PCLinuxOS 2009.1

Isso é uma matéria de discussão no fórum e quem desenvolve esta distribuição achou melhor para já não desenvolver para 64bits, segundo eles, não encontraram por enquanto uma vantagem clara para que justificasse tal coisa.
É discutível, mas tem alguma razão de ser já que esta distribuição premeia a estabilidade e como quem desenvolve a distro é por enquanto uma equipa pequena, não estão interessados em dispersar esforços.
Além disso, há questões de estabilidade que eles não abdicam e voltaríamos ao pormenor que falei no parágrafo anterior.
Não te esqueças que esta distribuição está muito bem optimizada sendo uma das mais rápidas que andam por aí....
 
errr caguem nisso...

lol

instalei aquilo agora e realmente, Gnome e' suepr simples... achei isto mt "cluttered".

mas realmente bom e' pq reconhece tudo a' primeira, incrivel
 
Gostava de experimentar esta versão, porque segundo li é muito estável. O problema é que não sei se em comparação com o Ubuntu tem tanto software disponível, ou suporte.
 
Não ha nada como testar...E eu quero testar.....está em KDE, portanto nao sei se irá agradar, tanto, começo a ficar habituado ao Gnome do Mint.....
Mas interessa me algo estavel e com o Mint nao tenho tido muita estabilidade ultimamente....
 
errr caguem nisso... boa

não sei se em comparação com o Ubuntu

corres o live cd e já ficas a saber... ou, qual é o software de que precisas?

habituado ao Gnome do Mint....
.
com o pclinuxos passas a ter estabilidade... seja kde... ou gnome
 
errr caguem nisso... boa

não sei se em comparação com o Ubuntu

corres o live cd e já ficas a saber... ou, qual é o software de que precisas?

habituado ao Gnome do Mint....
.
com o pclinuxos passas a ter estabilidade... seja kde... ou gnome

eu disse caguem nisso nao ao pessoal... disse ao de eu instalar e ficar com o PCLinux... dizme sff, tu q tens banner do PCLinux, Gnome como e' que esta' ? e' que ja estou mt habituado e sinceramente...

Qual e' o comando do terminal que me permite ter gnome? Thanks
 
PCLinuxOS com futuro comprometido, e nasce Unity

O futuro do PCLinuxOS parece estar comprometido. De acordo com as noticias de hoje da DistroWatch, uma boa parte da equipa de desenvolvimento, após dissidencias internas, abandonou o projecto e está agora a dedicar-se a uma nova distribuição: Unity Linux.

Developers quit PCLinuxOS to start Unity Linux

Internal issues have rocked the world of PCLinuxOS, with numerous developers quitting the project. The issues appear to have started when project lead, Bill Reynolds (Texstar), took a year-long break from running the distribution and left the distro's primary system administrator, Solis, in charge. Without input from the project founder, development of PCLinuxOS 2009 by the community continued but just before release, Solis halted it so that Reynolds could overview it. The release was then delayed two weeks while it was finalised. It appears that many developers were not happy with the way this was handled and have consequently left the project.

Writing on her blog, Solis explains: "He [Reynolds] left me in charge of his 'baby' while he was on hiatus... The only problem was the 'boys'. They didn't realize the trust that the big jefe had placed in me as he handed me the keys to his 'Kingdom'. He not only handed over all the keys, but made me admin over all he had. Why couldn't they just accept his trust in me, instead of going 'behind closed doors' to plan what direction they were headed in next? It all boiled down to me stopping the release of this year's offering until 'the man' had a chance to look it over. He wasn't totally happy, and it took almost two weeks to get it in suitable shape for release. In the meantime they stomped out the door, and took a lot of people with them based on lies." The project has now started the task of "opening up to the community whereas before everything was done or controlled by a small group. Tasks are being divided up into sections, and teams are being assembled so this very thing cannot happen again (hopefully)," writes Solis.

JMiahMan, admin of the PCLinuxOS hardware database and developer of EeePCLinuxOS, voiced his dismay at the announcement: "Not hearing from Texstar for more than a year, development [by the community] continued, then the moment before release passwords were changed on servers and suddenly Texstar is back and now not only halting the release, but saying all the hard work the community did for a year wasn't good enough. That's leadership suicide." More information is sure to come to light as former developers switch to other projects.

* * * * *

The issues within PCLinuxOS have rippled across other distributions which are derived from it. TinyMe, a PCLinuxOS based distribution for older hardware, has decided to break away from the their parent distro due to irreconcilable differences: "I and many others who have packaged and/or developed for PCLinuxOS are leaving the dev team due to disagreement with individuals within it. This action was taken with no ill will intended toward PCLinuxOS and Texstar. A compromise was attempted but not achieved. I'd like to thank all the PCLinuxOS community members for their support and all TinyMe community members for their constant enthusiasm, supportive comments, and continued support/use of the distribution." According to project lead, KDulcimer, the next release will not use the official PCLinuxOS repositories and, as such, an upgrade from previous versions may not be possible. As yet it is unclear whether the project will base itself off another existing distribution, or build their own base from scratch. Either way, the project aims to continue on developing: "As it is now, TinyMe will continue development with even more vigor than in past releases," writes KDulcimer. Other derivatives which are expected to re-base and leave PCLinuxOS are, EeePCLinuxOS, Granular, PCe17OS, PCFluxboxOS, Producer Edition (previously PELinuxOS) and Tinyflux.

In related news, Derrick Devine, former administrator of the community project site MyPCLinuxOS, recently handed over control of the project and announced work on a new Linux distribution, called Unity, with many of the other former PCLinuxOS developers: "What it will be is a new Linux distribution that takes an incremental approach to desktop Linux. It will provide a central core and use the mklivecd scripts that PCLinuxOS uses and it will provide a base from which to build just about any desktop you want out there." Currently the distro is being developed behind closed doors, but more information should come to light soon. Either way, it is clear that no animosity exists on the side of former PCLinuxOS developers, who remain grateful to the distribution for everything they have been able to achieve over the years. Derrick continues: "You won't hear us say anything bad about PCLinuxOS, its leadership, or the direction it is going. We are very proud to have been members of the PCLinuxOS community... some of us for almost six years. Nothing can take away our gratitude."
 
Não é nada de novo, já vi acontecer coisas destas durante anos e anos em relação a outras distribuições onde umas acabaram por desaparecer e outras que ficaram reforçadas.

Gosto muito desta distribuição embora saiba perfeitamente que a sua estrutura é um pouco frágil apesar da sua comunidade ser muito forte. Infelizmente o Textar não quer largar a mão do seu "bebé" e repartir as responsabilidades, desta forma, cria por vezes situações deste género.
A vida continua e o PCLinux OS também, pois se uns saem, outros irão entrar.
 
errr caguem nisso... boa

não sei se em comparação com o Ubuntu

corres o live cd e já ficas a saber... ou, qual é o software de que precisas?

habituado ao Gnome do Mint....
.
com o pclinuxos passas a ter estabilidade... seja kde... ou gnome

Vou testar com o live CD, se gostar passa a distro principal! Ainda ando naquela fase de descobrir o que mais me agrada. Eu acima de tudo queria estabilidade, mas também gostava de um repositório agradável, ou o facto de poder compilar no meu PC se tiver o código fonte resolve isso? Acho que já estou a fugir para as dúvidas...:p
 
Vou testar com o live CD, se gostar passa a distro principal! Ainda ando naquela fase de descobrir o que mais me agrada. Eu acima de tudo queria estabilidade, mas também gostava de um repositório agradável, ou o facto de poder compilar no meu PC se tiver o código fonte resolve isso? Acho que já estou a fugir para as dúvidas...:p
Estabilidade não é sinónimo de um repositório bem recheado com acontece com algumas distribuições! Só lá estão os programas que garantem a estabilidade do sistema. Se quiseres acrescentar algo mais fora dos repositórios, é altamente desaconselhável pois não te garantem que funcione correctamente e é por isso mesmo que lá não estão.
No PCLinuxOS existem repositórios de testes mas que são para pessoas que se dedicam .... aos testes ! :D Desta forma filtram os programas que estão em condições de ir para o repositório principal e reportam os bugs que vão encontrando. A comunidade desta distro é muito activa e o número de programas disponíveis aumenta de mês para mês mas tens de ter em conta que esta distro é uma distro estável e põem a estabilidade acima de tudo.
Independentemente desse pormenor, o repositório conta com uma longa lista de programas e até agora não senti a falta de algum que estivesse numa outra distro...

Se quiseres ajustar o PCLinuxOS ao teu gosto, podes instalá-lo,colocas os programas que desejas e retiras aqueles não vais usar, e depois usa o programa LiveCD para gravar o SO à tua medida. Depois dessa operação sempre que o instalares estará exactamente como pretendes.

Se desejares algo radicalmente à medida mas bem mais trabalhoso sempre tens o Slackware, Gentoo, Arch... mas aí conta com longas horas de trabalho...
 
Já existe tópico de dúvidas para esta distro? É que se não houver eu crio uma, já que pode ser a distro que me irá trazer de volta ao pinguim! Fiz o que o John Silva disse, e do que pude testar no Live CD está mais do que aprovado, só tenho umas dúvidas em relação ao software que poderei vir a usar.
 
Boas pessoal!

Gostava saber se esta distro está disponivel em pt-pt.
Tal como aqui já foi dito, de raiz não.
Existe um projecto de tradução desta distro que engloba uma enorme quantidade de línguas e dialectos mas por enquanto a instalação terá de ser feita à parte tal como está descrito no fórum desta distro.
O processo é simples mas se tiveres dúvidas é só dizer !
 
Mais uma que tendo de testar quando comprar um portátil.. Consideram esta uma boa distribuição para começar ?
Há tantas que estou em dúvida em qual escolher. Não é preciso que seja fácil/user-friendly, quero que seja estável e que reconheça todo o meu hardware ou em parte se tal não for possível. E começar a modificar ? Alguém já começou ? É que quero aprender Linux para isso mesmo.. começar a aprender a modificar distribuições para estarem ao meu estilo :)
 
Back
Topo