[Pedido de Ajuda] Configuração de Wireless Para Associação

Lord_Snake

Power Member
Boas..
Estou a ajudar uma associação (Associação Desportiva e Recreativa do Rosário) e estou a fazer isto por solidariedade... Mas estou com dificuldades em configurar a rede de Wireless...

O que se passa é o seguinte: a associação tem um access point a fornecer acesso por wireless a quem quizer a custo zero. Para abrangir o máximo de pessoas, este AP foi montado no bar (num edifício que também faz parte da associação). O problema, é que agora a associação precisa de internet e o sinal está muito fraco.

Pediram-me ajuda, pois arranjo uns pc's para ganhar umas pratas, e ofereci um AP que tinha lá em casa que não estava a usar para fazer de repetidor de sinal. O dito cujo é um D-Link DWL - 2100 AP com firmware 2.30eu.

O problema é que o Sr. Presidente não quer que ninguém aceda à internet através deste AP... Ou seja, que este seja apenas para a associação (embora ele vá buscar o sinal de internet ao outro, via wireless).
Todos os computadores (3) da associação têm placa de WiFi...
No fundo, o que ele quer é que este AP fique a fazer de router Wireless da rede da associação, e vá buscar o sinal de internet (também por wireless).

Fiz um esquema a mostrar mais ou menos o que se quer:
semttulolt2.jpg


O problema é que eu não consigo configurar o AP para que isto funcione... É que ele no fundo não funciona como Repeater. Apenas é Repeater do sinal de internet... Pois esta será uma rede privada... Ou para isto ele terá que funcionar como Repeater? Ou é outra função?

Gostaria de saber se me poderiam ajudar a fazer esta configuração...
Tenho alguma urgência nisto, pois vou lá colocar o AP sábado depois do almoço...
Cumprimentos
 
Última edição:
Se o que vais ofertar é apenas um AP, nada mais podes fazer com isso. AP é um AP não um router, apenas agarra no sinal de rede (cabo) e converte isso em 'wireless'.
Acho que ainda não entendi bem o que se pretende. Se os pc's têm placas wifi e apanham sinal do 'bar' para quê esse AP?
O sinal é fraco e não chega ao 3 pc's? Tens necessidade de mais sinal?
Só de pensar aqui este bocadinho já fiquei com a boca seca, esse presidente daí já mandava era umas bejecas para cá.
 
;)
Se o que vais ofertar é apenas um AP, nada mais podes fazer com isso. AP é um AP não um router, apenas agarra no sinal de rede (cabo) e converte isso em 'wireless'.
Acho que ainda não entendi bem o que se pretende. Se os pc's têm placas wifi e apanham sinal do 'bar' para quê esse AP?
O sinal é fraco e não chega ao 3 pc's? Tens necessidade de mais sinal?
Só de pensar aqui este bocadinho já fiquei com a boca seca, esse presidente daí já mandava era umas bejecas para cá.

O sinal não chega.. Tem um que nem consegue sinal. E depois eles têm lá um software de contabilidade e os 3 têm que estar sincronizados e têm que ter uma boa velocidade na transferência de ficheiros...

Vou ver se me consigo explicar melhor. O que interessa é o seguinte:

1 - que este AP (D-Link) vá buscar o sinal de Wireless rede ao outro AP;
2 - que este AP (D-Link) faça a gestão da rede (dos 3 pc's da associação).

E mai nada!

Quanto às bejecas, é pah, se a associação tivesse guita, eu não lhes oferecia o AP, vendia... ;)

Será que me podem ajudar nisto?

Cumps
 
Nesse caso eu faria assim:

1- Fazer uso e testes, com as várias formas de funcionar do teu AP:
• AP Client
• PtP Bridge
• PtMP Bridge
• Repeater

Começa pelas brigdes e deixa o AP client para o fim, no meio o repeater. Os testes servem para ver qual das opções terás maior sinal dentro da casa.

2- Esse AP não pode gerir nenhuma rede, pois não está preparado para isso, por isso se chama Acess Point.
Se conseguires por isso a 'repetir' o sinal do outro dentro da casa, aponta os 3 pc's para esse teu AP, aconselho fixar ip's nas maquinas, pois o teu AP não tem DHCP.

Com a instabilidade de sinal que por ai existe eu NUNCA colocaria um programa de contabilidade (bases dados) em rede, passa cabos nisso ou tens de ter a rede estavel, senão vais ter mais problemas que devias.
Em alternativa, pelo que vi do teu AP podes sempre mudar essa antena e melhorar um pouco mais o sinal. Agora entende uma coisa, com esse AP não vais gerir rede nenhuma.

Boa sorte.

Gu@rdian
 
Última edição:
Nesse caso eu faria assim:

1- Fazer uso e testes, com as várias formas de funcionar do teu AP:
• AP Client
• PtP Bridge
• PtMP Bridge
• Repeater

Começa pelas brigdes e deixa o AP client para o fim, no meio o repeater. Os testes servem para ver qual das opções terás maior sinal dentro da casa.

2- Esse AP não pode gerir nenhuma rede, pois não está preparado para isso, por isso se chama Acess Point.
Se conseguires por isso a 'repetir' o sinal do outro dentro da casa, aponta os 3 pc's para esse teu AP, aconselho fixar ip's nas maquinas, pois o teu AP não tem DHCP.

Com a instabilidade de sinal que por ai existe eu NUNCA colocaria um programa de contabilidade (bases dados) em rede, passa cabos nisso ou tens de ter a rede estavel, senão vais ter mais problemas que devias.
Em alternativa, pelo que vi do teu AP podes sempre mudar essa antena e melhorar um pouco mais o sinal. Agora entende uma coisa, com esse AP não vais gerir rede nenhuma.

Boa sorte.

Gu@rdian

De certeza.. Pelo que sei este AP tem DHCP... E posso tanto configurar os IPs manualmente, como com DHCP ele atribuir um IP a cada elemento da rede...
 
Outro serviço de acesso á internet?
Mas não fizestes testes nem tentativas de resolução da situação?
Que é feito da contenção desse orçamento afinal?
Onde fica o reaproveitamento de recursos existêntes?

Não entendo. Fizestes todos os testes e não funcionou?
Este tópico vai ficar pobre, sem mais informação tua.
 
Desculpa, já houve alterações...

Ficou assim: a ligação de internet em vez de estar no bar, agora está na associação com um router barato, ligado a um AP. Assim faz-se a gestão da rede na associação. Depois tem o outro AP a fazer de repetidor para o bar...

Cumps e obrigado
 
Back
Topo