PCIE. 2.0 vs 3.0

antoniopat

Power Member
Boas.

andei a pesquisar e n percebi qual a diferença entre estas duas normas de pcie em termós de bandwidth.
procurei no forum mas nao encontrei nada.

cumprimentos
 
A diferença entre as duas não são notórias no mercado domestico, por enquanto claro, mas são as duas normas compatíveis entre si.
 
PCI-E 3.0 oferece o dobro da bandwidth de 2.0, mas por enquanto em termos de gaming as gráficas ainda não tiram muito partido da capacidade extra... só mesmo quem utilize placas de topo PCI-E 3.0 também para trabalho de computação (CUDA, etc...) é que poderá já notar alguma vantagem.
 
Não exactamente o dobro. Pci-e 3.0 é capaz de 8GT/s vs 5GT/s per lane do 2.0.
Isto traduz-se numa ligeira vantagem de 2.0 x16 face a 3.0 x8 (16vs 15.75GB/s).
Mas na prática vai dar ao mesmo, sim.
 
Podes meter 3.0. As normas são retro-compatíveis, porque só muda a largura de banda máxima do slot. Ou seja, uma placa PCI-E 3.0 num slot 2.0 vai funcionar na mesma, mas limitada ao que esse slot dá (2.0)... nesse caso o máximo que o slot der é só o que a placa vai poder usar.
Se for ao contrário, uma placa PCI-E 2.0 num slot 3.0, a placa vai usar até 2.0, embora o slot aguente mais (3.0).
 
Uma pergunta, eu tenho uma MSI Xa-Gd55, com pci-E 2.0
Recentemente comprei uma radeon hd 7950 Vapor -X- edition. A minha dúvida é se ela estará a ser limitada pela motherboard, ou se não se notará a diferença.
 
Uma pergunta, eu tenho uma MSI Xa-Gd55, com pci-E 2.0
Recentemente comprei uma radeon hd 7950 Vapor -X- edition. A minha dúvida é se ela estará a ser limitada pela motherboard, ou se não se notará a diferença.

Não, nesse caso concreto essa gráfica é 3.0 mas é mais uma questão de marketing do que realmente uma mais valia que faça qualquer diferença notória nos jogos.
 
Não, nesse caso concreto essa gráfica é 3.0 mas é mais uma questão de marketing do que realmente uma mais valia que faça qualquer diferença notória nos jogos.

Ah que bom, estava a ver que tinha mandado €€€ sem puder utilizar todas as capacidades da gráfica.
Mesmo que faça overclocking a 1135 MHz de Core clock e 1635 MHz de memory clock, essa limitação não se verifica?

Podias-me explicar então como é que se pode saber se se trata de uma questão de marketig ou se existe alguma diferença notória nos jogos/aplicações?
 
Ah que bom, estava a ver que tinha mandado €€€ sem puder utilizar todas as capacidades da gráfica.
Mesmo que faça overclocking a 1135 MHz de Core clock e 1635 MHz de memory clock, essa limitação não se verifica?

Podias-me explicar então como é que se pode saber se se trata de uma questão de marketig ou se existe alguma diferença notória nos jogos/aplicações?

Não fará diferença.
Há artigos por aí na net que fizeram testes com várias placas e resoluções (com placas mais top end do que essa). Basicamente a 1080p não se tem vantagem, se usares resoluções mais altas (2560x1600) (incluíndo múltiplos monitores(5760x1200)) nota-se uma pequena diferença mas apenas em certos jogos concretos e é meramente residual. E estamos a falar de resoluções bem altas, com jogos com tudo no máximo, filtros AA 16X, etc... tudo a puxar ao máximo. No caso das AMD ainda se nota menos, incluindo em setups Crossfire.
Em termos de ganho de performance faz mais bem mais diferença fazeres overclock à gráfica / cpu do que a diferença de slots 2.0 vs 3.0.

Isto é válido para situações de gaming e placas actuais (incluíndo as topo de gama). É possível que as próximas gerações de gráficas tirem mais partido da maior largura de banda do 3.0, mas diferenças palpáveis deverão ser notadas apenas em resoluções mais altas e nos jogos mais pesados que houver por aí. E nesses casos fará mais diferença outros factores como a quantidade de RAM (GDDR) que a placa tiver disponível, já que a maiores resoluções, filtros e texturas, a gráfica tem que carregar mais dados para a memória.
 
Não fará diferença.
Há artigos por aí na net que fizeram testes com várias placas e resoluções (com placas mais top end do que essa). Basicamente a 1080p não se tem vantagem, se usares resoluções mais altas (2560x1600) (incluíndo múltiplos monitores(5760x1200)) nota-se uma pequena diferença mas apenas em certos jogos concretos e é meramente residual. E estamos a falar de resoluções bem altas, com jogos com tudo no máximo, filtros AA 16X, etc... tudo a puxar ao máximo. No caso das AMD ainda se nota menos, incluindo em setups Crossfire.
Em termos de ganho de performance faz mais bem mais diferença fazeres overclock à gráfica / cpu do que a diferença de slots 2.0 vs 3.0.

Isto é válido para situações de gaming e placas actuais (incluíndo as topo de gama). É possível que as próximas gerações de gráficas tirem mais partido da maior largura de banda do 3.0, mas diferenças palpáveis deverão ser notadas apenas em resoluções mais altas e nos jogos mais pesados que houver por aí. E nesses casos fará mais diferença outros factores como a quantidade de RAM (GDDR) que a placa tiver disponível, já que a maiores resoluções, filtros e texturas, a gráfica tem que carregar mais dados para a memória.

Obrigado MaxLD, foi uma excelente explicação, tanto para mim como para quem tiver dúvidas do género :D
Já percebi agora, como eu uso o meu pc a 1080p então, não terei problemas :)
Cumps
 
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