• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PCgaming 600€

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
600€ ou 650€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Pc completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming cs, rocket e fm
c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
2 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
É um portátil

6) Vais fazer Overclock?
Não sei o que é

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>atx

b. Processador (Intel ou AMD)
>intel

c. Motherboard (chipset, formato)
> não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> não sei

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Nvidia

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>não sei

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
>não sei

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>não sei

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não sei

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
 
CPU: Intel i3 9100F (89.90€)
GPU: MSI GeForce GTX 1660 Super Ventus XS 6GB OC (254.90€)
RAM: G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 (71.90€)
Motherboard: MSI B365M Pro VH (68.90€)
SSD: Kingston A400 480GB (49.90€)
Caixa: Cooler Master N300 (39.90€)
Fonte de Alimentação: Seasonic Core GC 500W 80PLUS Gold (59.90€)
Cooler CPU: Nox Hummer H-190 (14.90€)

TOTAL: 650.20€ (preços numa loja nacional conhecida).

Para a utilização a que se destina, esse i3 deverá ter melhor desempenho que um AMD a preço semelhante, uma vez que os jogos que mencionas não tirarão partido de mais de 4 núcleos, e gostam muito de single-threaded performance, algo que o Intel ainda vence ao AMD equivalente na faixa de preço dos 100 euros.

A GPU escolhida permite excelente desempenho nesses jogos a 1080p, e não deverá ser limitada de forma significativa pelo processador i3.

Os 480 GB do SSD deverão ser mais que suficientes. No entanto, se achares que precisas de mais, podes meter por exemplo a combinação SSD 120 GB + HDD 1 TB, tudo por cerca de 60€, em vez do SSD de 480 GB.

Quanto à RAM, 8 GB até seriam suficientes para esses jogos, mas penso que poupar num componente tão importante e barato não faz sentido, e com 16 GB ficas já com uma boa margem de manobra, caso pretendas fazer upgrades futuramente ou fazer algum uso do PC para algo que beneficie da memória extra.

O i3 não vem com cooler de fábrica, este Noctua deverá fazer o trabalho sem dificludades.

A fonte é de boa qualidade e os 500W são mais que suficientes para alimentar todos os componentes de forma estável e eficiente.
 
Última edição:
@ze_da_esquina discordo com essa build completamente, 4 cores nos dias de hoje já começam mesmo a ser pouco mesmo só para gaming e já para não falar que para os jogos em questão é preferível poupar na gráfica que no CPU, uma gráfica passados 1-2 anos fica desactualizada já um bom CPU dura bem mais tempo e a colocar um i3 de 4 cores daqui a 1 ano já estaria à procura de o trocar...
Fica aqui uma build que considero bem mais equilibrada para o uso:

Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH Max
Memória RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Preta
Fonte de Alimentação Seasonic Core GC 500W 80PLUS Gold
Placa Gráfica ASRock Radeon RX 570 8GB OC Phantom Gaming D
SSD 2.5" Crucial BX500 480GB 3D TLC SATA
Caixa ATX Nox Hummer ZX com Janela Preta

Total: 662,40 €

Se não puder mesmo ultrapassar os 650€ reduz a caixa para uma ATX Nox Pax USB 3.0 LED e/ou a gráfica para a versão de 4GB.
Eu sei que dizes que queres Intel mas literalmente não compensa neste momento nem em gaming pois qualquer CPU que fores por da Intel neste orçamento até em gaming é pior.
 
Última edição:
@ze_da_esquina discordo com essa build completamente, 4 cores nos dias de hoje já começam mesmo a ser pouco mesmo só para gaming e já para não falar que para os jogos em questão é preferível poupar na gráfica que no CPU, uma gráfica passados 1-2 anos fica desactualizada já um bom CPU dura bem mais tempo e a colocar um i3 de 4 cores daqui a 1 ano já estaria à procura de o trocar...
Fica aqui uma build que considero bem mais equilibrada para o uso:

Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH Max
Memória RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Preta
Fonte de Alimentação Seasonic Core GC 500W 80PLUS Gold
Placa Gráfica ASRock Radeon RX 570 8GB OC Phantom Gaming D
SSD 2.5" Crucial BX500 480GB 3D TLC SATA
Caixa ATX Nox Hummer ZX com Janela Preta

Total: 662,40 €

Se não puder mesmo ultrapassar os 650€ reduz a caixa para uma ATX Nox Pax USB 3.0 LED e/ou a gráfica para a versão de 4GB.
Eu sei que dizes que queres Intel mas literalmente não compensa neste momento nem em gaming pois qualquer CPU que fores por da Intel neste orçamento até em gaming é pior.
Até podia levar o ryzen 2600, já ficava no orçamento e para os jogos que são.
 
@ze_da_esquina discordo com essa build completamente, 4 cores nos dias de hoje já começam mesmo a ser pouco mesmo só para gaming e já para não falar que para os jogos em questão é preferível poupar na gráfica que no CPU, uma gráfica passados 1-2 anos fica desactualizada já um bom CPU dura bem mais tempo e a colocar um i3 de 4 cores daqui a 1 ano já estaria à procura de o trocar...
Fica aqui uma build que considero bem mais equilibrada para o uso:

Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH Max
Memória RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Preta
Fonte de Alimentação Seasonic Core GC 500W 80PLUS Gold
Placa Gráfica ASRock Radeon RX 570 8GB OC Phantom Gaming D
SSD 2.5" Crucial BX500 480GB 3D TLC SATA
Caixa ATX Nox Hummer ZX com Janela Preta

Total: 662,40 €

Se não puder mesmo ultrapassar os 650€ reduz a caixa para uma ATX Nox Pax USB 3.0 LED e/ou a gráfica para a versão de 4GB.
Eu sei que dizes que queres Intel mas literalmente não compensa neste momento nem em gaming pois qualquer CPU que fores por da Intel neste orçamento até em gaming é pior.
Só mudava o ssd nessa build, comprar um ssd dramless numa build primária é um tiro no pé
 
CPU: Intel i3 9100F (89.90€)
GPU: MSI GeForce GTX 1660 Super Ventus XS 6GB OC (254.90€)
RAM: G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 (71.90€)
Motherboard: MSI B365M Pro VH (68.90€)
SSD: Kingston A400 480GB (49.90€)
Caixa: Cooler Master N300 (39.90€)
Fonte de Alimentação: Seasonic Core GC 500W 80PLUS Gold (59.90€)
Cooler CPU: Nox Hummer H-190 (14.90€)

TOTAL: 650.20€ (preços numa loja nacional conhecida).

Para a utilização a que se destina, esse i3 deverá ter melhor desempenho que um AMD a preço semelhante, uma vez que os jogos que mencionas não tirarão partido de mais de 4 núcleos, e gostam muito de single-threaded performance, algo que o Intel ainda vence ao AMD equivalente na faixa de preço dos 100 euros.

A GPU escolhida permite excelente desempenho nesses jogos a 1080p, e não deverá ser limitada de forma significativa pelo processador i3.

Os 480 GB do SSD deverão ser mais que suficientes. No entanto, se achares que precisas de mais, podes meter por exemplo a combinação SSD 120 GB + HDD 1 TB, tudo por cerca de 60€, em vez do SSD de 480 GB.

Quanto à RAM, 8 GB até seriam suficientes para esses jogos, mas penso que poupar num componente tão importante e barato não faz sentido, e com 16 GB ficas já com uma boa margem de manobra, caso pretendas fazer upgrades futuramente ou fazer algum uso do PC para algo que beneficie da memória extra.

O i3 não vem com cooler de fábrica, este Noctua deverá fazer o trabalho sem dificludades.

A fonte é de boa qualidade e os 500W são mais que suficientes para alimentar todos os componentes de forma estável e eficiente.
 
As unicas opções Intel que tens nestes preço são: i5 9400f e i3 9100(k), ambos estes CPU's mesmo só em gaming são piores que esse Ryzen que até em single-core é melhor.
Deixo aqui um vídeo para provar:
 
Back
Topo