• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pedido de ajuda para configuração de PC Completo para Arquitectura

joapais

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Não sei bem valores, pois estou um pouco por fora do mercado, mas até 1200 €.
Quero comprar até ao final do ano.



2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (programas de arquitectura, renderização, vídeos, autocad, archicad, artlantis, revit,)
c) Office / Navegação web / Filmes (excel, photoshop, illustrator).



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
2 anos



5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Neste momento tenho um portátil Vaio VPCF12Z1E, com cerca de 7 anos, que ainda funciona bem, mas começa a não responder a programas mais exigentes, como artlantis, archicad autocad, em que se arrasta um pouco.



6) Vais fazer Overclock?


7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Quero comprar numa loja física, pois a ideia era montar um pc, mas não sei bem onde comprar.



8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Sim.



9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa
>não sei (aceito qual a melhor sugestão)

b. Processador
>não sei (aceito qual a melhor sugestão)

c. Motherboard (chipset, formato)
>não sei (aceito qual a melhor sugestão)

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>não sei (aceito qual a melhor sugestão)

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>não sei (aceito qual a melhor sugestão)

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
>não sei (aceito qual a melhor sugestão)

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>não sei (aceito qual a melhor sugestão)

h. Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)
> Monitor (sugestões do melhor para visualizações em trabalhos de arquitectura);


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?


11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?


12) Contexto, comentários adicionais.
O uso de computador é para arquitectura, trabalhar essencialmente com programas de renderização e vídeos.
Será usado também autocad.
Necessito de um PC, que responda bem, pois sinto no actual que se arrasta um pouco, demorando e bloqueando muitas vezes.
Aceito sugestões, do que devo ter em consideração ao comprar / montar o PC, para que responda bem aos programas mencionados.
Estou um pouco por fora do que é necessário nos PC´s, nos últimos 15 anos usei portátil, mas sinto necessidade de trocar para um PC.
 
Boa tarde,
Solicitei orçamento com as sugestões indicadas.
Para além destas foi-me proposto outra configuração:

Fonte CoolerMaster MasterWatt Lite 700W 80Plus
Processador Intel i7 7700 3.6Ghz QuadCore Skt1151
Motherboard MSI Skt1151 - B250 PC MATE
Disco Seagate SATAIII 1TB 7200rpm 64Mb Barracuda
o resto mantém-se igual.

Que acham?
 
Pronto, ignora todas as recomendações que a loja te der a partir de agora. Já deu para perceber que o objectivo deles é escoar stock de material que não se vende. E não se vende porquê? Porque há alternativas bem melhores para o preço.
Se fores para Intel, i7 8700 Coffee Lake(8ª geração)+board z370. Se não, Ryzen 7 1700+board b350. Eu ia para Ryzen, dado o teu workload.
 
Nesta configuração com sistema operativo windows 10 home, tenho um orçamento de 1250,00 €.


Fonte Seasonic FOCUS Plus 550W 80Plus Gold Modular
Processador AMD Ryzen 7 1700 3.0Ghz OctaCore SktAM4
Motherboard Asus SktAM4 - PRIME B350M-K
Pack 2x 8GB (16GB) DDR4 G.Skill CL16 3200Mhz RipJaws V Silver
Gigabyte GeForce® GTX 1060 WINDFORCE OC 3GB GDDR5
SSD0427 SSD Samsung 960 EVO NVMe PCIe M.2 2280 250GB
Disco Western Digital SATAIII 1TB 7200rpm 64Mb Blue


O que poderia baixar aqui para conseguir um orçamento até 1000,00 €

Preciso ainda do monitor que deve andar entre os 200,00 a 300,00 € ...
 
Nesta configuração com sistema operativo windows 10 home, tenho um orçamento de 1250,00 €.


Fonte Seasonic FOCUS Plus 550W 80Plus Gold Modular
Processador AMD Ryzen 7 1700 3.0Ghz OctaCore SktAM4
Motherboard Asus SktAM4 - PRIME B350M-K
Pack 2x 8GB (16GB) DDR4 G.Skill CL16 3200Mhz RipJaws V Silver
Gigabyte GeForce® GTX 1060 WINDFORCE OC 3GB GDDR5
SSD0427 SSD Samsung 960 EVO NVMe PCIe M.2 2280 250GB
Disco Western Digital SATAIII 1TB 7200rpm 64Mb Blue


O que poderia baixar aqui para conseguir um orçamento até 1000,00 €

Preciso ainda do monitor que deve andar entre os 200,00 a 300,00 € ...

Essa config fica-te 60€ mais barata na *****.

Fonte Seasonic S12II (-30€)
RAM 3000MHZ (-20€)
SSD EVO 850 250GB (-40€)
GTX 1050 TI (-80€)

Reduzir mais só para uma 1050 ou R5 1600
 
Bom dia, após as vossa sugestões, e conversa com outras colegas que trabalham com programas de renderização, pensei nesta configuração, onde alterei o processador e placa gráfica, que me dizem?

Caixa CoolerMaster N400
Fonte Seasonic S12II 620W 80Plus Bronze
Cooler CoolerMaster Hyper 103
Processador Intel i5 7600K 3.8Ghz QuadCore Skt1151
Motherboard Asus Skt1151 - PRIME B250-PRO
Pack 2x 8GB (16GB) DDR4 G.Skill CL16 3200Mhz RipJaws V Silver
MSI GeForce® GTX 1070 ARMOR OC 8GB GDDR5
Disco Western Digital SATAIII 1TB 7200rpm 64Mb Blue
SSD Samsung 850 EVO SATA 250GB

Isto anda por um orçamento a rondar os 1250, 00 €.

Obrigada.
 
Pah não sei até que ponto esses colegas percebem de hardware (ou tu, sem ofensa, claro)...
Então recomendam-te um SSD mais lento e um CPU com 4 threads em vez de um com 16threads!?
Leva a configuração que fizeste no post #12
 
Pah não sei até que ponto esses colegas percebem de hardware (ou tu, sem ofensa, claro)...
Então recomendam-te um SSD mais lento e um CPU com 4 threads em vez de um com 16threads!?
Leva a configuração que fizeste no post #12

Não percebo muito, por isso estar a pedir ajuda :)

O ssd foi sugerido no post #13, para uma redução de preços.

O que me indicaram foi o processador, e disseram que o i7 7700k quad core 4.2 ghz, por exemplo seria melhor, mas para poupar uns trocos o i5 7600k quad-core 3.8 ghz também dava, e que seria melhor investir numa gráfica para renderização, a qual me aconselharam a gráfica gtx 1070 aero 8g oc ou a gráfica gtx 1070 windforce 8gb oc, que já é bastante mais cara, por isso ter reduzido no processador ... :/
 
Um I5 7600K + Cooler vai te ficar nos 260€, um Ryzen 7 fica-te nos 290€ e este é muito superior para o que pretendes.

Para o programa que usas não precisas de uma 1070, fica-te por uma 1060 é mais que suficiente.
 
Todos esses programas tiram partido de vários nucleos e threads e é ai que o Ryzen brilha, ignora todos os CPU's 7000 da intel e avança ou com um Ryzen 1600 para cima ou se quiserem assim tanto ir com Intel um i5 8400 (nesse workload até é superior a um 7700 não k) para cima.
 
Back
Topo