Artigo PCGuia > Notícias Nova geração de consolas deverá estar pronta em 2012

Então a tua opinião é que a Wii e a X360 só vendem o que vendem porque podem ser chipadas? Não vás por aí... se vires ao nível de software a Wii e a X360 também suplantam a PS3. Ora se a maioria recorresse à pirataria não se vendia tanto software como isso... A DS também pode ser "chipada" e no entanto o Mario KArt DS ainda aparece nas listas de títulos mais vendidos...


Nao digo seja por isso que vendem mas um sexto dos compradores (pouca percentagem) compra por isso....Quanto a nivel de software sou fiel ah sony xD

A parte os jogos a 70€ tava a falar de Portugal e de mim proprio....Visto que nao sei comprar jogos na net teho que me limitar as ladras das lojas de cá :S
 
Nao digo seja por isso que vendem mas um sexto dos compradores (pouca percentagem) compra por isso....Quanto a nivel de software sou fiel ah sony xD

A parte os jogos a 70€ tava a falar de Portugal e de mim proprio....Visto que nao sei comprar jogos na net teho que me limitar as ladras das lojas de cá :S
Esse 1/6 vem de onde? Quando ainda não era possível piratear a Wii esta vendia tanto como agora, seja a nível de software e hardware, a pirataria, no caso da PS2 e PSP até pode ser um argumento válido, na Wii tenho a certeza que não é. A consola até podia custar uns 400€ que continuava a vender como vende.

Aliás, o top 25 de jogos mais vendidos em 2008 teve os 5 primeiros lugares com jogos da Wii, o que contraria totalmente essa teoria da pirataria. Mais: o Wii Sports já ultrapassou o Mario Bros em número de vendas, tornando-se o jogo mais vendido de sempre.

http://news.vgchartz.com/news.php?id=2856
 
Última edição:
Esse 1/6 vem de onde? Quando ainda não era possível piratear a Wii esta vendia tanto como agora, seja a nível de software e hardware, a pirataria, no caso da PS2 e PSP até pode ser um argumento válido, na Wii tenho a certeza que não é. A consola até podia custar uns 400€ que continuava a vender como vende.

Aliás, o top 25 de jogos mais vendidos em 2008 teve os 5 primeiros lugares com jogos da Wii, o que contraria totalmente essa teoria da pirataria. Mais: o Wii Sports já ultrapassou o Mario Bros em número de vendas, tornando-se o jogo mais vendido de sempre.

http://news.vgchartz.com/news.php?id=2856

Primeiro compraram os piratas e depois os não piratas
Como os piratas são só 1/6, as vendas de jogos não devem reflectir isso
E como os não piratas que compraram a wii são mais dos que compraram as outras, a venda de jogos tende mais para a wii

Isto é só uma teoria sem fundamento cientifico

Alias, o que deu sucesso de vendas a wii, na minha opinião, foi o novo estilo de jogar ou de interagir com o jogo. Isso sim é que é a grande novidade desta geração e cá para mim será copiado pelas outras na próxima.
 
Primeiro compraram os piratas e depois os não piratas
Como os piratas são só 1/6, as vendas de jogos não devem reflectir isso
E como os não piratas que compraram a wii são mais dos que compraram as outras, a venda de jogos tende mais para a wii

Isto é só uma teoria sem fundamento cientifico

Alias, o que deu sucesso de vendas a wii, na minha opinião, foi o novo estilo de jogar ou de interagir com o jogo. Isso sim é que é a grande novidade desta geração e cá para mim será copiado pelas outras na próxima.
Quê? Primeiro compraram os piratas que são 1/6 e depois os não piratas? Que raio de teorias são essas lol, não faz qualquer sentido.

A Wii vende o que vende porque revolucionou a forma como se joga e expandiu o mercado até aos jogadores casuais, conseguiu reunir, numa só consola, os jogadores antigos ("hardcore", whatever) com os casuais, coisa que as outras duas não conseguiram fazer, é essa a razão do seu sucesso, sendo o mercado maior, vende mais, simples.
 
Exacto, o hardware não é o factor principal de sucesso, mas sim os jogos que o aproveitam.



Como assim não é nada de extraordinário? Nas consolas actuais a maioria dos jogos borra-se para manter uma framerate constante a 30fps e 720p (muitos deles até estão em resoluções sub-HD), ao passo que um bom PC (nem estou a falar nada de topo, algo de €400 a €500) os corre a 1080p@60fps com qualidade técnica superior (excepção feita aos ports da treta tipo GTA IV, mas isso já é problema da produtora). Para além de que o melhor jogo a nível técnico actualmente saiu em 2007, e nem sequer há nenhum que chegue lá perto nas consolas.

Quando as consolas são lançadas o seu hardware já está desactualizado comparativamente ao que existe no mercado, mas isso sempre foi assim e não é propriamente um ponto negativo. Agora a ideia que uma gráfica no PC não é aproveitada nem a metade enquanto que nas consolas é usada ao máximo é simplesmente mentira. Nunca se consegue aproveitar ao "máximo" o hardware - nem sequer nos últimos meses de vida das consolas, este "máximo" é um valor teórico e supostamente qualquer jogo deve sempre tentar fazer uso total dos recursos de que dispõe, não vais propriamente deixar metade da memória por utilizar -, portanto o aproveitamento que é feito depende acima de tudo da produtora e da lead platform do jogo. Quem tem de se preocupar com os drivers e optimizações dos seus componentes são as fabricantes de hardware, as produtoras devem fazer os seus engines escaláveis para diferentes tipos de hardware, mas têm sempre uma configuração padrão que utilizam nas suas workstations e que vão tentar aproveitar ao "máximo".

É claro que uma consola sendo uma plataforma fechada e tendo devkits criados especificamente para a sua arquitectura permite um maior aproveitamento em termos gerais do hardware, mas isso por si só não é suficiente para compensar as enormes diferenças tecnológicas. Por melhor optimizado que o engine esteja, continuam a estar limitados pelo que a sua arquitectura e componentes oferecem, e é mais que evidente que uma GTX 280 é várias vezes superior a uma 7900GT, nem sequer há comparação.

Como já disse, as consolas quando foram lançadas já tinham sido ofuscadas em termos de hardware pelo que as fabricantes já tinham lançado, nesse aspecto a X360 foi provavelmente a consola que saiu mais actualizada relativamente ao que havia no mercado na altura do seu lançamento. Agora não se pode esperar que um jogo desenvolvido com uma das consolas como plataforma principal apresente diferenças abismais quando é apenas portado para PC - à excepção de resolução, AA, texturas e outros aspectos que sejam eventualmente melhorados -, pois continua limitado pela forma como foi desenvolvido para aproveitar a lead platform. É por isso que muitos ports da X360 para a PS3 saem inferiores, porque são duas arquitecturas diferentes e ao portares o jogo não vais gastar recursos para o reescrever completamente para a outra plataforma. A não ser que tenham em conta as diferentes arquitecturas durante o desenvolvimento do jogo e aproveitam logo o que estas oferecem, a plataforma principal vai sempre limitar aquilo que as restantes podem alcançar.

Agora é preciso entender que as diferenças tecnológicas são bem acentuadas, e se hoje em dia ainda não se alcança o melhor que foi desenvolvido para PC em 2007, tal não vai acontecer no futuro. O que é preciso ter em conta é que as consolas não precisam de alcançar, que é algo que muita gente ainda não percebeu e um dos principais motivos pelos quais se debate tanto este tema. Não é a superioridade tecnológica que define o sucesso duma plataforma, caso contrário a Wii, PS2 e DS não dominavam o mercado.



Não terão de correr muito, a não ser que a Sony queira ter prejuízos ridículos e vender a consola por um terço do que ela custa a fabricar - ou seja, iriam ter de gastar ainda mais do que investiram na PS3 -, o mais certo é terem componentes inferiores ao que existe no mercado na altura. Não te esqueças que as fabricantes de hardware estão constantemente a evoluir e aproveitam a tecnologia que desenvolvem especificamente para as consolas, portanto rapidamente vais ver componentes com arquitecturas superiores com os mesmos pontos fortes do hardware que desenvolveram paralelamente para as consolas.

Acho que estás a sobrestimar as vantagens duma plataforma fechada, embora ajude bastante a aproveitar melhor o potencial do hardware em questão - se as ferramentas/devkits forem de qualidade, o que é muito importante -, não são suficientes para compensar diferenças tecnológicas bastante acentuadas, e isso qualquer developer te vai confirmar. Há sempre limites naquilo que podem fazer, uma plataforma fechada não tem nenhuma "solução milagrosa" para desbloquear o potencial do hardware, apenas facilita o desenvolvimento por se poderem concentrar numa única arquitectura. Por mais optimizada que seja, uma 7900GT não vai nunca alcançar sequer um quarto do que uma GTX 280 faz, nem os 512MBs de memória (para além daquela que é ocupada pelo OS da consola e outros processos de fundo) se vão multiplicar.



Com essa afirmação simplesmente não posso concordar. Quem quer uma máquina exclusivamente para jogos, compensa muito mais aquela que tiver os jogos que o utilizador pretende jogar. Hoje em dia a grande maioria dos jogos são multiplataforma, portanto o que vai influenciar a compra são os exclusivos de cada plataforma. Os exclusivos não são apenas um pequeno bónus, são a principal razão de escolha, e esse aspecto acaba por ser completamente subjectivo pois só depende dos gostos de cada um. Por isso é que há várias plataformas, da mesma maneira que não vais afirmar que a consola x é melhor que a y porque sim, não podes afirmar que as consolas são uma plataforma melhor para jogos que o PC, ou que as portáteis são muito melhores que as consolas domésticas. Todas têm os seus pontos fortes e apelam aos gostos de cada um, não há nenhuma que se possa considerar universalmente melhor (mal de nós consumidores se pudesse).

E para completar (num pequeno aparte), há muito mais jogos/géneros exclusivos para PC, os jogos de estratégia não são o único motivo de preferência. Provavelmente estás a par disso, mas como ainda há quem tenha a tendência para simplificar tudo - tal como há uns tempos atrás se apelidava a X360 de "consola dos shooters" e a Wii de "máquina dos jogos casuais", vá-se lá saber porquê -, de certeza que deve haver quem pense isso.

Sim, tens razão! Mas eu no fim de contas também estava a simplificar um bocado as coisas, para que o meu texto não se tornasse demasiado extenso!

É um facto que o que condiciona a compra de uma plataforma de jogos é (ou deveria ser) os exclusivos desta. No entanto essa regra nem sempre se verifica.
Primeiro porque nem toda a gente que pretende uma plataforma de jogos está perfeitamente consciente dos exclusivos de cada plataforma, e alguns nem devem saber que tal coisa existe; logo vão comprar a consola que o marketing lhes disser que é "melhor". "Afinal se todas as consolas tem os mesmos jogos, vai-se para a mais "potente"..." (uma falácia, a gente sabe!)
E depois, porque quem quiser uma máquina mais "polivalente" compra um PC! Por "n" motivos que agora tambem não interessa falar...

No entanto, quando simplifiquei dizendo que "quem quer uma maquina de jogos compra uma consola, e quem quer outra coisa, compra um PC", é óbvio que estava a generalizar um bocadinho as coisas, mas mesmo assim existem alguns pontos a ter em conta:

1. Numa consola, tu metes o jogo, ligas, e estás a jogar! Assim só tens que decidir qual das consolas no mercado te agrada mais, e também os seus jogos...

2. Num PC as coisas não são bem assim,... perdes tempo a instalar os jogos, precisas de espaço em disco, precisas de actualizações,.. etc (sim, algumas consolas também já sofrem deste "mal", o que só se pode considerar uma "aberração"...) e depois tens o tal problema de compatibilidades e actualizações...

E vou te dar um exemplo concreto; aliás, dois: (pelo menos que sejam do meu conhecimento, porque devem existir muitos mais...)

1º Exemplo:

Neverwinter Nights.

Um jogo lançado em 2002, se não me falha a lembradura! Ora, um jogo tão antigo já será coisa para ser corrida a uns 400 ou 500 frames numa placa gráfica 8800GTS, por exemplo, certo?

Errado!

Uma 7600GS consegue correr esse jogo (mal) com tudo no máximo! E mesmo assim, não corre nas melhores condições! Sabendo que uma 7600GS já tem uma potência que daria para correr o primeiro NWN bem acima das 100fps, não se compreende como é que esta se "arrasta" a uns míseros 20/30fps... (descobri que com as placas da ATI, os resultados ainda são piores...)
Pior ainda, a 8800GTS "engonha" a 7fps! (sim, foi isso mesmo que leram, SETE FRAMES POR SEGUNDO!) Basta consultarem os fóruns da BioWare na secção de suporte técnico para confirmarem isso mesmo!

2º Exemplo: (E este mais importante para o assunto em discussão)

Tomb Raider: Legend

Este jogo saiu para o PC, PS2, e XBox360. (pelo menos nas suas versões 3D... a versão do GBA é 2D)

Na PS2, a gente já sabe que faltam muitos efeitos gráficos e de iluminação, e claro, resolução; mas o jogo corre bem!

Na XBox360, é onde o jogo corre melhor, com todo o seu explendor em HD e efeitos gráficos, sombras, luzes, etc...

E no PC, que devería ser o sítio por excelência de onde se usufruir de toda a qualidade gráfica do mesmo, existe um "bug", ou falha de optimização do jogo, que não permite que o jogo corra no máximo da sua qualidade gráfica (leia-se "Next-Gen Effects") sem que esta atire com a velocidade do jogo para as 10's fps... e cheio de soluços!

Estás a perceber onde eu quero chegar? Uma 7600GS não consegue correr o jogo no máximo, e nem sequer uma 7950GT consegue. Mas curiosamente, uma 8600GT consegue correr o jogo um bocadinho melhor do que uma 7950GT, uma placa com o dobro de potência, memória e Bus da 8600GT!

Vá-se lá perceber estas incongruências!

E quando dizes que a 7900GT da PS3 não consegue chegar aos calcanhares da GTX280; é óbvio que não consegue, mas claro que eu estava a exagerar! Isto tudo para fazer ver, que a 7900GT consegue fazer na PS3, aquilo que no PC só consegue ser feito com uma gráfica da série 8000, ou superior! Claro que o Cell tambem terá dado uma ajudinha à 7900GT da PS3, mas isto tudo para fazer ver que o sistema "fechado" de uma consola tem sempre mais probabilidades de extrair de uma gráfica mais algum potêncial do que num PC!

Claro que existem, tal como tu bem referiste; situações em que mesmo assim tambem temos jogos na PS3 a "borrarem-se" todos para conseguirem sustentar uma quantidade aceitável de framerates. No entanto já se comprovou bastantes vezes que tal se deve maioritáriamente à inexperiência dos programadores em lidarem com as particularidades de hardware da PS3, e por vezes até do seu "relaxo", do que propriamente por alguma deficiência da máquina. Principalmente quando vemos o "vizinho do lado" a programar um jogo sem falhas para a mesma plataforma!

Assim sendo, não admira que, apesar da GTX280 ser uma gráfica poderosíssima, mesmo assim ainda se borra a correr o Crysis, devido a falta de optimizações no motor de jogo, quando esta teria hipotéticamente capacidade para o correr a mais de 100fps... com tudo no máximo!

Por isso é que eu digo que, de um ponto de vista meramente prático e monetário quem quer "jogar", (indistintivamente) compra uma consola de jogos; seja lá ela qual for, ou, se tiver preferências escolhe especificamente uma delas!

Quem quiser jogar, mas mesmo assim quiser ter uma máquina para outras coisas, ou estiver particularmente interessado em alguns exclusivos do PC, compra um bom PC para jogos, porque assim, apesar de mais caro, sempre é só uma máquina ao invés de ter que comprar duas! (ex: consola + pc para trabalho/net)

Ainda em relação à desactualização das gráficas das consolas, mal elas saem para o mercado: É um facto que na maior parte das vezes as capacidades das gráficas de uma consola nova já estão ultrapassadas face ao PC, mas mesmo assim temos que considerar estas duas situações:

1. Lá porque o Hardware já está ultrapassado, nada impede que a consola tenha um jogo mais "lustroso" do que no PC durante os seus primeiros tempos! Primeiro, pela questão das optimizações, e depois porque se a consola sair a "tempo e horas", poderá contar com uma gráfica ainda actual, ou então melhor ainda, como se vai ver a seguir....

2. Ao contrário da PS3, que saiu atrasada, e com isso "perdeu o comboio"; a PS2 quando saiu tinha, inclusive, uma capacidade gráfica superior ao melhor PC da altura! E ainda passaram uns bons meses (6, segundo consta) para que este alcançasse as capacidades gráficas desta!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
isso da optimização nada tem a ver com os pcs em si mas com quem o produz, normalmente a falta de optimização ocorre em casos específicos quando um jogo é quase feito exclusivamente para as consolas e depois são aproveitados e fazem uma adaptação para computador, porque se fossem jogos criados de raiz para computador isso não aconteceria, um bom exemplo disso é o gta iv, mas também existem por ai bons programas ou patchs que por vezees alteram isso...enfim é uma questão falseada...

Quando falei em fosso entre pc e ps3 daqui a uns anos e responderam que gráficos não são tudo e bastava ver o exemplo da Wii, têm razão mas tem de ver também que o tipo de jogos de pc e consolas são semelhantes ao contrário da Wii e por isso acho que é importante diferenças gráficas e do aproveitamento do hardware nos mesmos jogos ( que já existem ligeiramente para quem tem bons pcs)
 
Última edição:
Esse 1/6 vem de onde? Quando ainda não era possível piratear a Wii esta vendia tanto como agora, seja a nível de software e hardware, a pirataria, no caso da PS2 e PSP até pode ser um argumento válido, na Wii tenho a certeza que não é. A consola até podia custar uns 400€ que continuava a vender como vende.

Aliás, o top 25 de jogos mais vendidos em 2008 teve os 5 primeiros lugares com jogos da Wii, o que contraria totalmente essa teoria da pirataria. Mais: o Wii Sports já ultrapassou o Mario Bros em número de vendas, tornando-se o jogo mais vendido de sempre.

http://news.vgchartz.com/news.php?id=2856

Pois...eu baseei-me nas ps2 e psp para dizer o que disse poi axo que se aplica a todas as consolas...Mas espero que não


off-topic:
Ta planeada alguma descida de preço da wii para un 150€ ou assim? queria comprar uma so que nao tenho 250€ pa gastar :(
 
Pois...eu baseei-me nas ps2 e psp para dizer o que disse poi axo que se aplica a todas as consolas...Mas espero que não


off-topic:
Ta planeada alguma descida de preço da wii para un 150€ ou assim? queria comprar uma so que nao tenho 250€ pa gastar :(
Duvido que baixe tão cedo e quando digo cedo digo uns 2 ou 3 anos, enquanto estiver a vender o que vende não irá baixar de preço :P
 
Quê? Primeiro compraram os piratas que são 1/6 e depois os não piratas? Que raio de teorias são essas lol, não faz qualquer sentido.
Ora aí está. Já estás a chegar lá :)

A Wii vende o que vende porque revolucionou a forma como se joga e expandiu o mercado até aos jogadores casuais, conseguiu reunir, numa só consola, os jogadores antigos ("hardcore", whatever) com os casuais, coisa que as outras duas não conseguiram fazer, é essa a razão do seu sucesso, sendo o mercado maior, vende mais, simples.
Nem mais. Trouxe de volta o jogo em família, enquanto que as outras estavam mais interessadas no jogo online, mais ao estilo dos PC's
 
isso da optimização nada tem a ver com os pcs em si mas com quem o produz, normalmente a falta de optimização ocorre em casos específicos quando um jogo é quase feito exclusivamente para as consolas e depois são aproveitados e fazem uma adaptação para computador, porque se fossem jogos criados de raiz para computador isso não aconteceria, um bom exemplo disso é o gta iv, mas também existem por ai bons programas ou patchs que por vezees alteram isso...enfim é uma questão falseada...

Quando falei em fosso entre pc e ps3 daqui a uns anos e responderam que gráficos não são tudo e bastava ver o exemplo da Wii, têm razão mas tem de ver também que o tipo de jogos de pc e consolas são semelhantes ao contrário da Wii e por isso acho que é importante diferenças gráficas e do aproveitamento do hardware nos mesmos jogos ( que já existem ligeiramente para quem tem bons pcs)

Sim, é óbvio que nestes casos extremos a culpa não é exclusivamente da plataforma PC; no entanto é um facto que a necessidade de se criar um "compromisso" entre as inúmeras combinações possíveis de plataformas, componentes, chipset's das motherboards, placas gráficas, memórias, processadores, etc; cria um "entrave" que vai limitar em boa percentagem a "rédea livre" que um jogo de PC terá a correr, seja lá em que placa gráfica for!

E depois, é como dizes; "a falta de optimização ocorre em casos específicos quando um jogo é quase feito exclusivamente para as consolas e depois são aproveitados e fazem uma adaptação para computador", ou seja, só esse facto em si já é um problema, quando um jogo deveria ser criado sempre de raiz, fosse para que plataforma fosse, mas infelizmente o dinheiro às vezes fala mais alto; e mesmo assim ainda temos a adicionar a incompetência de alguns programadores, ou então ainda outros problemas associados com prazos de lançamento de um jogo, que na plataforma PC costuma ser mais recorrente do que nas consolas.

Mais ainda, o jogo Tomb Raider: Legend é mais um dos tais que leva a "chancela" da nVidia "The Way It's Meant To Be Played", logo sería de esperar que tivessem mais cuidadinho com a feitura do jogo, pelo menos para estas gráficas; até mesmo porque isso parece indicar que o jogo tenha sido feito no PC, e depois portado para a XBox360 e PS2. E no entanto a XBox360 ficou com a melhor versão...

Cumps!

\w/
 
Sim, tens razão! Mas eu no fim de contas também estava a simplificar um bocado as coisas, para que o meu texto não se tornasse demasiado extenso!

É um facto que o que condiciona a compra de uma plataforma de jogos é (ou deveria ser) os exclusivos desta. No entanto essa regra nem sempre se verifica.
Primeiro porque nem toda a gente que pretende uma plataforma de jogos está perfeitamente consciente dos exclusivos de cada plataforma, e alguns nem devem saber que tal coisa existe; logo vão comprar a consola que o marketing lhes disser que é "melhor". "Afinal se todas as consolas tem os mesmos jogos, vai-se para a mais "potente"..." (uma falácia, a gente sabe!)
E depois, porque quem quiser uma máquina mais "polivalente" compra um PC! Por "n" motivos que agora tambem não interessa falar...

No entanto, quando simplifiquei dizendo que "quem quer uma maquina de jogos compra uma consola, e quem quer outra coisa, compra um PC", é óbvio que estava a generalizar um bocadinho as coisas, mas mesmo assim existem alguns pontos a ter em conta:

1. Numa consola, tu metes o jogo, ligas, e estás a jogar! Assim sí tens que decidir qual das consolas no mercado te agrada mais, e também os seus jogos...

2. Num PC as coisas não são bem assim,... perdes tempo a instalar os jogos, precisas de espaço em disco, precisas de actualizações,.. etc (sim, algumas consolas tambem já sofrem deste "mal", o que só se pode considerar uma "aberração"...) e depois tens o tal problema de compatibilidades e actualizações...

Em termos de comodidade, pode-se dizer que as consolas são mais acessíveis, pois geralmente basta introduzir o jogo e está a andar (apesar das instalações que alguns apresentam como já referiste).

Contudo, tendo em conta a facilidade de instalar um jogo e actualizar drivers (apenas alguns cliques), principalmente nos dias de hoje em que qualquer pessoa tem acesso à internet, acaba por ser um processo relativamente fácil. São poucas as pessoas que não têm PC, portanto também não deverá ser difícil aprender um processo tão simples quanto esse. Mas em termos gerais concordo, é mais fácil introduzir o disco na consola do que instalar o jogo, mas essa é uma justificação que alguém que não está habituado a jogar pode utilizar como um "inconveniente", agora quando vejo pessoal que joga regularmente e frequenta fóruns de discussão sobre jogos apontar isso como um problema, acho bastante estranho (falando do que vejo por aí).

E vou te dar um exemplo concreto; aliás, dois: (pelo menos que sejam do meu conhecimento, porque devem existir muitos mais...)

1º Exemplo:

Neverwinter Nights.

Um jogo lançado em 2002, se não me falha a lembradura! Ora, um jogo tão antigo já será coisa para ser corrida a uns 400 ou 500 frames numa placa gráfica 8800GTS, por exemplo, certo?

Errado!

Uma 7600GS consegue correr esse jogo (mal) com tudo no máximo! E mesmo assim, não corre nas melhores condições! Sabendo que uma 7600GS já tem uma potência que daria para correr o primeiro NWN bem acima das 100fps, não se compreende como é que esta se "arrasta" a uns míseros 20/30fps... (descobri que com as placas da ATI, os resultados ainda são piores...)
Pior ainda, a 8800GTS "engonha" a 7fps! (sim, foi isso mesmo que leram, SETE FRAMES POR SEGUNDO!) Basta consultarem os fóruns da BioWare na secção de suporte técnico para confirmarem isso mesmo!
São casos particulares. Não se desculpa é certo, mas é mais uma excepção à regra do que uma situação normal, pelo menos no meu caso não tive nenhum problema similar (apesar de não ter jogado o NWN recentemente, só mesmo o NWN2 e expansões). No caso das consolas também há imensos problemas de compatibilidade, por alguma razão a X360 só tem compatibilidade com menos de metade do catálogo da Xbox - e ainda assim alguns jogos correm bastante mal -, enquanto que a PS3 hoje em dia já nem tem BC. É um problema mais derivado da evolução da tecnologia do que um mal duma plataforma, mas salvo raras excepções ainda se pode jogar o que saiu há mais de 10 ou 15 anos (nem que seja com um workaround feito pela comunidade, como o ScummVM para os antigos jogos da LucasArts) sem estar dependente do investimento que as fabricantes estão dispostas a fazer para resolver eventuais problemas de compatibilidades.

2º Exemplo: (E este mais importante para o assunto em discussão)

Tomb Raider: Legend

Este jogo saiu para o PC, PS2, e XBox360. (pelo menos nas suas versões 3D... a versão do GBA é 2D)

Na PS2, a gente já sabe que faltam muitos efeitos gráficos e de iluminação, e claro, resolução; mas o jogo corre bem!

Na XBox360, é onde o jogo corre melhor, com todo o seu explendor em HD e efeitos gráficos, sombras, luzes, etc...

E no PC, que devería ser o sítio por excelência de onde se usufruir de toda a qualidade gráfica do mesmo, existe um "bug", ou falha de optimização do jogo, que não permite que o jogo corra no máximo da sua qualidade gráfica (leia-se "Next-Gen Effects") sem que esta atire com a velocidade do jogo para as 10's fps... e cheio de soluços!

Estás a perceber onde eu quero chegar? Uma 7600GS não consegue correr o jogo no máximo, e nem sequer uma 7950GT consegue. Mas curiosamente, uma 8600GT consegue correr o jogo um bocadinho melhor do que uma 7950GT, uma placa com o dobro de potência, memória e Bus da 8600GT!

Vá-se lá perceber estas incongruências!
Mais um problema que advém da produtora e não da plataforma em si. Essa situação estou a par, embora os benefícios da tal opção Next-Gen não fossem lá muito significativos - e acho que eventualmente corrigiram esse problema com um patch, mas sinceramente não me recordo se ficou totalmente resolvido -, mas é mais uma excepção devido a um mau trabalho da produtora. Se formos a comparar o Tomb Raider Underworld por exemplo, o jogo corre perfeitamente a resoluções altas com tudo no máximo e AA, enquanto que nas consolas tem demasiado blur para disfarçar o aliasing e problemas de framerate (para além de correr a resolução sub-HD na X360, embora tenha melhor performance que na PS3).

Não desculpa a situação, mas é apenas um problema da produtora. Esse tipo de situações acontece várias vezes independentemente da plataforma, mesmo a discrepância entre as versões X360/PS3 nalguns jogos chega a ser ridícula nesta altura do campeonato.

E quando dizes que a 7900GT da PS3 não consegue chegar aos calcanhares da GTX280; é óbvio que não consegue, mas claro que eu estava a exagerar! Isto tudo para fazer ver, que a 7900GT consegue fazer na PS3, aquilo que no PC só consegue ser feito com uma gráfica da série 8000, ou superior! Claro que o Cell tambem terá dado uma ajudinha à 7900GT da PS3, mas isto tudo para fazer ver que o sistema "fechado" de uma consola tem sempre mais probabilidades de extrair de uma gráfica mais algum potêncial do que num PC!

Claro que existem, tal como tu bem referiste; que mesmo assim tambem temos jogos na PS3 a "borrarem-se" todos para conseguirem sustentar uma quantidade aceitável de framerates. No entanto já se comprovou bastantes vezes que tal se deve maioritáriamente à inexperiência dos programadores em lidarem com as particularidades de hardware da PS3, e por vezes até do seu "relaxo", do que própriamente por alguma deficiência da máquina. Principalmente quando vemos o "vizinho do lado" a programar um jogo sem falhas para a mesma plataforma!
Não tem a ver com inexperiência nos casos que estou a falar, mas sim com a tendência actual. É mais importante ter um jogo bonito do que com boa performance, e isso leva a que muitas produtoras prefiram sacrificar a performance para introduzir mais alguns detalhes a nível gráfico. Estava a falar tanto da PS3 como da X360, em que temos vários jogos com problemas de performance - na geração passada por exemplo, a maioria apontava para os 60fps, hoje em dia é raro os que mantêm os 30fps -, o que na minha opinião é um ponto bastante negativo. Ou seja, o que estou a dizer é que uma boa parte dos jogos hoje em dia tem problemas de performance nas consolas e nem chegam a correr a 720p (tal como outros problemas como aliasing, pop in e screen tearing), mas isso deve-se mais à tendência actual de dar prioridade ao aspecto visual ainda que acabe por penalizar a experiência.

Assim sendo, não admira que, apesar da GTX280 ser uma gráfica poderosíssima, mesmo assim ainda se borra a correr o Crysis, devido a falta de optimizações no motor de jogo, quando esta tería hipotéticamente capacidade para o correr a mais de 100fps... com tudo máximo!
Fala-se muito da má optimização do CryEngine2, mas também há que ter em conta que é um engine bastante escalável e aquilo que o jogo está a fazer (não só em termos de tecnologia, como a enorme escala do jogo). A GTX280 corre o Crysis no máximo a 1920*1200 com boa performance, e não há nenhum jogo que chegue lá perto neste momento (pelo menos dentro do mesmo género, porque daqui a 2 meses chega o Empire: Total War). E embora os drivers por um lado possam ser vistos como um ponto negativo - por terem de ser actualizados -, por outro, vão também aumentar a performance e rendimento das placas gráficas com novas releases, e em vários casos o impacto chega a ser muito positivo.

Por isso é que eu digo que, de um ponto de vista meramente prático e monetário quem quer "jogar", (indistintivamente) compra uma consola de jogos; seja lá ela qual for, ou, se tiver preferências escolhe especificamente uma delas!

Quem quiser jogar, mas mesmo assim quiser ter uma máquina para outras coisas, ou estiver particularmente interessado em alguns exclusivos do PC, compra um bom PC para jogos, porque assim, apesar de mais caro, sempre é só uma máquina ao invés de ter que comprar duas! (ex: consola + pc para trabalho/net)

Cumps!

\w/
Eu sou apologista de ter tanto um bom PC (independentemente de ter outros usos, estou apenas a falar como plataforma de jogos) como consolas, dessa forma pode-se usufruir de todos os jogos disponíveis. Do ponto de vista monetário, principalmente tendo em conta os preços duma X360 ou Wii, é óbvio que fica mais barato e é mais prático para quem apenas pretende jogar uns quantos jogos sem ter que se preocupar com mais nada.

Contudo, a escolha deve sempre recair no catálogo de jogos (e outras características relevantes), por isso é que não concordei com a tua afirmação de que uma consola era uma melhor escolha para quem pretende jogar, pois todas as plataformas apresentam catálogos distintos e diferentes vantagens/desvantagens.

O preço também é um factor, tendo em conta que um bom PC capaz de jogar tudo o que aí anda à vontade anda entre os €400 e €500, uma PS3 nos €400, uma Wii nos €250 e uma X360 entre €190 e €300 (dependendo do SKU), para além das portáteis. Acaba por ter de se levar em conta um conjunto de factores, sendo que o catálogo de jogos (incluindo exclusivos) deve ser sempre a prioridade.

Sim, é óbvio que nestes casos extremos a culpa não é exclusivamente da plataforma PC; no entanto é um facto que a necessidade de se criar um "compromisso" entre as inúmeras combinações possíveis de plataformas, componentes, chipset's das motherboards, placas gráficas, memórias, processadores, etc; cria um "entrave" que vai limitar em boa percentagem a "rédea livre" que um jogo de PC terá a correr, seja lá em que placa gráfica for!

Geralmente só em casos extremos é que a culpa é exclusivamente da plataforma. É perfeitamente normal ter de lidar com problemas de compatibilidade - quando falo em lidar, estou-me a referir aos developers e não aos consumidores -, pois isso ocorre juntamente com a evolução do hardware e aparecimento de novas arquitecturas. Em centenas de jogos que são lançados pode haver uma minoria a apresentar alguns desses problemas no futuro, simplesmente não há nenhuma solução perfeita para isso. É por isso que nas consolas é preciso serem os fabricantes a tratarem da implementação da retrocompatibilidade e mesmo assim os jogos acabam por ficar limitados ao seu estado original (mesma resolução nativa e framerate).

E depois, é como dizes; "a falta de optimização ocorre em casos específicos quando um jogo é quase feito exclusivamente para as consolas e depois são aproveitados e fazem uma adaptação para computador", ou seja, só esse facto em si já é um problema, quando um jogo deveria ser criado sempre de raiz, fosse para que plataforma fosse, mas infelizmente o dinheiro às vezes fala mais alto; e mesmo assim ainda temos a adicionar a incompetência de alguns programadores, ou então ainda outros problemas associados com prazos de lançamento de um jogo, que na plataforma PC costuma ser mais recorrente do que nas consolas.
Exacto, esse é um problema recorrente e que se deve mais à incompetência dos manda-chuvas das editoras, os programadores só fazem aquilo que lhes é pedido. Também temos de ver que os custos de produção são elevados, portanto não é qualquer um que se pode dar ao luxo de desenvolver o jogo de raíz para todas as plataformas, vai sempre ter de haver uma lead platform e outras a levarem com o port dessa. É por isso que nos jogos multiplataforma as diferenças não são tão grandes - exceptuando resolução, filtros, performance e outros aspectos que são facilmente melhorados -, a plataforma para a qual o jogo foi desenvolvido primariamente irá sempre limitar as restantes, a não ser que sejam investidos recursos para fazer algo mais do que um simples port. O GTA IV então é ridículo, um port absurdo e uma péssima atitude da Rockstar (cuja resposta padrão para muitos dos problemas apresentados por consumidores legítimos muitas vezes passa pelo "compre o jogo ou deixe de usar cracks"), depois ficam admirados com a recepção dos consumidores.

Mais ainda, o jogo Tomb Raider: Legend é mais um dos tais que leva a "chancela" da nVidia "The Way It's Meant To Be Played", logo sería de esperar que tivessem mais cuidadinho com a feitura do jogo, pelo menos para estas gráficas; até mesmo porque isso parece indicar que o jogo tenha sido feito no PC, e depois portado para a XBox360 e PS2. E no entanto a XBox360 ficou com a melhor versão...

Cumps!

\w/
Curiosamente isso não garante que o jogo corra melhor em hardware da NVIDIA, é mais uma garantia que outra coisa. Eles não podem mandar engenheiros para todas as produtoras ajudar com os ports, passa também pelos próprios developers terem cuidado com isso. Alguns não têm e pronto, temos situações dessas :P
 
Última edição:
Com a Wii voltou a puro entretimento em família.
As outras estão mais voltadas para o online...


Desse ponto de vista também acho que sim
Mas ao esperar que o BlueRay estivesse pronto (ou quase) para lançar a PS3, pode ter contribuído para a vitoria na guerra dos formatos HD's, e tambem o facto de a sony ser uma grande produtora de cinema (Ou é dona de)
Por isso podem ter perdido de um lado mas podem ter ganho do outro.
A ver vamos

E foi ai que a nintendo acertou em cheio, mesmo com a qualidade garafica deixar a desejar, a Wii conseguiu fazer renascer um conceito que se estava a perder uma pouco.
E

Sim, tambem concordo, mas mesmo assim a Sony nao pode perder terreno outra vez ou entao arrisca-se a acabar como a SEGA a nivel de consolas, que dominava completamente este sector e por nao ter levado a serio a PS1 e a Sony acabou como se ve, apenas a produzir jogos.
 
Com a Wii voltou a puro entretimento em família.
As outras estão mais voltadas para o online...


Desse ponto de vista também acho que sim
Mas ao esperar que o BlueRay estivesse pronto (ou quase) para lançar a PS3, pode ter contribuído para a vitoria na guerra dos formatos HD's, e tambem o facto de a sony ser uma grande produtora de cinema (Ou é dona de)
Por isso podem ter perdido de um lado mas podem ter ganho do outro.
A ver vamos

E foi ai que a nintendo acertou em cheio, mesmo com a qualidade garafica deixar a desejar, a Wii conseguiu fazer renascer um conceito que se estava a perder uma pouco. E nao sei ate que ponto é que a Wii salva a Nintendo.

Sim, tambem concordo, mas mesmo assim a Sony nao pode perder terreno outra vez ou entao arrisca-se a acabar como a SEGA a nivel de consolas, que dominava completamente este sector e por nao ter levado a serio a PS1 e a Sony acabou como se ve, apenas a produzir jogos.
 
Bom não sei qual é o ponto da situação nem a que se deve esta discussão...

Para mim NextGen é isto grandes jogos...

Sinceramente acho que esta geração de consolas veio para ficar sinceramente duvido que o Dx11 venha a fazer o que o dx10 não consegui...

Sim porque passa tudo por ai sinceramente acho que existe aqui um equivoco jogar actualmente numa 7900gt ou 8800gt a qualidade gráfica é igual na maior parte dos casos.
E mesmo que não seja quem manda aqui são eles por mais dxxxx qeu saiam os developers não irão migrar com as consolas a usar o dx9 period""

Agora acho escusado discutirem que plataforma é melhor...

Se é verdade que as consolas correm a maior parte dos jogos a 720p com 30f a verdade é que a maior parte dos pçs também corre esses mesmos jogos a 30f mesmo depois de todas a optimizações que levam.

Se é verdade que a 7900gt não se pode comparar a placas actuais de ultima geração na Ps3 porta-se melhor que muitas...

E atenção falo da ps3 porque é a consola que possuo tenho a certeza que a xbox360 é igual e a wii...Esquece lá isso a Nintendo até se ria deste tópico...

Adoro o meu pç mas não me comparem jogar num pç e numa consola se para muitos de nós não faz diferença o mundo não somos nós para a maior parte das pessoas jogar numa consola é relaxante enquanto que jogar num pç é stressante lol.

Apesar de ser verdade que a excepção confirma a regra dou-vos o maior exemplo disto que falo:

GTAIV quem tem duvidas que meta o disco numa consola e depois venha falar comigo...

Abraço
 
Que treta...quero uma...

Parece que vou ter que esperar para jogar zelda...so quero a wii por quasa do zelda que ha para ela...joguei na ***** e gostei bastante

Só queres a Wii para jogar Zelda? :wow:

Da maneira como o dizes parece que a Wii só tem um bom jogo... mas não é verdade. Tem vários excelentes jogos que provavelmente nem deves conhecer. Se jogasses (como fizeste com o Zelda) provavelmente dirias só quero a Wii por causa do jogo A + B + C + D, etc...

P.S.: O Zelda actual da Wii é um port da GC. Ainda há-de surgir um Zelda construído de raíz para a Wi.. :drooling:

Desculpem lá vir aqui defender a "minha donzela" mas às vezes a Wii é injustamente tratada como coitadinha. pode não ter gráficos HD mas tem excelentes jogos como as outras consolas. Tudo depende dos gostos individuais, para mim o que ela oferece actualmente é suficiente. E depois tem outros mimos que mais nenhuma dá, tipo Wiimote, WiiFit, Balance Board, Wii Motion PLus, Super Mario Galaxy :p, etc.

Daí não perder muito sono a pensar sequer quando virá uma nova geração de consolas. A que existe nunca foi tão abrangente na oferta e prova disso é o mercado de vídeo-jogos que floresce quando quase tudo o resto está em grave crise...
 
Última edição:
Só queres a Wii para jogar Zelda? :wow:


Qual o problema ?
Eu so comprei a PSP inicialmente pelo Final Fantasy 7:CC e o 1 e 2 ...
E comprei a PS3 a pensar no FF13 ..
Mas claro , com isso nao significa que nao va jogar outros grandes titulos .. !
O user apenas frizou so o facto do Zelda pq foi o unico ate a data que experimentou e ficou maravilhado , o resto vem por acrescimo assim como a mim e a muitos outros nos ! :001:
 
Última edição:
Pois...eu baseei-me nas ps2 e psp para dizer o que disse poi axo que se aplica a todas as consolas...Mas espero que não


off-topic:
Ta planeada alguma descida de preço da wii para un 150€ ou assim? queria comprar uma so que nao tenho 250€ pa gastar :(

Arranjas a 200€ nova na UK, ou 180€ usada, com wii sports + comandos na game espanhola.

200€
http://www.amazon.co.uk/Nintendo-Wi..._1?ie=UTF8&s=videogames&qid=1232857532&sr=8-1

Tópico 180€:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=380012
 
Adoro o meu pç mas não me comparem jogar num pç e numa consola se para muitos de nós não faz diferença o mundo não somos nós para a maior parte das pessoas jogar numa consola é relaxante enquanto que jogar num pç é stressante lol.


Abraço


Penso que isso não é desculpa, até porque podes ligar sempre um pc a uma tv tal como na consola, isto para não falar em portáteis...
 
Back
Topo