PDA's Palm OS ou Pocket PC

vEgA

Power Member
Quais serão melhores...

estou indeciso entre palm Tungsten T Zire 71 e Toshiba e330

Desde já obrigado pelas opiniões
 
Bem eu já vendi um PDA Toshiba o 740BT para um cliente empresarial que diz muito bem dele, está satisfeitíssimo !

Esses que falas são modelos inferiores, mas sinceramente recomendaria o Toshiba, pois como o S.O. é Microsoft, vais ter compatibilidade assegurada com os programas e ficheiros que tiveres no pc tambem, enquanto que com o Palm já não te garanto que a compatibilidade seja a 100%, embora tambem deva funcionar bem...
 
Tb já li por aí na net que os pacote documents To GO dos palm é tão bom ou melhor que os Pocket Word, Excel...
No entanto os palm por exemplo são mais caros e com especificações inferiores aos pocket pc quer em Mhz ou em memória.

Sabemos perfeitamente que os Mhz não querem dizer nada não é ??? :D

Mas tb não sei até que ponto se pode comparar uma arquitectura com outra, é como comparar um Mac a um PC
 
Tenho o e330 e estou muito contente com ele... preferia o e750, mas é muita fruta ($$$). Compra também um cartão de memória, já que ela se vai num instante com mp3 e/ou jogos...
 
Originally posted by pmasl
Tenho o e330 e estou muito contente com ele... preferia o e750, mas é muita fruta ($$$). Compra também um cartão de memória, já que ela se vai num instante com mp3 e/ou jogos...

Que tipo de jogos é que ha para isso ? Alguns conhecidos ? :)
 
Originally posted by pmasl
Tenho o e330 e estou muito contente com ele... preferia o e750, mas é muita fruta ($$$). Compra também um cartão de memória, já que ela se vai num instante com mp3 e/ou jogos...

há assim muitas diferenças entre um e outro para além da velocidade do cpu???

E em termos de aplicações???
 
Conhecidos há o quake e o doom, por exemplo, mas há jogos especificos que estão graficamente belissimos.
Quanto ás diferenças do e330 para o e750, além do cpu (100 Mhz mais rápido), há a gráfica (ATi no e750), o facto de ter slot SD/MMC e também CF ( o que dá logo mais possibilidade de expansão/acessórios) e também o facto de ter Wi-Fi incorporado...
Daí que seja +- o preço de um portátil de baixa gama...
 
sim, têm reconhecimento de escrita. Como funciona? Como assim? Raramente a uso, mas funciona razoavelmente bem...
 
Eu não acredito que ainda haja quem defenda um Palm nessa discussão. Eu já tive um Sony Clié SJ33, um Zire 21, um Tungsten T3 e um Zire 71. Hoje uso um Dell Axim x51v. As diferenças são gritantes e por nada nesse mundo eu voltaria a usar um palm.
Na minha época de Palm, bastava tentar baixar um programa novo pra testar que logo era necessário dar um reset, ou na pior das hipóteses, um hard reset. Conheço vários usuários de Palm que acabam tendo que dar hard reset ao menos uma vez por mês. A última vez que dei um hard reset no meu foi a 6 meses atrás.

Conexão com internet: Os modelos que tem Wi-fi, ok. Mas aqueles que não tem (os Zires por exemplo), conectar-se a internet é horrívelmente trabalhoso e inviável. São dezenas de configurações que até desanima. Enquanto que num PocketPC, bastando estar no berço ele já se conecta a internet através do PC. Ou por dial-up num celular próximo que use bluetooth. Sem contar o suporte a Wifi, que permite se conectar em um minuto. Sem contar que os navegadores pra Palm são horríveis: o único que considero bom mesmo seria o Opera. Mas pra Pocket temos o Pocket Internet Explorer, o Opera Mobile, o Minimo da Mozilla, o NetFront, ....
Resumindo: Navegadores melhores, conexão Wi-fi, conexão Bluetooth, conexão por porta serial (caso precise), conexão por infravermelho, conexão pelo PC, ...

Memória: Nem citando quantidade de memória, mas sim qualidade. Na memória do palm não existem pastas ou estrutura alguma além da linguiça de arquivos com extensões pdb e prc. Só nos cartões SD é que existe estrutura de arquivos. No Pocket existem pastas e arquivos como no Desktop. E no Pocket dá pra enxergar diretórios compartilhados em rede e deles abrir ou copiar conteúdo. Assim como no Desktop.
E não vamos comparar o Palm Desktop com 3 campos pros contatos com o Outlook.

Método de escrita: Convenhamos, o Grafitti 2 é uma droga. O Grafitti 1 era pior ainda. Tenta escrever um "ç" ou um "ã" num Palm. O Pocket além do teclado gráfico, tem dois modos de reconhecimento de escrita: um que reconhece letras de forma naturais, e outro para os acostumados com o Grafitti.

Suporte a fontes: Vai adicionar uma fonte no Palm... Primeiro a conversão, depois que mais da metade dos programas não suportam fontes que não sejam as originais do sistema. No Pocket basta copiar a fonte pra pasta windows\fonts. Não leva nem 5 segundos.
Reconhecimento de voz: Existe isso pra palm? Pra pocket existem pelo menos 3 programas, alguns melhores, outros piores. O Voice2Go por exemplo, configurável pra qualquer linguagem é excelente, faz qualquer coisa. O Voice Command da microsoft não precisa de nenhuma configuração.

Calculadoras: Compare a melhor calculadora pra palm (a PowerOne http://www.infinitysw.com/products/poweronegraph.html) com a melhor pra pocket (a SpaceTime mobile http://www.spacetimemobile.com/index.php?page=spacetime2). Bom, a última calcula integrais, resolve equações de segundo e terceiro grau, faz gráficos 2D, 3D, ...
Podcasting: Pra Palm existem o Cantoni e o Quick News pra Palm . Pena que não suportam vídeo. Pra Pocket existe o Hubdog (com vídeo sim), o FeederReader, o iPodder, o FeedBurner, ...

Comunicadores: No Palm tudo é genérico. Os comunicadores são todos feitos independentemente. Já pra Pocket existe o Skype oficial(http://www.skype.com/download/skype/mobile/), com excelente qualidade de áudio, o MSN Messenger, clientes de IRC, ICQ, ... e os Phone Tools, que permitem uso do celular a partir do Pocket.

Multimedia: Quem usa palm deve lembrar-se do kinoma player, onde o vídeo tinha que ser convertido pra pdb (o que levava mais tempo que a duração do próprio vídeo), hoje a melhor opção é o TCPMP (que por sinal começou só pra Pocket), e hoje é o melhor player pra ambas as plataformas (agora com nome de CorePlayer).

Música: A mais decente opção do Palm é o Real Player. No Clié, existia um player excelente da Sony (o único pra Palm com visualização da música). No Windows Mobile os principais são o Media Player, o PocketPlayer (com visualização, skins, reprodução de música a partir da web ou a partir de um drive compartilhado em rede - http://www.conduits.com/products/player/), e outros diversos.

Emuladores: Aqui dá até dó do Palm. O mais decente dos emuladores de Palm é um pra GameBoy Color. E ainda o som ficava horrível. Pra pocket existem emuladores pra GameBoy Advance (que roda perfeitamente a maioria dos jogos), pra Playstation 1 (sim! e roda a 30 ~ 40 FPS, sem travamento nenhum, com som e tudo mais) e pra consoles antigos como Mame, Apple II e Commodore. (Jogar Final Fantasy VII e Metal Slug X no Pocket é realmente confortante).
Fora do mundo dos jogos, existe também um emulador de MS-DOS, muito interessante, o PocketDOS (www.pocketdos.com/), onde conseguir rodar o Qbasic, o MSD do DOS 6.22, e os jogos antigões como Prince of Persa, etc.

Dicionários: Digamos que há um empate, ou quase. O melhor dos dois mundos é o SlovoEd, que é bem parecido em ambos. Mas o Palm perde quando a questão é caracteres estrangeiros. Existem dicionários japonês/inglês (com katakanás, hiraganás e kanjis), inglês / russo, inglês / hebraico, inglês / chinês, inglês / português, ... (e todos com suporte aos caracteres das respectivas linguagens).

Atualização: Os Pockets em sua maioria podem ter seu sistema operacional atualizado. Nos Palms isso não é possível pois o PalmOS vem na ROM. Nos Pockets ele é gravado em flashROM, por isso um Pocket com Windows Mobile 2003 pode ser atualizado pra Mobile 5 quando a fabricante lança a atualização. Já um PalmOS 4 será eternamente um PalmOS 4...

Desenvolvimento: Desenvolver aplicativos pra Palm é bem precário. A opção mais correta é o uso do CodeWarrior C++, onde um Hello Word leva umas 40 linhas de código. Outras opções são o HB++, que imita o VB 6, e até que roda bem, o AppForge Crossfire (que se integra no VB6 ou no Visual Studio .Net) mas precisa de um runtime enorme que exige licença. Pra Pocket já existe o suporte nativo do Visual Studio .Net desde o 2003, sem contar o eVB (este horrível... nem vale a pena citar). Pra criar um jogo no Palm é preciso criar toda a plataforma gráfica do zero, se 3D então, até a engine deve ser feita na mão. Banco de dados então? Tudo gambiarra. No Pocket, além de ter suporte nativo no Visual Studio ao DirectX mobile, existe o OpenGL. Falando em OpenGL existem no mínimo 2 modelos de Pockets (axim x51v e x50v) com placa aceleradora gráfica de 16MB - intel 2700g. Em suporte a banco de dados, o Pocket possui um driver pra SQL Server, um driver OLEDB, ODBC, e consome Webservices XML transparentemente.

Skins: Pra Palm o mais próximo de skins são programas que alteram as cores do sistema e uma dúzia de launchers que suportam skins. Pra pocket, além dos launchers que também suportam skins (inclusive existe um parecido com o Windows Vista, muito bonito: http://www.aximsite.com/boards/showthread.php?t=127129), o WisBar advance muda a cara de todo o sistema (botões, combos, radios, barra de título, cores, etc). E existe também o WindowBlinds pra pocket que nunca usei.

Expansões: Pra Palm conheço poucas expansões, afinal a maioria era compatível somente com os modelos antigos e com os slots proprietários. Pra Pocket posso citar placas de recepção de TV (http://www.eopstech.com/eops/index.html), placas de celular GSM (http://www.convergentech.com/SearchResult.aspx?CategoryID=36), câmeras de foto e vídeo embutíveis (http://www.lifeview.com.tw/html/products/ia/flycam_cf.htm), e os comuns GPS e Wifi (que existem pra Palm também).

Reboot: Enfim uma vantagem real do Palm. Um Palm leva em média de 5 a 20 segundos pra reiniciar. Já um Pocket pode levar até 2 minutos. O fato é que é bem mais raro reiniciar um Pocket do que um Palm. Os erros fatais que já obtive num pocket são, quando tentei efetuar overclock nele, e durante experiências com arquivos de sistema. Fora isso, nunca. Já no palm, lembro de ter travamentos com emuladores (quaisquer deles), com uso de portas seriais, jogos, e outras diversas situações.

Futuro: Faz séculos que a Palm parou na versão 5.x, prometendo uma versão 6.0 baseada no linux. Parece bem atraente, agora finalmente com multitarefa (coisa que no Windows Mobile existe desde a primeira versão). Bom, aparentemente essa lendária versão 6 estava prometida pra 2004 mas não me parece que saiu. Tem gente que ainda tá esperando. Pro final desse ano, a Microsoft vai lançar o Windows Mobile 6, codename Crossbow. Será a Palm ainda alcança? Bom, depois dela mesma ter adotado o Windows Mobile em seu Treo 700w, não dá pra afirmar nada. Até a Sony, que produzia o Palm de maior sucesso em sua época, simplesmente abandonou os Palms no auge do Clié.



Nem citei tudo senão esse tópico nunca terminaria. Pra mais detalhes o tutorial: http://www.aximsite.com/articles/link.php?id=22#INTRODUCTION é excelente. Sem contar é claro, que existe o emulador de Palm pra quem ainda quer ressucitar um programa antigo. Se alguém souber de alguma vantagem concreta e comprovada do Palm sobre o Windows Mobile, me fale que eu coloco com prazer nesse tópico. Eu usei os Palms por mais de 6 anos e em menos de 1 ano me convenci de que não existe quase nenhuma.
 
Back
Topo