[Pedido] Criar um servidor

PedroWieira

Power Member
Boas.
Alguem me pode dizer como montar um servidor de sites, tipo seu que se uso o apache mas eu não o seu utilizar, alguem me pode dizer como fazer um servidor e depois como fazer um dominio.
Nunca se sabe se um dia criar uma empresa de servidores nacionais.
Agradecia a ajudar!
Obrigado!
 
O Windows 2003 faz isso com os seus próprios serviços. É fácil, rápido e seguro. O livro "Windows 2003 Server: Curso Completo" da FCA explica isso muito bem, com screenshots e texto. Podes também usar uma distro de Linux user-friendly para servidor tipo Ubuntu server que também tem serviços automáticos para isso.

Já agora, tens um IP fixo e bom upload para ter um servidor?
 
Domínios tens de compra-los a uma empresa e depois encaminha-los para o teu IP.

Ou então arranjas uns free tipo "www.********.homeip.com'' para isso vais a dyndns.com.
 
Mas alguem me pode ajudar porque eu já tentei e não consegui sou um burro diga-mos assim nestas coisas! LOL
Adicionem ao MSN:
 
Última edição:
Já tentaste o quê mais concretamente?

É que uma coisa é isto ser "simples" outra coisa é ser básico. Simples é que não é extra complicado (até pode ser).

Tens IP Fixo? Explica mais ou menos a tua situação...
 
Já tentaste o quê mais concretamente?

É que uma coisa é isto ser "simples" outra coisa é ser básico. Simples é que não é extra complicado (até pode ser).

Tens IP Fixo? Explica mais ou menos a tua situação...

O apahce aquilo é lixei** nunca saio do sitio não percebo nada daquilo, já dei voltas e voltas e nada, sem alguem me ajudar! IP fixe não. EU nem as vezes nem passo a fase de instalar!
Adcionem:
 
Última edição:
Assumindo que tens uma ligação adsl ou equivalente com boas velocidades, alguma largura de banda disponível, um router com firewall e vontade.

1. Em relação aos dominios tens duas soluções
GRATUITA
- registas um sub-dominio grátis no dyndns.com
- descarregas e instalas um programa gratuito fornecido pela dyndns que sincronize o teu ip (assumindo que é dinâmico) com o ip da dyndns.
A PAGAR
- compras um domínio e utilizas os serviços pagos da dyndns (colocas os nameservers indicados por eles no teu dominio) de maneira a que quando o teu dominio for chamado seja apontado para a tua máquina.
- descarregas e instalas o mesmo programa acima mencionado para sincronização do ip.

Dá uma vista de olhos neste tutorial que te ensina a criar uma conta, um host, instalar o tal programa de sincronização e a configurar a tua rede.
http://www.dyndns.com/services/dns/dyndns/howto.html

2. Para servidores existem várias soluções.
- Se quiseres o Apache descarrega-o aqui (a versão apache 2.2.2-win32-x86-no ssl.msi é suficiente se não trabalhares com certificados de segurança) e instala-o.
Tens aqui um bom tutorial para o Apache (e se quiseres mais o PHP e o MySql)

- Escolhe um wamp (pacote que tem já o Apache, PHP, MySql, e/ ou mais) que te facilita o trabalho. Tens uma lista aqui com n de alternativas. Se perguntares nos fórums vais ouvir várias opiniões de qual o mais aconselhável.

Vais ter que ter paciencia e googlar muito mas se gostas vale a pena.
Aconselho-te a começares com um sub-dominio grátis e um wamp simples.
Depois se desejares compras um dominio e avanças com o serviço de dns dinâmico pago e para o Apache (+ o que tu necessitares: PHP, MySql, etc.) à unha.
Aí compreenderás que será necessário fazer umas modificações nos ficheiros de configuração mas nada que seja muito transcendente.
E podes depois instalar e ter o teu próprio servidor de email com filtros de spam, etc, etc.

Acho que não me esqueci de nada.
De relaçar que quase tudo o mencionado é GRATUITO (excepto o dominio 'a sério' e o serviço para esse dominio da dyndns.
Se tiveres dúvidas apita.
Paciência e muito google.
Boa sorte.
 
Back
Topo