[Pedido] "Linguagem C" de luis Damas!

SitoMan

Power Member
Boa Noite, a todos os usuários da TechZone! ;)
Antes de mais, quero agradecer já a ajuda prestada, nem que seja só de lerem o meu post..xD

Sou um miúdo de 14 anos, quero aprender a trabalhar em C, e aconselharam-me (em PT, claro) o livro "Linguagem C" de Luís Damas...

Como sou um miúdo, e de poucos investimentos, gostava de saber se existia por ai, para download em .PDF, ou afins!

Se não existir, acham que se for á Biblioteca Municipal, me arranjam o livro?

Um Abraço,
SitoMan! ;)
 
Boas!

Ainda não li esse livro, mas um amigo meu tem-no. Não foi muito caro, e se calhar não é um mau investimento :)
Há um post com feedback sobre o mesmo aqui. Dá uma vista de olhos, se estiveres interessado!

Em .PDF não deves encontrar, especialmente de forma legal, e infelizmente não sei se as bibliotecas costumam ter livros técnicos (não costumo frequentá-las :x )

Já agora, se estás a pensar aprender C, como são os teus conhecimentos de inglês? Eu também estou a aprender, e o meu "guia" é o livro dos autores da linguagem - The C Programming Language (Brian Kernigham e Dennis Ritchie). O "problema" (que pode não o ser) é o facto do livro estar em inglês.


Quando tiveres dúvidas, estamos cá para ajudar ;)
 
Também recomendo o do Ritchie em prol da versão portuguesa. Não gostei muito da forma como os apontadores são explicados pelo Damas.

Tendo em conta que é a pedra basilar do C, para mim é posto de lado.
O do Ritchie, tem o essencial, keeps it short and simple. Ficas a saber tudo o que há para saber sobre C....

O resto, são boas práticas! Isso adquires com o tempo e a analisar código de outras pessoas já experientes.

Boa sorte.
 
O livro do Luis Damas e sem sombra de duvida um bom livro para começares. E acho que os teus pais nao deverão se opor a investirem na tua educação :P

:D

P.S. no meu tempo o livro nao era caro
 
Google !?

Viva ,
Um livro é sempre bom para aprender e , normalmente, são pensados de forma a explicarem tudo o que tens de aprender passo por passo e o livro do Luís Damas é uma boa escolha. Mas se de facto n estás com idéias de gastar € para aprender a web é um recurso que te fornece tudo o que precisas de forma gratuita ( e não, não estou a falar de coisas ilegais ), se fizeres uma pesquisa no google sobre "aprender C" e seleccionares para filtrar páginas em português encontras vários links para sitios como tutoriais sobre C ( ok ok , a maior parte são em brasileiro , mas tem em conta que existem brasileiros muito bons em programação, e não só :p ) um dos sitios que me pareceu bom é este :
http://coolmaster.webhs.org/aprenderc/index.html
bastante completo ( à primeira vista ), e em português de portugal, dá uma vista de olhos.
Relativamente a bibliotecas municipais , não sei até que ponto têm livros técnicos, mas podes sempre tentar bibliotecas Universitárias ( desde que tenham departamento de informática ) de certeza que aí encontras vários livros sobre programação, embora grande parte seja em inglês.
Espero ter ajudado :p
 
Bem.. O problema nem é tanto o guitto.. porque se o pedir, dão com todo o gosto..
Mas se o evita.se era melhor..xD!

Thanks pelos conselhos people! ;)
 
Bem.. O problema nem é tanto o guitto.. porque se o pedir, dão com todo o gosto..
Mas se o evita.se era melhor..xD!

Thanks pelos conselhos people! ;)
Percebo o que queres dizer, mas repara, se tiveres um livro "emprestado", depois quando tiveres dúvidas não te podes guiar por ele, e acho que começar com tutoriais na net costuma ser bom, mas não em C.
Eu mesmo já tentei aprender C como aprendi VB6 - sozinho - mas nunca deu resultado. Só estou a começar a perceber alguma coisa agora que comecei a ler o livro.

Aconselho-te vivamente a adquirir um livro que possas ler quando quiseres, seja um eBook ou um livro físico (e acho que os livros físicos são uma boa opção, apesar de não teres a vantagem de ter um botão "Search" :D )
 
Não gostei muito da forma como os apontadores são explicados pelo Damas.

Aquela história do criminoso e das casas é priceless, não é? :lol:
O que eu me parti a rir quando tava a estudar, e me deparo com esse exemplo...
Ao menos fiquei a perceber...
Também me lembro da parte em que introduzia as constantes, e dizia que sempre que o nome da constante ocorria no código, um "anãozinho maroto" roubava a ocorrência e deixava o valor dela :D

Mas aparte estes exemplos mais esquisitos, até fiquei a perceber bem a matéria...
Ainda não o acabei (vou a meio da parte sobre os ficheiros), mas tudo o que já estudei sei utilizar bem

Acho uma boa ideia começar por esse livro, especialmente se não dominares o inglês...
Em português, já é complicado para alguns, quanto mais numa lingua estrangeira :D
 
Viva ,
Um livro é sempre bom para aprender e , normalmente, são pensados de forma a explicarem tudo o que tens de aprender passo por passo e o livro do Luís Damas é uma boa escolha. Mas se de facto n estás com idéias de gastar € para aprender a web é um recurso que te fornece tudo o que precisas de forma gratuita ( e não, não estou a falar de coisas ilegais ), se fizeres uma pesquisa no google sobre "aprender C" e seleccionares para filtrar páginas em português encontras vários links para sitios como tutoriais sobre C ( ok ok , a maior parte são em brasileiro , mas tem em conta que existem brasileiros muito bons em programação, e não só :p ) um dos sitios que me pareceu bom é este :
http://coolmaster.webhs.org/aprenderc/index.html
bastante completo ( à primeira vista ), e em português de portugal, dá uma vista de olhos.
Relativamente a bibliotecas municipais , não sei até que ponto têm livros técnicos, mas podes sempre tentar bibliotecas Universitárias ( desde que tenham departamento de informática ) de certeza que aí encontras vários livros sobre programação, embora grande parte seja em inglês.
Espero ter ajudado :p


Bem, nunca pensei encontrar uma referência ao meu "Aprender C" aqui, esse foi um projecto penso que de 2002 ou 2003 em que o meu "geekness" estava em grande:P Seja como for os meus problemas de português na altura era evidentes e por isso tenho alguma "vergonha" de ler o que escrevi. O livro tambem não foi acabado por isso dificilmente servirá como uma boa referência. Alias, esta bem incompleto! O objectivo era fazer um e-book bastante completo em português, mas falhei por diversos factores onde a desmotivação foi o maior.

Provavelmente nunca o irei terminar :(
 
busted hehe

btw agora reparei que alguns links dao 404, podes corrigir isso?

Não hehe.. é simples a razão, adivinha lá! Não escrevi esses capitulos! :P

Aquilo estava em dev na altura que meti online só para ter algum feedback do pessoal e acabei por não escrever mais, eu na altura tinha carradas de projectos pessoais e acabei por abandonar alguns e tenho pena deste ter sido um deles porque sempre gostei de escrever documentação (em inglês principalmente), mas pronto.

Docs de C
Docs gerais onde destaco o SQL How-to

Mas sim, a nivel de documentação C o K&R é obrigatório! Eu pessoalmente sempre ignorei publicações reais e sempre procurei e-books e documentação oficial. É mais barato e na minha opinião melhor. Esta é inglês é certo, no entanto de que serve um programador sem saber inglês?
 
Última edição:
Olha es igualzinho a min tenho 13 ano quero aprender C, tenho o livro do Damas é bom um bocado caro sim mas é porreiro, bem, ainda só vou nos ciclos tou meio parado por causa dos for e tal, falta-me força para continuar...LOL

:009:
 
Boa sorte para voces! Eu iniciei-me em c nessa idade também(14-15 anos)! Só que infelizmente não tive a força necessária para continuar a aprender sozinho, mas em setembro vou entrar em braga em ciências da computação :). Boa sorte! (não se esqueçam de estudar! É que eu esqueci-me por volta de quando comecei a aprender a programar e hj em dia não tive média para entrar em engenharia informática. Mas também acho ciências da computação um bom curso. Ás vezes é só um estereótipo cridado na nossa cabeça do tipo "engenharia é melhor que uma ciência") Fikem bem!
 
Obrigado a todos voces pelo apoio prestado.
O melhor mesmo é ter o livro...
Em relação ao ingles, isso é pior, mas este ano, vou entrar numa escola de ingles, porque quero mesmo chegar ao ponto mais alto da programação..
Estive a ver o livro e 30euros, é muito..
Vou aluga-lo, e tirar algumas fotocopias as coisas importantes!

Obrigado pela ajuda! ;)
 
o Livro do Luis Damas é o melhor para começar, por ser facilmente "legivel" e ser em PT.

claro que há melhores, que podem servir para aprofundar ;)
 
Obrigado a todos voces pelo apoio prestado.
O melhor mesmo é ter o livro...
Em relação ao ingles, isso é pior, mas este ano, vou entrar numa escola de ingles, porque quero mesmo chegar ao ponto mais alto da programação..
Estive a ver o livro e 30euros, é muito..
Vou aluga-lo, e tirar algumas fotocopias as coisas importantes!

Obrigado pela ajuda! ;)
Quem sabe inglês está automaticamente bem lançado :P
Podes comprar livros físicos, mas os melhores que li até agora eram todos eBooks em inglês. Por isso, se não te queres ficar pelo que um só livro ensina, aprende inglês e aproveita a informação que a Internet disponibiliza ;)
 
Vou aluga-lo, e tirar algumas fotocopias as coisas importantes!
Assim não te safas...
Convém ter sempre o livro inteiro, para rever qualquer coisita...
Claro que podes fotocopiar apenas os resumos no final de cada capitulo e os exercicios resolvidos, também serve, mas aconselhava teres o livro mesmo teu

Quanto ao inglês, vais ver que não é tão dificil como isso
Para praticares, tenta ver alguns filmes sem legendas, quando já souberes alguma coisa
(Eu aprendi inglês quando tinha 7 anos, a jogar aos Pokemons no gameboy color :D (please don't laugh :sad:))
É que depois, se quiseres continuar para além da linguagem C, os livros "bons" que encontram já são todos em inglês...
 
Última edição:
Back
Topo