1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

peças de um scanner - lampada e motor

Discussão em 'Electrónica' iniciada por norim_13, 9 de Setembro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 6002)

1. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

boas,
    ontem estive a desmontar um scanner antigo que tinha cá em casa. aproveitei-lhe a lâmpada, que deve dar uma luz enorme e o motor (não sei se talvez consiga fazer alguma coisa com ele, uma fan homemade talvez).

criei este tópico para saber como posso ligar esta lampada à fonte do pc. tem que ser directo ou existem conectores diferentes para eu colocar aqui? não posso comprar um conector de 3 pinos e ligar aos cabos da lampada?

aqui esta a conecção:

comparado com 3 pinos normal:

daqui a um bocado posto fotos do motor

2. Master_piece

Master_piece Power Member

Na imagem reparei que o conector de 3 pinos apenas tem 2 utilizados (um para cada fio). Não sei bem como essa lampada funciona, mas se funcionar como a maioria das lampadas penso que sabendo a voltagem da lampada podes cortar os fios, ou tiralos do conector e ligalos a uma fonte adequada.

Mas pode ser que apareça por aqui alguem que conheça essas lampadas.

Cumps.
    Master

3. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

o motor quase de certeza que deve ser um motor passo-a-passo, portanto não contes fazer grandes ventoinhas com ele :P

4. norim_13

5. Bem eu nao percebo la muito disto mas o que acho foi que ele fez assim:
    Como tens ai 2 fios um preto e um vermelho ele deve ter ligado a uma cena destas

respectivamente o vermelho ao vermelho e o preto ao preto, mas espera por quem saiba melhor.

Cumps ;)

6. g_card

g_card Power Member

o néon branco do meu pc é de scanner!

convinha medires a tensão que o resto da electrónica fornecê para teres a certeza mas em principio é de 12V...

7. norim_13

como meço a tensão? ligo o scanner à corrente e meço com um multímetro a corrente fornecida ao local onde liga a lampada?

8. Master_piece

Sim é isso que tens de fazer. Penso que não tens outra forma de o fazer.

Cumps.
    Master

9. norim_13

thanks.

para já nao vou fazer isso pq nao tenho multimetro. mas em principio vou ter de mandar vir umas coisas da leiritronica e peço um multimetro (tem lá um por 7€ e tal!) há-de fazer-me jeito para muito mais coisas.

Cumps

10. VTS

VTS Power Member

Podes ligar isso a um molex sem problema porque ja fiz o mesmo e resultou muito bem, mas nao te esqueças que tens que ligar o neon com esse circuito

Abraço

11. Master_piece

Olha de repente lembreime de uma cena. Que estupidez.
    Não percisas de um multimetro para ver de quantos voltes é.
    Ves no transformador do scanner, e fazes como o VTS disse. Ligas com esse circuito.
    è a forma mais facil.

12. norim_13

pois.... mas o problema é saber onde está o tranformador do scanner... vou procurá-lo. depois digo qualquer coisa.

depois vou ter de comprar umas fichas molex para ligar no pc, pois já tentei ligar aquilo numa ficha de 2 pinos que tinha aqui no pc mas aquilo tem um encaixe diferente. vou arranjar um molex poara trocar aquilo.

Cumps

13. g_card

g_card Power Member

não tem nada a ver.... o transformador pode ser de 20V e ao néon chegar 9V...por exemplo...
    o transformador no meu era de 17V e depois tinha um LM7812 que regulava e estabilizava a corrente em 12V para o néon...

o mais certo é ser de 12V mas também pode não ser... nada como jogar pelo seguro;)

14. Master_piece

Pois dai utilizar o circuito que tinha la ligado.

15. norim_13

pois... então vou mesmo ter de esperar pelo multímetro. quando tiver a lampada a funcionar aviso.

ninguem tem alguma ideia sobre o que fazer àquele motor?

16. Master_piece

Não é que eu seja muito de dar ideias, mas podias mostrar o motor. Não sei que tipo de motor é e muita gente é capaz de tambem não saber.

17. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Motor de passo quase de certeza... Esses funcionam por impulsos. quando se dá um impulso ele roda X graus... Não compensa fazer uma fan com isso... até porque o forte desses motores não é a velocidade...

Cumps

18. norim_13

então o que hei-de fazer ao motor? há para ai alguma coisa que dê para fazer com um motor passo a passo?

19. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

A ligação que vês na lampâda Branca,é a utilizada em todos os neons de Pc.
    Penso que serve se comprares o "Arrancador".
    Cumps.

20. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Se quiseres alguma coisa que seja posicionada com precisão... É para isso que ele serve, basicamente.

Cumps

Partilhar esta Página