PCLinuxOS [Dúvidas]

como uso tudo em inglês não tenho esse problema.... :-)
não tenho experiência com o pclinuxos gnome mas já instalei algumas dezenas de pclinuxos 2007 em português.... e todo o sistema está (na totalidade) em português....

se estás à vontade com o inglês, escolhe esse caminho!
e parabéns pela escolha!
 
Tenho cá uma sorte...logo que encontrei uma distro (Minime) em foi quase "amor à primeira vista", não me reconhece a placa ethernet e não tenho ligação à internet. Postei o problema aqui:
http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_smf&Itemid=26&topic=45659.0


Mas pronto, hei de resolver o problema, ou a bem ou a mal (comprar uma placa de rede nova), pois porque gostei bastante do que vi e do conceito de ser eu próprio a moldar o sistema práticamente a partir do zero.
 
tens a certeza de que a placa não é reconhecida?
muda a placa para outro slot (não te esqueças de ter activado o harddrake no control center para que ele reconheça o "novo" hardware depois do arranque....
já usaste as "utilities" para configurara a tua ligação?
já instalei pclinuxos em dezenas de desk/laptops e ainda não tive problemas com nenhuma realtek....
sorte, talvez...
 
A "placa" é onboard. E sim, não é reconhecida pois ao tentar configurar no Internet Setup (nas utilities) ou indo pelo control center às networks, avisa-me que não tenho dispositivos ethernet. Não deve ser problema de hardware porque no XP (de onde tou a postar agora), não tenho problemas nenhuns. E já tive instalado o Ubuntu 7.10 e Fedora 8 e não tive igualmente problemas.
 
e no pccc, hardware, também não aparece?
se aparecer, usa o configurador de drivers... que está no fundo da página...
alternativamente, testa com o pclinuxos....
 
Não aparece, e experimentei à pouco com o PCLinuxOS 2007 e é igual, diz que não encontra dispositivos ethernet. Problema de hardware não me parece que seja, porque funciona lindamente seja com o XP, Ubuntu ou Fedora (foram os SO que já tive neste pc) :(
 
presumo que tens um pc muito recente...
sendo esse o caso só tens de actualizar o kernel para teres a placa reconhecida....
no forum do pclinuxos há instruções de como o fazer...
 
Uma chamada de atenção em relação ao repositórios desta distro ! Só usar um servidor.
Qualquer dúvida que haja coloquem aqui ... aproveitei para fazer um up a este tópico.
 
A nível de programas de edição de vídeo esta distro tem alguns "nativos"?? Eu andei a ver estes:

LiVES
Kino
avidemux
Cinelerra

Conhecem ou usam algum melhor? Tem de suportar várias "layers", sobreposição de voz e alguns efeitos de texto e video, algo à semelhança do Pinnacle Studio 12 Ultimate que é o que uso.


Os programas que correm por Wine podem afectar a estabilidade deste SO? É que poderei ter a necessidade de correr alguns programas como o FeedDemon.
Desculpem tanta dúvida, mas gostava de usar o Linux mais a sério, pois sempre gostei dele!
Desde já o meu obrigado.
 
Penso que o Kino não suporta layers múltiplos, mas tem alguns efeitos de transição. Não sou muito experiente nesta área...

E acho que o Wine não afecta a estabilidade do SO, pode é o software que correres no Wine não ser tão estável como no Windows.
 
Penso que o Kino não suporta layers múltiplos, mas tem alguns efeitos de transição. Não sou muito experiente nesta área...

E acho que o Wine não afecta a estabilidade do SO, pode é o software que correres no Wine não ser tão estável como no Windows.

Obrigado pelas respostas.:)
Existe alguma forma de saber se o cinelerra está disponivel nos repositórios da distro? É que ainda não tive a oportunidade de formatar a máquina e instalar tudo direitinho.
 
Obrigado, se for tão bom como dizem, este fim de semana instalo esta pérola, só espero que não dê problemas.:D
Problemas nunca me deu e corre ás mil maravilhas mas temos que ter a consciência que cada caso é um caso. Esta distro é uma das que melhor detecta o hardware e é do género "set and forget" fazendo com que o utilizador se preocupe apenas com a produtividade em si e não com os tweaks ao SO.
 
Hoje tentei experimentar essa distro e tive um problema:

Inseri o CD da distro, instalei, criando as 3 partições, /, /home e a do SWAP. O programa instalou tudo direitinho, chegou à parte de escolhe o gestor de BOOT, optei pelo GRUB que era o que tinha no Ubuntu, detectou a instalação do Windows e tudo. Reinicio o PC e salta a parte da escolha de SO, nem deu tempo para a ver....entrou logo no Vista.

O que fiz de errado?
 
Hoje tentei experimentar essa distro e tive um problema:

Inseri o CD da distro, instalei, criando as 3 partições, /, /home e a do SWAP. O programa instalou tudo direitinho, chegou à parte de escolhe o gestor de BOOT, optei pelo GRUB que era o que tinha no Ubuntu, detectou a instalação do Windows e tudo. Reinicio o PC e salta a parte da escolha de SO, nem deu tempo para a ver....entrou logo no Vista.

O que fiz de errado?
Provavelmente mexeste sem querer no tempo que ele demora no Grub já que isso é configurável....
Para entrares no PCLinux OS e configurar o tempo, inicia com o LiveCD, edita o /boot/grub/menu.lst e altera a ordem do SO ( não te enganes !:D). Obviamente que o menu.lst que me refiro é o que está no disco...
Faz reboot.
Depois no PCLinux OS que tens instalado no disco, vais ao PCC e tens lá uma opção de arranque onde podes definir o tempo do Grub.
 
Provavelmente mexeste sem querer no tempo que ele demora no Grub já que isso é configurável....
Para entrares no PCLinux OS e configurar o tempo, inicia com o LiveCD, edita o /boot/grub/menu.lst e altera a ordem do SO ( não te enganes !:D). Obviamente que o menu.lst que me refiro é o que está no disco...
Faz reboot.
Depois no PCLinux OS que tens instalado no disco, vais ao PCC e tens lá uma opção de arranque onde podes definir o tempo do Grub.

Linux em primeiro sempre:001:

Nas configurações, eu deixei em 10 segundos, por isso é que achei estranho. Mas vou fazer o que disseste. Obrigado!
 
Nas configurações ele pergunta onde queres instalar o grub, deve ser na MBR do disco de arranque (e não numa partição), talvez tenhas escolhido aí a opção errada.
 
Nas configurações ele pergunta onde queres instalar o grub, deve ser na MBR do disco de arranque (e não numa partição), talvez tenhas escolhido aí a opção errada.

Mmm.... Eu optei por instalar no sda5, que é uma partição (/). Eu uso dois discos separados, num tenho o Linux, noutro o Windows, em qual deles coloco o GRUB? Se colocar no do Linux ele detecta a instalação do Windows?
 
Mmm.... Eu optei por instalar no sda5, que é uma partição (/). Eu uso dois discos separados, num tenho o Linux, noutro o Windows, em qual deles coloco o GRUB? Se colocar no do Linux ele detecta a instalação do Windows?

Está explicado. Tens de instalar o GRUB em /dev/sda (supondo que esse é o disco pelo qual o sistema arranca). Quanto à instalação do Windows, deverá ser detectada aquando da instalação do GRUB, sendo criada uma entrada no menu (podes confirmar isso). Depois é só escolher essa opção no menu para arrancar o Windows.
 
Back
Topo