pekena ajuda sobre electronica

é axim preciso de ligar um componente á fonte de alimentaçao do pc na linha de 5v, mas o componente apenas consome 1,5v:rolleyes:
 
sou msmo n00b na teoria electronika, pk napratica por agora na me keixo:D

o componente em kestao é um lcd dakeles com um sensor para ler a temperaura e leva dakelas pilhas tipo dos tamagoshi, mas come as pilhas todas e eu keria ligálo á fonte axim já nao me preocupo mais com as pilhas:)

segundo um multimetro k aki tenho as pilhas têm 0,10A e t~em uma tensao de 1,5v k segundo exa formula dá 15 kê ohms (nao kreio) ou 15k?:rolleyes:
 
Última edição:
simaor nao é para 3.5v é para 1,5 logo 1.5/0.10=15 ohms. Ou ta.me a escapar alguma coisa? É so uma pilha de 1.5v que isso leva, right?
 
Podes fazer isso de várias formas:

Se o LCd gasta 0,1A a 1,5V é de supor que tem um R=10 Ohm's(pode não ser assim, mas isso é outra história). Logo terás de ter uma resistência em série com o LCD que "gaste" 3,5V. Fazendo as contas 3,5V/0,1A= 35 Ohm's é o valor da resistência que tens de por em série com o LCD.

Podes comprar uma resistência variavél, e por em série com o LCD e diminuis o seu valor até o LCD funcionar :D

Podes por um díodo zener de 1,5V (Diodo zener é um dispositivo que mantém constante a tensão que cai nas suas terminações) em paralelo com as terminações do LCD, e uma resistência variável ou com valor igual ou menor a 35 Ohm's em série com ambos.


Ou ainda mais fácil, um adaptador de voltagens dc-dc de 5V para 1,5 V :D
 
Originally posted by Dyn-o-mitE
simaor nao é para 3.5v é para 1,5 logo 1.5/0.10=15 ohms. Ou ta.me a escapar alguma coisa? É so uma pilha de 1.5v que isso leva, right?


Sim, mas ele quer é gastar os 3,5v a mais, como eu disse, e nao os 1,5v que vai utilizar.

é como teres 5 bolos. só queres comer 1,5 e nao queres que sobre, nao vais dar ao cão os teus 1,5 pk assim terias que comer 3,5 bolos.
 
Originally posted by Lasac
segundo um multimetro k aki tenho as pilhas têm 0,10A e t~em uma tensao de 1,5v k segundo exa formula dá 15 kê ohms (nao kreio) ou 15k?:rolleyes:

Oi!

Só uma pergunta, a intensidade por acaso nao tem k ser medida na ficha molex na parte dos 5V e nao na pilha?:rolleyes:

Fiquem bem
 
Ora bem, dar dá, mas nao é facil.

Os watts de uma fonte, são os Watts que a mesma aguenta.
Ou seja, pode-se ligar a ela trezentas (300) drives de cdrom se estas so gastarem um Watt (Watt, energia gasta/intervalo de tempo).

Podes é arranjar um instrumento que vá gastando cada vez mais watts e vais aumentando. Quando a fonte der o berro ja sabes.
 
divisor%20de%20tens%E3o.JPG


Em vez de colocares apaenas uma resistência, podes usar um divisor de tensão, que penso que seja preferivel,
O valor das resistênciase dado pela seguinte formula:

Vout=vin*r2/(r1+r2) (1)

ou seja atribuis o valor a uma resistência (r1) e a equação (1) dá-te o valor da outra (r2):
nota: (tens de ir por tentativas, visto que a formula não te dá valores nominais, tens de ir adaptando ao valor das resistencias que existem no mercado)

para este caso: (depois de alguns cálculos)

r1=1,1k ohm
r2=470 ohm
tens á saida V=1,496... V (1)

é de notar que o valor apresentado pelas resistencias não é bem real, tá sujeito a uma tolerância, normalmente 5%


ou simplesmente em vez de ligares á fonte, sacas dois fios e ligas uma pilha normal de 1,5v:D
 
Originally posted by mosh
divisor%20de%20tens%E3o.JPG


Em vez de colocares apaenas uma resistência, podes usar um divisor de tensão, que penso que seja preferivel

Porque é k é preferivel usar um divisor de tensão em vez de usar apenas uma resistência equivalente?
Quais são as diferenças?
Na minha opinião torna-se um pouco mais confuso.

Fiquem bem
 
Originally posted by Viking
Porque é k é preferivel usar um divisor de tensão em vez de usar apenas uma resistência equivalente?
Quais são as diferenças?
Na minha opinião torna-se um pouco mais confuso.

Fiquem bem

É preferível porque desta forma não precisas de saber qual é a corrente que passa na linha dos 5V. Apenas precisas de atribuír um valor a uma das resistências e a partir da equação tiras o outro valor. :)
 
Back
Topo