1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Fibra Óptica Pedir fibra?

Discussão em 'ISPs' iniciada por JynxGamesHD, 1 de Agosto de 2012. (Respostas: 40; Visualizações: 13243)

1. Jr1314

Jr1314 Power Member

Como é óbvio nao será em 1, 2, 3 mensalidades, mas sim em muitas mais. Mas lá está se tivesse fibra aqui a porta certamente nao mudaria de operadora, se estava contente com o serviço iria mudar para quê? Se estão tão preocupados com o serviço que prestam que vejam as coisas como elas são.

PS: Se calhar falas de barriga cheia porque deves ter fibra ou cabo normal com velocidades de 20mb ou superiores, mas se tivesses não minha situação certamente irias pensar como eu. Eu entendo perfeitamente a questão do lucro e o tempo que iria demorar a recuperar o investimento, mas certamente era uma zona a apostar.

2. Rendeiro

Rendeiro Banido

desculpa dizer isto, mas tu não sabes como gerir uma empresa de uma dimensão tipo PT, não sabes os custos que tem a fibra, não sabes o tempo que demora, não sabes nada disso.

desculpa dizer isto, mas tu tas a reclamar só porque não tens uma net em condições.

3. Jr1314

Jr1314 Power Member

Pois estou, tu não irias estar indignado se tivesses na mesma situação que eu? E eu comentei este tópico relativamente ao facto de pedir fibra e deixei o ponto da minha situação apenas.

4. The Coin Operator

The Coin Operator Power Member

Eu na tua situação não estava indignado, pois eles é que decidem onde devem investir, não sou eu.

Vou reclamar de que? Que não tenho FTTH? Essa é mesmo boa.

5. Rendeiro

Rendeiro Banido

entao pelo teu ponto de vista, vou agora reclamar porque eu ganho 500€ de ordenado, mas tu como ganhas 1000€ vou pedir já um aumento de 500€ porque tu ganhas 1000€ é isso?

6. Jr1314

Jr1314 Power Member

Porque não investem na minha área de residência quando existe bom potencial?? A questão é essa, eu já nem digo fibra, mas sim cabo de net até 24mbps, já fica satisfeito com essa velocidade.
    Agora segundo a tua opinião, se o serviço disponibilizado não da para melhor, não se procura de uma forma ou de outra procurar uma melhoria, deixa-se estar como está. Se não entendes o meu ponto de vista, paciência, há quem entenda. Se precisasses de internet melhor para trabalhar como no meu caso, certamente que entenderias.. ou não -.-'

7. Rendeiro

Rendeiro Banido

como tu sabes que a tua area tem potencial? só por estares lá tu? só por conheceres 10 pessoas que tem net na rua? e só para que saibas essa cabo que tas a pedir chama-se ADSL e isso já tu tens

8. Jr1314

Jr1314 Power Member

Ah peço desculpa por não usar termos tecnicos, mas ninguem tem a obrigação de os saber, desculpa se percebes de cabos. Numa rua com cerca de 50 pessoas, 40 delas usam internet não é rentavel? Se isto não é rentavel entao, nao sei mesmo.

9. Rendeiro

Rendeiro Banido

e agora te pergunto quem dessas 40 aderiam a um pacote de PT que custa 40 ou 50€?

10. Jr1314

Jr1314 Power Member

Se as pessoas pagam mais pelo serviço que tem, (net, telefone, tv satelite), que é cerca de 60€, logo provavelmente iriam aderir.

11. Rendeiro

Rendeiro Banido

será que pagam?

12. Red_Beret

Red_Beret Power Member

Ok, vamos imaginar que um ISP decide investir 50.000e para passar fibra na tua aldeia, e com isso capta 40 clientes.

Por cada cliente gasta mais uns 100e para instalar o serviço, ou seja, temos neste momento 54.000e investidos.

Por cada um desses clientes vai ter, va la, 10e de lucro por mes, ou seja um total de 400e de lucro.

54.000/400 = 135 meses = 11 anos que iria demorar a recuperar o investimento...

Onde está o potencial mesmo?

Isto são números hipotéticos, mas não devem andar mto longe da realidade...

13. viperbruno

viperbruno Power Member

100% de acordo, mas em qualquer grande negocio, como é as das telecomunicações, existe o risco ou contrapartida de exploração. Então e aonde está a contrapartida ou risco neste caso? Ou o estado, para alem do telefone coloca como serviço publico (a par da Finlândia) a Internet e que entre os operadores tem de haver um serviço minimo e gratuito ou então, se faria como na grande parte dos paises Europeus e se x operador quisesse candidatar-se para ser o fornecedor teria que cobrir não só o que lhe dá lucro rápido mas também zona y em contrapartida.

Nós, nem uma nem outra e arriscamo-nos a continuar durante decadas a ver zonas que nunca conseguiram sincronizar acima de 2Mb de down e que o 4G é uma alternativa inexistente (anda aí pessoal a por antenas exteriores) e que nos contratos estão as PUR vergonhosas.
    O que o membro em questão aborda é de situações destas e que, com razão, não se conforma. Nenhum Português (por muito que tenha fibra até dos 4 operadores - HFC ou FTTH) se deve conformar com mais um apezenhar que os grupos económicos fazem a nós, povo...

14. The Coin Operator

The Coin Operator Power Member

Mais uma vez o ISP é que decide onde vai investir, se ele não investe na tua área de residência é porque na óptica deste não existe relação custo benefício.

Por exemplo, a minha casa faz esquina com duas ruas, numa rua há FTTH, na outra não há. E até nessa rua que não há existem muitos clientes que talvez beneficiariam das velocidades FTTH, mas lá está, a decisão está do lado do operador.

Cabo de net como assim? Não percebi essa. Existem várias tecnologias e vários meios de transmissão, por "cabo de net até 24mbps" presumo que te estejas a referir ao ADSL (que penso que é o que tu tens). O problema é que o ADSL depende da distância até à central, tipo de cobre, etc... Logo como tu moras longe da central, tens menos velocidade.

O teu ponto de vista não é válido.

Se o teu serviço não corresponde às tuas necessidades (que pelos vistos é o teu caso), tu simplesmente procuras um serviço melhor. Se este não existir, o que queres fazer? Queres obrigar o operador a investir na tua área? Mas tu estás bem? O operador é quem decide como investir, quando investir e quanto investir.

Relativamente ao facto de precisares de net para o trabalho... E? O operador quer lá saber se tu precisas de net para o trabalho ou para qualquer outra coisa. O acesso à Internet até poderia ser o ponto mais importante na tua vida, para o operador iria continuar a ser igual, ou seja, irrelevante. Ele fornece-te o serviço que estiver disponível na tua área. Se porventura o teu operador chegar à conclusão que um upgrade na tua área terá retorno financeiro, aí avança... Mas mais uma vez, cabe única e exclusivamente ao operador essa decisão.

Só para terminar, se tu precisas mesmo de net para o trabalho (não sei o que fazes se dizes que 3.5Mb/s são insuficientes), podes sempre optar por outras soluções, nomeadamente Tooway Sat (internet por satélite, elevadas latências de 600ms++ mas com largura de banda jeitosa ou Linhas dedicadas, caríssimas mas garanto-te que te puxam o cabo até casa.

15. Jr1314

Jr1314 Power Member

1º Para ti o meu ponto de vista não é válido, para mim é para outras pessoas com quem falei tbm acham o mesmo.
    2º Eu não estou a obrigar nenhuma operadora a investir, apenas referi essa possibilidade, (mas se pudesse obrigar era muito bom eheheh).
    3º Já percebi que é a ISP que decide onde quer investir e quando investir, não precisei de ler as vossas opiniões para saber isso, no entanto volto a referir, apenas comentei sobre a questão de pedir fibra e deixei o ponto da minha situação.

16. kripton2007

kripton2007 Power Member

Muda de casa! ;)

17. bubo

bubo Power Member

Estas a responder a uma mensagem de quase 2 anos só porque sim ??

18. Jr1314

Jr1314 Power Member

São comentarios como os do kripton2007 que fazem com que este país não ande pa frente. Diria que dentro do tópico abordado, este foi o comentário mais relevante. Muitas parabéns :clap:

19. Paulo Sa

Paulo Sa Power Member

atao o user que criou o tópico passado alguns anos ja conseguiu a fibra tão desejada!?

20. O pior é que nos dias de hoje (2019) a minha zona ainda nao tenha fibra!!!!!!!
    Qual a maneira de suicidio menos dolorosa?