1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

pekena ajuda sobre electronica

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Lasac, 11 de Maio de 2003. (Respostas: 23; Visualizações: 1086)

1. Lasac

Lasac OC Legend

alguem sabe o valor da resistencia k devo usar para passar 5v para 1,5v?:rolleyes:

Abraço

2. simaor

simaor Power Member

Depende da Intensidade da corrente

A formula para a resistencia é:
    R=U/I

Tu queres gastar 3,5v

R=3,5/I

3. Lasac

Lasac OC Legend

é axim preciso de ligar um componente á fonte de alimentaçao do pc na linha de 5v, mas o componente apenas consome 1,5v:rolleyes:

4. simaor

simaor Power Member

Tens de saber a intensidade da corrente

5. Dyn-o-mitE

Dyn-o-mitE Power Member

Qual é o componente? Tens de saber os amperes (A) que consome e depois substitui pelo "I" na formula que o simaor te deu.

6. Lasac

Lasac OC Legend

sou msmo n00b na teoria electronika, pk napratica por agora na me keixo:D

o componente em kestao é um lcd dakeles com um sensor para ler a temperaura e leva dakelas pilhas tipo dos tamagoshi, mas come as pilhas todas e eu keria ligálo á fonte axim já nao me preocupo mais com as pilhas:)

segundo um multimetro k aki tenho as pilhas têm 0,10A e t~em uma tensao de 1,5v k segundo exa formula dá 15 kê ohms (nao kreio) ou 15k?:rolleyes:

Última edição: 11 de Maio de 2003
  7. simaor

simaor Power Member

a formula dá 35 homens

e a explicação da minha mãe tb, por isso, com esses valores (R=3,5/0,1) são 35.

8. Dyn-o-mitE

Dyn-o-mitE Power Member

simaor nao é para 3.5v é para 1,5 logo 1.5/0.10=15 ohms. Ou ta.me a escapar alguma coisa? É so uma pilha de 1.5v que isso leva, right?

9. Lasac

Lasac OC Legend

y sao 1.5v nao sao 3,5v:)
    vou ver se arranjo praki uma resistencia dexas e se nao keimo o lcd:D

Abraço

10. Sadino

Sadino I'm cool cuz I Fold

Podes fazer isso de várias formas:

Se o LCd gasta 0,1A a 1,5V é de supor que tem um R=10 Ohm's(pode não ser assim, mas isso é outra história). Logo terás de ter uma resistência em série com o LCD que "gaste" 3,5V. Fazendo as contas 3,5V/0,1A= 35 Ohm's é o valor da resistência que tens de por em série com o LCD.

Podes comprar uma resistência variavél, e por em série com o LCD e diminuis o seu valor até o LCD funcionar :D

Podes por um díodo zener de 1,5V (Diodo zener é um dispositivo que mantém constante a tensão que cai nas suas terminações) em paralelo com as terminações do LCD, e uma resistência variável ou com valor igual ou menor a 35 Ohm's em série com ambos.

Ou ainda mais fácil, um adaptador de voltagens dc-dc de 5V para 1,5 V :D

11. simaor

simaor Power Member

Sim, mas ele quer é gastar os 3,5v a mais, como eu disse, e nao os 1,5v que vai utilizar.

é como teres 5 bolos. só queres comer 1,5 e nao queres que sobre, nao vais dar ao cão os teus 1,5 pk assim terias que comer 3,5 bolos.

12. Viking

Viking Power Member

Oi!

Só uma pergunta, a intensidade por acaso nao tem k ser medida na ficha molex na parte dos 5V e nao na pilha?:rolleyes:

Fiquem bem

13. simaor

simaor Power Member

14. Lasac

Lasac OC Legend

opsss..., entao os A da fonte na linha dos 5v sao 0.8A segundo o autocolante k tem de lado:)

15. simaor

simaor Power Member

entao

R=U/I
    R=3,5/0,8
    R=4,375 homens

Ah, nao te fies no que diz no autocolante, ve isso com o multimetro

16. Portuman

Portuman Power Member

Como é que se mede se os watts da fonte tão correctos?

(pelo que sei n é possivel)

17. simaor

simaor Power Member

Ora bem, dar dá, mas nao é facil.

Os watts de uma fonte, são os Watts que a mesma aguenta.
    Ou seja, pode-se ligar a ela trezentas (300) drives de cdrom se estas so gastarem um Watt (Watt, energia gasta/intervalo de tempo).

Podes é arranjar um instrumento que vá gastando cada vez mais watts e vais aumentando. Quando a fonte der o berro ja sabes.

18. mosh

mosh To fold or to FOLD?

Em vez de colocares apaenas uma resistência, podes usar um divisor de tensão, que penso que seja preferivel,
    O valor das resistênciase dado pela seguinte formula:

Vout=vin*r2/(r1+r2) (1)

ou seja atribuis o valor a uma resistência (r1) e a equação (1) dá-te o valor da outra (r2):
    nota: (tens de ir por tentativas, visto que a formula não te dá valores nominais, tens de ir adaptando ao valor das resistencias que existem no mercado)

para este caso: (depois de alguns cálculos)

r1=1,1k ohm
    r2=470 ohm
    tens á saida V=1,496... V (1)

é de notar que o valor apresentado pelas resistencias não é bem real, tá sujeito a uma tolerância, normalmente 5%

ou simplesmente em vez de ligares á fonte, sacas dois fios e ligas uma pilha normal de 1,5v:D

19. Viking

Viking Power Member

Porque é k é preferivel usar um divisor de tensão em vez de usar apenas uma resistência equivalente?
    Quais são as diferenças?
    Na minha opinião torna-se um pouco mais confuso.

Fiquem bem

20. bgcngm

bgcngm Power Member

É preferível porque desta forma não precisas de saber qual é a corrente que passa na linha dos 5V. Apenas precisas de atribuír um valor a uma das resistências e a partir da equação tiras o outro valor. :)

Partilhar esta Página