1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC's para Curso Profissional

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por i_marqs, 30 de Julho de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 1335)

1. i_marqs

i_marqs Power Member

Viva,

Recebi um pedido de ajuda de um colega para apresentar um orçamento para equipar uma sala com 20 PC's. Ele não me dá indicações nenhumas quanto ao orçamento. Só pediu que lhe fizesse chegar isso até amanhã de manhã, pois tem de entregar já a lista (pois acho que a aquisição desse equipamento tem de ir a concurso), e será só adquirido no início de Setembro, (mas a proposta tem de ser entregue já).
    Daí vir novamente pedir a vossa ajuda para criar a configuração para estes PC's a serem utilizado numa escola profissional pelos alunos do curso de técnico de Multimédia.
    Os programas a utilizar serão os da Adobe (Photoshop, Flash, Dreamweaver, After Effects, Premiere, Flex, Director...) e outros como 3D Studio Max (ou equivalentes de 3D), de som (Audacity, Soundfourge, etc)... e outros de animação..

Se poderem sugerir 2 orçamentos, pois ele indicou que dois destes podiam ser bem equipados (tipo workstations) e os restantes "normais".

Sem periféricos, mas preparados para trabalhar em rede, e com placa de vídeo e de som para além de uma boa placa gráfica (fico na dúvida se se justifica placas de vídeo agora com as placa firewire). Se alguem que trabalhe na àrea da edição de vídeo, e 3D, poder dar uma ajudinha para esclarecer o que será melhor, agradecia.

Quanto a periféricos se houver algo notável a indicar para esta situação podem também indicar... (placas externas, mesas de mistura, microfones, auscultadores, etc...)

Obrigado

2. i_marqs

i_marqs Power Member

Vou criar aqui uma lista das componentes principais para ir preenchendo, de acordo com as sugestões que vou recebendo:

Caixa:
    Fonte: Corsair TX 750W
    Processador: INTEL XEON 3320 QUAD (2.5GHZ) SKT 775 BOX
    Motherboard: ASUS P5Q3 DELUXE WIFI
    Memórias: 2 x OCZ KIT 2GB DDR3 1600MHZ XTC PLATINUM
    Placa Gráfica: ATI FIREGL V5600 512MB PCI-E DUAL DVI
    Placa de Vídeo:
    Placa de Som: ASUS XONAR D2X 7.1 PCIE
    Disco1: WESTERN DIGITAL VELOCIRAPTOR 300GB SATA 16MB
    Disco2: SEAGATE 320GB SATA II 16MB
    Drive:

Última edição: 30 de Julho de 2008
  3. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Board: ASUS P5Q3 DELUXE WIFI - 175.90€
    Cpu: INTEL XEON 3320 QUAD (2.5GHZ) SKT 775 BOX - 235.10€
    Grafica: ATI FIREGL V5600 512MB PCI-E DUAL DVI - 387.90€
    Mem's: 2 x OCZ KIT 2GB DDR3 1600MHZ XTC PLATINUM - 199.80€
    HDD1: WESTERN DIGITAL VELOCIRAPTOR 300GB SATA 16MB - 241.80€
    HHD2: SEAGATE 320GB SATA II 16MB - 51.90€
    Drive: NEC DVD±R 20X 7203 PRETO BULK (SATA) - 22.90€
    Fonte: CORSAIR TX-750W - 97.80€
    Placa de som:
    ASUS XONAR D2X 7.1 PCIE - 143.90€
    Caixa: ao vosso gosto

Total: 1557€

Perços Globaldata

-------------------------------------------------------------------------------

4. hugOalexandre

DDR3 a 1066Mhz? WTF 8|
    DDR3 compensa é a partir de 1600Mhz para cima.
    Para 1066Mhz tem as DDR2 k mete logo 4GB por 110€ +/-.
    O Q9450 na altura de adquirirem as peças ja foi descontinuado e o Q9550 vai para o lugar desse pelo mesmo preço ;)

5. i_marqs

i_marqs Power Member

:wow: isso foi rápido. Agora só falta entender se este será os ditos normais ou os melhorzitos. Insisti para indicar um valor aproximado, mas ele diz que não lhe interessam os valores, só as componentes. Acho que acrescento o meu aqui e passam a ser 21 :lol:

6. i_marqs

i_marqs Power Member

"DDR3 compensa é a partir de 1600Mhz para cima." (ok, está resigtado. Aprendemos uma coisa nova todos os dias. Vou ter isso em mente para a minha configuração ;).

Acho que vou é pela tua configuração. É difícil, sem ter uma indicação de limites de preço, entender o que ele pretende.

7. hugOalexandre

Esse eu fiz mais para workstations. O cpu k pus é desenhado para esse tipo de pc's e a grafica tambem.

OFF-TOPIC:
    Acrescenta 22 pk eu tambem ja tou a precisar de um :D:D

8. i_marqs

i_marqs Power Member

Estes discos são para colocar em Raid?
    Os computadores vão estar todos ligados em rede e a um servidor (acho que será neste servidor que serão armazenados os trabalhos dos alunos). Claro que não invalida que cada PC tenha mais que um disco. E normalmente como trabalham com alguns programas mais "pesados", se isto tornar o PC mais rápido, melhor.

9. hugOalexandre

O raptor serve pa instalar o so e os programas pk da mais velocidade ao sistema. Depois o outro é para armazenamento de dados. Se vai levar com os trabalhos dos alunos todos entao secalhar talvez seja melhor um disco com mais capacidade de armazenamente. Nao sei ate k ponto nao sera melhor entao um disco de 1TB 32MB da Seagate k custa quase 200€.

10. i_marqs

i_marqs Power Member

Acho que não temos que preocupar com isso, pois isso será o disco para o servidor que não é com ele. Só quer para os PC's / workstations na sala para este curso específico.
    Não é a capacidade de armazenamento mas de instalação dos programas, são muitos e alguns ocupam bastante. Mas acho que esse raptor deve dar. Deixa ficar como está.

11. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Eu metia então dois Raptor 150Gb em Raid0. Isso dava um boost na perfomance enorme.

12. hugOalexandre

A minha ideia era essa, mas ao k parece na Globaldata k foi de onde eu fiz a configuraçao ao k parece ja n tem os raptor's de 150GB por isso pus esse.

13. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Essa configuracao é overkill !!!!!! interessante mesmo era ele dizer que tipo de orçamento quer.

Outro pormenor importante é se os trabalhos e software's vao estar alojados nos pc's ou no servidor. Faz uma diferença enorme para saber que tipo de disco precisa ;)

14. i_marqs

i_marqs Power Member

Não acho que seja overkill para ter um ou dois melhores, os outros 18 é que não.

Quanto ao resto tens razão. Acredita que insisti bastante para que me indicasse alguns valores pelo menos, mas ele respondeu que os valores não lhe interessavam só as componentes melhores para a funcionalidade que vão ter. >(

15. Stormgiant

Staff Member

Mesmo para os melhores, não é preciso ir para RAID's e XEONS.
    Um bom setup equilibrado anula isso e poupa-se muito guito, principalmente nos raptors ;)

16. hugOalexandre

Eu coloquei XEON porque sao cpu's desenhados para pc's workstations e tambem por causa do preço visto k um Q9450 é mais caro. Mas tambem a o Q9300 k como é para trabalho n vale a pena o oc e tambem é bom para os trabalhar com os programas multimedia e assim.

17. Stormgiant

Staff Member

sim, esse's Xeon são iguais aos Q9450 em termos de configuracao.

Mas só porque diz "workstation", não quer dizer que preciso de muita potencia. Tem é que ser desenhada correctamente para o que é preciso fazer ;)

Com os orçamentos era muito mais pratico, escusávamos de andar aqui a adivinhar :D

18. i_marqs

i_marqs Power Member

Pois é verdade. Mas como estão a criar este novo curso nesta escola profissional, presumo que seja aquisição através de algum programa com financiamento, não têm propriamente um orçamento a respeitar, mas bom senso a utilizar, senão pode não ser aprovado.

Já agora Stormgiant, não queres sugerir uma proposta alternativa? Agradecia toda a ajuda possível.

19. i_marqs

i_marqs Power Member

Encontrei este artigo:

http://www.hardware.info/en-US/pcadvice/bpmfaptkag/viewconfig/PC_Advice_Video_editing_PC__May_2008/

Para terem uma ideia, acho que a medida certa seria a gama dita "semi profissional".
    Não posso esqueçer que à uns anitos atrás esta escola adquiriu computadores apple para o curso de artes gráficas.

O que me parece é que este equipamento, depois do investimento inicial, manterá-se durante uns 3/4 anos. Normalmente os upgrades são através de memórias e pouco mais.

Não creio que façam overclocking, nem nada que inviabilise as garantias.

Última edição: 31 de Julho de 2008
  20. i_marqs

i_marqs Power Member

1 NOX COOLBAY 25 BLACK 60,60 €
    1 CORSAIR TX-750W* 97,80 €
    1 ASUS P5E3 DELUXE* 197,70 €
    1 INTEL CORE 2 QUAD Q9450 (2.66GHZ) SKT 775 BOX 259,30 €
    1 CORSAIR KIT 4GB (2X 2GB) DDR2 1333 DHX (CL9)* 169,40 €
    1 ASUS H4870/HTDI 512MB DDR5 PCI-E* 239,00 €
    1 WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB* 74,70 €
    1 NEC DVD±R 20X 7203 PRETO BULK (SATA)* 22,90 €
    1 ASUS XONAR D2X 7.1 PCIE* 143,90 €

Total 1.265,30 €

Para os outros 18 PC's ?

Acham que deva reduzir de ASUS P5E3 DELUXE para ASUS P5E3? Não penso que ´ter wifi seja importante neste caso.

ASUS H4870/HTDI 512MB DDR5 PCI-E ou ATI FIREGL V5600 512MB PCI-E DUAL DVI?

WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB ou SEAGATE 500GB SATA II ES.2 32MB? Ou coloco dois + pequenos?

ASUS XONAR D2X 7.1 PCIE? Justifica-se? Alternativas?

Vão adquirir câmaras de vídeo hd. Acrescento gravador blue-ray às "workstations"?

Aceitam-se sugestões. Tenho de enviar isto daqui a pouco. Se poderem ajudar...

Partilhar esta Página