1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pedido de ajuda, escolha de um Router

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Enjoy_&_Relax, 12 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 616)

  1. Enjoy_&_Relax

    Enjoy_&_Relax Power Member

    Boas

    Precisava de uma opiniao de alguem mais dentro da area.

    Queria comprar um router por volta dos 70euros. Funcionalidades que se pretende:

    -->Wireless acess point. Ter ou nao ter suporte para o "futuro" standard N, n faz muita diferença.
    -->Ter switch(ethernet) interno para 4 ou 5 pcs. Quantos mais melhor.
    --> N ha interesse que faça de modem, pois o propio modem do isp vai ser lá ligado

    tou virado para este linksys: 60euros
    [​IMG]Router Linksys Wireless-G (WRT54GL-EU)
    Wireless-G Broadband Router com base Linux
    Disseram-me que ter este suporte para Linux software é muito util e valiosa. Visto que me estou a iniciar na area CCNA da cisco, ficar já com esta possibilade poderá ser util no futuro.


    Sera uma boa escolha? tambem me falaram num D-Link

    O que me preocupa é caso ter que ligar dakeles modems antigos, que so se ligam via USB... duvido que este router tenha suporte para USB, correcto?
    Se quizer um router que tambem faça de modem ADSL(cable n interessa porque o modem cable que faço uso tem ethernet), que modelo poderei escolher?


    desd já obrigado
     
    Última edição: 12 de Fevereiro de 2009
  2. Unick

    Unick Power Member

  3. Enjoy_&_Relax

    Enjoy_&_Relax Power Member


    Mas esse parece que n tem switch incorporado. mas fora isso parece porreiro.
    Mas tenho que por esse de parte, por n ter switch
     
  4. SpeedDragon

    SpeedDragon Power Member

    O router asus indicado em cima tem 4 portas ethernet para lan e 1 porta ethernet para WAN. Alem disso é compactivel com firmware modificados como DD-WRT, etc.
     
  5. Enjoy_&_Relax

    Enjoy_&_Relax Power Member

    ok, mas na discriçao na tem nenhum referencia a portas ethernet.

    Mais uma coisa, nesse router,ao dizer " 2 USB Ports", signifca que suporta modems por usb? é que soa a estranho, como é k o router vai detectar a ADSL via usb vinda do modem, sem ter o software/drivers do modem?

    posso tar a dizer asneiras, n sei..mas alguem me pode explicar?
     
  6. SpeedDragon

    SpeedDragon Power Member

    Por defeito ele não detecta modens usb. As portas USB são para ligar pens/discos usb, webcam ou impressoras.

    Porem, há alterações ao firmware que fazem uso de modens 3G, quanto a modens adsl, existe a versão WL-600g que é igual a WL-500gP, mas tem modem ADSL incluido, e deverá rondar o mesmo preço.
     
  7. vortex69

    vortex69 Power Member

    não tenho certeza a 100%, mas salvo erro essa portas usb são para discos externos/pens usb e outros dispositivos de armazenamento do género.

    Quanto a mais escolhas para router, posso dar como exemplo o meu, Buffalo WHR-G54S, a nível de especificações é igual a esse linksys e é capaz ser mais barato, comprei-o a ~50€ na ***** há um tempo, por isso com um pouco de procura deves achá-lo mais barato. Tanto um como outro são router já "antigos" por isso sabe-se o que se pode esperar deles :P

    *edit*...bahh... mais de 10 minutos a escrever um reply faz com que alguém responda antes XD
     
    Última edição: 12 de Fevereiro de 2009
  8. Enjoy_&_Relax

    Enjoy_&_Relax Power Member

  9. vortex69

    vortex69 Power Member

    Tanto quanto sei o CCNA não te vai fazer diferença em nada a utilizar um router domestico seja ele linksys ou outra marca qualquer.

    E quanto ao como tem lá Cisco é do topo do mercado...que tal comparar as especificações dos equipamentos? no caso do router que eu dei como exemplo comparado com o linksys que tinhas falado a diferença é 0, ambos usam um Broadcom 5352 a 200mhz, 16 MBytes de RAM e 4MBytes de flash.

    Isto para não dizer que comparar Cisco com Linksys é parecido com comparar Ferrari com Fiat, são do mesmo grupo empresarial, são a mesma espécie de equipamento...mas por amor de deus não comparem :lol:

    A única coisa em que "é da cisco, logo é bom" era capaz de fazer diferença era a nível de software, mas posso-te dizer por experiência própria que nisso os routers domésticos são todos "farinha do mesmo saco", por alguma razão os firmware 3rd party são tão utilizados. :P

    E com isto não penses que tou aqui numa guerra para que compres um router igual ao meu ou para comprares aquele que eu te "mandar" comprar, só acho que comprar equipamento por causa da marca é algo parvo, principalmente quando isso não traz qualquer tipo de beneficio.

    Quanto a esse ultimo que mostraste, salvo erro não usa um sistema baseado em linux (apenas digo isto porque falaste nisso no primeiro post, logo presumo que seja algo que te interessa), mas se precisas de router com modem ADSL a opções são um tanto ou quanto escassas...e sinceramente nunca usei ADSL, por isso a minha participação neste tópico fica por aqui.

    Boa sorte na procura de um router :)
     
  10. Enjoy_&_Relax

    Enjoy_&_Relax Power Member

    A questao n é comprar so pela marca, por um lado tambem é. Se pessoas da área me dizem k as melhores marcas da routers sao Linksys e DLink, é normal que eu va pesquisar so destas duas. Mas claramente n ponho outros de parte,senao n tinha ca vindo tentar saber mais.

    Alem disso, a minha incliniçao tb é por causa do software, os linksys por ser cisco trazem certos tipo de configs e opçoes especificas da cisco k eu provavelmente vou ter que aprender, era mais por isso. Alem do mais, o router n vai ser bem domestico,vai andar comigo para qualquer necessidade de trabalho ou mesmo lazer. E testes tambem. De ter suporte para software linux ou nao, isso n sei quanto me fará jeito. E como n encontrei mais nenhum com esse suporte(dentro da minha margem de preço), alem dakele primeiro( k n tem modem adsl), pus um bocado de parte.

    Mas n tenhas duvidas, que se encontrar,ou me sugerirem um router de outra marca e que seja claramente melhor k este e +/- dentro do preço. N perco tempo.

    N tinha era noçao que este modelo já era antigo, obg pela dica.
     

Partilhar esta Página