1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PCLinuxOS 2009.1

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por John Silva, 12 de Março de 2009. (Respostas: 103; Visualizações: 13802)

  1. John Silva

    John Silva Power Member

    É com grande satisfação que vejo distribuição que uso a lançar uma nova versão.
    Como alguns já devem saber, esta distribuição é uma rolling distro sendo quase inútil lançar com frequência versões cá para fora. Como a versão anterior já continha uns anos e obrigava os novos utilizadores a extensos upgrades (automáticos, claro!) sendo incómodo para pessoas que não tivessem ligações rápidas, eis que surge uma nova versão.
    Esta distribuição privilegia a estabilidade, portanto, não esperem programas em fase alpha ou beta. Quanto ao KDE 4 é opcional ( não aconselhado para quem procura estabilidade), pois ainda falta muito que fazer....
    Eis algumas características: Linux kernel 2.6.26.8, KDE 3.5.10, OpenOffice.org 3.0, Firefox 3.0.7, Thunderbird 2.0.0.14, KTorrent, Frostwire, Amarok, Flash, Java JRE, Compiz Fusion 3D etc...

    Esta distribuição é conhecida pela sua estabilidade e facilidade de adaptação para quem vem do SO Windows, não é necessário qualquer recurso ao CLI para configuração do hardware pois o seu Control Center é extremamente completo.
    É uma das distros mais populares e tem uma comunidade muito activa. Conta ainda com cerca de meia-dúzia de páginas dedicada a esta distribuição onde está incluída uma wiki bem estruturada.

    http://www.pclinuxos.com/

    Cumps.
     
  2. HaLf-LiFe

    HaLf-LiFe Power Member

    Acabei de instalar à pouco, está realmente muito boa!! Ja estava com um feeling que saisse por esses dias porque a versao gnome saiu há 2 ou 3 dias :)
    Apos alguns problemas na versao 2007 principlamente apos os big updates agora está tudo resolvido e melhor que nunca :009:
     
  3. Em Linux só conheço o ubuntu, devido a sua popularidade é que instalei. gostava de saber quais as principais diferenças entre o Ubuntu e o pclinuxOS do ponto de vista do utilizador.
     
  4. John Silva

    John Silva Power Member

    Falo por conhecimento de causa já que sou utilizador do PCLinuxOS e fui utilizador do Ubuntu e Kubuntu.
    Em primeiro lugar, o importante é usares Linux e gostar, as distribuições têm de ser vistas como "sabores" diferentes de Linux e como sabes, nem todos têm os mesmos gostos.
    Como uso o meu computador para trabalhar, privilegio a estabilidade, e como tal, esta distro é mais estável do que Ubuntu já que essa distribuição é mais bleeding edge. O facto do PCLOS ser uma rolling ditro e dispensar as instalações constantes, é mais um ponto forte a seu favor, ou seja, as actualizações das versões são feitas calmamente através do Synaptic sem grandes preocupações. Além disso, sabes que o que contém nos repositórios da distribuição são programas estáveis e testados antes de lá serem colocados para evitar bugs, assim ficas descansado quanto à estabilidade do teu SO.
    Tem, no meu ponto-de-vista, um melhor painel de controlo do Hardware, o PCC, que evita assim qualquer recurso ao CLI como é mais habitual no Ubuntu.
    A comunidade poderá não ser tão grande como a do Ubuntu, mas esta distribuição é uma das mais populares onde só nas primeiras 8 horas foram feitos 700.000 downloads ! Além disso, existem muitas páginas dedicadas a esta distribuição onde inclui um fórum muito activo, uma wiki bastante completa, uma página dedicada ao desenvolvimento de wallpapers, icons etc.., uma página com uma base de dados de hardware e uma enorme variedade de PCLinux OS que contêm o Gnome, Xfce, etc...

    Também sou adepto do KDE e o Kubuntu é bastante fraquinho se compararmos com esta distro...Mas como disse, é tudo uma questão de gostos pessoais.
    Ubuntu é uma boa distro mas mediante as minhas exigências, não é a mais correcta para mim.

    Caso não usasse PCLinux OS, a minha escolha como SO para o meu computador de trabalho cairia sempre numa distro que me garantisse estabilidade, ser uma rolling distro, ter o KDE (estável), ter um método de instalação de software eficiente ( tal como o Synaptic), ter um bom painel de controle ( tipo PCC ).
     
    Última edição: 12 de Março de 2009
  5. Underground909

    Underground909 Power Member

    Uma distro muito apreciada pela sua facilidade de utilização, que levou muitos newbies ao Linux e nos seus tempos de glória chegou a estar em #1 no ranking do distrowatch. Ao contrário de outras distros esta não tem nenhuma empresa ou fundação por trás, e algumas vicissitudes levaram a que infelizmente o projecto perdesse vapor e este último release tenha demorado bastante tempo. A ver se experimento.

    Alguma características desta distro:

    - rolling release (que eu saiba, das poucas além de Arch a usar este esquema)
    - package management: APT-rpm e Synaptic
    - tem fama de privilegiar a estabilidade dos pacotes, em detrimento de releases rápidos das versões mais recentes
    - tem menos software disponível que muita da concorrência devido em parte à razão anterior
    - baseada em KDE (3.5.10 pela estabilidade, espera-se que KDE4 fique disponível como opção)
    - configuração user-friendly com ferramentas derivadas do Mandriva (Mandriva Control Center, para quem conhece)

    E mais algumas coisas de que provavelmente me esqueci...

    Em suma eu diria (mesmo antes de experimentar a nova versão): para quem quer ter disponíveis todos e mesmo todos os programas possíveis e só admite correr as versões mais recentes logo que estes saem da forja, para quem tem gosto por andar a experimentar e instalar e reinstalar distros, esta distro pode não dizer muito. Para quem quer algo simples de usar, fique satisfeito com o que tem disponível (e que para a maioria deve ser mais do que suficiente), e só quer que aquilo simplesmente funcione sem ter de andar com coisas, esta será possivelmente uma distro para manter no disco durante longos anos.

    Edit: Ah o John Silva antecipou-se e tocou num ponto também importante, a comunidade não é tão grande como a de Ubuntu, não vais deixar de ter ajuda se fores aos fóruns, simplesmente não há nenhum hype tão grande como o de Ubuntu (esta distro não tem o departamento de marketing como têm a Canonical, a Mandriva ou a Red Hat, aliás não tem departamento de marketing nenhum) e não existem os biliões de páginas que há por aí espalhadas de Ubuntu em todas as línguas e mais alguma... mas também diga-se que esses biliões de páginas muitas vezes são os das tais "receitas" onde falta muita qualidade. (Lá está, quantidade não é qualidade)
     
    Última edição: 12 de Março de 2009
  6. bows

    bows Power Member

    Boas no site distro tem 2 versoes... qual aconselham ? Abraço... tb gosto mt desta distro :)
     
  7. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    De facto o PCLinuxOS é uma excelente distro, apesar de não a usar, já tive a oportunidade de a testar há uns tempo atrás e fiquei agradavelmente surpreendido, na altura só não fiquei com ela devido ao DE padrão ser o KDE e a versão com gnome não estar ainda muito madura, no entanto penso que as coisas mudaram, pelo que quando tiver tempo devo testa-la novamente.
     
  8. Underground909

    Underground909 Power Member

    Penso que a versão Gnome é um community remaster... há vários remasters mas esses são projectos paralelos com estatuto "não-oficial"

    Uma das características do PCLinuxOS que ajuda à sua simplicidade é que há uma versão e um repositório.

    Por ser rolling release, quem tiver instalado a versão 2007 e tiver vindo a aplicar todos os upgrades desde então até agora, não precisa de fazer rigorosamente mais nada pois já está na posse da versão mais recente. Penso que o correcto seria dizer que existe uma versão única, e vão saindo ISOs actualizados.

    Também existe oficialmente o MiniMe que é uma instalação "barebones", é o mesmo que o PCLinuxOS "normal" mas apenas com uma base mínima que permite ao utilizador instalar através do Synaptic todo o software adicional (caso não esteja interessado em instalar a selecção habitual que vem com o PCLinuxOS)
     
  9. John Silva

    John Silva Power Member

    Existe a versão KDE e Gnome disponíveis , a versão é a 2009.1.
    http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1 --> O primeiro link tem vários servidores com a versão KDE
    http://linuxgator.org/home/index.html --> versão Gnome
    A versão MiniME ainda é a versão 2008, mas como aqui já foi dito, basta fazer um update para actualizá-la.
    Uma das ferramentas de excelência que esta distro contém é o "Make LivedCD" e o "Make LiveUSB", permite fazermos o nosso próprio remaster, ou seja, instalamos o SO, instalamos os programas que queremos, desinstalamos os que não queremos, modificamos os temas a nosso gosto e depois gravamos um CD. Da próxima vez que instalarmos o SO, temos tudo conforme os nossos gostos com apenas alguns "cliques"...

    Uma coisa importante que não mencionei, esta é uma distribuição bem rápida e "amiga" de computadores mais modestos. Está muito bem optimizada.
     
  10. Xarpas

    Xarpas To fold or to FOLD?

    Boas noticias!!
    vou experimentar ;)
     
  11. InforMed

    InforMed Power Member

    Eu gostava de experimentar mas com KDE 4.2.1... como ainda não posso vou aguardar!
     
  12. HaLf-LiFe

    HaLf-LiFe Power Member

    Tou com um problema, o meu portatil faz imenso barulho com essa distro parece que as fans não param...apesar de ter ligado o ACPI e ter activado CPU throttling e performance profiles(escolhi ondemand) o problema mantém-se. Alguém com o mesmo problema ?
     
  13. John Silva

    John Silva Power Member

    Infelizmente não te posso ajudar porque a minha distro está instalada num desktop.
    Passa pelo fórum da distro e faz uma pesquisa, pode ser que a solução esteja disponível.
     
  14. bows

    bows Power Member

    Excelente esta Distro detectou logo tudo... e ja tem tds codecs basicamente :)

    Isto requer alguma configuraçao ou é instalar e ja esta ? é q n estou mt dentro do mundo linux... como faço os updates ? é q ainda n consegui, n ubuntu era automatico... e como procuro software ?

    A nivel de som é q é um pouco " rouco " lol ...

    Abraço.
     
  15. Underground909

    Underground909 Power Member

    bows, os updates não são automáticos mas são muito simples, de vez em quando vais ao Synaptic e clicas "Reload", "Mark All Upgrades" e "Apply" e já está.

    Procurar e instalar software é sempre no Synaptic, é muito simples de utilizar. Não te esqueças de fazer sempre "Reload" para ele actualizar o índice do que tem no repositório.

    Quanto ao teu problema do som espero que o consigas resolver... experimenta uma busca no fórum.
     
  16. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    lembrome de texperimentar isto ha unsanos no meu portatil e era mt bom... como esta' o gnome disto ?

    os pacotes sao por synaptic e sao *.deb ? ou rpm's ? n gosto nada dos gestores d pacotes baseados em rpm sao mta lentos...

    como esta' o gnome nisto ? apesar de primar pela estabilidade podemos adicionar repositorios adicionais nao ? para instalar gdesklets, emesene, e coisas assim nao ?

    thanks
     
  17. tangram

    tangram Power Member

    Usa rpm, usando o apt-get como gestor de pacotes.

    A versão com gnome é desenvolvida por outra equipa em http://linuxgator.org/home/index.html.

    Usei-a à cerca de 2 anos durante um bom pedaço e gostei muito. Acho-a a melhor distro KDE, é rápida, tem uma boa selecção de pacotes, o apt com rpm funciona, é uma rolling-distro e é exemplar a reconhecer hardware. E felizmente que escolheram o KDE 3.5.10.

    Já sacei esta nova versão e provavelmente vou colocá-la no portátil da minha mulher.
     
  18. bows

    bows Power Member

    Tenho o amule mas n consigo ver os files ocultos como faço ?
     
  19. John Silva

    John Silva Power Member

    Porque é que queres ver ficheiros ocultos ?
    Não é muito diferente do Windows, abres a dir que desejas e depois vais ao View e seleccionas a opção Show hidden files.
    Através do CLI é simples $ ls -la
     
  20. SWEDISH

    SWEDISH Power Member

    estou a sacar para instalar numa máquina virtual e brincar um bocadinho :)
     

Partilhar esta Página