1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Pedido Sugestão] Melhor Maneira de colocar Wi-fi

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Ragazzo04, 26 de Setembro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1257)

1. Ragazzo04

Ragazzo04 Power Member

Boas tardes

Eu vou colocar cabovisao na casa que vivo com mais uns colegas, vai ser o pacote de 2mb e o que eu gostava de saber qual a melhor a opção para colocar wi-fi para que todos possam usufruir da net sem colocar fios pela casa toda.

Ps: todos tem portatil com wi-fi e a cabo visao apenas fornece um "modem de cabos"...

Agradeço qualquer sugestao de preferencia baratuxas [​IMG]

2. neonl

neonl Banido

Boas.

Eu quase diria que qualquer solução wireless comprada hoje é boa. Quer dizer, boa na medida dos possíveis porque o wireless nunca é a melhor solução (por razões obvias).

Recomendo, por exemplo, que não compres Linksys, são caros e não são melhores que os outros (também não são piores). O alcance dos sitecom também não é muito bom (pelo menos os da geração do meu). Recomendo o mais barato entre D-Link e SMC.

Todos correm de modo geral os mesmos serviços. Permitem usar P2P, têm DDNS, UPnP, etc.

Recomendo que caso não haja nenhum potencial privilegiado que o router seja colocado no ponto mais próximo ao centro da casa possível, no entanto, deves ter em conta que dentro da área possível de uma casa (penso em apartamento, ou semelhante) o que estrangula o sinal são as paredes e não a distância, portanto, se pela distribuição da planta dessa casa for conveniente pôr noutro sitio que não o centro, para que o sinal não tenha que atravessar tantas paredes melhor.

Em termos de possível configuração geral (não vou dizer como é que se configura dentro dos menus), convém usar uma chave WEP-128bits (treze caracteres "normais") e não uma WPA (mais modernas, mas com problemas de compatibilidade) e desligar o servidor DHCP (servidor de endereços de IP. ATENÇÃO: no caso de desligar o dito cujo ter primeiro os PCs com os endereços IP correctos (nas definições de ligação wireless do Windows, propriedades do protocolo de TCP/IP).
    1. No caso de o router ser SMC, então os endereços correctos são "Endereço IP: 192.168.2.x(algo que não "1")", "Máscara de Sub-Rede: 255.255.255.0", "Gateway Predefinido: 192.168.2.1", "DNS Primário: "Igual ao gateway".
    2. No caso de o router ser D-Link, então os endereços correctos são "Endereço IP: 192.168.0.x(algo que não "1")", "Máscara de Sub-Rede: 255.255.255.0", "Gateway Predefinido: 192.168.0.1", "DNS Primário: "Igual ao gateway".

No caso de "estragares" tudo com alguma configuração, seja no PC ou no router fazer o botão de reset no próprio router (geralmente implica carregar prolongadamente) e pôr as definições de IP do Windows todas em automático e recomeçar a configuração.

Resta-me dizer que se houver muitas paredes mesmo que a casa não seja muito grande perdes velocidade (o que no teu caso não deve ser muito grave à excepção de casos muito extremos posto que a net é só de 2 MB) mas podes não ter os 54 Mbps.

Boa sorte, Rui "neonl". ;)

EDIT: o valor "x" nos endereços de IP dos computadores tem de, como eu disse, ser diferente de 1 (2-255) mas tem que ser diferente em cada PC.

Última edição: 26 de Setembro de 2007
  3. nickie

nickie Power Member

Não percebi... Pelo que tenho lido (não sou nenhum expert) a wep é a forma mais fácil de quebrar, sendo que a WAP e a WAP2 (principalmente esta), são as mais difíceis de quebrar. Para além disso falta-te falar do MAC address filtering. Podes ver mais neste post.

4. neonl

neonl Banido

Estou perfeitamente ciente de todas essas opções. Eu pessoalmente uso MAC adress filtering mas não mencionei para não aumentar a confusão. Em relação às chaves de rede a questão é há muitos portáteis (mesmo muitos) modernos que são incompatíveis que as WPA (é assim que se escreve e não WAP). A WEP se for de 128 bits chega. Mas pronto se quiserem tentar WPA força!.

Cumps

5. pdf

pdf Banido

Não deves estar ciente das falhas de segurança do WEP mesmo a 128 bits. Não deves estar mesmo. Portáteis modernos incompatíveis com WPA? :lol: modernos com 3/4 anos? Só se for.

6. neonl

neonl Banido

Eu diria com 3/4 meses.

7. pdf

pdf Banido

Estás a brincar, não estás? Dá um exemplo.

8. nickie

nickie Power Member

WPA2 ainda acredito, agora WPA acho mais difícil. Tenho um Asus A8js com 8 meses e que está com WPA2-PSK (AES); um HP dv1267ea com cerca de 2 anos e qq coisa e está com WPA-TKIP e tenho um Airis (:puke:) para aí com uns 3/4 anos que tb está ligado com WPA-PSK (TKIP).

Edit: depois de umas alterações à rede fiquei com o HP com WPA2-PSK (AES) e o Airis só se liga à rede se tiver o router com opção WPA-TKIP activa. Caso contrário, se tiver apenas AES, não se liga.

Última edição: 1 de Outubro de 2007
  9. neonl

neonl Banido

O meu exemplo é mais engraçado, tenho um Acer com 3/4 anos e corre o WPA na maior. Depois tenho um acer com 3/4 meses podes dar por onde quiseres que não corre.
    Ainda para mais um HP pavillion com 5 meses que eu configurei também não corre.

De qualquer maneira, tenta WPA, se não der WEP. Também é seguro. Liga os filtros de endereços MAC e desliga o servidor de DHCP.

10. pdf

pdf Banido

Desculpem lá a teimosia e a insistência, mas WEP não é seguro... de maneira nenhuma...

11. neonl

neonl Banido

Okidoki... Acredito. Também nunca desmenti...

Partilhar esta Página