PCI-SIG Announces PCI Express 3.0 Details

Romani48

Power Member
PCI Express: Now with 8 gigatransfers per second; coming to a system near you in three years

The PCI Special Interest Group, or PCI-SIG, this week announced the speeds of the latest evolution to the PCI Express specification – PCI Express 3.0, also known as PCIe 3.0. PCIe 3.0 doubles the transfer rate of PCIe 2.0, bringing overall throughput to 8 gigatransfers per second, or GT/s.

PCI-SIG is designing the PCIe 3.0 standard for increased performance, but maintain backwards compatibility with PCIe and PCIe 2.0 devices. The group managed to double throughput of the existing PCIe 2.0 standard by removing the 8b/10b-encoding scheme used and additional optimizations. The 8b/10b-encoding scheme took 20 percent overhead on the overall raw bit rate, according to the group. The PCIe 3.0 standard also includes new signaling and data integrity enhancements.

"Backwards compatibility was a strong selling point for allowing our customers to migrate their technologies to the future technology, knowing that they had the connection point of being able to plug in older adapters and new adapters into existing whichever, whether it was an old or new platform,” Chairman and President of PCI-SIG Al Yanes said in an interview. “This backwards compatibility we're maintaining with the 8GT spec.”

PCIe 3.0 remains in development and isn’t slated for finalization until 2009. The group doesn’t expect industry adoption of the upcoming standard until 2H 2010-2011 timeframe, according to Yanes. The group is unsure which companies will support the upcoming PCIe 3.0 specification, but hints there are 900 companies that are part the PCI-SIG group that push the technology.

“Graphics has been a strong proponent of PCI Express, they've always lead the charge of adopting a new generation,” Yanes said. “There's no reason to think this is any different. We certainly think graphic vendors will be a strong supporter with PCIe 3.0,” he added.

In addition to doubling the transfer speeds of PCIe 2.0, the group is actively looking at new protocol extensions for PCIe 3.0, according to Yanes. The group wants to enhance the specification with better efficiency and power management techniques through protocol extensions.

“We're also actively pursuing protocol extensions to take PCI Express efficiency and latency improvement to the next level,” he added.

Expect PCI-SIG to release the official PCIe 3.0 specification in 2009.

FONTE

Ainda nem cheiramos o 2 e já tamos a ver o fumo do 3 :D
 
fogo ...

assim nunca mais mudo de pc ... sempre a aparecer novidades ... nem dá tempo para tirar partido do que temos :-D

mas pronto ... é assim ... sempre a evoluir ;)
 
Acho que sim, continuem a evoluir de uma maneira maluca .... bem tida a hora que comprai uma consola para jogos e deixar o PC para outras coisas, se não, só se fosse mesmo rico para ter o PC actualizado para os jogos ...

Acho que este evoluir maluco só ira prejudicar os jogos no PC, que a este ritmo temos que andar todos os anos a comprar nova maquina ....
 
Acho que sim, continuem a evoluir de uma maneira maluca .... bem tida a hora que comprai uma consola para jogos e deixar o PC para outras coisas, se não, só se fosse mesmo rico para ter o PC actualizado para os jogos ...

Acho que este evoluir maluco só ira prejudicar os jogos no PC, que a este ritmo temos que andar todos os anos a comprar nova maquina ....

Tb axo consolas é k rulam nunca ficam desactualizadas é por isso k só uso a minha Sega Master System desde 1989 e jogo alex kid todos os dias.

Aliás só uso este PC para ler este forum e visitar sites sobre marionetas.

cumps.
 
Tb axo consolas é k rulam nunca ficam desactualizadas é por isso k só uso a minha Sega Master System desde 1989 e jogo alex kid todos os dias.

Aliás só uso este PC para ler este forum e visitar sites sobre marionetas.

cumps.
A mim não é a questão de elas rularem ou não, mas sim simplesmente de fui obrigado a optar por elas, também a comprei derivado a 1 jogo, se não era capaz de actualizar 1 bocado o meu PC, mas tambem me puz a pensar, quando dinheiro não gastei quando o comprei ? era a melhor MB da Asus, atravez de 1 armazenista paguei ainda 200€ com iva, já pronta para PCI-E, SLI, Sata II e afins, fora o resto, porra gastei a volta de 1400€ por 1 PC completo, que era do melhor na altura para AMD, a pouco tempo se falou no PCI-E 2.0 agora já se fala no 3.0 ? Como disse, acho que sim continuem a inundar o mercado, que quero ver a onde ira passar o gaming do PC ...
 
Isto simplesmente vai chegar a um ponto em que me não sei, não vai haver mais nada para evoluir.

Ainda nem saiu o 2.0 ja falam no 3.0 ? Isto é bom para aqueles que mudam de pc de 6 em 6 meses ou que quando sai uma coisa compram logo, nem todos são como esses. :(
 
Isto simplesmente vai chegar a um ponto em que me não sei, não vai haver mais nada para evoluir.

Ainda nem saiu o 2.0 ja falam no 3.0 ? Isto é bom para aqueles que mudam de pc de 6 em 6 meses ou que quando sai uma coisa compram logo, nem todos são como esses. :(

Bom isso é para ppl ou que é rico ou não têm nada com que fazer com o dinheiro, mas acho que vai a dar a mesma coisa que disse em primeiro lugar.
 
e quem disse que precisamos de PCI E 2 para jogar??

tanta gente ainda com AGP...

isto não é assim... muitas das coisas surgem mas so passado uns anos é que começam a ficar comum no mercado doméstico.. para que queremos buses de 32x se nem de 16x tiram partido?

isto é como aquela de comprar 8800 Ultra para jogar em ecras de 17... pff mais vale comprar uma 7900/x1950 que para já está muito bem..
 
e quem disse que precisamos de PCI E 2 para jogar??

tanta gente ainda com AGP...

isto não é assim... muitas das coisas surgem mas so passado uns anos é que começam a ficar comum no mercado doméstico.. para que queremos buses de 32x se nem de 16x tiram partido?

isto é como aquela de comprar 8800 Ultra para jogar em ecras de 17... pff mais vale comprar uma 7900/x1950 que para já está muito bem..


Nem mais, passou-se o mesmo com o AGP 1x,2x,4x e 8x e ninguem deixou de fazer nada quando se deu a passagem de um para os outros.

Cada vez mais a memoria é curta.

O PCI-e 2.0 provavelmente n vai trazer nada de novo aos jogos, a curto medio prazo, assim como nenhuma das versões do AGP trouxe.
 
Sim mas temos o caso que já a M$ anda a dizer que o DX10.1 já não é compactivel com as placas dx10 actuais, ou seja, já não se tira o aproveito total do mesmo ? Podem ver o mesmo em CLICK4U
 
Sim mas temos o caso que já a M$ anda a dizer que o DX10.1 já não é compactivel com as placas dx10 actuais, ou seja, já não se tira o aproveito total do mesmo ? Podem ver o mesmo em CLICK4U


mas é diferente.. apesar do DX10.1 surgir, ainda vais me dizer que jogos DX10 de origem existem.... pois talvez o bench da nvidia..

sinceramente o DX10 só será aproveitado quando surgir o 11...

e só o DX10 poderá vir a aproveitar a largura actual toda..

por exemplo não há quase diferenças nenhumas entre um SLI com uma board 680 e outra 650 onde na 680 o sli é feito 16x/16x e na 650 é 8x/8x

já agora isso é repost
 
eu vou passar de AGP para PCI-E 3.0 por exemplo, i.e. se passar da maneira como isto anda acho que vou continuar a usar o tatil durante mtos e bons anos ... os pc de secretária são o mercado mais complexo que existe...
 
isto só sao boas novidades. quer dizer que daqui a 3anos vamos poder comprar uma board+grafica com mto mais largura de banda e afins. nao esquecer que continua a ser compativel com os pcie anteriores, por isso só precisam de trocar de board :b
 
isto só sao boas novidades. quer dizer que daqui a 3anos vamos poder comprar uma board+grafica com mto mais largura de banda e afins. nao esquecer que continua a ser compativel com os pcie anteriores, por isso só precisam de trocar de board :b

e penso que as graficas PCI E 2 são retrocompativeis com PCI E 1..

NO AGP era esquisito porque o AGP 2 era compativel com o 1 e 3, as 1 só dão no AGP 1 e 2, as 2 dão no 1 2 e 3, as 3 só dão em 2 e 3 :p

lol
 
E para já não faz grande falta. Serão necessárias gráficas da nova geração e mesmo estas, eventualmente, só vão tirar partido em cenários de GPGPU e outras raras excepções.

Que eu conheça, não há mais nenhuma placa que tenha capacidade de saturar um interface PCIe x16 2.0
 
Back
Topo