Pedido de Ajuda para iniciante

_Rodman_

I'm cool cuz I Fold
Boa Tarde a Todos,

Sempre fui um fã dos assistentes virtuais, nomeadamente do Google, pois sou consumidor dos seus produtos.

Agora que tenho um Google Nest Hub e uma Smart TV Android, o próximo (pequeno) passo que gostaria de dar seria, comprar umas lampadas com wifi, um termómetro e uma tomada inteligente.

A ideia sobre as lâmpadas, era poder controlar por voz, a partir do Google Home.

O Termómetro seria saber a temperatura numa divisão, e acionar a tomada inteligente onde um radiodor estará ligado, se a temperatura descer de um determinado valor, ou mais simples, poder verificar a temperatura pelo Google Home, e se quiser ligar a ficha do aquecedor.

Posto isto, tenho lido muito sobre gateways e afins e quanto mais leio mais confuso fico.

Podem indicar-me, se possível com links, o que me aconselhavam adquirir para este setup ?

Tenho rede wireless em toda a casa, embora em algumas divisões apenas a rede 2.4Ghz e noutras tanto essa como a de 5 Ghz.

Desde já obrigado.
 
Pela minha experiência tenho o seguinte:
Da xiaomi tenho
Lampadas
Sensor temperatura
Aspirador
Tomada inteligente
Hub
Interruptor
Da sonoff
Interruptores digitais

Tenho também um broadlink para controlar a salamandra, TV e box da meo.

Tudo isto só funciona com 2,4g
Depois é só fazer scenes para o que queres.
Consigo controlar tudo com o Google home
 
Antes de mais obrigado pela participação.

Pela minha experiência tenho o seguinte:
Da xiaomi tenho
Lampadas
Sensor temperatura
Aspirador
Tomada inteligente
Hub
Interruptor
Da sonoff
Interruptores digitais

Tenho também um broadlink para controlar a salamandra, TV e box da meo.

Tudo isto só funciona com 2,4g
Depois é só fazer scenes para o que queres.
Consigo controlar tudo com o Google home

Esses interruptores que falas, são tipo aqueles que temos em casa para acender ou apagar luzes ? Eu estava a pensar entre colocar os interruptores ou colocar as lampadas/casquilhos inteligentes, porém como tenho estores elétricos, que são também controlados através de um interruptor semelhante, podia ser interessante adaptar um inteligente, para poder subir e descer os estores remotamente. Tenho é algumas dúvidas se aquilo é "plug & Play".

Qual o Hub que usas ? E qual o sensor de temperatura ? Dá para programar que quando chegar a uma determinada temperatura ativa por exemplo uma tomada inteligente onde está o radiador ?

Obrigado.
 
Pela minha experiência tenho o seguinte:
Da xiaomi tenho
Lampadas
Sensor temperatura
Aspirador
Tomada inteligente
Hub
Interruptor
Da sonoff
Interruptores digitais

Tenho também um broadlink para controlar a salamandra, TV e box da meo.

Tudo isto só funciona com 2,4g
Depois é só fazer scenes para o que queres.
Consigo controlar tudo com o Google home
Em relação aos interruptores digitais quais são? Esses em caso de falha do modem/wifi funcionam na mesma para ligar/desligar?
 
Back
Topo