Peltiers e isolamento

PJ

Power Member
Bom, sendo estudante, quase a acabar :002: , e como não tenho grande disponibilidade monetária, decidi meter-me nos pelts para melhorar um pouco as temps. Então as minhas dúvidas são as seguintes :

1- Estou farto de procurar pela net e existem diversas maneiras de isolar o socket, sendo as mais habituais com conformal coating ou silicone. Agora é o seguinte, como não consigo orientar C. coating, se alguém me enviasse eu pagava, o silicone transparente que se vende ns lojas de mat. construção serve? Será preciso algum que seja termo-condutor?

2- Ao fazer uma cascade de pelts soma-se a potência deles para obter a P total do pelt ou como se faz?

3- Alguém me poderá dar uma ajuda para fixar o pelt ao bloco àgua? Pelo que li requerem muita pressão entre os dois e a placa de cobre. Ideias? É um Nexxos XP, mas estou para trocar para um TDX ou Storm.

Estou a estudar um tipo de isolamento que envolve um cubo em acrilico, mas depois posto desenho e ideias conforme isto for surgindo. Cumps
 
se comprares um bloco da swiftech com peltier integrado, ja tens a papinha toda feita :)
MCW5002-64T.gif


a swiftech tem mais produtos baseados em peltiers (incluindo chillers, por ex), bem como esse da imagem, mas para outros sockets.

mas eh pa, são 226Watts que vão ao ar (25a @ 12v)... não é para todas as fontes.

isso de por peltires em cascata, não me parece ser muito boa ideia, nem que seja por precisares do dobro da potencia, e em teoria, não vais ganhar nada de especial, se do outro lado continuares a ter o mesmo poder de dissipação.
 
Última edição:
Pois, mas prefiro ser eu a fazer isso, tanto que em Portugal não encontro esse bloco há venda. Sendo assim eu pensei em furar o bloco que tenho de um lado ao outro, pelas furações dos parafusos e a coldplate, que tb ainda não arranjei, de um lado ao outro e prender com parafusos. Assim sempre posso apertar aos 200N que são necessários, enquanto que o cpu apenas leva 20N de pressão no max, e como não tem IHS tenho de ter extremo cuidado. À tarde já posto uma figura ilustrativa do isolamento que estava a pensar fazer.

Fiz uma folha de cálculo do Excel para calcular a temperatura em OC que o cpu vai atingir, é um opteron 148 :

  • H=Cpu spec watts*(Novo FSB/Default FSB)*((Novo Vcore/Default Vcore)^2) -> Isto vai ser a temperatura atingida pelo 148, a 3.3Ghz irá produzir algo como 200w;
  • Agora, para calcular a temp que vou obter com o pelt é :
  • DT1=(1-(Pdissipar/Ppelt))*DTmaxPelt;
  • DT2=DT1-Tambiente
  • Fazendo umas contas rápidas e utilizando um pelt de 80w da marlow, modelo DT12-8L, specs aqui , e utilizando uma room temp de 30º isso dá-me cerca de 169º negativos :lol: . Um absurdo já que a potência do pelt será inferior à Pdissipar. Assim eu criei uma regra que se a Pdissipar>Ppelt o resultado é um cpu morto. Estarei correcto ou não?

Aqui fica uma ideia do isolamento que em principio irei fazer : , será que haverá problema de estancar isto à board com silicone transparente? Irei juntar lá dentro um saquito daqueles de silica de forma a absorver a moisture do ar e prevenir a condensação.

Obrigado a quem leu este testamento todo :)
 
Última edição:
Boas,

Sempre que vejo alguem a perguntar por peltier's eu penso logo:

_Ganda maluco .


E digo isto porque ?

Ja usei fans stock, fans do bufo, usei agua, tive experincias com peltiers, chiller, prommy, gelo seco ....

E digo.te que o dinheiro mais mal gasto que há é num sistema de peltier, isto porque se gasta mais dinheiro do que na realidade se pensa que vai gastar, porque na realidade engloba muita coisa, mais vale fazeres um chiller ou mandares fazer um, o preço nao é muito diferente e a fiabilidade é melhor, temperatura constante e nao te arriscares a ficar sem pc.

À cerca de 3 anos quiz ter um T-bred a ser refrigerado com peltier, li imenso, falei com experts acerca disso, gastei montes da massa e nao tive os resultados esperados , e alem disso o peltier se estiver a ser mal refrigerado ou se existir uma falha a nivel da bomba ou outra coisa kualker o PC vai á vida, ele queima no socket, e depois cai para cima da grafica e so para na base da caixa.

É perigoso, nao sei se ja leste sobre o assunto, mas procura bastante informaçao sobre isso, para ficares com um bom sistema com o tech vais ver que mais vale comprares um chiler, e sempre tens melhores temps.

Abraço

EDIT: montes de erros, ja nao sei escrever.
 
Última edição:
Também já tive essa ideia na cabeça mas desisti.

Poupas um bocado mas nao muito e os riscos sao imensos e se acontece alguma coisa, é aquilo que o ..::MadDog::.. disse, queimas nao so queimas CPU e respectiva socket como o material começa a ir por aí a baixo e apanha-te na melhor das hipoteses só a gráfica. Ficas sem computador para poupares uns euros que juntas se esperares mais um tempito.

Fica o conselho.
 
Boas,

Sempre que vejo alguem a perguntar por peltier's eu penso logo:

_Ganda maluco .


E digo isto porque ?

Ja usei fans stock, fans do bufo, usei agua, tive experincias com peltiers, chiller, prommy, gelo seco ....

E digo.te que o dinheiro mais mal gasto que há é num sistema de peltier, isto porque se gasta mais dinheiro do que na realidade se pensa que vai gastar, porque na realidade engloba muita coisa, mais vale fazeres um chiller ou mandares fazer um, o preço nao é muito diferente e a fiabilidade é melhor, temperatura constante e nao te arriscares a ficar sem pc.

À cerca de 3 anos quiz ter um T-bred a ser refrigerado com peltier, li imenso, falei com experts acerca disso, gastei montes da massa e nao tive os resultados esperados , e alem disso o peltier se estiver a ser mal refrigerado ou se existir uma falha a nivel da bomba ou outra coisa kualker o PC vai á vida, ele queima no socket, e depois cai para cima da grafica e so para na base da caixa.

É perigoso, nao sei se ja leste sobre o assunto, mas procura bastante informaçao sobre isso, para ficares com um bom sistema com o tech vais ver que mais vale comprares um chiler, e sempre tens melhores temps.

Abraço

EDIT: montes de erros, ja nao sei escrever.
Partilho exactamente da mesma opinião.. Apesar de nunca ter usado um pelt.

Simples, fiável e Phase.. Chiller is the way to go. :)
 
Também partilho a mesma opinião. Peltier é algo que não tem relação custo/benefício/risco. Só dá trabalho, os gastos de electricidade são quase os mesmos que no caso do Phase, e no final das contas não tens as temps que um chiller dá.

O princípio de arrefecimento mais eficiente que existe é o princípio implementado num ciclo de refrigeração, para quê complicar? :)
 
Mais um aqui, se já o compraste joga-o pela janela, que só por isso já tas a ganhar dinheiro :002:

Faz um chiller ou pede para te fazerem, que acaba por ter o beneficio, em relação ao DD ou Peltier, de não ter que estar sempre com o motor a trabalhar, já que não te interessam temps Extreme.

E com o Phase Change sempre aprendes alguma coisa mais interessante ;)
 
Obrigado pelas opiniões. O facto é que tenho andado a ler bastante sobre o assunto e até agora não vi ninguém dizer que lhe aconteceu um desastre com os peltiers. Mas acredito nas vozes da experiência e por isso mesmo vou é juntar mais um pouco de dinheiro e comprar um chiller.

De qq das formas como ainda só tenho aqui um pelt de 80w acho que vou enfiá-lo na graf ou no chipset. Alguém me sabe dizer quantos watts manda uma X1600XT em default?

Cumps e obrigado.

PS: MadDog eu vi o teu projecto na aqua e vi que desististe tb pois compraste um chiller ao ricky. Por acaso ainda tens aquela prommy para venda? Cumps
 
Exacto desiste do peltier.

Eu já tive um na gf3 (velhos tempos).

Koncaman, a capacidade de arrefecimento do peltier depende dos A que lhe dás e dos ºC na parte quente.

Se fizerem uma cascata de peltiers ganhas bastantes graus, mas também vais ter de comprar 2 fontes minimamente em condições para aguentar a carga dos 2 peltiers.

O meu dava entre 8 a 6ºc vazio com WC home-made de blocos de camara aberta e radiador harrison.

Na gf3 com o harrison num balde de gelo fez -28ºc a correr 3dmark01 na altura (e de inverno).

A minha opinião é que te deves afastar dos peltiers. Hoje em dia não compensa nada, porque tens chiller's etc que são 10.000vezes mais fiáveis e melhores.

Ainda á poucas semanas andava alguém a vender uma vapochill XE por menos de 200€ já com 404a e cpukit da vapo ls que é +- o que ias gastar para ter um sistema com peltier a funcionar minimamente em condições e as temperaturas e fiabilidade de um para o outro não têm nada a haver!

Vai para um chiller modesto para ganhares prática. Vais ver que não vais querer outra coisa!

Mais tarde quando houver guito compras um melhor ou no caso de ter vapo XE, metes um compressor jeitoso com 404a e tá feito.
 
Back
Topo