Artigo PCGuia > Notícias Nova geração de consolas deverá estar pronta em 2012

Curiosamente os tais jogos da PS3 que ocupam o disco inteiro (MGS4?) fazem-no porque utilizam o som não comprimido, o que requer quantidades ridículas de armazenamento, puro marketing e o pior é que resulta (os posts do joe comprovam isso mesmo).

É que até hoje nunca houve problemas com os DVDs múltiplos, se 1 não for suficiente, usam-se 2 ou 3, o marketing da Sony é que deturpou muitas cabecinhas.

E há sempre os DVD dual-layer, como a Nintendo já utilizou na Wii com o Super Smash Bros Brawl.

Quanto à nova geração, não tenho dúvidas que as companhias já estarão a trabalhar nas mesmas desde que as mais recentes foram lançadas. É certinho... Agora quando irão ser lançadas é mesmo melhor pedir à Maya uma previsão. :P

Como já foi dito, a Sony não está na melhor das posições para lançar uma consola nova depois do dinheiro (e mercado) que já perdeu com a PS3. Só se lançar uma PS3 SEM Blu-ray para ter uma consola mais acessível no mercado, uma vez que já ganhou a guerra Blu-ray VS HD-DVD.

A Nintendo até podia ter planos em lançar uma consola nova mas depois do sucesso que a Wii teve e continua a ter, duvido muito que lhes interesse isso no médio-prazo. Para mais quando vende que nem lixo consolas (que dão lucro e não prejuízo) e principalmente software e quando tem uma série de títulos para fazer renascer nesta geração. É de ter em conta também que este ano vão lançar o WiiMotion Plus, que permitirá adicionar novas funcionalidades em futuros jogos.

Finalmente a Microsoft...é a que tenho menos à vontade de palpitar. Por um lado tenho a noção de que a X360 nunca deu lucro à empresa e que sempre foi o continuar de um capricho da empresa em meter-se numa área onde não tinha qualquer experiência. Se estivr errado, peço desculpas. Depois tem o problema de fiabilidade (RROD) que também não deve ter ajudado à saúde financeira do projecto. Por outro lado, se a aposta da empresa for para manter, se calhar é a que está em melhor posição para lançar uma nova consola, até porque foi a primeira a lançar uma consola desta geração...

A questão que se coloca é: que consola? A Nintendo quanto a isso está à vontade porque criou o seu próprio trilho... mas e as concorrentes? Devem apostar na continuidade? Mais e melhores gráficos aumentando a dificuldade de programação e subsequente orçamentos para a criação de software? É complicado...

thejoedoe disse:
... e no HD. Agora a moda é o HD.

Ai é? Não vejo isso na Wii no entanto é a única que vende que nem pães quentes...
 
Última edição:
... e no HD. Agora a moda é o HD.


Não me parece, até porque eu não possuo nenhuma consola e acho isso um desperdício de dinheiro, já que o PC faz isso tudo e muito mais...

Não houve, mas a preguiça de ir mudar o DVD faz desejar que coubesse tudo num.
A moda é o HD? Onde? A quantidade de pessoas que utiliza HD é ridiculamente pequena, a moda é a Wii, não é o HD e muito menos o Blu-Ray.

O que eu queria dizer com "os posts do joe comprovam isso mesmo" é a ignorância que o marketing da Sony provoca nas pessoas que chegam ao ponto de dizer que a PS3 é a melhor consola apenas porque tem Blu-Ray. O Blu-Ray é apenas um disco com mais espaço, não vai ser isso que vai ditar o sucesso nem a longevidade de uma consola, se um DVD não servir para um jogo utiliza-se dois ou três, preguiça? Não inventes desculpas, mudar um DVD de X em X horas (de jogo) não é problema para ninguém.
 
Por causa do HD. Agora com a moda do HD os jogos para xbox terão que vir com cut-scenes mais curtas ou sem ser em HD ou então temos que virar DJ's para andar a trocar DVD's. Não é importante mas dá as empresas produtoras de jogos algumas dores de cabeça (Tal como a programação do Cell dá)

Virar DJ? para mudar um disco de 10 em 10, ou de 15 em 15 horas? :eek:
E que dores de cabeça vão as empresas produtoras de jogos ter com isso? A prática de usar mais do que um disco para um jogo já não é nova, achas que ainda é problemático? (Se é que alguma vez o foi...)
Como é que tal coisa pode ser comparada à dificuldade de programar os 7 SPE's do Cell?



Não tem sofrido porque os jogos são feitos a ter isso em conta. E para que o jogo seja uniforme em todas as plataformas (excepto Wii que como já disse é o caso à parte) a PS3 e o PC é que saiem prejudicadas. (Daí o não chupar todo o potencial).

Pois, mas nem todos os jogos são multiplataforma, a PS3 tambem tem exclusivos e nem todos sairam bem da "fornada"; (e.g. Lair) E depois tambem tens jogos para as 4 plataformas, como o Tomb Raider: Underworld, por exemplo, em que não é pela falta de HD na Wii que a PS3 ou a XBox360 deixam de ter HD, por exemplo!


... e a sony tambem

Sim, mas leitor de Blu-Ray já a Sony tem, e pelos vistos não lhe serviu de muito,... até agora! Quando valer a pena, já os problemas de "juventude" da tecnologia poderão ter sido ultrapassados! E aí nem a Microsoft nem a Nintendo vão ter que passar pelo mesmo que a Sony está a passar agora! Já para não falar que tambem vai ser mais dificil à Sony arranjar uma sucessora para a PS3! Para todos os efeitos era mesmo bom era que as histórias da PS3 ter ainda muito para dar fossem verdadeiras, não só por viabilidade da máquina e da prórpia marca, como tambem da possibilidade de haver mercado para o relançar de antigas franchises como as Drakan-series, por exemplo!


10 Anos é o tempo de vida util. Não que dizer que a sony não lançe uma versão melhor da PS3 antes desse 10 anos. O que eu quero dizer é que a sony deve ser a que menos se sente pressionada para lançar uma nova consola. Até porque os disegners querem que em 2012 saia uma nova geração de consolas

O Designers até podiam querer uma nova geração de consolas já em 2009 que isso não mudava nada; o mercado é que decide a evolução tecnológica das consolas, e se vale a pena.
O problema da Sony nem é tanto a pressão de lançar uma consola nova, mas sim a de rentabilizarem a que já tem!



Estrategias de marketing da sony. Isso é com eles.

Concordo! Por isso mesmo terão que assumir as responsabilidades das suas estratégias de mercado! Logo não esperem que sejam os consumidores a sustentarem os seus erros com o dinheiro dos seus próprios bolsos!


Sim, mas os jogos não são HD. Serve para a maioria dos consumidores que apenas quer uma consola para jogar, coisa que a PS3 não é só consola de Jogos.

Pois, e pelos vistos é mesmo isso que a maioria dos consumidores querem: uma consola para jogar! O resto são extras! E pelos vistos nem toda a gente deu assim tanta importância aos "extras"!



Aí nesse ponto tens razão. Eu é que enganei-me e queria dizer ao contrário. Até porque ao que parece a Xbox 360 já vem com algumas features do DX10.

... e no HD. Agora a moda é o HD.

Agora a moda é o HD?

Mas isso é importante? No mundo dos videojogos é suposto haverem "modas"?
Quando é que a actividade de jogar deixou de ser uma actividade de cultura e lazer, para se tornam num objecto de "glamour"?
Será que deverei começar a andar com discos de jogos em Blu-Ray pendurados ao pescoço para "dar pausa" aí na rua?



Não me parece, até porque eu não possuo nenhuma consola e acho isso um desperdício de dinheiro, já que o PC faz isso tudo e muito mais...

Então porque te preocupas tanto com a Sony e com o destino das suas consolas, se para todos os efeitos nunca as irás usar?
Quanto a ser um desperdício de dinheiro,... isso depende, quanto custa fazer um upgrade ao PC de dois em dois anos? E quanto tempo poderá durar uma consola no mercado? 5 anos? 7? 10???
Se as consolas existem, e se continuam a vender, concerteza não é por serem um mau negócio! Já para não falar que no mundo do PC tens muitos problemas associados a drivers, gráficas, etc; enquanto que numa consola qualquer jogo que para lá compres, corre tanto hoje como daqui a 100 anos...



Não houve, mas a preguiça de ir mudar o DVD faz desejar que coubesse tudo num.

Pois! O facto de eu às vezes ter que ir ao WC tambem me obriga a levantar o rabo do sofá! He he he :D

Cumps!

Se algo mudar na PS3 até 2012 vai ser a gráfica e o disco rigido...
Para 500 GB e gráfica para ... uma HD5670 :D
Baixo consumo bom poder.

Sim, e depois os jogos que tivessem sido lançados até aí, deixavam de funcionar na ATI HD 5670, porque tinham sidos todos feitos para a nVidia 7900 que lá está agora!

Uma consola não é um PC!

P.S: Uma HD 5670 será uma gráfica mid-range! Quem te disse que isso tinha "bom poder"? (O que quer que isso signifique!) Não achas isso pouco para uma consola de jogos com a ambição da PS3?

Cumps!

\w/
 
Última edição:
O que se podera dizer é que a Nintendo ao lançar a Wi, apostou num mercado em que nenhuma outra pouco ou nada tinha apostado
Enquanto a Microsoft e a Sony mantiveram o mesmo conceito de "consola" direcionada para os "gamers mais puros" apostando basicamente na maior qualidade grafica e realismo dos video jogos, a Nintendo apostou numa area (e muito bem) onde poucos tinham explorado, conquistando assim o publico alvo diferente do "habitual gamer"

Quantas pessoas aqui é que sinceramente acreditam que quem levou a NES, SNES, PSX e PS2 ao estrelato foi o jogador habitual?

Onde está a enorme userbase hardcore da PS2?
Das duas uma, ou andam a comprar Wiis ou nunca existiram.

A verdade é que sempre foi o mercado dito casual o responsável pelo sucesso ou insucesso de uma consola, o que aconteceu nas gerações passadas foi uma partilha de interesses entre o mercado mainstream e os jogadores tradicionais, uma feliz coincidência para os que se chamam hardcore.
A Nintendo está a apostar no mesmo mercado (embora esteja a expandir ainda mais), apenas com produtos e filosofias diferentes.
 
Curiosamente os tais jogos da PS3 que ocupam o disco inteiro (MGS4?) fazem-no porque utilizam o som não comprimido, o que requer quantidades ridículas de armazenamento, puro marketing e o pior é que resulta (os posts do joe comprovam isso mesmo).

É que até hoje nunca houve problemas com os DVDs múltiplos, se 1 não for suficiente, usam-se 2 ou 3, o marketing da Sony é que deturpou muitas cabecinhas.

É engraçado como tanta gente não percebe isso, tal como quem associa que o tamanho do suporte físico está relacionado com a qualidade gráfica, vá-se lá saber porquê. Só para dar um exemplo que podem ver aqui:

Crysis used 3,500 sound events, built from nearly 15,000 individual sound files, requiring over 30 gigs of uncompressed audio data, revealing that in the end about 1.7 gigs of the game DVD is audio.
Assim que uma das fabricantes lançar uma nova consola, as restantes vão estar pressionadas para fazer o mesmo, tão simples quanto isso. Tendo em conta os benefícios que a Microsoft teve com o lançamento antecipado da X360, fico bastante espantado se não forem novamente os primeiros a fazer o mesmo. Contudo, desta vez de certeza que irão manter o suporte para a X360 e deverão esperar até a mesma atingir 5 ou 6 anos antes de o fazer.

Quanto ao HD, ainda não é moda pois não atingiu estatuto mainstream. Como já aqui disseram a Wii é que tem dominado o mercado das consolas, na geração anterior a PS2 também era a consola mais fraca tecnologicamente - ainda que a diferença para as outras fosse bem inferior à que se verifica entre a Wii e X360/PS3 - e a nível de portáteis passa-se o mesmo com a DS, e ainda assim todas têm dominado as tabelas de vendas. Superioridade técnica não é um factor decisivo para as consolas, portanto quem ainda usa esse argumento devia analisar o passado e presente da indústria.
 
Última edição:
É engraçado como tanta gente não percebe isso, tal como quem associa que o tamanho do suporte físico está relacionado com a qualidade gráfica, vá-se lá saber porquê. Só para dar um exemplo que podem ver aqui:

tiras-te-me as palavras da boca...já vi tanta asneira neste tópico só visto...

Quanto ao tema em si, acredito que em 2012/2013 se faça essa tal renovação e não passará muito daí...Quanto ao dizerem que a ps3 dura mais uns 10 anos e a xbox não, só seria mau para a sony...e obviamente as consolas não vão ter um tempo de saida muito diferente até porque têm de assegurar concorrência..
 
Última edição:
Virar DJ? para mudar um disco de 10 em 10, ou de 15 em 15 horas?
E que dores de cabeça vão as empresas produtoras de jogos ter com isso? A prática de usar mais do que um disco para um jogo já não é nova, achas que ainda é problemático? (Se é que alguma vez o foi...)
Como é que tal coisa pode ser comparada à dificuldade de programar os 7 SPE's do Cell?
É problematico porque isso limita o design do jogo. Têm que conseguir meter a historia nos DVD's necessários. O problema do Cell é que a filosofia de o programar é diferente e a sony não anda a facilitar as coisas.
E prejudica tambem o crescimento radial do corpo:bounce:

Mas isso é importante? No mundo dos videojogos é suposto haverem "modas"?
Quando é que a actividade de jogar deixou de ser uma actividade de cultura e lazer, para se tornam num objecto de "glamour"?
Será que deverei começar a andar com discos de jogos em Blu-Ray pendurados ao pescoço para "dar pausa" aí na rua?
O mundo todo segue modas e tendencias, e os jogos não são excepção.
Exemplo disso a quantidade de jogos sobre a segunda guerra mundial que saiu à uns anos.
Então porque te preocupas tanto com a Sony e com o destino das suas consolas, se para todos os efeitos nunca as irás usar?
Não me preocupo com a sony. Só estou a defender o meu ponto de vista
Quanto a ser um desperdício de dinheiro,... isso depende, quanto custa fazer um upgrade ao PC de dois em dois anos? E quanto tempo poderá durar uma consola no mercado? 5 anos? 7? 10???
Ao menos no pc fica-se sempre com a tecnologia mais recente mais depressa, o que, como seria de se esperar, sai caro
Se as consolas existem, e se continuam a vender, concerteza não é por serem um mau negócio! Já para não falar que no mundo do PC tens muitos problemas associados a drivers, gráficas, etc; enquanto que numa consola qualquer jogo que para lá compres, corre tanto hoje como daqui a 100 anos...
Claro que não é mau negocio.... Para quem vende.
Para mim é preferivel gastar o meu dinheiro num PC do que comprar uma consola e ficar com a mesma qualidade nos jogos durante 6 ou mais anos, mesmo a dizerem que nem todo o potencial está a ser utilizado.
Mas cada um acha o que quer.


Mas isso é outra discussão e esta já está a ficar um bocado off-topic
 
Última edição:
É problematico porque isso limita o design do jogo. Têm que conseguir meter a historia nos DVD's necessários. O problema do Cell é que a filosofia de o programar é diferente e a sony não anda a facilitar as coisas.
E prejudica tambem o crescimento radial do corpo:bounce:


O mundo todo segue modas e tendencias, e os jogos não são excepção.
Exemplo disso a quantidade de jogos sobre a segunda guerra mundial que saiu à uns anos.

Não me preocupo com a sony. Só estou a defender o meu ponto de vista

Ao menos no pc fica-se sempre com a tecnologia mais recente mais depressa, o que, como seria de se esperar, sai caro

Claro que não é mau negocio.... Para quem vende.
Para mim é preferivel gastar o meu dinheiro num PC do que comprar uma consola e ficar com a mesma qualidade nos jogos durante 6 ou mais anos, mesmo a dizerem que nem todo o potencial está a ser utilizado.
Mas cada um acha o que quer.


Mas isso é outra discussão e esta já está a ficar um bocado off-topic

Bem se avaliarmos os preços dos jogos e a pirataria( apesar de na consola xbox360 já existir e no futuro na ps3), com o pc acaba-se por poupar mais e ficar com uma tecnologia sempre recente e claro, superior à de uma consola
 
É problematico porque isso limita o design do jogo. Têm que conseguir meter a historia nos DVD's necessários. O problema do Cell é que a filosofia de o programar é diferente e a sony não anda a facilitar as coisas.
E prejudica tambem o crescimento radial do corpo:bounce:

Err... essa não percebi, o que queres dizer com: "limita o design do jogo"? O FFVII ficou limitado? O FFVIII ficou limitado? O FFIX ficou limitado? Dando apenas exemplos que me esteja a lembrar,... acho que não tem que haver rigorosamente limites de design nenhuns; um disco acaba, e continua-se no outro, simples! É como se o jogo do original do Sonic fosse do tamanho do Sonic 1 + Sonic 2 e tivessem que vir em dois cartuchos; e quando acabasses um, davam-te uma pass no fim para poderes desbloquear o segundo!
Creio que não deve haver problemas nesse aspecto! Mas isso sou eu...




O mundo todo segue modas e tendencias, e os jogos não são excepção.
Exemplo disso a quantidade de jogos sobre a segunda guerra mundial que saiu à uns anos.

Pois, mas e quem é que disse que toda a gente neste mundo tem que "ir" por modas?
Quanto muito, mais depressa classifico o teu exemplo como uma "tendência" do que uma "moda"; porque uma tendência pressupõe que haja um propósito definido para tal, enquanto que uma moda não passa de um capricho infundado!
Uma feature como o HD não pode passar por moda, porque não é uma futilidade; quanto muito será uma tendência de mercado e de evolução tecnológica que está a dar os seus primeiros passos e que um dia fará eventualmente parte do nosso dia-a-dia, como a internet, a tv cabo, etc,... dificilmente consideraria isso uma "moda"!
Se calhar por causa dos PR's da Sony quererem que o Blu-Ray seja uma "moda" é que o tiro lhes está a sair pela culatra; enquanto que a Wii, que já foi apelidada pelos seus detractores de "moda passageira" tarda em sair de cena! Por isso é que prefiro chamar as coisas pelos nomes do que assumir que somos todos carneiros atrás de uma "moda"!
Se assim fosse eu andaria pela rua com calças tipo sacas de batatas, cintura descaida, e com os boxers à mostra. Tambem consta que é uma "moda"... just my 2 cents!


Não me preocupo com a sony. Só estou a defender o meu ponto de vista

Ao menos no pc fica-se sempre com a tecnologia mais recente mais depressa, o que, como seria de se esperar, sai caro

Pois, mas será que essa ideia de andar sempre "na crista da onda" é realmente necessária? Principalmente quando as consolas, mesmo sendo sistemas "fechados", tem sempre tendência para irem melhorando os seus jogos, graças à evolução permanente das práticas de programação?

Claro que não é mau negocio.... Para quem vende.
Para mim é preferivel gastar o meu dinheiro num PC do que comprar uma consola e ficar com a mesma qualidade nos jogos durante 6 ou mais anos, mesmo a dizerem que nem todo o potencial está a ser utilizado.
Mas cada um acha o que quer.

Pois, mas isso vai depender do que consideras "qualidade"!
Se para ti "qualidade" significa apenas exuberância gráfica, então bem podes estar sempre a largar 600€ a cada 6 meses pela nova placa gráfica topo de gama, já para não falar que vais ter que fazer evoluir o resto do PC, senão o teu processador e memórias começam a limitar a tua gráfica...
E se dizem que o potencial da consola ainda não está a ser todo utilizado, ainda bem; significa que para a próxima ainda poderão melhorar o jogo ainda mais. Desde que não usem essa desculpa para justificarem a má qualidade dos jogos que lançam para o mercado quando o vizinho do lado já fez melhor com o mesmo hardware... (seja lá ele qual for)



Mas isso é outra discussão e esta já está a ficar um bocado off-topic

Não concordo! Creio que o que estamos aqui a discutir é bastante relevante para o assunto do tópico em questão, porque são tudo assuntos que, de uma maneira ou de outra, poderão fazer influenciar a viragem da próxima geração de consolas.

Aliás, quem me dera que as presunções da Sony fossem verdadeiras, e que esta geração de consolas durasse mesmo 10 anos. Eu ainda não comprei nenhuma das consolas da actual geração e já andam a especular sobre a próxima; haja cacau, e... tempo!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Err... essa não percebi, o que queres dizer com: "limita o design do jogo"? O FFVII ficou limitado? O FFVIII ficou limitado? O FFIX ficou limitado? Dando apenas exemplos que me esteja a lembrar,... acho que não tem que haver rigorosamente limites de design nenhuns; um disco acaba, e continua-se no outro, simples! É como se o jogo do original do Sonic fosse do tamanho do Sonic 1 + Sonic 2 e tivessem que vir em dois cartuchos; e quando acabasses um, davam-te uma pass no fim para poderes desbloquear o segundo!
Creio que não deve haver problemas nesse aspecto! Mas isso sou eu...

Limita o design do jogo porque tens que garantir que não andas a mudar de DVD de 5 em 5 minutos. Se limitou esses jogos não sei, mas quem desenvolveu é que deve saber. Já me aconteceu com o Wing Commander IV (ou V já não me lembro - era aquele que tinha actores) em que o jogo tinha 4 ou 5 CD's e tive que mudar 3 vezes de CD num espaço de 10 Minutos. Num PC até que nem é mau pois normalmente este está aqui perto, mas numa consola já obriga levantar o rabinho do sofá a não ser que a consola esteja mesmo ali à mão.

Pois, mas e quem é que disse que toda a gente neste mundo tem que "ir" por modas?
Quanto muito, mais depressa classifico o teu exemplo como uma "tendência" do que uma "moda"; porque uma tendência pressupõe que haja um propósito definido para tal, enquanto que uma moda não passa de um capricho infundado!
Uma feature como o HD não pode passar por moda, porque não é uma futilidade; quanto muito será uma tendência de mercado e de evolução tecnológica que está a dar os seus primeiros passos e que um dia fará eventualmente parte do nosso dia-a-dia, como a internet, a tv cabo, etc,... dificilmente consideraria isso uma "moda"!
Se calhar por causa dos PR's da Sony quererem que o Blu-Ray seja uma "moda" é que o tiro lhes está a sair pela culatra; enquanto que a Wii, que já foi apelidada pelos seus detractores de "moda passageira" tarda em sair de cena! Por isso é que prefiro chamar as coisas pelos nomes do que assumir que somos todos carneiros atrás de uma "moda"!
Se assim fosse eu andaria pela rua com calças tipo sacas de batatas, cintura descaida, e com os boxers à mostra. Tambem consta que é uma "moda"... just my 2 cents!

Mas se a maioria vai pelas modas....
Não não acho, o exemplo que dei foi mesmo uma moda, tendência é os estúdios estarem a começas a meter tudo em HD. É a novidade.
Claro que aqui moda não é no sentido de andar vestir etc, mas sim no sentido de todos (ou quase todos) irem atrás da mesma coisa ou fazerem a mesma coisa.

Pois, mas será que essa ideia de andar sempre "na crista da onda" é realmente necessária? Principalmente quando as consolas, mesmo sendo sistemas "fechados", tem sempre tendência para irem melhorando os seus jogos, graças à evolução permanente das práticas de programação?
Isso agora depende de cada um. No meu caso prefiro andar "na crista da onda" e da mesma maneira que as paráticas de programação evoluem nas consolas tambem evoluem no PC.

Pois, mas isso vai depender do que consideras "qualidade"!
Se para ti "qualidade" significa apenas exuberância gráfica, então bem podes estar sempre a largar 600€ a cada 6 meses pela nova placa gráfica topo de gama, já para não falar que vais ter que fazer evoluir o resto do PC, senão o teu processador e memórias começam a limitar a tua gráfica...
E se dizem que o potencial da consola ainda não está a ser todo utilizado, ainda bem; significa que para a próxima ainda poderão melhorar o jogo ainda mais. Desde que não usem essa desculpa para justificarem a má qualidade dos jogos que lançam para o mercado quando o vizinho do lado já fez melhor com o mesmo hardware... (seja lá ele qual for)
Pois, qualidade é um bocado subjectivo, e não é só exuberância gráfica, tabem tens tudo o que está por detrás. A fisica, inteligencia artificial, complexidade dos cenarios etc...
E um PC, do meu ponto de vista, é para ir evoluindo. Hoje uma graficasinha amanha um processador ...

Não concordo! Creio que o que estamos aqui a discutir é bastante relevante para o assunto do tópico em questão, porque são tudo assuntos que, de uma maneira ou de outra, poderão fazer influenciar a viragem da próxima geração de consolas.

Aliás, quem me dera que as presunções da Sony fossem verdadeiras, e que esta geração de consolas durasse mesmo 10 anos. Eu ainda não comprei nenhuma das consolas da actual geração e já andam a especular sobre a próxima; haja cacau, e... tempo!

Cumps!

\w/
Nunca ouviste dizer que toda a tecnologia quando é posta à venda já está desactualizada?
Ainda antes de sair a PS3 já ouvia falar na PS4
 
Eu até acredito que em 2012 saia a primeira consola da próxima geração, mas não me acredito que seja a PS3 a primeira a ceder, que quanto a mim não será substituída tão cedo.
 
Sinceramente não acredito em nada disso. Principalmente que a PS3 seja substituída em 2012 depois de todas aquelas noticias sobre a longevidade da consola que eu concordo por sinal. Acho também que em 2012 as pessoas não estarão prontas a evoluir para novas tecnologias visto que estas (bluray e HDTV) ainda nem estão bem implementadas. Depois com esta crise, as pessoas têm mais receio em comprar o que significa que poderá atrasar essa transição para as novas tecnologias.
 
Tendo em conta que o mercado de consolas/vídeo-jogos está com bastante saúde, eu acredito que lá para 2012 saia uma nova, e aposto na Xbox720. :P

Mas até lá ainda falta tanto... e os estúdios de certeza que não estão minimamente preocupados com o assunto. Resta-nos curtir estes anos e (espero) excelentes jogos que teremos pela frente até que surjam novidades no mercado...
 
Limita o design do jogo porque tens que garantir que não andas a mudar de DVD de 5 em 5 minutos. Se limitou esses jogos não sei, mas quem desenvolveu é que deve saber. Já me aconteceu com o Wing Commander IV (ou V já não me lembro - era aquele que tinha actores) em que o jogo tinha 4 ou 5 CD's e tive que mudar 3 vezes de CD num espaço de 10 Minutos. Num PC até que nem é mau pois normalmente este está aqui perto, mas numa consola já obriga levantar o rabinho do sofá a não ser que a consola esteja mesmo ali à mão.

Bom, mas isso que estás a referir é um exagero! Ninguém no seu perfeito juízo vai fazer um jogo em que seja preciso mudar de disco de 5 em 5 minutos! Simplesmente não tem cabimento; e nem é preciso especular essa situação porque o mercado está cheio de jogos que usam vários cd's, e em nenhum dos casos acontece essa situação!
Agora o caso do Wing Commander IV,... ou é por ser um jogo de PC, ou então podes perfeitamente ter enveredado por um "caminho" de jogo (troca constante de cenários/missões, por ex.) que tenha motivado o jogo a "pedir" informação de um dos outros CD's,... simplesmente não é lógico que a meio de uma missão o jogo te peça para mudar o CD quando estás frente a frente com o fogo inimigo!

Posto isto, esse "medo" de termos que mudar o CD/DVD de um jogo de consolas a cada 5 ou 10 minutos, simplesmente nem se coloca, até mesmo porque um jogo de consola nesse aspecto tem tendência para percorrer um caminho muito mais "linear", e como tal nem sequer se coloca a hipótese de "voltar atrás" um CD! É sempre a seguir em frente, um cd a seguir ao outro, com as trocas a darem-se em média a cada 15 ou 20 horas de jogo!
Logo, não é uma coisa problemática!

P.S.: Onde eu já vi isso acontecer foi na instalação do Neverwinter Nights,... mas foi só na instalação, porque depois o jogo corre só num CD!



Mas se a maioria vai pelas modas....
Não não acho, o exemplo que dei foi mesmo uma moda, tendência é os estúdios estarem a começas a meter tudo em HD. É a novidade.
Claro que aqui moda não é no sentido de andar vestir etc, mas sim no sentido de todos (ou quase todos) irem atrás da mesma coisa ou fazerem a mesma coisa.

Pois, mas mais uma vez tenho que te relembrar que nem toda a gente se mostra sensível, ou interessada em modas, apenas "porque sim",... as pessoas tem que querer, não basta criar a "moda", e depois esperar que toda a gente queira!
E tal como já referi antes, a XBox360 também é uma consola HD e faz isso com DVD's, logo o "suporte HD", seja ele o Blu-Ray, fosse o HD-DVD não era requisito obrigatório!
Ainda para mais quando sabemos que mais de metade dos discos de Blu-Ray dos jogos da PS3, ou vem com partes de audio não comprimidas, como já aqui referiram; como ainda por cima preenchem o "resto" do disco não ocupado pelo jogo com "código-palha" para que este seja ocupado até ao máximo, e com isso tornar mais dificila a pirataria para um simples DVD!
Por acaso foram espertos nisso! :D


Isso agora depende de cada um. No meu caso prefiro andar "na crista da onda" e da mesma maneira que as paráticas de programação evoluem nas consolas tambem evoluem no PC.

Tá certo, mas agora olha para o gráficos do PC e olha para os gráficos da PS3, (nos seus melhores jogos) consegues ver uma diferença abismal? Sabes que a grafica 7900GT da PS3 já é de há umas 2 ou 3 gerações atrás? Agora imagina como seriam os gráficos de uma PS3 com uma GTX280 ou uma HD4870, por exemplo. O problema dos PC's é que não só andas a pagar pelo desenvolvimento das gráficas, como ainda andas a pagar pelos drivers e pelas compatibilidades e respectivas optimizações, que como é óbvio deitam abaixo a performance das gráficas de maneira significativa!
Claro que quem quiser uma máquina multi-usos, opta pelo PC; mas quem quiser algo apenas para jogar, uma consola oferece muito mais por menos, e com todo o software já optimizado para o sistema!
Numa consola não tens situações como no mercado dos PC's em que acabaste de comprar um PC todo jeitoso com uma alta gráfica para jogares no máximo o teu jogo favorito do anos de 2002/2004,... e depois és presenteado com um jogo a correr a 5 ou 7 frames por segundo...
Numa consola nunca serás confrontado com isso! Salvo seja!

;)


Pois, qualidade é um bocado subjectivo, e não é só exuberância gráfica, tabem tens tudo o que está por detrás. A fisica, inteligencia artificial, complexidade dos cenarios etc...
E um PC, do meu ponto de vista, é para ir evoluindo. Hoje uma graficasinha amanha um processador ...


Nunca ouviste dizer que toda a tecnologia quando é posta à venda já está desactualizada?
Ainda antes de sair a PS3 já ouvia falar na PS4

Epa, mas se assim fosse, ninguem comprava nada e estávamos todos como o Bocage, que nunca comprou um par de botas novas porque esteve sempre à espera da última moda!

O que é um facto é que tanto a PS3, como a XBox360 como a Wii, são boas peças de hardware com pontos fortes e fracos em cada. Mas o sucesso da cada uma está dependente daquilo que o mercado pretende, e da maneira como cada marca vai segurar as suas rédeas; e nesse aspecto, num mercado que se está a revelar tão adverso à penetração da PS3, os altos-responsáveis da Sony, ou não souberam analisar o mercado, ou não estão a saber fazer valer as características superiores da consola para "venderem o seu peixe"!

Cumps!

\w/
 

Sim, e depois os jogos que tivessem sido lançados até aí, deixavam de funcionar na ATI HD 5670, porque tinham sidos todos feitos para a nVidia 7900 que lá está agora!


Nova consola novos jogos foi isso que fizeram com a PS2.
(Há retrocompatibilidade por isso acho que não era muito dificil fazê-los funcionar numa consloa superior certo?

Uma consola não é um PC!


P.S: Uma HD 5670 será uma gráfica mid-range! Quem te disse que isso tinha "bom poder"? (O que quer que isso signifique!) Não achas isso pouco para uma consola de jogos com a ambição da PS3?


Uma HD5670 supostamente deverá ter o poder de uma HD4870 512
Pelo menos foi o que aconteceu com a HD4670>HD3870

Hey, mas que asneirada que para ai vai. Desde quando é que um fabricante de consolas muda a gráfica a meio do campeonato? lol
 

Sim, e depois os jogos que tivessem sido lançados até aí, deixavam de funcionar na ATI HD 5670, porque tinham sidos todos feitos para a nVidia 7900 que lá está agora!


Nova consola novos jogos foi isso que fizeram com a PS2.
(Há retrocompatibilidade por isso acho que não era muito dificil fazê-los funcionar numa consloa superior certo?

Mas não estamos a falar numa "PS4", estamos a falar na PS3 ainda, certo?
Tu referiste isto:


Citação:
Post Original de SYS73MYC
Se algo mudar na PS3 até 2012 vai ser a gráfica e o disco rigido...
Para 500 GB e gráfica para ... uma HD5670 :D
Baixo consumo bom poder.

Ora, colocar uma gráfica nova numa consola a meio de ciclo de vida é impossível; como é que ias garantir a compatibilidade com os jogos da PS3 lançados até então?

E se é de uma consola superior que estamos a falar, então não estamos a falar da PS3, mas sim de uma hipotética "PS4"!

Quanto à retrocompatibilidade; para conseguires fazer funcionar numa consola um jogo de outra, é do consenso geral que precisas de uma consola com, pelo menos o dobro (ou mais) da capacidade/potência daquela que tem os jogos que pretendes emular! E isto porque com sistemas que não são compatíveis, os obstáculos a contornar são imensos.
E no caso dos jogos da PS2 a correrem na PS3; o que acontece é que para todos os efeitos tu não tens a PS3 a correr os jogos da PS2, o que tens é uma de duas hipóteses:

1. Tens uma PS2 "dentro" da tua PS3; como era o caso das primeiras consolas de 60Gb que possuíam o EE (Emotion Engine) da PS2 nas suas entranhas, logo tinhas efectivamente 2 consolas em 1. (Note-se que estas consolas já não vieram para a Europa - os europeus receberam consolas "capadas", overpriced, que faziam a emulação por hardware; coisa que se tem revelado desastrosa - e algumas mais recentes sofreram uma remoção total da compatibilidade com jogos da PS2)

2. Tens uma das consolas Europeias a fazer emulação por software como referido acima!

Em ambos os casos, nunca será o hardware por defeito da PS3 a fazer essa tarefa; porque pura e simplesmente não consegue fazer tal tarefa.

Para teres uma ideia; a consola Wii da Nintendo, que muitos consideram sub-potente, consegue mesmo assim, por meio da sua Virtual Console correr jogos da MegaDrive e SuperNintendo entre outras, mas já não consegue fazer o mesmo para jogos da Saturn, Dreamcast ou da Nintendo 64; porquê?

Primeiro, porque as consolas de 32/64 Bits já são "demasiado potentes" para poderem ser emuladas numa máquina actual, (não sei se a própria PS3 tem capacidade actualmente para fazer isso; pelo menos jogos da PS1 consegue correr, o que já não é nada mau!)
Segundo; o hardware da Saturn, embora similar em potência à PS1, é muitíssimo mais dificil de programar, com os seus 3 processadores, logo estamos perante o mesmo tipo de dificuldade que iriamos ter se trocassemos a gráfica 7900GT da PS3 por outra qualquer, ainda por cima por uma ATI; ou seja, conflitos de optimização de hardware!

O facto da Wii conseguir correr jogos da GameCube, deve-se ao facto da arquitectura das duas máquinas terem muito em comum em termos de compatibilidade, senão nunca a Wii seria capaz de emular jogos da GC,...

Uma consola não é um PC!


P.S: Uma HD 5670 será uma gráfica mid-range! Quem te disse que isso tinha "bom poder"? (O que quer que isso signifique!) Não achas isso pouco para uma consola de jogos com a ambição da PS3?


Uma HD5670 supostamente deverá ter o poder de uma HD4870 512
Pelo menos foi o que aconteceu com a HD4670>HD3870

Ok, essa maneira de pensar está mais ou menos correcta, o problema é que essas coisas nunca podem ser dadas como certas; basta veres o que aconteceu com as 6600GT, 7600GT e 8600GT da nVidia.
A 7600GT tinha praticamente o dobro da performance de uma 6600GT, mas a 8600GT era basicamente uma 7600GT com suporte para DX10 - que não lhe servia de nada, anyway - e só com o lançamento de uns drivers mais recentes é que se viu alguma diferença da antiga 7600GT para a 8600GT!

Por isso, nem tudo são favas contadas!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Já agora acho que aqui o pessoal compreende um pouco mal os 10 anos referidos pela sony, pois eu lembro-me muito bem que também a ps2 teria uma duração de 10 anos, os 10 anos não significa que a ps4 não seja lançada 6 anos depois, como podem ver ainda hoje saem jogos para a ps2, acho que é um pouco nesse aspecto os 10 anos, também não sei o que tem contra a saida da ps4 em 2012, pois nessa altura o fosso da ps3 em comparação com os pcs vai ser enorme
 
Acho que o erro aqui é ligarem demasiado ao que vem escrito numa revista destas...
Que fala de máquinas passado 2 meses de elas terem saídos e o que diz... mais valia verem aqui ler o nosso fórum para aprenderem umas coisas de quem sabe mais. Quem as tem e quem as utiliza.

Enfim...
 
Back
Topo