficava o ecrã preto imenso tempo com um círculo a girar; mais tarde, isso deixou de acontecer, mas o menu de log in demora imenso tempo para iniciar e depois de colocar a passe, dá sempre freeze. Depois de arrancar e quando inicia, os icones demoram imenso tempo a carregar. O pior chega mais tarde, quando estou a mexer nele, e o PC está constantemente a bloquear, os programas deixam de responder, fica completamente estático durante minutos e não consigo fazer nada. Isto acontece mais ou menos de 5 em 5 minutos.

Estou muito desesperado, ainda por cima, o último ponto de restauro não me leva para antes do update. Será q tenho que fazer aquele reset de fábrica que desinstala todos os programas? Epá não queria nada fazer isso, por causa da porcaria dum update do Windows... estou farto de procurar e ainda não encontrei uma solução que solucione todos estes problemas qe tenho.

Desde já muito obrigado!
 
Abre o gestor de tarefas e vê o que te está a atrasar, assim á primeira opinião diria o disco

Obrigado pela resposta!

Vou meter aqui alguns prints do Task Manager, talvez seja mais facil para se identificar o problema:

ZRRWSES.jpg

AquhaOj.jpg

ojraXa7.jpg
 
Aparece 'caution', estive a pesquisar e parece que pode ser algo grave... terei que trocar a hard drive?

zifQiy2.jpg
Não penso que precises trocar já o HDD, coloca o valor bruto em decimais para que se perceba melhor ou usa o Disk Smart view que por defeito mostra o que interessa ver em decimais!
A esmagadora maioria dos utilizadores neste fórum não está apto a entender os valores SMART, acredito que grande parte deles tenha sectores pendentes por verificar nos respectivos discos.
Pelas respostas que tenho lido era tudo para o lixo!

Outra questão, colocaste imagem do gestor de tarefas mas não estás a dispor a coluna do disco por utilização, está por ordem alfabética de aplicações. Resumindo, não se vê que aplicação ou aplicações estão a consumir mais recursos no disco.

Logo na primeira imagem mostras a memória quando se vê claramente do lado esquerdo que o disco está com 100% de utilização.
 
Última edição:
Não penso que precises trocar já o HDD, coloca o valor bruto em decimais para que se perceba melhor ou usa o Disk Smart view que por defeito mostra o que interessa ver em decimais!
A esmagadora maioria dos utilizadores neste fórum não está apto a entender os valores SMART, acredito que grande parte deles tenha sectores pendentes por verificar nos respectivos discos.
Pelas respostas que tenho lido era tudo para o lixo!

Outra questão, colocaste imagem do gestor de tarefas mas não estás a dispor a coluna do disco por utilização, está por ordem alfabética de aplicações. Resumindo, não se vê que aplicação ou aplicações estão a consumir mais recursos no disco.

Logo na primeira imagem mostras a memória quando se vê claramente do lado esquerdo que o disco está com 100% de utilização.


Boas, desculpa a demora na resposta, em primeiro lugar!

Assim que chegar a casa, colocarei um print como me pediste! Btw, muito obrigado pelo feedback!

Abraço
 
Não penso que precises trocar já o HDD, coloca o valor bruto em decimais para que se perceba melhor ou usa o Disk Smart view que por defeito mostra o que interessa ver em decimais!
A esmagadora maioria dos utilizadores neste fórum não está apto a entender os valores SMART, acredito que grande parte deles tenha sectores pendentes por verificar nos respectivos discos.
Pelas respostas que tenho lido era tudo para o lixo!

Outra questão, colocaste imagem do gestor de tarefas mas não estás a dispor a coluna do disco por utilização, está por ordem alfabética de aplicações. Resumindo, não se vê que aplicação ou aplicações estão a consumir mais recursos no disco.

Logo na primeira imagem mostras a memória quando se vê claramente do lado esquerdo que o disco está com 100% de utilização.

Tal como prometido, seguem prints do task manager na parte do disco com as apps por ordem das que gastam mais.

Relativamente ao PC, melhorou consideravelmente desde que dei reboot das aplicações; reparei, também, na altura, que o Malwarebytes gastava imensa % do disco, por isso, e como raramente o usava (por norma, quando tenho algum problema instalo especificamente), desinstalei o programa.

MmtnWPD.jpg
 
embora tenhas um HD mecânico desactiva o serviço superfetch, pesquisa por serviços e faz o que está na foto



Mostra posteriormente qual a percentagem de HD em uso.
 
Back
Topo