Pedido de ajuda sobre tele conversos

nalexnet

Membro
Tenho uma lente Canon 55-250 IS e pretendia comprar uma tele conversor 2x da sigma. Alguém me sabe dizer se perco o AF da lente? e o IS?

é que já não é a primeira marca de tele conversores que diz que não é aconselhado para a minha lente, mas não explicam porque, se alguém me poder ajudar com estas informações

agradeço a vossa ajuda
 
Não dão para essa lente.

Só podes usar tele conversores em lentes que tenham abertura fixa abaixo de f/4, e isso é o limite dos limites, os fabricantes bem sabem que só devem ser usados em lentes f/2.8.

Ao usares um tele convertor 2x, se a lente tem f/4, passa a ter f/8 automaticamente. Isso implica vários problemas ao nível de focagem, podendo mesmo a lente eixar de focar automaticamente, ou então foca só quando lhe apetece, principalmente em distâncias muito longas.

Uma f/2.8 passa a f/5.6, que será o limite aceitável para a lente focar bem, mas por experiência própria posso-te dizer que nem assim as lentes ficam a focar como se não tivessem o tele convertor. Ou então tem que ser algo com uma qualidade muito boa, que te vai custar tanto como uma lente nova :\

Ou seja, só podes usar tele convertores em lentes de alta qualidade (e preço), e acima de tudo, com abertura fixa.

ps: há quem use tele convertores para fotografia macro, e aí o problema das aberturas não é, de todo, grave, mas só nessa situação.
 
Não dão para essa lente.

Só podes usar tele conversores em lentes que tenham abertura fixa abaixo de f/4, e isso é o limite dos limites, os fabricantes bem sabem que só devem ser usados em lentes f/2.8.

Ao usares um tele convertor 2x, se a lente tem f/4, passa a ter f/8 automaticamente. Isso implica vários problemas ao nível de focagem, podendo mesmo a lente eixar de focar automaticamente, ou então foca só quando lhe apetece, principalmente em distâncias muito longas.

Uma f/2.8 passa a f/5.6, que será o limite aceitável para a lente focar bem, mas por experiência própria posso-te dizer que nem assim as lentes ficam a focar como se não tivessem o tele convertor. Ou então tem que ser algo com uma qualidade muito boa, que te vai custar tanto como uma lente nova :\

Ou seja, só podes usar tele convertores em lentes de alta qualidade (e preço), e acima de tudo, com abertura fixa.

ps: há quem use tele convertores para fotografia macro, e aí o problema das aberturas não é, de todo, grave, mas só nessa situação.
obrigado Rui

era essa a minha dúvida (aliás quase certeza)

está decidido, não compro tele conversor e toca a poupar para uma lente nova... lá vou eu morar para debaixo da ponte quando a minha mulher descobrir lol
 
verdade seja dita n tens mt mais hipoteses em termos de teles

a preços decentes acima da 55-250 so tens a 70-300 e a 100-300 entre os 250 e os 400€, fora isso só tens a 100-400 que são 1400€
 
verdade seja dita n tens mt mais hipoteses em termos de teles

a preços decentes acima da 55-250 so tens a 70-300 e a 100-300 entre os 250 e os 400€, fora isso só tens a 100-400 que são 1400€
já existem da Sigma lentes 100-500 por menos de 1000€ e as 100-400 por cerca de 600€, mas mesmo assim é mt guita e tenho de andar com mais uma lente :S
 
é a 150-500 e custa perto de 900€
a opção "mais em conta" é uma 80-400 da tokina que fica nos 600€

100-400 só conheço uma e é quase 1400€
 
Julgo que o mesmo conversor não te dá as duas coisas. E nessa lente tens que usar conversores tipo filtro, daqueles de enroscar na frente, que obviamente têm as suas desvantagens.
dar da, fica com uma 100mm macro k continua a focar na distancia minima da 50mm, ficando por isso com mais amplicacao... e perder abertura pouco interessa em macro ;)
 
Back
Topo