[Pedido de opinião] tudo minusculas.

akgis

Power Member
Estou a ajudar a desenvolver um site para uma "instituição" importante vai ser um backoffice mas certos elementos vão estar abertos ao publico em geral.

De momento tou a por tudo em minúsculas labels, titulos, tudo, na minha opinião acho que da um aspecto interessante ao site fica moderno.

Gostaria das opiniões se possível achão que deveria mudar a primeira letra da palavra para maiúscula?

Outra coisa e se souberem de exemplos de sites que so usem minúsculas se possível me indicassem
 
Pessoalmente, acho que deves escrever normalmente. Ou seja, maiúsculas onde elas devem estar.

É que se perder as maiúsculas é "moderno", então a nossa linguagem está a ir por um muito mau caminho :x


Nunca vi um site totalmente escrito em maiúsculas, mas também não gostava de ver.
(é só a minha opinião pessoal que está aqui em causa ;))
 
Pessoalmente, acho que deves escrever normalmente. Ou seja, maiúsculas onde elas devem estar.

É que se perder as maiúsculas é "moderno", então a nossa linguagem está a ir por um muito mau caminho :x


Nunca vi um site totalmente escrito em maiúsculas, mas também não gostava de ver.
(é só a minha opinião pessoal que está aqui em causa ;))

Tou a falar de labels, indicações, titulos nao tou a falar de frases, ai sim comcordo tem que se seguir as regras
 
Aconselho-te é a escrever em Português correcto!

comcordo -> concordo
achão -> acham

Quanto a minúsculas/maiúsculas penso que se deve usar maiúsculas no início da palavra, depois o que podes fazer é escrever tudo em maiúculas mas em letra com um tamanho pequeno.
 
não há coisa pior que receber e-mails só com letras maiúsculas. É o mesmo que falarem comigo aos gritos. Da mesma forma, tudo em minúsculas parece um sussurro.
O aspecto moderno de alguns sites que provavelmente referes deve ser font verdana em tamanho 10.
Mas sinceramente, não acho que o site fique a parecer mais moderno contendo erros propositados de ortografia. Sobretudo se o objectivo é transmitir rigor.
Acho que há outras formas mais correctas de dar um aspecto moderno ao site como funcionalidades hi-tech que realmente surpreendem o utilizador. Escrever tudo em minúsculas é anti-design.
É a minha opinião. Se conseguires mostrar um site que resulte bem nessas condições, talvez retire o que disse. :)
 
Na minha opinião, acho que não é um grande problema em usar em todas as letras mínusculas para as labels. Não considero que seja um erro grave, é mais uma questão de estética.
 
Na minha opinião, acho que não é um grande problema em usar em todas as letras mínusculas para as labels. Não considero que seja um erro grave, é mais uma questão de estética.

yap.. é uma questão de estética e uma tendência do web design. a questão aqui é q 'tamos a falar de um back office q não vai ter objectivos de marketing nem necessidade de mostrar uma imagem "muito à frente", portanto, fá-lo o mais "institucional" possível! se 'tivessemos a falar de um site de promoção, aí sim, seria outra conversa :)
 
Estou a ajudar a desenvolver um site para uma "instituição" importante vai ser um backoffice mas certos elementos vão estar abertos ao publico em geral.

De momento tou a por tudo em minúsculas labels, titulos, tudo, na minha opinião acho que da um aspecto interessante ao site fica moderno.

Gostaria das opiniões se possível achão que deveria mudar a primeira letra da palavra para maiúscula?

Outra coisa e se souberem de exemplos de sites que so usem minúsculas se possível me indicassem
Boa tarde como estás a pedir a opinião cá vai.
A meu ver o uso propositado de erros ortográficos pode funcionar bem em campanhas "shock", no entanto, tendo em atenção que pensas fazer um site para uma instituição importante, o melhor será respeitar o português correcto, até porque a forma de escrita que salientaste é actualmente conhecida como uma forma de evitar os spams ou spywares, isto é, nalguns sites, nomeadamente de banco e instituições financeiras, uma das formas que eles aconselham a verificar a vericidade da informação é através do cuidado com a ortografia. Estas instituições fazem do "bom português" uma marca de referência mesmo a nível da segurança. Por isso, o meu concelho é usares uma boa linguagem, e acima de tudo a mais correcta possível.

Abraço.

http://www.teamblast-airsoft.xm.com
 
Última edição:
Erros ortográficos???? O uso de minúsculas??? Há com cada uma...

O uso de minúsculas em títulos, menus e coisas assim está muito em voga. Não se trata de desrespeitar a língua portuguesa, deixem-se de tretas, trata-se apenas de uma questão estética e de tendência design como disse o Paulojreis. No meu blog por exemplo, o nome do blog é escrito em minúsculas e os títulos dos posts também o são. So what? Estou a desrespeitar a língua portuguesa?

É uma questão de estilo apenas!

Claro que, e mais uma vez como disse o Paulojreis, temos que ver o contexto. Se se trata de um backend para uma aplicação Web, que à partida será visto por meia-dúzia de pessoas NO MÁXIMO, aí não vale a pensa entrar em "estilismos", até porque daqui a uns tempos deixará de estar na moda e o teu backend irá continuar a ser usado. Mas se for para um site, seja ele de que natureza for, não vejo problemas em usar letras minúsculas. Muitos de vocês estão-se a esquecer que muitas marcas mundialmente conhecidas e prestigiadas têm renovado a sua imagem e colocado o seu nome em letras minúsculas num estilo de escritura moderno. Não é aberração nenhuma, MUITO MENOS ERRO ORTOGRÁFICO!
 
A questão das minusculas/maiusculas é de somenos. O que conta no fim do dia é a usability (peço desculpa, realmente não sei se há traducção...). Desde que funcione, que se lixe o crocodilo.
 
A questão das minusculas/maiusculas é de somenos. O que conta no fim do dia é a usability (peço desculpa, realmente não sei se há traducção...). Desde que funcione, que se lixe o crocodilo.

É pena que a tendência é para se pensar mais no estilo e design do que propriamente ... no resto :P
O que se quer é um site bonito, e o resto é história. Gosto especialmente do site da Vodafone, que de tempos a tempos lá me dá uma página de erro (com umas quantas linhas de source à mostra em ASP.NET), e isto só me começou a acontecer quando decidiram "renovar o visual".
 
A questão das minusculas/maiusculas é de somenos. O que conta no fim do dia é a usability (peço desculpa, realmente não sei se há traducção...). Desde que funcione, que se lixe o crocodilo.
ao estares a usar apenas minusculas, dás cabo da noção de hierarquia e lá se vai a usabilidade (é o termo que tenho visto usar por cá ;)).

não sou fã de escrever apenas em maiusculas/minusculas (excepto em casos bastante particulares, e com tipos de letra também particulares....mas isso é outra história ;))
 
Esta discussão é recorrente: para alguns designers a forma é mais importante que o conteúdo. Não há nada a fazer sobre isso, são discussões infindáveis e inconclusivas.

Se se pretende eficácia na transmissão da mensagem, escrevam como mandam as regras e da forma como nos ensinaram quando aprendemos a ler. Caso contrário, escrevam como bem entenderem... ßê lêê† åñÐ ßê ¢ððl
 
É pena que a tendência é para se pensar mais no estilo e design do que propriamente ... no resto :P
O que se quer é um site bonito, e o resto é história. Gosto especialmente do site da Vodafone, que de tempos a tempos lá me dá uma página de erro (com umas quantas linhas de source à mostra em ASP.NET), e isto só me começou a acontecer quando decidiram "renovar o visual".
Meu amigo, não culpes os designers por isso. Se algo está mal, tem a ver com a programação, seja là a culpa de quem for.

ao estares a usar apenas minusculas, dás cabo da noção de hierarquia e lá se vai a usabilidade (é o termo que tenho visto usar por cá ;)).

não sou fã de escrever apenas em maiusculas/minusculas (excepto em casos bastante particulares, e com tipos de letra também particulares....mas isso é outra história ;))
Bullshit. Não dá cabo de rigorosamente nada.

Esta discussão é recorrente: para alguns designers a forma é mais importante que o conteúdo. Não há nada a fazer sobre isso, são discussões infindáveis e inconclusivas.

Se se pretende eficácia na transmissão da mensagem, escrevam como mandam as regras e da forma como nos ensinaram quando aprendemos a ler. Caso contrário, escrevam como bem entenderem... ßê lêê† åñÐ ßê ¢ððl
Conteúdo? Mas estamos aqui a encurtar textos, a escrever em chinês, OU SIMPLESMENTE pôr uma minúscula?

Tens noção que aquilo que dizes não vai dar a lado nenhum? O nosso rapaz disse claramente que não se trata de textos banais, onde aí sim escreve "como mandam as regras e da forma como nos ensinaram quando aprendemos a ler". Trata-se de títulos, subtítulos e afins. Não sejas tão radical. Isto chega a ser ridículo.
 
se tu o dizes :rolleyes:

e se queres dizer esse tipo de tretas...fundamenta-as! é que deves ter lido livros bastante diferentes dos meus...
Estás-me a pedir para fundamentar quando eu já fundamentei tudo o que tinha a fundamentar neste tópico. Não percebo porque raio nos vens falar de hierarquia ou usabilidade quando o nosso amigo disse claramente que "isto" não era destinado a textos.
 
Estás-me a pedir para fundamentar quando eu já fundamentei tudo o que tinha a fundamentar neste tópico. Não percebo porque raio nos vens falar de hierarquia ou usabilidade quando o nosso amigo disse claramente que "isto" não era destinado a textos.
"é exactamente igual...e dá estilo". foi essa a tua fundamentação. a isto respondo como me respondeste - BS.

e estou a ver que não vamos chegar a consenso nenhum haha
 
Meu amigo, não culpes os designers por isso. Se algo está mal, tem a ver com a programação, seja là a culpa de quem for.

Se por programação te referires a "quem organizou tudo", então concordo contigo. Não é quem escreve, mas sim quem planeia, que decide o que fazer.

Quanto às minúsculas em si, considero erro ortográfico em textos, mas pessoalmente não acho estético (nem erro ortográfico) o seu uso em títulos e captions. Ok, nesta situação não acho que seja um erro, mas IMO é preferível "INÍCIO | PERFIL | OPÇÕES | SAIR" do que "início | perfil | opções | sair", se bem que gosto mais deste último do que de "Início | Perfil | Opções | Sair". Talvez porque todas as letras têm a mesma altura.
Gostos...
 
Última edição:
Back
Topo