1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema pc 'velho' começa a ligar e...desliga-se

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SinLord, 22 de Março de 2013. (Respostas: 24; Visualizações: 1330)

1. SinLord

SinLord Power Member

Tenho um PC secundário ao qual não tenho dado muito uso nos últimos dois meses, mas hoje lembrei-me de lhe dar uma limpeza e formatá-lo para por o XP e jogar uns jogos como Cossacks e outros, mas depois de limpar o pó (aproveitei para limpar e mudar a massa termica da grafica e do cpu) e o tentar ligar...puff, começa a ligar e resolve voltar para a cama...

composto por:
    P5k Pro
    E6750
    XFX 8800GT Alpha Dog 256mb
    Kingston 2x 2gb 800mhz
    Seagate 320gb 16mb
    LC Power 550w Super Silent V.2 (LC6550)
    é tudo ai de 2007 se não me engano...menos a ram, é capaz de ser de 2008/9

É como o título diz e já referi, ele começa a ligar e depois vai a baixo...umas vezes é quase instantâneo, outras ainda mostra o splashscreen da bios/motherboard, outras ainda mostra aquele load inicial de fundo preto em que aparecem umas letras dele a identificar os discos e isso...mas acaba sempre por se desligar do nada

Será problema da fonte? terei feito porcaria ao mudar a pasta térmica? mesmo que tivesse feito acho que não seria suposto acontecer isto...

ps - nao tenho nada em OC

Última edição: 22 de Março de 2013
  2. SinLord

SinLord Power Member

por agora parece estar tudo bem...ligou, vou experimentar então formatá-lo

mas já agora digam, acham que será a fonte já a pedir reforma? ele desde 2007 até dezembro de 2012 teve bastante uso...

uma CX430 v2 chegará?

afinal não está bem nao...chegou ao ambiente de trabalho e kaput

3. moonlight.chili

moonlight.chili What is folding?

uma coisa te digo.......chamar velho a isso é a mesma coisa que chamar velho a um renault megane com 5 anos. Velhos são os Pentiuns 4 de 1a geração e tudo o que vier atrás pá...

quanto a isso, epá pode ser uma míriade de coisas. Desde disco até capacitors inchados (ou na board ou na fonte). Se mudaste a pasta térmica, podes ter piorado a performance dos coolers com excesso de pasta.

Acho uma CX430 pouco, eu diria uma TX650 ou uma CX550

4. SinLord

SinLord Power Member

eu pus o velho entre ' ' :P velho em relação ao 'novo'...que é Novo, a pasta térmica tenho a certeza q nao pus em excesso, alias acho que a que estava antes até tinha em excesso, posto pela loja, no caso da gráfica 'transbordava'...mas nunca me deu problemas...

pode ser do disco? ...vou experimentar ligar outro

a unica forma de diagnostica/perceber é experimentar ligando uma coisa de outro pc a este para ver se o problema é disso né? se for da board nao terei como experimentar em principio (a ver se algum amigo tem uma 775 a mais) o disco tenho uma data deles, vou experimentar...não queria mesmo era ter de tirar a fonte deste para por naquele...trabalheira de cabos xP

mas nesse caso, uma de 500/550 chega de certeza, nao precisarei da 650, se aguentou com uma LC Power de 550w...

5. moonlight.chili

pois agora que vejo, 650-700 é para se quiseres fontes baratas, essas é "o mais que puderes" porque são capazes de debitar apenas metade do que vendem. Boas marcas como corsair e essa podes ir para uma de 550 ou 500 caso a gráfica permita.

se conseguires tenta analisar tudo o que tens. Tanto quanto sei até pode ser ram ou um conflito com um dispositivo onboard.

6. SinLord

SinLord Power Member

ah sim, se for para comprar que seja uma decente :P a ver se amanha com tempo/calma consigo ver qual é o problema (disco/fonte)

por acaso acho que quando ele mostra aquele blackscreen com as letras brancas diz que nao encontra HDD...mas se ele começa depois a fazer loading do windows não me parece que seja o problema :/

7. moonlight.chili

Se ele se desliga de repente (como se tivesses ficado sem luz) isso tem 78% de chances de ser da fonte, e quando não é, normalmente é de um problema eléctrico num componente.

8. SinLord

SinLord Power Member

lol 78%...

bem tenho de descobrir a menor parte das chances (22%)...hoje tentei faze-lo correr com a fonte deste e nada, ligou mas o resultado foi o mesmo...depois tentei corre-lo, com a fonte dele, com o disco rigido desligado, ele ligou e tal e ficou no blackscreen a pedir para ligar o aparelho para ele fazer o boot...fui à cozinha, queria deixa-lo ligado uns 10min para saber se era do disco ou não, quando voltei estava desligado, daqui surge-me uma dúvida, eles desliga-se automáticamente por não detectar nenhum device, ou foi do mesmo problema? Se foi do problema...então não é fonte nem disco xP

como posso ver se é outra coisa? a motherboard tem a luz da bios acesa, nao me parece que seja dela...

9. IceE_90

IceE_90 Suspenso

Tive um caso de um amigo meu esta semana, que acontecia a mesma coisa, Fonte era uma Eurotech 550w de 2007. Resumindo fiz o diagnostico e presumi que fosse a fonte. Ele foi a uma loja confirmar e o senhor dizia que era dos componentes todos... LOL Eu disse ao homem para trocar uma fonte e "voilá" eheh :P Comprou uma fonte de 550w...

Mas fica o aviso e ainda bem que nunca trabalhei nas lojinhas de informatica da minha zona, normalmente dão muita barraca, e pelos vistos esta. Mais um bocado o meu amigo tinha que comprar um pc novo xD

10. vici

vici Power Member

Isso estou mais virado para a board, mas como mudaste a pasta térmica vê se não entortaste nenhum pino

Se tiveres outra gráfica também podes testar.

11. SinLord

SinLord Power Member

pois, é preciso ter cuidado com os diagnosticos das lojas, eles estão a gerir um negócio no fim de contas :P se bem que acho que vêm as coisas do prisma errado, eu preferia ajudar melhor o cliente e ganhar um cliente satisfeito (aumentando a chance de voltar no futuro) do que tentar ganhar um dinheirinho extra à conta da falta de conhecimento na matéria de muitos dos clientes...

pois tenho de ver melhor a gráfica...eu não tirei foto, mas quando fui para limpar a pasta térmica anterior aquilo estava tudo borrado/transbordado, se calhar ao limpar isso estraguei alguma coisa :S depois só pus a pasta mesmo no chip

bem mas se for motherboards e isso ponho aquilo de lado (lixo) e vendo o que me parecer que funciona...a este ritmo vendo as rams com sorte lol

12. vici

vici Power Member

Vê também se os coolers estão bem encaixados e devidamente apertados, é que o stock cooler da Intel é manhoso.

13. SinLord

SinLord Power Member

Bem, estive a ver o cooler se estava bem, penso que sim que ficou bem posto, agora ao ligar outra vez...não dá sinal no ecrã, ou seja, é da gráfica? ou será um 'acumular' de problemas? :/ pelo menos ele agora não desliga parece...só não dá mesmo é imagem, vou experimentar por a deste nele (já lá esteve durante uns anos)

update - não é da gráfica, troquei com a deste e continua sem dar sinal no monitor agora...motherboard?

14. joaomorais

joaomorais Power Member

O pc bipa? Parece ser da motherboard...

15. moonlight.chili

Se o pc produzir beeps, da seguinte forma:

"Ambulancia": Problema com o CPU, usualmente overheat.
    Beeps Longos infinitos: RAM,
    Outros beeps favor consultar o manual da board.

Se o pc não beepar, mas reparares que as ventoinhas estão todas a full speed, e não consegues desligar carregando no botão power (em funcionamento normal desliga-se ao carregar no botao, se durante o POST) isso é uma board brickada.

16. SinLord

SinLord Power Member

Ele não beepa de nenhuma forma...quanto às ventoinhas só tem uma na caixa, a do cpu e a da gráfica, que sim penso estarem em full speed...mas consigo desligar no botão power (o exterior da caixa né? acho que esta board nao tem botão power nela...) se o pressionar uns 3segs (+-...)

17. vici

vici Power Member

Faz reset cmos

18. SinLord

SinLord Power Member

Bom dia

fiz agora de manhã o reset cmos mas nada...tudo na mesma, e já não se desliga como inicialmente, agora esteve ligado quase uma horita, problemas:

não dá imagem
    não reconhece teclado (USB) - ontem por acaso não reparei, mas também não devia estar a reconhecer quando já não dava imagem...quando ainda dava imagem ainda reconhecia o teclado (as luzinhas dos locks acendiam ainda)
    fans parecem estar no máximo (rpm)

19. moonlight.chili

amigo eu disse la atras era que se carregasses uma vez (como se fosses ligar) ele desligava normalmente. Isso em boards saudaveis durante o POST é possivel. Sendo assim e aludindo ás descrições que mais tarde apresentaste parece-me que a board morreu.

20. SinLord

SinLord Power Member

Lá terei de fazer uns arranjos para o funeral :/ a ver se arranjo uma 775 para confirmar o óbito, depois não sei se me dou ao trabalho de arranjar outra ou vender as cenas

Obrigado pela ajuda prestada e paciência demonstrada :)

Partilhar esta Página