1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Pedido de opinião] tudo minusculas.

Discussão em 'Web Development' iniciada por akgis, 17 de Outubro de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 1297)

1. akgis

akgis Power Member

Estou a ajudar a desenvolver um site para uma "instituição" importante vai ser um backoffice mas certos elementos vão estar abertos ao publico em geral.

De momento tou a por tudo em minúsculas labels, titulos, tudo, na minha opinião acho que da um aspecto interessante ao site fica moderno.

Gostaria das opiniões se possível achão que deveria mudar a primeira letra da palavra para maiúscula?

Outra coisa e se souberem de exemplos de sites que so usem minúsculas se possível me indicassem

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Pessoalmente, acho que deves escrever normalmente. Ou seja, maiúsculas onde elas devem estar.

É que se perder as maiúsculas é "moderno", então a nossa linguagem está a ir por um muito mau caminho :x

Nunca vi um site totalmente escrito em maiúsculas, mas também não gostava de ver.
    (é só a minha opinião pessoal que está aqui em causa ;))

3. akgis

akgis Power Member

Tou a falar de labels, indicações, titulos nao tou a falar de frases, ai sim comcordo tem que se seguir as regras

4. K0mA

K0mA Power Member

Aconselho-te é a escrever em Português correcto!

comcordo -> concordo
    achão -> acham

Quanto a minúsculas/maiúsculas penso que se deve usar maiúsculas no início da palavra, depois o que podes fazer é escrever tudo em maiúculas mas em letra com um tamanho pequeno.

5. Kayvlim

Staff Member

Entendi a ideia, mas concordo mais com o K0ma - ALGO DESTE GÉNERO. Prefiro isto a tudo em minúsculas ;)

6. maningreen

maningreen Power Member

não há coisa pior que receber e-mails só com letras maiúsculas. É o mesmo que falarem comigo aos gritos. Da mesma forma, tudo em minúsculas parece um sussurro.
    O aspecto moderno de alguns sites que provavelmente referes deve ser font verdana em tamanho 10.
    Mas sinceramente, não acho que o site fique a parecer mais moderno contendo erros propositados de ortografia. Sobretudo se o objectivo é transmitir rigor.
    Acho que há outras formas mais correctas de dar um aspecto moderno ao site como funcionalidades hi-tech que realmente surpreendem o utilizador. Escrever tudo em minúsculas é anti-design.
    É a minha opinião. Se conseguires mostrar um site que resulte bem nessas condições, talvez retire o que disse. :)

7. slack_guy

slack_guy Power Member

www.google.pt
    www.amazon.com
    www.microsoft.com
    www.yahoo.com
    ou mesmo www.sapo.pt

Estes são dos sites mais vistos em todo o mundo. Vês ali algumas "labels, indicações, titulos" escritos da forma que achas que é "interessante" e "moderno" ? Onde é que foste buscar essa ideia? O que é interessante e moderno é escrever correctamente. Podes é dizer que é 'mais giro, cool, etc, etc'. Isso são gostos e gostos não se discutem :-)

8. ket

ket Power Member

Na minha opinião, acho que não é um grande problema em usar em todas as letras mínusculas para as labels. Não considero que seja um erro grave, é mais uma questão de estética.

9. paulojreis

paulojreis Power Member

yap.. é uma questão de estética e uma tendência do web design. a questão aqui é q 'tamos a falar de um back office q não vai ter objectivos de marketing nem necessidade de mostrar uma imagem "muito à frente", portanto, fá-lo o mais "institucional" possível! se 'tivessemos a falar de um site de promoção, aí sim, seria outra conversa :)

10. Boa tarde como estás a pedir a opinião cá vai.
    A meu ver o uso propositado de erros ortográficos pode funcionar bem em campanhas "shock", no entanto, tendo em atenção que pensas fazer um site para uma instituição importante, o melhor será respeitar o português correcto, até porque a forma de escrita que salientaste é actualmente conhecida como uma forma de evitar os spams ou spywares, isto é, nalguns sites, nomeadamente de banco e instituições financeiras, uma das formas que eles aconselham a verificar a vericidade da informação é através do cuidado com a ortografia. Estas instituições fazem do "bom português" uma marca de referência mesmo a nível da segurança. Por isso, o meu concelho é usares uma boa linguagem, e acima de tudo a mais correcta possível.

Abraço.

http://www.teamblast-airsoft.xm.com

Última edição: 23 de Outubro de 2007
  11. Squillace

Squillace Power Member

Erros ortográficos???? O uso de minúsculas??? Há com cada uma...

O uso de minúsculas em títulos, menus e coisas assim está muito em voga. Não se trata de desrespeitar a língua portuguesa, deixem-se de tretas, trata-se apenas de uma questão estética e de tendência design como disse o Paulojreis. No meu blog por exemplo, o nome do blog é escrito em minúsculas e os títulos dos posts também o são. So what? Estou a desrespeitar a língua portuguesa?

É uma questão de estilo apenas!

Claro que, e mais uma vez como disse o Paulojreis, temos que ver o contexto. Se se trata de um backend para uma aplicação Web, que à partida será visto por meia-dúzia de pessoas NO MÁXIMO, aí não vale a pensa entrar em "estilismos", até porque daqui a uns tempos deixará de estar na moda e o teu backend irá continuar a ser usado. Mas se for para um site, seja ele de que natureza for, não vejo problemas em usar letras minúsculas. Muitos de vocês estão-se a esquecer que muitas marcas mundialmente conhecidas e prestigiadas têm renovado a sua imagem e colocado o seu nome em letras minúsculas num estilo de escritura moderno. Não é aberração nenhuma, MUITO MENOS ERRO ORTOGRÁFICO!

12. ShadeX

ShadeX Power Member

A questão das minusculas/maiusculas é de somenos. O que conta no fim do dia é a usability (peço desculpa, realmente não sei se há traducção...). Desde que funcione, que se lixe o crocodilo.

13. Kayvlim

Staff Member

É pena que a tendência é para se pensar mais no estilo e design do que propriamente ... no resto :P
    O que se quer é um site bonito, e o resto é história. Gosto especialmente do site da Vodafone, que de tempos a tempos lá me dá uma página de erro (com umas quantas linhas de source à mostra em ASP.NET), e isto só me começou a acontecer quando decidiram "renovar o visual".

14. setekh

setekh Power Member

ao estares a usar apenas minusculas, dás cabo da noção de hierarquia e lá se vai a usabilidade (é o termo que tenho visto usar por cá ;)).

não sou fã de escrever apenas em maiusculas/minusculas (excepto em casos bastante particulares, e com tipos de letra também particulares....mas isso é outra história ;))

15. slack_guy

slack_guy Power Member

Esta discussão é recorrente: para alguns designers a forma é mais importante que o conteúdo. Não há nada a fazer sobre isso, são discussões infindáveis e inconclusivas.

Se se pretende eficácia na transmissão da mensagem, escrevam como mandam as regras e da forma como nos ensinaram quando aprendemos a ler. Caso contrário, escrevam como bem entenderem... ßê lêê† åñÐ ßê ¢ððl

16. Squillace

Squillace Power Member

Meu amigo, não culpes os designers por isso. Se algo está mal, tem a ver com a programação, seja là a culpa de quem for.

Bullshit. Não dá cabo de rigorosamente nada.

Conteúdo? Mas estamos aqui a encurtar textos, a escrever em chinês, OU SIMPLESMENTE pôr uma minúscula?

Tens noção que aquilo que dizes não vai dar a lado nenhum? O nosso rapaz disse claramente que não se trata de textos banais, onde aí sim escreve "como mandam as regras e da forma como nos ensinaram quando aprendemos a ler". Trata-se de títulos, subtítulos e afins. Não sejas tão radical. Isto chega a ser ridículo.

17. setekh

setekh Power Member

se tu o dizes :rolleyes:

e se queres dizer esse tipo de tretas...fundamenta-as! é que deves ter lido livros bastante diferentes dos meus...

18. Squillace

Squillace Power Member

Estás-me a pedir para fundamentar quando eu já fundamentei tudo o que tinha a fundamentar neste tópico. Não percebo porque raio nos vens falar de hierarquia ou usabilidade quando o nosso amigo disse claramente que "isto" não era destinado a textos.

19. setekh

setekh Power Member

"é exactamente igual...e dá estilo". foi essa a tua fundamentação. a isto respondo como me respondeste - BS.

e estou a ver que não vamos chegar a consenso nenhum haha

20. Kayvlim

Staff Member

Se por programação te referires a "quem organizou tudo", então concordo contigo. Não é quem escreve, mas sim quem planeia, que decide o que fazer.

Quanto às minúsculas em si, considero erro ortográfico em textos, mas pessoalmente não acho estético (nem erro ortográfico) o seu uso em títulos e captions. Ok, nesta situação não acho que seja um erro, mas IMO é preferível "INÍCIO | PERFIL | OPÇÕES | SAIR" do que "início | perfil | opções | sair", se bem que gosto mais deste último do que de "Início | Perfil | Opções | Sair". Talvez porque todas as letras têm a mesma altura.
    Gostos...

Última edição: 28 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página