Pci lock em Gigabyte 939

Mr.Mike

I fold therefore I AM
Pessoal, o que se passa é que eu ao puxar um pouco o HTT do meu A64 3000+ na Gigabyte K8NS-939 (Nforce3 Ultra) consegui corromper de tal maneira o Sata (samsung) que não há maneira de este resuscitar (nem sequer deixa formatar)... :eek:
À partida só poderia ser um problema de pci lock, mas o estranho é que quando isso aconteceu, na bios estava tudo em default e no clockgen tive o cuidado de pôr o AGP a 66 (e logo o PCI a 33).
O que é que será que fiz mal? Já li que há quem diga que o Pci lock se atinge nos Agp 67...mas será isso verdade, pelo menos nesta board?
Outra questão...onde está o ldt na bios? Será que tem outro nome, é que eu não encontro nem por nada... :rolleyes:
Se eu usar um hdd IDE com o SO estarei menos susceptível a este tipo de stresses?

Cumps.
 
yep... tens k por o agp a 67 (ou outro valor diferente de 66... mas 67 é o mais proximo ;))

Isso pk se tiveres a 66mhz, ele subirá juntamente com o htt, tal como pci bus.
 
Isso tranca automáticamente o PCI a 33 e o AGP a 66?
Estive a pesquisar...será que o «LDT» é aquele valor na Bios que diz «HT frequency» (dá para pôr a 1x, 2x, 3x, 4x, ou 5x) - vem em default a 5x -.
É que quando tive o problema o HTT estava a 250 com 5x....terá sido isso que marou o disco (as voltagens estavam em stock)?
O que me admira é que com o HTT a 240 com 5x, correu o prime 95 rock solid!! Com 245, correu o superpi, e com 250 lixou catastróficamente o hdd! Será isto normal?
Cumps
 
Sim, já tive uma board dessas era assim que se fazia, mas só tranca nos sata debaixo do cpu, já mudaste?
Para teres a certeza que não é a board que te está a limitar o overclock primeiro usa o LDT=HT a 3X, depois quando souberes aquilo que queres experimenta usar um valor mais alto.
Sim nestas boards é muito facil corromper o win se o overclock não for feito como deve ser.
 
Já li em dois fóruns estrangeiros que para fazer pci lock bastava simplesmente com a board toda em default desligar isoladamente o CSS (Cpu Spread Spectrum). Vocês quando sugerem por o Agp a 67 pressupõem tb que se desligue o CSS?

PS. A minha board é a GA-K8NS-939, ou seja só tem os Sata por baixo do cpu e por cima da gráfica.
 
Então a tua board não é a ultra, a ultra é que tem 4 satas.
Sendo assim é só mesmo meteres o agp pci a 67.
O spread spectrum deve estar desactivo quando se faz OC mas não tem nada a ver com isso.
 
Obrigado a todos pelas explicações. De facto confirmo que o Pci lock só se obtém com o Agp a 67 na bios. Ontem já consegui fazer OC decente 3000+@2600mhz (Htt290).

MJRL: A minha board de facto não é a Ultra, mas o chipset é o Nforce3 Ultra.

http://tw.giga-byte.com/MotherBoard/Products/Products_GA-K8NS-939.htm

Tenho a board há 3 dias, e só tenho que dizer bem dela. Excelente qualidade de construção, bom OC, e bastante user friendly.
 
Back
Topo