[Pedidos de análise] Sincronismo modem/DOCSIS

Alguém me pode dizer como estão estes valores?

Tenho tido problemas, especialmente em "horas de ponta" o aparelho parece que perde o sinal, ou seja, deixa de ter as habituais 6 luzes ligadas, fica só com a primeira (perco logo a net e telefone) e sequencialmente vai ligando as luzes até voltar ao estado normal.
Ou seja, dá a ideia que o aparelho "reinicia", só que na realidade não, porque na página de administração o uptime é de dias.

Já vieram cá e trocaram o modem por outro (igual.. Sagemcom) e voltou a acontecer com o mesmo aparelho. Portanto não é do modem... Podem-me dizer o que acham dos sinais?

VZOtWJl.jpg


Obrigado!
 
Última edição:
Alguém me pode dizer como estão estes valores?

Tenho tido problemas, especialmente em "horas de ponta" o aparelho parece que perde o sinal, ou seja, deixa de ter as habituais 6 luzes ligadas, fica só com a primeira (perco logo a net e telefone) e sequencialmente vai ligando as luzes até voltar ao estado normal.
Ou seja, dá a ideia que o aparelho "reinicia", só que na realidade não, porque na página de administração o uptime é de dias.

Já vieram cá e trocaram o modem por outro (igual.. Sagemcom) e voltou a acontecer com o mesmo aparelho. Portanto não é do modem... Podem-me dizer o que acham dos sinais?

VZOtWJl.jpg


Obrigado!

Os valores estão bons, quase óptimos.
Consulta o log do modem (painel esquerdo, penúltima opção salvo erro) e tenta ver se há alguma indicação para os reboots.

Trocaram o modem e também trocaram o transformador? Se tiveres a usar alguma extensão, experimenta troca-la.

Às vezes os reboots (parciais) são quando o modem tenta actualizar e não consegue. Isso conseguirás ver nos logs. Se for o caso tens de ligar para lá e dizer que viste o log e que ficas sem acesso ao modem sempre que o mesmo inicia o download e falha a instalação do firmware. Eles remotamente podem aplicar um outro firmware nos modems.
 
Alguém me pode dizer como estão estes valores?

Tenho tido problemas, especialmente em "horas de ponta" o aparelho parece que perde o sinal, ou seja, deixa de ter as habituais 6 luzes ligadas, fica só com a primeira (perco logo a net e telefone) e sequencialmente vai ligando as luzes até voltar ao estado normal.
Ou seja, dá a ideia que o aparelho "reinicia", só que na realidade não, porque na página de administração o uptime é de dias.

Já vieram cá e trocaram o modem por outro (igual.. Sagemcom) e voltou a acontecer com o mesmo aparelho. Portanto não é do modem... Podem-me dizer o que acham dos sinais?

Obrigado!

Tens 3 portadoras de upload como Unknown. Não deveria ser assim.
Deverias ter algo semelhante a isto
sagem_signals.png


PAra além do que o @viperbruno disse, vai tirando printscreens a cada uma hora e vê se há degradação da potência de sinal (Power) nas portadoras de download.
Poderás estar a sofrer de uma instalação defeituosa.
 
Última edição:
Os valores andam sempre a rondar isso, tenho dado mais ou menos uma vista de olhos e rondam sempre esse valores 37/38 no SNR e 1.x no Power.

Sobre a instalação defeituosa... na volta.. na realidade a instalação "já tem" uns 6 anos, foi inicialmente feita pela cabovisão na altura.. depois tive NOS, que aproveitaram tudo o que já estava e basicamente desligaram os aparelhos da cabovisão e ligaram os deles.. e agora quando troquei para NOWO foi a mesma história, trocaram apenas os aparelhos e aproveitaram tudo o que já estava (cabos, splitters, etc..)
Por acaso questiono-me se não é daí.. acho que alguns splitters ainda têm filtros que foram postos pela NOS, etc etc..

Sobre os logs tenho isto, no entanto há horas a que ele reiniciou imensas vezes que não estão aí retratadas.. por exemplo ontem das 21 às 22 era de 5 em 5mins basicamente, e apenas vejo aí das 20:xx
Xc0n29z.png


No entanto dando uma breve pesquisada no google parece-me que não fui o único e que os sintomas são esses.. :(

EDIT: O tempo do log é menos uma hora que o nosso horário, acabou de me acontecer agora mesmo às 13:36
4neQOdv.jpg
 
Última edição:
Os valores andam sempre a rondar isso, tenho dado mais ou menos uma vista de olhos e rondam sempre esse valores 37/38 no SNR e 1.x no Power.

Sobre a instalação defeituosa... na volta.. na realidade a instalação "já tem" uns 6 anos, foi inicialmente feita pela cabovisão na altura.. depois tive NOS, que aproveitaram tudo o que já estava e basicamente desligaram os aparelhos da cabovisão e ligaram os deles.. e agora quando troquei para NOWO foi a mesma história, trocaram apenas os aparelhos e aproveitaram tudo o que já estava (cabos, splitters, etc..)
Por acaso questiono-me se não é daí.. acho que alguns splitters ainda têm filtros que foram postos pela NOS, etc etc..

Sobre os logs tenho isto, no entanto há horas a que ele reiniciou imensas vezes que não estão aí retratadas.. por exemplo ontem das 21 às 22 era de 5 em 5mins basicamente, e apenas vejo aí das 20:xx
u

No entanto dando uma breve pesquisada no google parece-me que não fui o único e que os sintomas são esses.. :(

EDIT: O tempo do log é menos uma hora que o nosso horário, acabou de me acontecer agora mesmo às 13:36
4neQOdv.jpg

Se os splitters têm filtros da NOS, é de aproveitar e substituir o mesmo. Aqui, tinha um sincronismo da treta por causa de um splitter que já estava caduco, que é normal passado alguns anos.

Como estás com estes problemas aproveitas para pedir a troca do mesmo. Vai na volta e resolve o problema... O que me intriga é a frequência de erros que tens, num tão curto espaço de tempo.

Em termos de fidelização como estás? Senão era espetares uma rescisão e quando te ligassem dizias que é porque o serviço não está a funcionar bem e eles aí ganhavam vontade de resolver o problema...
 
@Uno. Aqueles B-INIT-RNG failures serão muito provavelmente de uma instalação defeituosa. Como tb estás a ter problemas nas portadoras de upload, é como o @viperbruno está a dizer. Tens de exigir a presença de uma equipa técnica.

Guarda esses print screens e mostras depois isso aos técnicos. Eles vão agradecer-te.
 
Amanhã vêm cá, e vou lhes falar disso e mostrar os prints, espero que facilitem a coisa..
Obrigado pela ajuda malta, depois dou feedback :)
 
Trocaram um splitter só, já passaram 4 horas e até agora ainda não voltou a acontecer. É esperar que fosse só isso.. a ver vamos nas horas de ponta.

Os valores agora:
EALpcHO.png
 
Trocaram um splitter só, já passaram 4 horas e até agora ainda não voltou a acontecer. É esperar que fosse só isso.. a ver vamos nas horas de ponta.

Os valores agora:

Esses uncorrectables não estão bons. Eu tenho o modem ligado desde Julho sem reboots e tenho Zero de erros não-corrigidos.
A instalação não pode estar boa...

Já agora, se não for indescrição, que pacote tens? Acho muito estranho só teres uma portadora de upload activa. Eu tenho as 4.
 
Esses uncorrectables não estão bons. Eu tenho o modem ligado desde Julho sem reboots e tenho Zero de erros não-corrigidos.
A instalação não pode estar boa...

Já agora, se não for indescrição, que pacote tens? Acho muito estranho só teres uma portadora de upload activa. Eu tenho as 4.
Tenho 100/10 , telefone e 1 box nowotv.
Esses correctables e uncorrectables acho que só começaram a aparecer nos últimos dias.
Em que é que influenciam?

De toda a maneira ainda não caiu hoje o dia inteiro....
A última vez que caiu foi quando estiveram cá e trocaram o splitter..
907tfJY.png
 
Tenho 100/10 , telefone e 1 box nowotv.
Esses correctables e uncorrectables acho que só começaram a aparecer nos últimos dias.
Em que é que influenciam?

Erros não corrigíveis (uncorrectables) acontecem quando os pacotes recebidos pelo modem estavam tão daníficados, que mesmo usando Forward Error correction (FEC), o modem foi incapaz de os corrigir e teve de pedir ao Cable Modem Termination System (CMTS) para que fosse reenviado o pacote.

Caso o SNR e a Potência do Sinal estejam dentro dos intervalos de valores adequados, isto acontece quando a linha entre o CMTS e o teu modem é vítima de interferência por parte de agentes externos, tais como interferência electromagnética.

Diz-me. O cabo coaxial está a passar por tubagens que contenham cabos eléctricos ou de rede? Ou passa próximo de alguma tubagem que contenha cabos eléctricos?
 
Última edição:
Erros não corrigíveis (uncorrectables) acontecem quando os pacotes recebidos pelo modem estavam tão daníficados, que mesmo usando Forward Error correction (FEC), o modem foi incapaz de os corrigir e teve de pedir ao Cable Modem Termination System (CMTS) para que fosse reenviado o pacote.

Caso o SNR e a Potência do Sinal estejam dentro dos intervalos de valores adequados, isto acontece quando a linha entre o CMTS e o teu modem é vítima de interferência por parte de agentes externos, tais como interferência electromagnética.

Diz-me. O cabo coaxial está a passar por tubagens que contenham cabos eléctricos ou de rede? Ou passa próximo de alguma tubagem que contenha cabos eléctricos?
Acho estranho, não vejo uma possibilidade dessa interferência, só talvez no exterior do edificio...
Não há tubagens que isto é casa antiga basicamente, mas o splitter está, vá.. perto duma tomada de energia (separado por uma parede, a tomada está na outra divisão, do outro lado da parede)
Vou tentar afastar o splitter o mais possível do alinhamento da tomada de energia, a ver se faz diferença.

A minha instalação é bastante simples (ver abaixo as minhas paint skills :D)
Q8MKbU6.jpg

f3ld2NV.jpg


PS: Muito obrigado pela ajuda, mesmo!!
 
Acho estranho, não vejo uma possibilidade dessa interferência, só talvez no exterior do edificio...
Não há tubagens que isto é casa antiga basicamente, mas o splitter está, vá.. perto duma tomada de energia (separado por uma parede, a tomada está na outra divisão, do outro lado da parede)
Vou tentar afastar o splitter o mais possível do alinhamento da tomada de energia, a ver se faz diferença.

Faz assim. Nessa ponta à saída da parede que mostras na foto, desenrosca e liga lá directamente o modem. Depois vê se continuas com os uncorrectable errors. Se os tiveres, é muito provável que o problema seja no exterior.

PS: Ora essa. Estamos cá para ajudar no que pudermos!
 
Passado quase 1 semana, nunca mais voltou a cair.
Os uncorrectable baixaram imenso. Na altura estavam a aparecer uns 100 uncorrectables por dia praticamente.
Agora no período de 1 semana tenho estes:
L0Sgyw5.png
 
Passado quase 1 semana, nunca mais voltou a cair.
Os uncorrectable baixaram imenso. Na altura estavam a aparecer uns 100 uncorrectables por dia praticamente.
Agora no período de 1 semana tenho estes:

É bem! :) Diz-me, que pacote tens? Não percebo bem pk é que no upload, o teu modem não está a usar todas as portadoras.
 
É bem! :) Diz-me, que pacote tens? Não percebo bem pk é que no upload, o teu modem não está a usar todas as portadoras.

Acho que falei disso, as portadoras de download e upload não são as mesmas para todas as zonas. Eu também só tenho 1, para os míseros 10mbps de upload (que para mim não fazem diferença, mas que é ridículo é) chega e sobra.

Aliás, grande parte do pessoal que passa pelo fórum pelo que vejo têm 1 ou 2 portadoras, tu és uma excepção. Mas novamente apanhar 1 ou apanhar 4 portadoras para o caso é irrelevante.
 
Pois acho que é por aí.
Tenho os 100/10, e realmente o upload é fraquito, normalmente bate ali nos 7... E E....

Eu também tive esse problema no início e digo-te que é remotamente que te resolvem o problema... Deves criar speedtests diários na área de cliente e ir abrindo incidências no apoio ao cliente.
 
Back
Topo