• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pedido de configuração de PC Completo para aquisição

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
-800

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
-Pc completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
-3/4 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
-Atualmente não tenho computador

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
-Não


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>não sei

b. Processador (Intel ou AMD)
>não sei

c. Motherboard (chipset, formato)
>não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>não sei

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>não sei

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>não sei

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>não sei

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>não sei

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Monitor, Teclado

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Desculpem lá por não saber nada sobre pcs, simplesmente disseram me pra tirar uma referência por este site! Obrigado pela Ajuda


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Gaming mas que jogos? E resolução será necessariamente 1080p ou inferior. É que com 800 euros só quase consegues fazer uma build com um processador com gráfica integrada.
 
o orçamento é um bocado apertado
podes fazer um PC que dá para jogar mas nada de grandes extravagancias
para colocares uma gráfica nessa build tens de ir para uma 1650 no máximo e colocar um processador mais barato
Por exemplo:

-Ryzen 5 1600 170€
-Asus B450 tuf gaming 70€
-16Gb Ram 3200 CL16 75€
-NVME Kioxia exceria plus 500Gb 60€
-MSI MAG 100 M 50€ (a caixa é mais cara mas o ryzen gosta de ar e essa caixa dá conta do recado)
-Corsair RM750 gold 115€
-GTX 1650 300€
+- 840€
vai passar um pouco o limite dos 800€ podes sempre meter uma fonte mais barata o que eu não aconselho

Se fores para uma Build sem gráfica dedicada podes usar o Ryzen 5600G e uma B550
 
Última edição:
Boas,

Os preços das gráficas estão para esquecer. No inicio do ano passado com 800 € dava para fazer algo bastante razoável.
Hoje em dia é muito complicado.

Por ~800-850 € durante as promoções recentes, tinhas algumas pre-builds interessantes com melhor CPU e Gráfica que o sugerido pelo @Albinodasfestas.

Já agora @Albinodasfestas 750W são desajustados para um sistema desses e pelo preço dessa fonte.
500W chegam e sobram para esse sistema sugerido.
Há muito boas fontes ainda em promoção nestes dias, entre 50-70 €, mais ajustadas às necessidades do sistema sugerido, em termos de potência e preço.

A Seasonic Focus Gold GX 650W, por exemplo, está em promoção a 69.90 €.
650W continuam a ser overkill para esse sistema, mas é uma boa fonte e está a óptimo preço.

Reltivamente ao CPU, um intel 10400f sé melhor que o 1600 e está +/- ao mesmo preço.

Julgo que o melhor que consegues até 800 € nesta altura é algo como isto:

CPU: Intel Core i5 10400F 6-Core - 152.90 €
GPU: Asus GeForce® GTX 1650 Phoenix OC 4GB - 309.90 €
Motherboard: MSI MAG B460M BAZOOKA - 81.91 €
RAM: Kingston Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz FURY Renegade Preto 1R CL16 - 65.90 €
SDD NVme: Crucial P2 500GB 3D M.2 NVMe 2280 - 49.90 €
Fonte: Seasonic Focus Gold GX 650W - 69.90 €
Caixa: MSI MAG Forge 100M RGB - 49.90 €

Total: 780.31 € - Numa loja nacional

Ainda sobra algum, caso queiras fazer um ou outro ajuste,
Ficas com um CPU bastante decente e mais tarde, se quiseres, quando os preços dos GPUs estabilizarem podes fazer um upgrade.

Uma GTX 1650 dá para gaming, mas nada de especial, nos jogos deves ter que colocar as configurações quase todas em low ou perto disso.
Mas ainda assim ficas melhor servido em termos gráficos que com um APU da AMD, como o 5600G.
 
Última edição:
Sim um APU da AMD acho que é o melhor para o caso. Tem melhor gráfica integrada que os Intel e dá para jogar jogos mais leves sem problemas. Quando as gráficas baixarem de preço então sim dava o salto para uma gráfica discreta. Isso seria o que eu faria se fizesse uma build para mim agora dentro desse orçamento.
 
Com um 5600G fica um pouco melhor em termos de CPU, mas pior em performance gráfica / gaming em comparação com a combinação i5 10400f + GTX 1650.
Teria de reduzir ainda mais nas specs dos jogos.

De referir que o i5 10400f em gaming não fica muito atrás de um 5600X.
Por sua vez o 5600G deverá estar situado entre o i5 10400f e o 5600X, ou seja, a diferença entre o i5 10400f e o 5600G em gaming ainda é menor.

Depende do que o OP pretende para o momento e se um upgrade no futuro é algo importante.
 
Última edição:
Back
Topo