1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Peltier???

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Lee, 1 de Agosto de 2003. (Respostas: 8; Visualizações: 1147)

1. Lee

Lee Power Member

Boas ppl,

Gostava de saber se vale a pena arranjar um peltier, e quais os riscos dado que ja vi uma mobo e um proc todo queimadinho com essa cena.
    Nao tenho muito informacao em relacao a isso mas como se atingem temps negativas, e se nao for uma solucao muito cara...
    Ha tenho uma Q-tec 550W...sera q chega??? :D

Onde arranjar e precos???

2. bocag3

bocag3 Power Member

consegues ter temps negetivas mas precisas de um bom sistema de arrefecimento para arrefeceres a parte quente do peltier tipo chiller e tens de te preocupar com condensaçao tambem! e aconselhavel teres o peltier num psu a parte pq podes ficar com o pc e o peltier :die: fd*'s, porque o peltier precisa de ter uma amperagem constante. podes ver as mean well para psu do peltier! aki tens peltiers e uma psu!!

3. Lee

Lee Power Member

Tenho uma outra PSU de 300W mas n sei as specs dela, deve dar n?

E achas q vale a pena ??

Em relacao ao revestimento em neoprene pq causa da condesa;ao, e preciso revestir tubos, Waterblock (por baixo o que faz contacto com o cpu tb?) e na board?

4. bocag3

bocag3 Power Member

sem ver as spec nao da para dizer se funciona nessa psu. mas ja vi uma psu de 300W em que nos 12V a amperagem variava entre 0.5A-10A o que e insuficiente para a maior parte dos peltiers!

Vale sempre a pena teres peltirers, é melhor que wc e e airc quanto peltier vs promie nao sei! os peltiers usados no cpu normalmente sao de 220W mas para os meis extremistas existem peltiers de 400W< !!:004: :004: :004:
    o pior é sempre a condensaçao! tens de ter mt cuidado( como sempre) a preocupaçao é mais com o cpu, para a agua nao se meter la para dentro!:die: tens aqui uma explicaçao em como acabar com a condesaçao!

5. Lasac

Lasac OC Legend

Bem um peltier vale mto a pena! :)

tenho um de 120w rulla com watercooling, tenho é de chillar a água ;)

tens é de arrefeçer mto bem o peltier para tirar máximo proveito dele, kuanto mais frio na parte kente dele melhor, o ideal é usar água chillada, se for um chiller mais vale usálo directo! :D

kuanto á condensação usas vaselina, usei na gf3 5* o tubo custou 45centimos (90escudos) e gastei 1/3 do tubo, e ainda existe vaselina mais barata, tens é de procurar bem! ;)

kuanto á fonte usei uma de 200w e deu mto bem, ptt exa de 300w é mais k suficiente! ;)

usei o peltier junto com uma coldplate (é obrigatório usar, pk nao podes ligar um peltier directo ao cpu ou gpu!) a gf3 tinha 175/400 de origem, com vmods e este cooling fiz 286/591 :004:

12054 3d marks 01 (com kt333 mems pc2100 axp1700+ e meio kilo de tweaks) faltava correr o nature, pena k 2 memórias parece k keimaram a correr o nature (dava para os 13k >( carago!) as3 k caiu onde nao devia! :005: >(

parece k tenho de comprar outra gráfika....:sad:

aki vai uma imagem depois do bench:(akilo branco é msmo gelo ;) )

Ficheiros Anexados:

• imagem.jpg
      imagem.jpg
      File size:
      28,1 KB
      Visualizações:
      152
    Última edição: 1 de Agosto de 2003
  6. bocag3

bocag3 Power Member

lasac :eek: :eek: acho que esse gelo ta ai a mais!!!:)
    "stika-lhe" neoprene!!!:D ups :rolleyes: queimaram-se as mems!!

7. Lasac

Lasac OC Legend

nao é necessário pk só tenho a grafika no pc (lan, som etc é onboard ;) ) e a condensção ainda em likido cai toda no fundo da caixa :D

btw, dava jeito era isolar os tubos pk a água chillada perde uns graus frios no percurso pk está exposta á temp ambiente :rolleyes: (se repararem bem na img os tubos tao todos cheios de condensação por fora, akilo até pingava)

Abraço

8. Lee

Lee Power Member

Desculpa a ignorancia, mas como e q chillas a agua?

Q temps e q consegues atingir?

Untas tudo com vaselina ou so a zona circundante da area do WB?

Thx in advance

9. Lasac

Lasac OC Legend

chillo a água facilmente:

uso IcePack Cooling k podes encontrar no Modelo/Continente ;)

sao 2 vasilhas pekenas k trás um likido especial, só precisas de meter as vasilhas no frigorifiko/arca até congelar (cerca de 2hrs) e meto uma vasilha debaixo do radiador e outra em cima, mas isto td mergulhado em água cheia de gelo feito em sacos dakeles k se enxem com agua e mete-se no congelador :)

imagem do icepack cooling:

Tem durabilidade de 12hrs fora do congelador! :D

kuanto á vaselina, como uso coldplate completa (cobre gpu/mems) meti em volta do gpu e memórias e na traseira da placa nas mesmas zonas, pk o pcb da placa vai fikar geladinho e convém isolar a parte electronica toda. ;)

em cima do gpu e memórias meti as3, dps a coldplate, peltier e finalmente o bloko :)

kuanto a temps, a água sai do bloko k está a arrefeçer o peltier a -10ºc +/- nos benchs e a gf3 com akeles clocks a benchar nao baixou mto dos -20ºc, com clocks mais baixos já parecia um cpu com prometeia (cof... cof...), a gf3 até ganhava gelo em cima da vaselina :D

tou agora a ver se arranjo uma gf3 k dê mais pk esta foi-se, kero o 1º lugar mais nada, amanha devem xegar umas twinmos 2x256mb ddr400 com chips winbond e dissipadores vantec em cobre para subir este fsb, pena a gf3 tar morta >(

tava para testar a gf2 mx200 64mb sdr do cota, mas nao tem furos para prender o dissipador (usa adesivo termico) é pena! :P

Abraço

Última edição: 6 de Agosto de 2003

Partilhar esta Página