Pen

Skyz0r

Power Member
Estou a tentar passar um ficheiro de 13.8 GB para uma pen de 16GB e ele diz-me sempre que não tem espaço para copiar o ficheiro para a tal localização.

Alguém sabe o que se passa?
 
Provavelmente tens a pen em FAT32 este tipo de formatação nao aceita ficheiros acima de 4GB.

Verifica isso, depois tenta pôr em formato NTFS ou FAT, sinceramente ja não sei se dá para por pen's em ntfs ou só fat. Cumps
 
Última edição:
Isso não danifica a pen nem nada? É que a pen não é minha, é de um amigo que me pediu para passar uns ficheiros...

A formatação não danifica nada. Tens é de fazer um backup do conteúdo da mesma porque durante a formatação os dados contidos na pen são perdidos. Ou seja copia-os para o PC primeiro e depois formata.
 
A formatação não danifica nada. Tens é de fazer um backup do conteúdo da mesma porque durante a formatação os dados contidos na pen são perdidos. Ou seja copia-os para o PC primeiro e depois formata.

Yah, eu sei disso, mas a pen está vazia.

Carreguei no botão direito do rato em cima da pen e carreguei em formatar, depois apareceu-me uma pequena janela e agora que escolho? FAT32(default), exFAT ou NTFS?
 
Yah, eu sei disso, mas a pen está vazia.

Carreguei no botão direito do rato em cima da pen e carreguei em formatar, depois apareceu-me uma pequena janela e agora que escolho? FAT32(default), exFAT ou NTFS?

poe NTFS ! não te esqueças da opção "Formatação Rapida" senão demora quase 1 hora a formatar. Cumps
 
Vou então fazer a formatação em NTFS, só que surgiu-me uma dúvida. Nessa pequena janela, diz lá "Allocation unit size", e depois aparecem vários bytes e kilobytes. Alguém sabe que valor devo escolher?
 
ya foi o que eu disse no 1º post para ser em NTFS, mas um user referiu aqui que NTFS origina problemas noutros computadores.

Cumps

Há por aqui algumas ideias confusas em relação às pens.

Clarificando, se tiveres o Windows Xp ele por defeito não te costuma deixar formatar em NTFS. Terás de ir a Device Manager=>Disk Drives=>A tua Drive de USB=>Properties=>Policies=>e seleccionar optimize for performance.

Assim ele já te deixa formatar em NTFS. Se já lá tiveres dados e quiseres converter para NTFS em vez de formatares podes ir a command line e, estando a tua pen Drive em FAT32, escreves "convert z: /fs:ntfs" onde z: obviamente terá de ser a letra da tua drive USB.

Eu pessoalmente não sou mto adepto de converter pen Drives para NTFS uma vez que perdes retrocompatibilidade com outros sistemas (caso de Windows mais antigos por exemplo, 9x e Me) e se a pen tiver funcionalidades de leitor de MP3 então esquece. Mas se o objectivo for passar apenas ficheiros grandes entre sistemas WinXP ou superiores então será o mais aconselhado uma vez que a pen em FAT32 não suporta ficheiros com dimensão acima dos 4GB.

Vou então fazer a formatação em NTFS, só que surgiu-me uma dúvida. Nessa pequena janela, diz lá "Allocation unit size", e depois aparecem vários bytes e kilobytes. Alguém sabe que valor devo escolher?

Auto (se tiver essa opção) ou 4096 serão as melhores opções.

EDIT: Esqueci-me de uma informação importante...

A pen em FAT32 está "optimized for quick removal" e em NTFS estará "optimized for performance". A diferença é que com a opção anterior poderias retirar a pen a qualquer momento sem utilizares a opção do "Safely Remove Hardware". Assim irás ter muito mais cuidado com isso e passares a usar essa opção.

Eu por acaso tenho a pen em FAT32 e uso o "Safely Remove Hardware" na mesma, mas pronto se não usavas vais ter de passar a usar agora sob o risco de perderes dados.
 
Última edição:
Back
Topo