PCLinuxOS [Dúvidas]

VuDu

Power Member
Boas, como esta era provavelmente a única distro de "topo" sem tópico, aqui fica um. ;)

Como nos últimos mesmes esta distro consegui ultrapassar o Ubuntu no Pages Hit Ranking da distrowatch decidi experimentar.

Antes de a instalar, aindei a passear no site deles e não fiquei contente com algumas coisas.
O site tem poucas linguas,
O forum parece de uma distro "pobrezinha", com poucos users e relativamente poucos posts.
Depois há a "PCLinuxOS Magazine" que na sua última edição decidiu incluir uma "pérola". 8|
Deixo o link a quem quiser ler http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/page02.html e deixo também a minha opinião: jogadas de baixo nivel como esta são perfeitamente dispensaveis.

Seja como for, lá decidi experimentar. Instalou o KDE, poucas/quase nenhuma personalização da instalação, mas nisto quase nenhuma se preocupa, à excepção do Fedora. :'(

Ainda estou a experimentar, mas para já parece-me bem fluida, pelo menos mais fluida que o Debian com gnome que tinha anteriormente. Seja a abrir aplicações, menus ou a fechar, tudo parece bastante fluido. Acho que se deve principalmente ao KDE. Eu ainda não atinei com o KDE e estou a ver se me ambiente para daqui a uns tempos testar o 4 a serio.

De resto parece tudo normal para uma distro, detectou o que o resto das distros detectam (nisto não há nenhuma truque na manga).
Em relação ao software, vem cheio dele... completamente atulhado. Fora a quantidade enorme de Ktralha ainda trás mais uma carrada de software extra, ou seja, excelente para novos users e um NOOOT para os mais avançados.

Um pequeno promenor, inicialmente optei por não fazer um update à distro e precisei de instalar pacotes wxwidgets que mexeram em termos de dependencias com pacotes gtk, ou seja, tudo o que fosse aplicação gtk não arrancavam. Pesquisei um pouco e no forum da distro a ajuda era inutil (pudera com um forum tão pequeno), pesquisei no google e foi logo atirado para o ubuntuforums onde alguém cheio de boas intenções perguntava se o autor de tal erro não tinha andando a fazer asneiras manualmente, porque aquele não era nada normal em distros com bom sistema de gestão de pacotes... ou seja, fiquei surpreendido por ter provocado um erro destes aos instalar um simples pacote.
A ideia com que fiquei foi que alguma dependencia não foi devidamente estabelecida e deviam de andar pacotes recentes a chocar com outros antigos, ou seja, nada quem um update completo não resolvesse... e resolveu mesmo. :)

Bem, no meio disto tudo ainda estou a tentar atinar com o KDE, que parece ter um grande potencial mas que ainda o não consegui "apanhar". Outra cena que me incomoda é o facto do processador estar sempre a ser devorado. O kicker e o arts e outros que estão constamente a devorar o bixo mesmo em idle. :(

Concluindo a distro parece ser boa, mas a comunidade por trás parece muito pequena e com atitudes destas também não parece ter um futuro muito bom. Bem melhor do que um Page Hit Ranking, é o tamanho do forum para avaliar a grandeza da comunidade e neste caso esta distro está claramente à frente. E julgando por atitudes como a da revista, algumas das pessoas dessas comunidade não parecem muito satisfeitas com isso. Não fiquei minimamente agradado por ler a historia da distro e perceber as claras tentativas de imitar o windows e ao mesmo tempo deitar outras distros abaixo.
Parece uma distro que se preocupa mais em roubar ao vizinho do que semear sementes para colher os seus proprios frutos.
Como distro em si, não vejo o que puderá ter de especial, comparado com o Ubuntu, ou o Kubuntu, são todas boas distros.

Quem usou ou quem está a usar, que aproveite para deixar opiniões ou questões. ;)
 
Eu ja tentei mas n consigo entrar, acontece me o mm q no gentoo linux, inicio, ele arranca td bem qd vai para entrar da me um erro x server... penso q tenha a ver com a placa grafica é uma ati radeon x1600 existe uma maneira para desactivar alguem me pode ajudar ? e dps configurar posteriormente.
 
Eu ja tentei mas n consigo entrar, acontece me o mm q no gentoo linux, inicio, ele arranca td bem qd vai para entrar da me um erro x server... penso q tenha a ver com a placa grafica é uma ati radeon x1600 existe uma maneira para desactivar alguem me pode ajudar ? e dps configurar posteriormente.
A mim aconteceu-me o mesmo...
Por cá tenho uma Mobility HD2600.

Se alguém souber como dar a volta isso agradecia, pois de Linux não pesco grande coisa...
 
Hum, faço o boot cd, ele vai dando ok ok ok.... por ai fora, dps chega a uma parte e da um erro qq x server. E pede para desactivar manualmente para dps vir a configurar posteriormente, mas eu n consigo mm :(
 
já expermentaste as várias opções de boot? vesa? safeboot? uma delas deveria resultar...
se nenhuma destas alternativas funcionar podes tentar encontrar mais soluções aqui ou aqui....
 
Se alguem me ajudasse a colocar o modem usb huawei e220 a funcionar n pclinuxos é q era :) o site em cima da para ubuntu etc, ng sabe qual a versao para pclinuxos ? Cumps
 
fazes o download de huawei.tar.bz2
e depois segues as instruções que estão no quadro azul do lado esquerdo...
entretanto e segundo diz o autor, se tiveres o kernel mais recente não precisas de instalar nada. portanto, podes optar por actualizar o kernel usando o synaptic
 
o outro q se encontra em baixo n interessa para nada certo ? saco so esse mm ne ? pois mas para actualizar preciso d ligaçao a net, e é essa a dificuldade :(
 
Boas people. Já tenho o PcLinuxOs instalado no meu portatil a bombar fusion com uma IGP345M LOL estou adorar td mt simples mesmo. Mas agora estou com problemas a instalar no meu computador, alem do live cd não detectar a placa de som da board não consigo instalar no meu disco pq não detecta o raid0. Alguem me pode dizer o que fazer para instalar através do livecd num sistema raid0? Já agora alguem tem problemas de som numa p35c-ds3r (realtek hd Audio AL889A).
 
PCLinuxOS Distro Original 2007

Boas pessoal, por acaso alguem tenha ai uma distro original do PCLinuxOS, que possam dispensar !

Cumpr.
Nikkopolis
 
Alguem sabe como ponho a net no pclinuxos minime 2008??

Tenho um router, no pclinuxos 2007 dava na boa agora no minime nem perguntou nada da ligação à net.

Cumps,
rkixa
 
Back
Topo