Peltier - Até qt Watts pode ser refrigerado por aircooling?

RuFuS

Power Member
Bem...a pergunta tá no título da thread... :D

Sei que cerca de 40W é na boa...tenho ideia que é possível até 120W, agora queria era saber o que é que os experts dizem... :002:

A minha dúvida é qt à refrigeração do lado que aquece... :wscared:
 
Do lado que aquece arrefeces com uma cooler ou waterblock . Quanto mais conseguires arrefecer mais desce a temp no lado frio , uma vez que relação de º entre o lado frio e o .quente é sempre a mesma .
 
oumble2 disse:
Do lado que aquece arrefeces com uma cooler ou waterblock . Quanto mais conseguires arrefecer mais desce a temp no lado frio , uma vez que relação de º entre o lado frio e o .quente é sempre a mesma .

é sempre a mesma em boas condições de arrefecimento.
se o lado quente aquece demasiado, a coisa perde a linearidade toda, e o peltier torna-se um assassino.

um peltier requer atenção constante. não é coisa para usar 24/7

quanto à capacidade de arrefecimento, eh pa, so depende do peltier que comprares (e da potencia do mesmo).
tens muito por onde escolher, o peltier não tem so aplicações informaticas.
 
Koncaman disse:
é sempre a mesma em boas condições de arrefecimento.
se o lado quente aquece demasiado, a coisa perde a linearidade toda, e o peltier torna-se um assassino.

um peltier requer atenção constante. não é coisa para usar 24/7

quanto à capacidade de arrefecimento, eh pa, so depende do peltier que comprares (e da potencia do mesmo).
tens muito por onde escolher, o peltier não tem so aplicações informaticas.

Acho que não me estão a perceber... :p

O que eu quero saber, é qual a potência máxima que um peltier pode ter para o lado quente ser refrigerado por aircooling...

Imaginem que o dissipador só consegue dissipar 50W, se comprar um peltier de 500W é o mm que um de 50W?
 
sim, acho que podes ver a coisa por aí.
mas atenção, que se comprares um peltier de 50W e so tiveres um cooler que dissipe 50W em cima dela, vai dar barraca quase de certeza.
é que por exemplo, se fores arrefecer um cpu que em condições normais (air cooling) esta a 30º, com um peltier, podes ate ter temperaturas muito baixas do lado frio. mas do lado quente, tens que te por a pau, porque fai aquecer a uns 70º se não mais, com o mesmo air cooling.
e 70º para um peltier ja é uma temperatura critica.

outra coisa que tens que ter em conta, é com a polaridade da ligação, bem como a potencia fornecida. se não lhe forneces potencia suficiente, da barraca.
 
Koncaman disse:
sim, acho que podes ver a coisa por aí.
mas atenção, que se comprares um peltier de 50W e so tiveres um cooler que dissipe 50W em cima dela, vai dar barraca quase de certeza.
é que por exemplo, se fores arrefecer um cpu que em condições normais (air cooling) esta a 30º, com um peltier, podes ate ter temperaturas muito baixas do lado frio. mas do lado quente, tens que te por a pau, porque fai aquecer a uns 70º se não mais, com o mesmo air cooling.
e 70º para um peltier ja é uma temperatura critica.

outra coisa que tens que ter em conta, é com a polaridade da ligação, bem como a potencia fornecida. se não lhe forneces potencia suficiente, da barraca.



Então o peltier não consome sempre a energia máxima?
Se consome energia máxima certamente um de 500W aquecerá mais do que um de 50W...
 
sim, mas isso esta relacionado com o facto das temperaturas no lado frio ficarem mais baixas (devido ao maior trabalho executado pela força electrica).
e sim, consequentemente aquecerá mais (muito mais)...
 
Koncaman disse:
sim, mas isso esta relacionado com o facto das temperaturas no lado frio ficarem mais baixas (devido ao maior trabalho executado pela força electrica).
e sim, consequentemente aquecerá mais (muito mais)...

Já estamos a chegar a algum lado... :D

Ou seja, se o lado quente não fôr suficientemente arrefecido, o que acontece?



O que eu quero saber basicamente, é até qts Watts pode ter um peltier e ser refrigerado a ar...pois um peltier de 500W já aquecerá tanto que requerará um sistema WC...verdade?
 
Pra um peltier ser efectivo tens de disspar 2x a pontencia do mesmo em calor, isto porque se tiveres um peltier de 50w, por exemplo, e lhe colocares um dissipador que só aguente 50w o peltier ñ faz qualquer efeito e mais valia colocares só o dissipador pois o resultado seria igual.
Ora, segundo me lembro, o delta de temperatura num peltier ronda os 20~30cº. Logo, numa aplicação prática num cpu que dissipe 90w, terias de usar um pelt de 120w no minimo e ter algo que dissipe 240w de calor só pra alcançares temps proximas de 0cº.
Como tal..... 240W de calor dissipados a ar.... lol :D no way ;)
No entanto, se estiveres a pensar em algo mais modesto, digamos..... 50w :D isso é capaz de dar a ar no coller xpto topo de gama com uma fan bem poderosa em cima ;)
 
NeoToPower disse:
Como tal..... 240W de calor dissipados a ar.... lol :D no way ;)

Então qual é a potência máxima que posso dissipar por aircooling...! :D

É que já me falaram de tudo, mas parece que ninguém me percebe... :lol:

Qual é o limite máximo por aircooling para refrigerar o peltier? Só quero saber isso... :p
 
eh pa, poucos...
mas diria uns 150~200Watts de dissipação maxima... de pico. ja a contar com um cooler com heatpipes, que causam alguma resistencia às variações bruscas de temperatura no cooler.

mas tu estas interessado em alguma coisa na pratica?
é que assim em termos teoricos fica tudo muito vago.
 
Koncaman disse:
eh pa, poucos...
mas diria uns 150~200Watts de dissipação maxima... de pico. ja a contar com um cooler com heatpipes, que causam alguma resistencia às variações bruscas de temperatura no cooler.

mas tu estas interessado em alguma coisa na pratica?
é que assim em termos teoricos fica tudo muito vago.

Estou a pensar...de facto estou a pensar...nada mais que isso! :D
 
Koncaman disse:
eh pa, poucos...
mas diria uns 150~200Watts de dissipação maxima... de pico. ja a contar com um cooler com heatpipes, que causam alguma resistencia às variações bruscas de temperatura no cooler.
Acho que nem tanto.. diria mais uns 130w maximo. É nessário realçar que alguns cpus já custa manter a temps aceitaveis mesmo com dissipadores de topo e estes ñ passam dos 110w ;)
 
Back
Topo