1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PclinuxOS num Acer 4310

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luigi24, 15 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1136)

1. luigi24

luigi24 Power Member

viva.

Depois de tentar vários distros, tenho andado com o PCLinuxOS. Tudo fino no desktop, funciona tudo certinho "out of the box". O problema é com o portátil. Um Acer 4310 que comprei há pouco tempo por uma pechincha e me tem servido que nem ginjas.

Quando selecciono a opção LiveCd (ou qlq outra), fica a barra progresso no ecrã "Loading Linux Kernel 100%" mas não passa daí. Com o Ubuntu acontece o mesmo.

Será do processador? Um Celeron M530. Não dá para editar qlq coisa para pelo menos iniciar em Livecd?
    Ja tentei a parte do acpi=off mas népia.

Mais baralhado ainda fiquei quando descubri que nalguns países o mesmo PC é vendido com o Linux. Mas não descobri ninguem com o mesmo problema.

Ideias?

Thanks.

2. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

E que distros tras ele nesses países? Se fosse a ti começava por aí...

3. luigi24

luigi24 Power Member

ubuntu. o tal que também não boota neste.

4. c3l5o

E é precisamente a mesma versão que estás a usar? Isso é muito esquisito, na BIOS tens os discos em AHCI?

5. luigi24

luigi24 Power Member

veirfiquei. na bios estão em ahci. fónix! que raio!
    o facto de nem o pclinux nem o ubuntu iniciarem significa qualquer coisa. só preciso de descobrir qual é o hardware que não. Se arrancou até ao menu, o processador não deve ser o problema, grafica também não. O prob deve ser mesmo o disco. Sei que é um hitachi HTS541680J9SA00... como se isto me fosse dizer alguma coisa... não dá para editar o kernel?

6. luikki

luikki Power Member

que sistema operativo tens instalado no tátil? vista? se é esse o caso formata-o com software de terceiros....
    quando bootas com o live cd - e acreditando que já escolheste todas as opções, especialmente vesa e safe boot - antes do arranque clica em f3 e escolhe uma resolução superior. depois escolhe safe boot e faz enter...
    volta cá para contar o que acontece...
    tens ainda outra opção que é experimentares com a versão minimalista do pclinuxos: o minime 2008....

7. luigi24

luigi24 Power Member

O portatil vinha com o vista de facto, mas mal o comprei instalei logo um xp.
    Posso experimentar formatá-lo com o fedora e depois tentar correr o pclinux, mas ia fazer aquilo que queria evitar com o pclinux: filmes! a volta que isso já ía dar.
    Descobri que o Mandriva corre. Parece-me que é o único que suporta este disco.
    Agora, deve haver uma maneira de adicionar esse suporte ao PClinux.

8. c3l5o

Epá o problema não pode ser o disco.. É normal que o Mandriva corra, sendo dos mais recentes é com certeza o que tem o kernel mais recente de todos os livecd's que experimentaste :)

9. luigi24

luigi24 Power Member

era isso que eu queria ouvir! A versão que tenho é o 2007. Vou tentar a versão Gnome-2.21.2.
    Sei que dá para criar um cd de instalação personalizado. Tendo em conta que o posso fazer no desktop, dá para criar uma instalação com um kernel mais recente partindo da versão que tenho (2007)?

10. c3l5o

Penso que o Mandriva 2008 já anda por aí... Se querias mais recente... Tinhas de ter esse!

11. luikki

luikki Power Member

podes fazer uma nova instalação no desktop, actualizas o kernel e fazes um remaster...
    ou podes usar a tua actual instalaçáo do desktop e fazer um remaster a partir daí.... tens aqui instruções detalhadas....
    entretanto e se tens a certeza de ter esgotado as opções de boot que te indiquei antes, confirma que não tens nenhuns dispositivos usb ligados ao portátil e desactiva na bios o "support for legacy devices"... nalguns casos resulta

eu transferi a minha instalação do desktop para o toshiba sem problemas nenhuns.... só tive de instalar os drvers ati e fazer ajustamentos ao monitor....

12. luigi24

luigi24 Power Member

desisto...
    experimentei o mandriva que pelo menos deu para instalar. Mas depois surgem sempre outros problemas. A ligação por cabo lentíssima. A placa wireless que so funciona com o driver do windows, o kde que crasha demasiadas vezes...
    O portatil pelo menos volta ao xp por uns tempos. Até que haja uma distro que suporte o hardware sem grandes confusões.
    Até dava para pôr isto a funcionar, mas um OS que leva dois dias para põr a funcionar minimamente só porque tenho o azar de têr um determinado conjunto de hardware..
    Custa-me a sério. Mas este volta para a MS. Volto a tentar mais tarde, quando saír outra versão do PCLinux ;).

13. c3l5o

Quando a vontade é pouca... Já vi que não há argumentos suficientes para te convencer... Enfim, é pena...

14. luigi24

luigi24 Power Member

Não te enganes. Estou convencido. Vou apenas esperar. Preciso do portátil para trablhar durante a semana. Não dá para estar com experiências agora. Mas sim, estou convencido. Tanto que continuo a usar o pclinux no desktop.
    Vejamos, de há dois anos para cá as distros de linux ganharam muito em usabilidade. É só esperar mais um pouco. Ou comprar outro portátil :)

Partilhar esta Página