Pen multiboot só funciona bem no meu PC

Windows 10 User

Power Member
Criei uma Pen multiboot com a ajuda do YUMI mas por alguma razão só funciona bem no meu PC (ao "arrancar" por USB no meu PC vou parar a um menu com opções para escolher qual o programa que quero usar, como é suposto) uma vez que quando "arranco" por USB noutros PCs aquilo ou nem sequer "arranca" apesar de eu ter configurado a BIOS/UEFI (ou quando "arranco" directamente por USB sem configurar na BIOS/UEFI) como tal (fica com um underscore a "piscar") ou "arranca" mas vai directamente para o instalador do Windows 10 que é um dos programas que eu usei em vez de ir para a lista dos mesmos. Já tentei ainda usar portas USB diferentes nos mesmos PCs, outras Pens e Pens formatadas em FAT32 e NTFS e nada. Será que ficou de alguma forma configurado (se é que isso é possível) para só "arrancar" bem no meu PC e não ser universal, isto é, não dar em todos ou pelo menos em alguns? Se assim for, isto não me é muito útil até porque uso ferramentas que ajudam a resolver problemas nos PCs!
 
Reparei que o Rufus cria 2 partições na minha Pen quando gravo um ISO. É normal?

Sim, FAT32 e NTFS.

A diferença é simples. BIOS requer MBR (Master Boot Record) enquanto UEFI (modo não CSM ou Native UEFI >= 2.3.1) requer GPT (GUID Partition Table).

UEFI requer uma partição FAT32 EFI System Partition (ESP) para boot e uma partição para o SO (NTFS neste caso).

O ideal será teres duas pens USB, uma para MBR e outra para GPT.

Nota: existem exepções... #1 Existem EFI's que podem ler NTFS (incomum); #2 Eventualmente poderás tentar colocar o SO dentro da partição FAT32 (desde que este os ficheiros nesta não excedam os 2GB de tamanho), #etc.

Hth,
anthonws.
 
Sim, FAT32 e NTFS.

A diferença é simples. BIOS requer MBR (Master Boot Record) enquanto UEFI (modo não CSM ou Native UEFI >= 2.3.1) requer GPT (GUID Partition Table).

UEFI requer uma partição FAT32 EFI System Partition (ESP) para boot e uma partição para o SO (NTFS neste caso).

O ideal será teres duas pens USB, uma para MBR e outra para GPT.

Nota: existem exepções... #1 Existem EFI's que podem ler NTFS (incomum); #2 Eventualmente poderás tentar colocar o SO dentro da partição FAT32 (desde que este os ficheiros nesta não excedam os 2GB de tamanho), #etc.

Hth,
anthonws.

Obrigado. Isso tem alguma coisa a ver com o facto de após usar o YUMI isto só funcionar no meu PC e noutros não? É que neste caso não são criadas 2 partições.
 
Não conheço o YUMI suficientemente bem para dizer sim ou não. No entanto, recomendo que utilizes o RUFUS.

Hth,
anthonws.

Mas não dá para fazer multiboot com o Rufus, daí usar o YUMI e para "coisas" individuais o Rufus, visto que quando usava o UltraISO para as mesmas cheguei a ter problemas com ficheiros muito pequenos. E qual a diferença entre o UNetbootin e o Rufus?
 
Última edição:
Boa tarde, estou com um problema com a minha pen "bootable" do windows 10 num Asus GL552vw. Essa pen já formatou outra máquina, pelo que o processo de criação está correto.
Já testei com o RUFUS, com a opção do esquema de partição em GTP e MBR e com a ferramenta de criação do windows - disponível online.

Basicamente consigo que faça o boot, surge o logótipo do windows, mas depois não aparece mais nada e o ecrã fica a preto. Já testei também com a ferramenta de mac boot camp mas sem efeito. Todo o desfecho passa pelo ecrã preto sem resposta. Consigo instalar qualquer linux (atualmente até tem uma distro linux) mas não me surge o passo de instalação do windows.
Alguma ajuda?

EDIT: Com um DVD do windows 7 também tem o mesmo comportamento... faz o boot, apresenta o logótipo do windows e depois fica todo o ecrã a preto e não sai dali.
Liguei também a um ecrã externo - para forçar algo relacionado com o ecrã (gráfica dedicada vs onboard) e continua sem solução.

EDIT2: esta poderá ser a solução:
Basicamente desativar na BIOS a gráfica dedicada e usar apenas a onboard.

EDIT3: Infelizmente não tenho forma de desativar a gráfica dedicada via BIOS. Ou seja, o problema mantem-se.
 
Última edição:
Reparei agora no Rufus ao gravar um ISO do Windows 10 para uma Pen que a opção "Esquema de partição" tem duas opções: "MBR" e "GPT". Se eu escolher a opção "MBR", a opção "BIOS (ou UEFI-CSM)" dentro da opção "Sistema do destino" é escolhida, e se eu escolher a opção "GPT", a opção "UEFI (não CSM)" é escolhida, por isso devo escolher a opção "MBR" ou "GPT" para ser o mais compatível possível com computadores diferentes? E será que o facto de ser gravado em FAT32 ou NTFS também afeta, assim como o tamanho do cluster (seja lá o que for este último)?

EDIT: Escolhi a opção "GPT" (ou melhor, esta foi automaticamente selecionada quando escolhi o ISO do Windows 10 no passado) e o instalador do Windows 10 não "arranca". Além disso criou-me uma segunda partição na Pen. Depois de escolher a opção "MBR" já consigo "arrancar" o instalador do Windows 10 e não é criada uma segunda partição como com a opção anterior. Tive que escolher NTFS porque senão aquilo formata a Pen para FAT32. Esta situação é estranha porque segundo o que pesquisei a opção recomendada é a "GPT" para além de ser a predefinida.

EDIT 2: Experimentei usar o UltraISO para gravar um ISO do Windows 10 para uma Pen e também não tive problemas mas parece que formata a Pen para FAT32 quando eu queria NTFS. Parece que no caso dos ISOs com menos de 4 GB (como é o caso) o UltraISO formata em FAT32. Deve ser a mesma coisa que o Rufus.

EDIT 3: Se usar o Rufus para gravar um ISO do Windows 11 para uma Pen usando tanto a opção "GPT" como a "MBR" não tenho o problema do instalador do Windows 11 não arrancar" mas em ambos os casos são criadas 2 partições na Pen.

EDIT 4: Entretanto comprei um novo portátil e ao arrancar por USB neste com a Pen aparecem-me as duas partições quando no PC antigo não aparecia nenhuma. Arranquei pela primeira partição sendo que a outra tem uma resolução esquisita. Ambas têm o problema referido de ter de ser preciso apontar para um driver. A primeira partição tem 9.21 GB livres em 14,4 GB e a segunda tem 126 KB livres em 0,98 MB.
 
Última edição:
Back
Topo