PCLinuxOS

VuDu

Power Member
Boas, como esta era provavelmente a única distro de "topo" sem tópico, aqui fica um. ;)

Como nos últimos mesmes esta distro consegui ultrapassar o Ubuntu no Pages Hit Ranking da distrowatch decidi experimentar.

Antes de a instalar, aindei a passear no site deles e não fiquei contente com algumas coisas.
O site tem poucas linguas,
O forum parece de uma distro "pobrezinha", com poucos users e relativamente poucos posts.
Depois há a "PCLinuxOS Magazine" que na sua última edição decidiu incluir uma "pérola". 8|
Deixo o link a quem quiser ler http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/page02.html e deixo também a minha opinião: jogadas de baixo nivel como esta são perfeitamente dispensaveis.

Seja como for, lá decidi experimentar. Instalou o KDE, poucas/quase nenhuma personalização da instalação, mas nisto quase nenhuma se preocupa, à excepção do Fedora. :'(

Ainda estou a experimentar, mas para já parece-me bem fluida, pelo menos mais fluida que o Debian com gnome que tinha anteriormente. Seja a abrir aplicações, menus ou a fechar, tudo parece bastante fluido. Acho que se deve principalmente ao KDE. Eu ainda não atinei com o KDE e estou a ver se me ambiente para daqui a uns tempos testar o 4 a serio.

De resto parece tudo normal para uma distro, detectou o que o resto das distros detectam (nisto não há nenhuma truque na manga).
Em relação ao software, vem cheio dele... completamente atulhado. Fora a quantidade enorme de Ktralha ainda trás mais uma carrada de software extra, ou seja, excelente para novos users e um NOOOT para os mais avançados.

Um pequeno promenor, inicialmente optei por não fazer um update à distro e precisei de instalar pacotes wxwidgets que mexeram em termos de dependencias com pacotes gtk, ou seja, tudo o que fosse aplicação gtk não arrancavam. Pesquisei um pouco e no forum da distro a ajuda era inutil (pudera com um forum tão pequeno), pesquisei no google e foi logo atirado para o ubuntuforums onde alguém cheio de boas intenções perguntava se o autor de tal erro não tinha andando a fazer asneiras manualmente, porque aquele não era nada normal em distros com bom sistema de gestão de pacotes... ou seja, fiquei surpreendido por ter provocado um erro destes aos instalar um simples pacote.
A ideia com que fiquei foi que alguma dependencia não foi devidamente estabelecida e deviam de andar pacotes recentes a chocar com outros antigos, ou seja, nada quem um update completo não resolvesse... e resolveu mesmo. :)

Bem, no meio disto tudo ainda estou a tentar atinar com o KDE, que parece ter um grande potencial mas que ainda o não consegui "apanhar". Outra cena que me incomoda é o facto do processador estar sempre a ser devorado. O kicker e o arts e outros que estão constamente a devorar o bixo mesmo em idle. :(

Concluindo a distro parece ser boa, mas a comunidade por trás parece muito pequena e com atitudes destas também não parece ter um futuro muito bom. Bem melhor do que um Page Hit Ranking, é o tamanho do forum para avaliar a grandeza da comunidade e neste caso esta distro está claramente à frente. E julgando por atitudes como a da revista, algumas das pessoas dessas comunidade não parecem muito satisfeitas com isso. Não fiquei minimamente agradado por ler a historia da distro e perceber as claras tentativas de imitar o windows e ao mesmo tempo deitar outras distros abaixo.
Parece uma distro que se preocupa mais em roubar ao vizinho do que semear sementes para colher os seus proprios frutos.
Como distro em si, não vejo o que puderá ter de especial, comparado com o Ubuntu, ou o Kubuntu, são todas boas distros.

Quem usou ou quem está a usar, que aproveite para deixar opiniões ou questões. ;)
 
Última edição:
quanto às jogadas de baixo nível, a qualificação é tua. a análise ao ubuntu é tão válida como qualquer outra opinião e como ta,l tem de ser respeitada!
eu, que estou longe de ser um "expert" em linux, estou satisfeitíssimo por estar a utilizá-lo. é a primeira distro que me permite fazer tudo o que preciso, sem complicações e que substitui o win na totalidade. além disso tive o prazer de pôr um grupo de "putos" a utilizar o pclos com enorme sucesso....
talvez as poucas linguas dentro em pouco passem a ser muitas.... talvez ainda não tenhas tido tempo para perceberes que também podes mudar a linguagem do pclos para pt_pt...
o facto de o forum ser "pobrezinho" talvez seja um bom sinal: talvez indique que seja uma distro que não precisa de ajudas complicadas....
tens de ver bem como e de onde se instalam os pacotes....
e desejo sinceramente que aprendas a conhecer o kde... na minha modesta opinião deixa o gnome a "milhas"...
 
Última edição pelo moderador:
Não gosto de flames, por isso mais 1 vez limitem-se a dar a vossa opinião.

Como todas as distros que vejo em destaque, em sites como o distrowatch, tb testei o live. A unica coisa que gostei foi usar o kde e sistema apt, porque de resto nao vi nada que me cativasse (pronto, ok, tem o painel de controlo tipico do Mandriva). Porque além dum KDE muito cortado em funcionalidades, nao vi que outras adições fizeram, significativas. Mesmo a implantação do apt precisa duns retoques. Mas usam um bom pack base de software (é do kde, ta tudo dito :D)
Continuo a preferir o Mandriva, apesar do sistema rpm "próprio" ainda ter de se aperfeiçoar. Mas longe de comparar ubuntu com pclinuxos, a começar pela comunidade e diversidade de software ;) (e um Gnome vs Kde ?)
E como já referido noutros lados, apresentam 1 comunidade ainda pequena, mas conflituosa :S

Mas, sem dúvida, apostam num marketing agressivo.
 
Última edição:
Yahz agressivo é a palavra certa e isso só atrapalha o desenvolvimento aberto. O open source é propicio a forks, alternativas e liberdade, pegar nessas alternativas e criar guerrilhas é andar para trás.

Ter uma revista com artigos anti-concorrencia é deprimente. Apesar de concordar inteiramente com a resposta do "boss":
"What it all comes down to for me is I don't care if we are ranked #1 or #100 or even ranked at all for that matter. I will say it feels good to know that maybe I'm making a difference in helping people use their computers the way they want to use it. I just want to enjoy Linux technology and share it with friends who might like it too and try like hell to stay out of everyone else's way."
acho triste a abordagem que encontro nos forums e na revista, só demonstra a pequenez de espirito dos que partilham essa opinião e a julgar pelo segundo post, parece que temos aqui gente no forum assim...
Não é suposto andarmos a correr uns contra os outros, o objectivo é remarem todos na mesma direcção.
É incontestavel o papel do Ubuntu na ascenção do Linux e do OpenSource em geral e é pena que alguém queira menospresar isso com opiniões facciosas.
Já agora, nunca foi posto em causa, que era possivel mudar a lingua do sistema MANUALMENTE instalando pacotes extra.
 
Pessoalmente acho a distro extremamente válida e equilibrada. Live CD com interface agradável, excelentes ferramentas de configuração gráfica (o control center importado do Mandriva é excelente), boa selecção de software de base, KDE e apt como package manager. Vem com compiz e beryl à escolha com XGL ou AIGLX (tudo recorrendo uma vez mais ao excelente control center).

A instalação a partir do Live CD é intuitiva com um óptima capacidade de reconhecimento de hardware.

Quanto à documentação disponível, foruns e comunidade não me posso pronunciar pois nunca senti necessidade para recorrer a nenhum destes.

Vejo a distro como algo entre Mandriva e Ubuntu.

Resumindo é uma excelente distro do tipo "out-of-the-box" e na minha opinião superior ao Ubuntu especialmente para quem prefere KDE.

Pessoalmente prefiro ser eu a escolher o que instalo e de ter flexibilidade daí seja utilizador de Gentoo, contudo se fosse a escolher uma distro com tudo a funcionar "out-of-the-box" iria para PCLinux. Nota: tenho Gentoo no meu desktop, Gentoo num portátil velho e PCLinux num portátil da Dell (que este fim de semana também levará com Gentoo se tiver tempo :007:).

Acima de tudo experimentei e depois tirem as vossas conclusões.
 
ui, o ubuntu em segundo lugar na distrowatch, acho que isso já não acontecia a alguem tempo.
Pelos vistos o PClinuxOS anda a ganhar bastante popularidade, vou sacar o livecd para experimentar.
 
fazes muito bem!
e o live cd é simultâneamente o cd de instalação no caso de queres ficar a usar o pclinuxos....
se por acaso preferes o gnome ao kde só precisas de o instalar através do package manager.
espero que gostes!
 
A contagem do DW é engraçada... Se repararem há muita gente interessada na distro mas em votações como a da Dell ou outras mais recentes a percentagem de pessoas a votar nesta distro (ou noutras também bem cotadas como Linux Mint) é mesmo pequena o que significa que não existe assim tanta gente a usa-la.

No entanto, tenho a dizer que esta distro foi a única que até agora (a par com Pardus Linux) conseguiu meter a minha placa wireless USB a funcionar out of the box sem problema algum e bastou abrir o Synaptic para meter as drives da placa gráfica (8800gts) a funcionar. Gostei bastante e tenho-a neste momento instalada.

Estou à espera da nova versão do Ubuntu para ver se a minha placa passa s funcionar mas até lá uso PCLinuxOS e gosto.
 
Heron:
welcome to pclinuxos!
a informação de que precisas está aqui....
5.000 + packages, chega?

Não sei, não encontro nenhum site que dê para explorar o repositório do PCLinuxOS.
Para servir de referência, o do Gentoo tem 12000.
O facto de não ter mirror pt é muito mau (para o público luso, claro).
E em relação ás versões das packages, o repositório tem sempre as mais recentes ou anda umas versões atrasado para maior estabilidade? Ou ambas? E em caso de ter as mais recentes, quanto tempo demora desde que sai a versão até chegar ao repositório?

A única maneira de pôr o Gnome a funcionar nisso é instalar pelos repositórios depois de instalar o sistema (e o KDE), certo?
 
Heron:
literatura sobre os repositórios para o pclinuxos....
não sei se os 12000 do gentoo são uma referência.... presumo que não trás quase nada originalmente, ao contrário do que acontece com o pclinuxos...
o kde instala por defeito... seguidamente podes, se achas que merece a pena, instalar o gnome... e naõ te esqueças do beryl...
espero ouvir a tua opinião depois de o experimentares.... por algum tempo
 
Heron:
literatura sobre os repositórios para o pclinuxos....
não sei se os 12000 do gentoo são uma referência.... presumo que não trás quase nada originalmente, ao contrário do que acontece com o pclinuxos...
o kde instala por defeito... seguidamente podes, se achas que merece a pena, instalar o gnome... e naõ te esqueças do beryl...
espero ouvir a tua opinião depois de o experimentares.... por algum tempo

Tudo o que o PCLinuxOS trás de origem tem de estar no repositório, ao contrário não conseguias fazer update dos packages que já vêm instalados.

Qualquer fanboy de Gnome (como eu) não vai querer ter ambos instalados, e remover o KDE por completo é uma dor de cabeça de dependências.
O Beryl todos os repositórios têm, nem que seja de terceiros.

Estou a tentar perceber qual o fascínio que algumas pessoas têm por esta distro, e se vale a pena experimentar.
Mas sinceramente até agora só vejo pontos negativos:
- A aparente mentalidade conflituosa dos developers;
- A pequena comunidade, aparentemente também não muito amigável;
- KDE por defeito;
- Não trás nada de novo;
- Repositório pequeno (comparado com a distro que uso);
- Não existe mirror pt (esta é importante, para quem como eu tá limitado no trafego internacional);
- RPM

Parece-me que não passa de uma distro banal com bom marketing, não trás nada de novo e ainda não demonstrou nada.

[EDIT]
Lembrei-me de um ponto positivo:
- apt
 
Tudo o que o PCLinuxOS trás de origem tem de estar no repositório, ao contrário não conseguias fazer update dos packages que já vêm instalados.

Qualquer fanboy de Gnome (como eu) não vai querer ter ambos instalados, e remover o KDE por completo é uma dor de cabeça de dependências.
O Beryl todos os repositórios têm, nem que seja de terceiros.

Estou a tentar perceber qual o fascínio que algumas pessoas têm por esta distro, e se vale a pena experimentar.
Mas sinceramente até agora só vejo pontos negativos:
- A aparente mentalidade conflituosa dos developers;
- A pequena comunidade, aparentemente também não muito amigável;
- KDE por defeito;
- Não trás nada de novo;
- Repositório pequeno (comparado com a distro que uso);
- Não existe mirror pt (esta é importante, para quem como eu tá limitado no trafego internacional);
- RPM

Parece-me que não passa de uma distro banal com bom marketing, não trás nada de novo e ainda não demonstrou nada.

[EDIT]
Lembrei-me de um ponto positivo:
- apt

concordo plenamente
 
Acho que com o meu primeiro post também diz tudo.
A distro tem muito potencial mas não parece ter os melhores ideais. Como já falaram preocupa-se demasiado em ser anti-ubuntu e demasiado parecida com o windows... basta olhar para estas imagens:
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-02.jpg
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-17.jpg
Em relação aos pacotes, não parece ser uma distro on-the-edge, o firefox tá na 2.0.0.6, o pidgin na 2.1.1, o openoffice 2.1.1, vim 7.0, etc...
 
Acho que com o meu primeiro post também diz tudo.
A distro tem muito potencial mas não parece ter os melhores ideais. Como já falaram preocupa-se demasiado em ser anti-ubuntu e demasiado parecida com o windows... basta olhar para estas imagens:
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-02.jpg
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-17.jpg
Em relação aos pacotes, não parece ser uma distro on-the-edge, o firefox tá na 2.0.0.6, o pidgin na 2.1.1, o openoffice 2.1.1, vim 7.0, etc...


Não basta nada olhar para essas imagens.

Talvez não o tenhas feito prepositadamente, não sei, mas essas imagens são antigas. São das primeiras versões e estão completamente desactualizadas.
 
só por má-fé, por ignorância, ou por uma leitura apressada de textos é que alguém pode afirmar que o pclinuxos é uma distro anti-ubuntu. não encontro em lado nenhum referências a essa suposta cruzada contra o tal ubuntu, exactamente da mesma forma que não vejo agressividade da parte dos developers ou da comunidade. talvez seja pelas mesmas razões que os screenshots acima apresentados se referem à versão anterior. se quiserem ter a "maçada" de testarem a última versão talvez possam modificar a ideia que fazem - ou que querem transmitir - do pclinuxos, uma distro que em quatro anos e sem os milhõe$ que são gastos para fazerem a "fama" do ubuntu, chegou ao nível a que está....
para mim é, sem dúvida, a melhor distro! instala-se sem problemas, reconhece todo o hardware, é graficamente agradável e, graças à minha modesta contribuição, tem feito com que um grupo de pessoas (miúdos e adultos) tenham mergulhado no mundo linux e passado a utlizar unicamente (bye bye windows) o pclinuxos nos seus desktops ou portáteis...coisa que nunca consegui fazer com nenhuma outra distro...
 
Back
Topo