Problema PC vai abaixo 2 segundos depois de iniciar

dragonjm

Power Member
Boas
O meu PC as vezes desliga-se 2 segundos depois de carregar no botao de ligar, mas ou menos quando o símbolo da motherboard aparece no ecra (antes do boot do windows). Montei o meu PC há 2 semanas atras e ja aconteceu 3 vezes (ligo o bicho uma ou duas vezes ao dia). O PC funciona bem e nao acontece isto se reiniciar, é só mesmo ao "ligar a frio". Ja testei a RAM com o memtest86 e estao boas, os jogos funcionam bem, ja fiz encoding de video com o handbrake 3h seguidas a usar o CPU a 100% e ele nao passa dos 70º, tudo funciona normal, revi os cabos, ja liguei noutra divisao da casa e acontece o mesmo problema. Ja encontrei na net pelo menos um caso igual ao meu e o problema era a PSU, mesma marca até, modelo diferente.
Eu estou inclinado para a PSU, o que acham?

CPU - Ryzen 5 3400G
Motherboard - MSI B450M Mortar Max
RAM - Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 3200MHz C16
SSD - Crucial MX500 250 GB
HDD - WD Blue 1 TB 7200 RPM
PSU - Seasonic Focus GX 550W 80 Plus Gold Modular
 
alguma config na bios? ja tentaste repor?
A bios está actualizada?
Teoricamente deveria ser algo nos condensadores da fonte.. estranho voltar a fazer o mesmo.. pode ser tambem algo na board.. nao sei..
 
alguma config na bios? ja tentaste repor?
A bios está actualizada?
Teoricamente deveria ser algo nos condensadores da fonte.. estranho voltar a fazer o mesmo.. pode ser tambem algo na board.. nao sei..

A BIOS está actualizada, vou repor as definições originais da BIOS a ver o que acontece nos proximos dias. Mas as unicas coisas que mudei depois da atualizaçao foram o boot priority, o xmp profile da RAM e a fan curve do CPU para default, ao criar o xmp profile criou uma nova curva para a ventoinha do CPU que fazia demasiado barulho.
 
Por incrível que pareça, tenta ver se os botões de power e reset estão bons. Há uns anos tive exactamente o mesmo problema, e eram os botões marados. Se tiveres um multimetro mede a continuidade deles. Isso deve estar em circuito aberto, tanto o reset como o power. Basta o power ficar fechado depois do pc inicar que faz o pc desligar de seguida
 
Última edição:
Por incrível que pareça, tenta ver se os botões de power e reset estão bons. Há uns anos tive exactamente o mesmo problema, e eram os botões marados. Se tiveres um multimetro mede a continuidade deles. Isso deve estar em circuito aberto, tanto o reset como o power. Basta o power ficar fechado depois do pc inicar que faz o pc desligar de seguida

Nao tenho multimetro. Quando o pc desliga, nao se volta a ligar sozinho, tenho de carregar no botao power novamente.
E se eu desligasse o botao de reset durante uns dias, ja que nao o uso, para testar, ha algum problema?
E quando te acontecia, era sempre ou era como no meu caso, so as vezes?
 
Nao tenho multimetro. Quando o pc desliga, nao se volta a ligar sozinho, tenho de carregar no botao power novamente.
E se eu desligasse o botao de reset durante uns dias, ja que nao o uso, para testar, ha algum problema?
E quando te acontecia, era sempre ou era como no meu caso, so as vezes?
era só às vezes. o que podes tentar fazer, e desligar o botao do power e usar o do reset para dar inicio ao pc. sao ambos a mesma coisa mas para casos diferentes. só testando
 
desliga esses cabos que ligam aos botoes na caixa e liga o PC com interruptor la setiveres 1, senao ligas o PC com uma chave fendas tocando nos pinos do power sw.

Mas eu acho que deve ser outra coisa,talvez alguma passagem corrente entre caixa do PC e os mounts da board
 
@MaNoFtHeGrAsS

Não era do botão.
Ja descobri o problema, eram ficheiros do windows danificados. Mal acontecia a transição do menu que dá acesso à BIOS e o boot do windows o PC desligava-se. Usei isto SFC /SCANNOW na linha de comandos e resolveu.
Obrigado a todos pela ajuda, mas ainda bem que nao era problema de hardware.
 
O problema voltou a uns dias atras. Apareceu isto no inicio do boot:
image-30.png


Formatei esta semana e hoje desligou-se mal começou o boot do windows, essa tela azul ja nem apareceu. Eu quando formato desinstalo varias apps que vêm com o windows, tipo xbox, recorte e desenho, etc. Só mesmo algumas que dá para desinstalar do menu apps, nunca uso programas de limpeza de bloatware. Será disso? O arranque do windows tem os programas desativados, cortana e realtek audio, os serviços nao microsoft também estao todos desativados no boot.
O problema nunca acontece 2x seguidas ou quando reinicio.

Edit:
Voltei a correr o SFC /SCANNOW e encontrou ficheiros outra vez danificados, alguma coisa está a causar isto
Sem-T-tulo.png
.

O PC foi formatado faz hoje 3 dias. So instalei alguns programas, installer para windows x64 todos compativeis, AMD drivers, AMD chipset, os ultimos drivers do site da motherboard para som e net, Firefox, Chrome, 7-zip, avidemux, CPUID HWmonitor, K-Lite codec pack.
 
Última edição:
Isso é a primeira coisa que faço depois de formatar, instalar todas as atualizações do windows ate dizer que nao tem mais. Depois instalo os drivers e chipset do site da AMD. Drivers audio e net do site da MSI.
 
Essa coisa de estar a desinstalar programas que vêm com o Windows pode causar instabilidade geral, não o aconselho a fazer!!! E, depois, esses programas incomodam assim tanto?
 
Também tenho tido problemas com uma MSI B450M PRO VDH MAX. Começaram após o update KB4577671. Resolvi desisntalando o mesmo. Aguentou-se umas semanas, até reiniciar o pc por causa de outros updates. Começaram os blue screens constantes. E não me aparece o tal KB para desinstalar.

Instalado tudo de raíz e drivers actualizados, aguenta-se melhor. Não dava blue screen, mas encrava.

Esta semana, estou em testes. Retirei um dos dimms, e, até ver, ainda não voltou a acontecer. Nos próximos dias, vou colocar o outro dimm, para ver se volta a acontecer.
 
Back
Topo