peças de um scanner - lampada e motor

norim_13

I quit My Job for Folding
boas,
ontem estive a desmontar um scanner antigo que tinha cá em casa. aproveitei-lhe a lâmpada, que deve dar uma luz enorme e o motor (não sei se talvez consiga fazer alguma coisa com ele, uma fan homemade talvez).

criei este tópico para saber como posso ligar esta lampada à fonte do pc. tem que ser directo ou existem conectores diferentes para eu colocar aqui? não posso comprar um conector de 3 pinos e ligar aos cabos da lampada?

aqui esta a conecção:



comparado com 3 pinos normal:





daqui a um bocado posto fotos do motor
 
Na imagem reparei que o conector de 3 pinos apenas tem 2 utilizados (um para cada fio). Não sei bem como essa lampada funciona, mas se funcionar como a maioria das lampadas penso que sabendo a voltagem da lampada podes cortar os fios, ou tiralos do conector e ligalos a uma fonte adequada.

Mas pode ser que apareça por aqui alguem que conheça essas lampadas.

Cumps.
Master
 
Bem eu nao percebo la muito disto mas o que acho foi que ele fez assim:
29mx27t.jpg

Como tens ai 2 fios um preto e um vermelho ele deve ter ligado a uma cena destas
121tpnp.gif


respectivamente o vermelho ao vermelho e o preto ao preto, mas espera por quem saiba melhor.


Cumps ;)
 
o néon branco do meu pc é de scanner!

convinha medires a tensão que o resto da electrónica fornecê para teres a certeza mas em principio é de 12V...
 
como meço a tensão? ligo o scanner à corrente e meço com um multímetro a corrente fornecida ao local onde liga a lampada?
 
thanks.

para já nao vou fazer isso pq nao tenho multimetro. mas em principio vou ter de mandar vir umas coisas da leiritronica e peço um multimetro (tem lá um por 7€ e tal!) há-de fazer-me jeito para muito mais coisas.

Cumps
 
Podes ligar isso a um molex sem problema porque ja fiz o mesmo e resultou muito bem, mas nao te esqueças que tens que ligar o neon com esse circuito

Abraço
 
Olha de repente lembreime de uma cena. Que estupidez.
Não percisas de um multimetro para ver de quantos voltes é.
Ves no transformador do scanner, e fazes como o VTS disse. Ligas com esse circuito.
è a forma mais facil.
 
pois.... mas o problema é saber onde está o tranformador do scanner... vou procurá-lo. depois digo qualquer coisa.

depois vou ter de comprar umas fichas molex para ligar no pc, pois já tentei ligar aquilo numa ficha de 2 pinos que tinha aqui no pc mas aquilo tem um encaixe diferente. vou arranjar um molex poara trocar aquilo.

Cumps
 
Olha de repente lembreime de uma cena. Que estupidez.
Não percisas de um multimetro para ver de quantos voltes é.
Ves no transformador do scanner, e fazes como o VTS disse. Ligas com esse circuito.
è a forma mais facil.
não tem nada a ver.... o transformador pode ser de 20V e ao néon chegar 9V...por exemplo...
o transformador no meu era de 17V e depois tinha um LM7812 que regulava e estabilizava a corrente em 12V para o néon...

o mais certo é ser de 12V mas também pode não ser... nada como jogar pelo seguro;)
 
não tem nada a ver.... o transformador pode ser de 20V e ao néon chegar 9V...por exemplo...
o transformador no meu era de 17V e depois tinha um LM7812 que regulava e estabilizava a corrente em 12V para o néon...

o mais certo é ser de 12V mas também pode não ser... nada como jogar pelo seguro;)

Pois dai utilizar o circuito que tinha la ligado.
 
pois... então vou mesmo ter de esperar pelo multímetro. quando tiver a lampada a funcionar aviso.

ninguem tem alguma ideia sobre o que fazer àquele motor?
 
Motor de passo quase de certeza... Esses funcionam por impulsos. quando se dá um impulso ele roda X graus... Não compensa fazer uma fan com isso... até porque o forte desses motores não é a velocidade...


Cumps
 
Motor de passo quase de certeza... Esses funcionam por impulsos. quando se dá um impulso ele roda X graus... Não compensa fazer uma fan com isso... até porque o forte desses motores não é a velocidade...


Cumps

então o que hei-de fazer ao motor? há para ai alguma coisa que dê para fazer com um motor passo a passo?
 
Back
Topo