1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pedido de opinião: Debian?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Tonux, 19 de Outubro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 716)

  1. Tonux

    Tonux Power Member

    Boa tarde

    1. Comprei uma revista que trazia um CD do Debian 4. Como já tenho numa máquina o Ubuntu, valerá a pena instalar o Debian?
    2. Neste computador tenho instalados o XP e o Ubuntu 8.04 LTS. Posso instalar mais um SO linux, sem o perigo de perder o que já lá tenho? Por outras palavras, posso juntar mais uma partição de 'outro' linux? (Não quer dizer que seja o Debian, pode ser o Mandriva ou o Fedora, por exemplo)

    Obrigado.
     
  2. Toze das Coves

    Toze das Coves What is folding?

    Podes juntar as que quiseres desde que tenhas espaço no disco, partições bem feitas e tenhas atenção ao grub :)
     
  3. Tonux

    Tonux Power Member

    Atenção ao grub, em que sentido? A última distro a ser instalada é a que instala o grub (substituindo o anterior), não é? Ou devo conservar/guardar o grub que actualmente tenho?

    Obrigado.
     
  4. Toze das Coves

    Toze das Coves What is folding?

    Não sei muito bem como funciona mas se não adicionares ao último grub a informação do resto dos OS's ele não mete sozinho mas não tenho a certeza.
     
  5. HellSpider

    HellSpider Power Member

    Uma opção seria não escrever o grub no MBR, depois adicionar uma entrada no que está no MBR para a partição onde se encontra o /boot da nova distribuição...
     
  6. Toze das Coves

    Toze das Coves What is folding?

    Sim. Terias de apontar a versão do kernel e onde a instalaste para depois adicionares ao grub que já tens. :)
     
  7. HellSpider

    HellSpider Power Member

    Exactamente...

    Se não quiseres ter esse trabalho tens que passar duas vezes pelo grub, uma quando inicias o pc, e ao escolher o sistema (se no menu.lst estiver apenas a partição do sistema) aparece-te outro que foi instalado com a distro...

    Pessoalmente prefiro a opção do Toze das Coves...O arranque fica mais "limpo".
     
  8. Tonux

    Tonux Power Member

    Há para download grátis o programa OS selector Acronis 8.0. Aconselham-me o uso desse programa como substituto do grub/lilo?

    Obrigado.
     
  9. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Quando tens uma ferramenta como o grub nao vale a pena meter outra:p.Especialmente proprietaria! Relativamente ao que queres, se calhar para ti o melhor era nao instalares com esse CD, porque provavelmente é a release "stable" do debian. Aplicaçoes com bolor, vá:D. Como estas habituado a ter os ultimos gritos com o ubuntu recomendo-te a "testing".É capaz de nao ser tao actualizada como o ubuntu, mas é bem mais estavel e nao deixa o SO ganhar bolor. Podes sacar do darkstart salvo erro. Se achas o ubuntu instavel demais entao mete o tal CD de debian que tens que ate se te arregalam os olhos:x2:
     
  10. uterrorista

    uterrorista Suspenso

    Não vais ganhar se instalares o Debian.
    O Ubuntu já descende do Debian. É idêntico.
    A utilização do Debian pode-te complicar mais a vida se andares a utilizar o stable/testing/unstable não sabendo bem o que andas a fazer...

    Podes sempre juntar outro SO. Neste momento eu tenho Win XP, Debian e Archlinux. Mas se gostas de experimentar coisas diferentes, porque não instalar?...

    Lembrar que tens sempre a hipótese de experimentares outra Distro a partir de uma Virtual Machine..

    Fica-te pelo Grub. Se não percebes muito de linux, isso ainda te pode complicar mais a vida o futuro. Com o Grub tens sempre bom 'suporte'..
     

Partilhar esta Página