Peças da caraça de um AIRIS

LeeMan

Power Member
Reparar portátil AIRIS :'(

Alguém sabe de úm técnico habilidoso e sério (sem ser assistência técnica da AIRIS) que saiba "arranjar" portateis AIRIS (peças OEM). Trata-se de um PIII 1100 que não liga nem acende as luzes. O transformador está OK...
 
Última edição:
A questão está em como abrir (em segurança) o portátil.

Consigo facilmente remover o teclado e está um chapa metálica com vários parafusos q não consigo remover. (em baixo disto deve estar o processador.
Aparentemente está colada.

Para chegar à zona onde onde ligas a alimentação, vou ter que abrir a carcaça toda :mad:

Sabes de algum site onde estejam manuais para repar portateis OEM...

Por experiência, sei que existe sempre um procedimento sequencial correcto para abrir o portátil... E não me apetece muito estragar alguma coisas inadvertidamente.
 
gnu disse:
pega num multimetro e com o portatil aberto ve até onde a corrente vai

LOL... esquece...

Se nem sequer liga, e o transformador está bom, podes testar MEMs e outro CPU, mas quase de certeza que tens a mobo avariada.

Ah, e não existem peças OEM para portáteis! (Pelo menos que eu tenha conhecimento... )

Terás que te dirigir à marca.... Portáteis não são desktops, em que fazemos todas as modificações que quisermos. Esmagadora maioria, nem sequer consegues desligar o SpeedStep, por exemplo, ou alterar o FSB. Portáteis são muito limitados a nível de SERVICE, existindo apenas alguns "truques" , para quem já trabalhou com esse material e com a marca ...
 
Consegui abrir o bicho,e constatei que se trata de uma MOBO Fuego 218.
Mas parece, pois não tenho a certeza, que o processador está soldado à board :mad: (pIII 1333mhz). Será possivel?
Não consegui removê-lo, mas encontrei board para isso a 350 euros na net...

O arranjo da AIRIS é quase de certeza aí uns 600-800 euros segundo algumas fontes que eu tenho...

O que me mete mais medo são aqueles fiozintos minusculos que um gajo pode partir com muita facilidade... E depois detesto o sistema de encaixe das napas do teclado ou do leitos de diiskettes...


Mas aquilo só la vai com mobo nova...

E já agora para que esteja a pensar comprar AIRIS tenho apenas a dizer que a qualidade de montagem daquilo é um cancro. Encontrei dois ou 3 fios "esmagados" para não falar do cabo do leitor de diskettes que está danificado por roçar numa parte metálica.

A moldura do ecran está fissurada à frente e atrás em 2 ou 3 locais...

Bom nem sei se o deva levar à airis. Aquilo parece q são logo 50 euros para o orçamento e os gajos nem abrem o computador...
Alguem tem alguma sugestão?
:005:
 
Aquilo tem o tamanho de um PIII. mas não é ZIF Deve ter outro encaixe qq q não consigo encontrar. Isso claro se não estiver selado...
 
Não tem encaixe! Tá mesmo soldado na board, como se de um vulgar chipset se tratasse...

Avariando board ou CPU nesse caso, é a mesma coisa...
 
kazuza disse:
Não tem encaixe! Tá mesmo soldado na board, como se de um vulgar chipset se tratasse...

Avariando board ou CPU nesse caso, é a mesma coisa...

Mas tem um plástico branco à volta... Parece mesmo que dá para tira. Mas... Eu não consigo.

Não encontro nada na net sobre características técnicas da board (FUEGO 218) Nem séi quem é o fabricante. Só encontro algumas poucas referências sobre isso...
 
Back
Topo