1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[PEDIDO] Service manual ou esquema de UPS APC smart UPS 1500

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Mortymore, 23 de Maio de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 6078)

  1. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Tenho uma UPS da APC para ver se consigo reparar:

    Smart UPS 1500 - SUA1500RMI2U

    _http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SUA1500RMI2U

    Agradecia que se alguém me conseguir arranjar esquema ou manual de serviço desta UPS, pois entre outras coisas, estoiraram uns componentes que nem no site do fabricante (International Rectifier) os consigo identificar. Suponho que sejam MOSFET, mas...
    Identificá-los já era um começo, depois prevejo que vá ser muito complicado arranjar isso no mercado, mas pelo menos com as características dos componentes já poderia procurar equivalentes.

    Foto com a indicação do que se encontra inscrito nos componentes.

    [​IMG]

    Agradeço qualquer informação sobre isto, pois já encontrei muita coisa sobre UPSs da APC, mas nada do que encontrei tem semelhanças com a UPS em causa.

    Obrigado
    Abraço
     
  2. Viva.

    Assim á primeira vista parece mesmo mos-fet.
    Mas a inscrição do 5v dá ideia que são diodos de double-shot, infelizmente não tenho nada aqui com esquemas disso, se conseguires uma foto do pcb que se entenda, para se conseguir 'entender' como o circuito está elaborado.

    Esses IR's estavam em que parte do circuito? Entrada/Saida? Primário /secundário da placa?
    Tenta dar mais informação, pode ser que ajude.

    Boa sorte

    [email protected]

    edit: Vê se ajuda em algo (na zona de diodos e mos-fet): http://search.digikey.com/scripts/DkSearch/dksus.dll?lang=en&site=PT&keywords=IR+416
     
    Última edição: 23 de Maio de 2008
  3. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Os componentes incógnitos ligam, quer ao transformador (condutores: 1 branco e 1 preto), quer às baterias (condutores: 1 vermelho e 1 preto).

    As ligações ao transformador são feitas nos dissipadores que estão acoplados, física e electricamente, aos componentes. Não consigo perceber qual dos 3 pinos dos componentes está electricamente ligado ás costas metálicas, pois obtenho condução perfeita com as costas do componente sempre em 2 pinos, nos componentes que ainda estão inteiros.

    As fotos que posso tirar de momento à bord, já apresentam alguns dos componentes incógnitos, os seus dissipadores e um condensador electrolítico de 2700uF_40v, removidos.
    As fotos foram tiradas com a resolução máxima de 3.2M pixeis que a minha velha máquina permite e são disponibilizadas na sua forma original.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Agora um rabisco feito à mão, só para não me esquecer de onde vieram os componentes

    [​IMG]

    Muito obrigado pela disponibilidade.

    Abraço
     
  4. Jorge Candeias

    Jorge Candeias Power Member

    No esquemático que tenho aqui (dum modelo diferente, mas nao sei qual) aparecem-me Mosfets com resistências de 20 Ohm no sítio onde se liga a bateria como o que tens ai, e diz que são RPF50N05...

    http://www.eserviceinfo.com/downloadsm/4615/Smart_Smart%20UPS.html

    Desse ir416/7 não encontro nada... :( Ou então o part number é outro. tipo IRF94? Sei-lá.


    Cumps
     
  5. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Pois o problema é mesmo duplo...

    1º Não encontro esquema desta UPS

    2º E mesmo o pior, é não saber que raio de componentes são aqueles, e não os encontrar em lado nenhum, pois se pelo menos soubesse isso, mesmo sem esquema, trocava o que estava pifado e logo se via se funcionava ou não.

    Esquemas de UPS da APC já tenho alguns, até em russo (ou algo do estilo), mas é tudo de UPS até uns 600VA, das que são usadas apenas para ligar um PC.

    Abraço
     
  6. Só agora pude olhar para o circuito com mais atenção.

    Após analise parece mesmo que o que se queimou é diodos double-shot, digo isto porque os pinos centrais estão ligados á massa/chassi e as saidas estão limitadas por resistências smd de precisão de 20 ohms, fazendo isto um circuito de limitação e polarização do mesmo (evitando o retorno da corrente).
    Pelo que se queimou e da forma como está o pcb quase que apostava que as baterias entraram em curto, retornado a avaria para 'trás' queimando os diodos, isto sou eu a supor.
    Já efectuaste as medidas das baterias ou eventual curto que as mesmas possam ter?

    [email protected]
     
  7. Mortymore

    Mortymore Power Member

    As 4 baterias estão coladas a uma gaveta metálica que dificulta o acesso aos terminais. Como faz tempo que tenho a UPS aberta em cima da bancada, á espera de descobrir como repará-la, a esta hora as baterias estão descarregadas, e já não me lembro bem do estado em que estava todo o conjunto, mas tenho ideia que apresentavam alguma tensão, ainda que baixa, aos terminais finais, que são o resultado da interligação das 4 baterias.

    Assim que tenha oportunidade, vou verificar melhor o estado das baterias, mas para isso ainda tenho q ver se as consigo arrancar da gaveta, pois de outra forma parece-me que vai ser muito difícil aceder aos terminais de cada uma delas individualmente. Podiam tê-las prendido de outra forma, uma vez que são substituíveis de forma independente. :(
    Existem 2 fusíveis, estilo os dos automóveis, que estão colocados entre cada 2 baterias, e esses estão de boa saúde.

    Reencontrei um tópico muito bom sobre a reparação de uma UPS da APC, mas que infelizmente não tem semelhanças com o meu caso. De qualquer forma deixo o link pois pode ser útil a alguém:

    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=193554

    Aí se relata também a dificuldade com os componentes "exclusivos" que essas UPS levam. Mas mais uma vez o meu caso é um pouco diferente, pois o autor deste post conseguiu identificar o componente complicado, e eu ainda não consegui o que me impede de progredir no sentido de encontrar um equivalente para substituição.

    Vou continuar a tentar solucionar o problema, pois tenho ideia de que a UPS é reparável por uma quantia muito inferior ao que custa uma nova. Nem dou sequer por perdido o tempo que tenho dispendido com isto pois terei sempre aprendido algo no processo.

    Muito obrigado pela ajuda prestada.

    Abraço

    PS: As 4 baterias, embora substancialmente descarregadas, não estão em curto.
     
    Última edição: 1 de Junho de 2008

Partilhar esta Página