Penso logo, Nikon ou Canon????

chamaco

I folded Myself
Olá a todos.
Depois de dias a ler tópicos, consegui começar a organizar as minhas ideias.Quando comecei pensava em adequirir uma Canon D40 e agora alterei profundamente a minha ideia.
Já tive uma grande máquina há 25 anos Canon AE1, onde fiz belas fotos até que um dia num acidente automóvel alguem achou que aquela bolsa não me faria falta e a guardou. Desde ai numca mais voltei a fotografia mas agora o bichinho começou de novo a mexer.Posto isto vamos as perguntas e ás minhas ideias.

Vou comprar uma maquina de entrada de gama SLR ou uma usada, o mais provavel, para voltar a aprender a tirar fotos.

Quero é apostar em boas lentes que ficarão para o futuro.

1º-Agora tenho lido muito Nikon é melhor , Canon é melhor. Gostava que quem tem uma marca e outra me desse um argumento forte para eu adequirir essa marca. Uma razão mesmo válida pois vou decidir o meu futuro nessa escolha

2º Vou querer tirar fotos de desporto, a minha filha pratica Equitação faz concursos de saltos, qual a lente indicada. Atenção que é para uso amador. Costumo tambem ir com um grupo de amigos para a montanha que fazem parapente e tambem quero aproveitar.

3º qual a 2ª lente a comprar que sirva para fotografar as festas da familia caso contrário tenho logo a mulher a dizer: Afinal para que serve a máquina se não da para tirares fotos da festa de anos.

4º Uma máquina usada quais os principais pontos a ter em conta.

Desde já o meu obrigado pela v\ atenção e colaboração.
 
Bem, muito sinceramente, entre Canon e Nikon, a escolha é difícil. Não adianta muito dizer "esta é melhor" porque ambas têm máquinas e lentes muito boas.

Eu tenho uma Canon, e voltarei a comprar Canon, porque gosto das máquinas, das lentes, e porque é uma marca que me dá confiança. Mas tudo isto pode ser igualmente verdade para a Nikon.

A única coisa a apontar à Nikon é que enquanto a Canon já não tem o motor de focagem nas máquinas, passou a ser incorporado nas lentes, a Nikon penso que está agora a fazer essa transição.
Resultado, há máquinas da Nikon, como a D40, que só funcionam com lentes AF-S, que são as lentes que já trazem motor de focagem incorporado.
A parte negativa disto, é que deves ter em atenção as lentes que compras, porque se compras lentes que não tenham motor de focagem incorporado, e se a Nikon decidir tirar o motor de focagem de todas as máquinas, ficas com dinheiro empatado em lentes que só focam manualmente.

2º Se vais fotografar desporto, com bom tempo e sol não deves ter grandes problemas. Uma focal longa, aí de 300mm, e uma abertura comum de F5.6 deve chegar.
No entanto, boas lentes para isso são lentes como as 70-200mm F4, mas já são lentes para 1000€ ou mais.

3º Para tirar fotos em festas de família, tens a Tamron 17-50 F2.8 que é uma lente muito boa e muito luminosa. De qualquer forma é sempre bom teres um flash, porque só a lente não faz milagres.
Também podes comprar uma prime de 50mm F1.8, que é uma lente ainda mais luminosa, e relativamente barata (100-150€). O único contra é que lentes prime não têm zoom, são fixas, por isso se queres a foto mais perto ou mais longe, tens que te mexer.

4º Se tem os mecanismos todos a funcionar, se tem muitos disparos, e se está em bom estado exterior (marcas de quedas ou outros danos).
 
Última edição:
poderei estar a ser muito repetitivo mas primeiro vai ver as opções ao vivo e experimenta meter na mão a ver se gostas depois olha para o dinheiro e compra nova ou usada.

nada te vale comprar uma canon 400d e achares o corpo pequeno e andares sempre a resmungar q aquilo parece de criança e teres agarrado uma d80 q te encaixava perfeitamente na mão. é um exemplo mas pode dar o contrário.

avalia isso pois é importante ;)
 
O tamanho é realmente importante, pois tenho as mãos grandes mas neste momento quero é decidir bem na escolha pois a maquina que comprar agora sera para usar um ano +-.
Já agora uma Nikon D70 com 15000 disparos e ano e meio é bom negocio e qual o valor aprox.?
 
Se tens mãos grandes, na gama de entrada, quase de certeza que vais preferir uma Nikon. As Canon 350D e 400D não são lá grande coisa em ergonomia.

Quanto a valores, penso que o pessoal anda a comprar a D70 a cerca de 300€ mas não tenho a certeza. O jamiro que te diga que ele conhece bem a máquina.
 
bem eu vendi a versão com ecrã maior a d70s por 350€ e a d70 anda realmente por esses valores.

se a máquina estiver em boas condições é um bom negócio. Tenta, se vier de alguém desconhecido, a quantidade d disparos ao certo mas a minha ja levava mais de 30 mil e 0 problemas e o Ed_ cá do forum vendeu a dele com mais de 90mil e ainda funciona eheh

A d70 é uma óptima máquina. não tem a tecnologia mais recente mas aquilo é resistente a tudo ;)
 
a D70 nunca pára!!! aquilo sim é "a" máquina! conheço malta com elas com mais de cem mil disparos e continuam lá para as curvas :D

Ed_
 
Para aquilo que falas um setup igual ao meu seria bastante bom...

Uma D70 (ou D70s, que grosso modo são iguais)
Nikkor 70-300 VR
Tamron 17-50


É claro que para desporto, uma lente do segmento 70-200 F/2.8 seria outra louça, mas só essa lente custaria-te mais do que este setup todo.


As vantagens da máquina é que usada é barata e é muito boa do ponto de vista da ergonomia e da construção. Comparada com as D40/D40x/D60 e Canons 350D e 400D é muito boa mesmo.. Não tem algumas funções que agora todas as máquinas têm, não tira fotos a preto e branco, por exemplo, mas tem tudo o que é importante.. Dois jog dials, acesso directo a quase tudo o que é importante sem ter que ir aos menus, medição pontual, auto ISO, bracketing, motor interno para lentes AF-D, etc.. etc.. etc..

Quanto as lentes...

A Tamron 17-50 F/2.8 para o preço é uma lente simplesmente fantastica. Super sharp, luminosa e com um range de focais bastante pratico, que corresponde nas máquinas analogicas a uma lente +/- 25-75 mm.. Posso dizer-te que quanto mais uso esta lente, mais gosto dela..

A Nikkor 70-300 é uma teleobjectiva que para o preço é bem boa.. Tem um alcance que corresponde a uma lente 105-450, pelo que consegue-se close-ups de coisas bem distantes.. E apesar de não ser muito luminosa tem um sistema de estabilização optica de ultima geração da Nikon, que sinceramente não para de me surpreender.. Nunca pensei que uma lente de 450mm fosse capaz de fotografar handheld a 1/15 e mesmo a 1/10, com esta lente consigo mais fotos nitidas do que tremidas a essas velocidades.. A nitidez é excelente, entre os 70 e os 150 mm.. Dai até aos 300mm é sempre a piorar, mas mesmo nos 300mm está a um nivel bastante bom.
 
como já disse o Jamiro, e para reforçar, se puderes experimenta as duas primeiro.
Ha uns anos estava indeciso entre a 350D e a D50, estava muito mais inclinado para a 350D, bastou ter as duas na mão durante poucos segundos para perceber logo que a D50 era a certa para mim.
 
Subscrevo tudo o que o Mundano disse. Eu também tenho uma D70s que comprei usada aqui no fórum por 350€ à cerca de 4 meses. Só posso dizer bem da máquina. Já tinha trabalhado com Canon 350D e, de facto, nunca me pareceu uma máquina muito ergonomica para as minhas mãos. Bastou-me pegar num D70s no Verão para perceber que aquela era definitivamente bem mais ergonomica. Depois apareceu um bom negócio aqui no fórum e olha, não poderia estar mais satisfeito com a aquisição da D70s.

Só deves ter cuidado com o estado exterior da máquina e com o número de disparo que já tem. A minha vai agora com 5865 segundo o Opanda, ainda tem muito para rodar:D Quanto à lente que o Mundano referiu, a Tamron 17-50 f/2.8, eu também tenho uma e posso dizer-te que para a qualidade que tem é uma pechincha. É exclente para uso geral. É uma lente de facto com imenso potencial e de que cada vez gosto mais.

É mesmo uma questão de experimetares as máquinas na mão. Julgo que em termos de ergonomia uma D70s será muito parecida a uma D80. Vai a uma grande superficie comercial e experimenta uma D80 e um 400D nas mãos. Logo aí verás de qual gostas mais.;)

Cumps
 
Depois de andar a experimentar cheguei a conclusão de que.

Canon 350;400D são muito pequenas e fico um pouco sem saber onde meter os dedos. Talvez falta de experiencia???

Canon 40D Maravilhosa mas muita fruta para quem vai aprender a trabalhar. Ainda começava a deitar fumo dos neuronios.

Gostei bastante da D80, e a quem tem pergunto o seguinte, A D70 ou D70s ergonomicamente são similares a D80??

É que tenho uma para ver em usadas mas tenho que me deslocar uns km e quero ter ja uma ideia do que vou encontrar.
Ultimo pedido

- Nikon D70 com 1 ano e meio 15.000 disparos bom estado geral 400€ a 500€

- Lente AF Nikkor 28-80mm 5.6G
- 4 Baterias
- Carregador Nikon
- Cartão CF 1Gb
- Comando de disparador sem fio
- Punho compatível com Nikon D70
- Cabo Tv-out
- Cabo de dados
- Avanço do óculo
- Manual de instruçoes em PT
- 2 Protectores de LCD

ou


Nikon D70S só corpo com cerca de 20.000 disparos 350€

ou

Canon 20D só corpo 20 000 disparos Dezembro 2005 500€

Qual a melhor opção partindo do principio que as informações dadas pelos donos estão corretas.

Desde ja obrigado pela colaboração
 
Última edição:
vai nikon pois se gostaste do corpo da d80 é basicamente igual e tem extras como as baterias que vão dar bastante jeito além da 20d estar cara! :)
 
Eu sou suspeito, mas optava pela D70 só corpo por 350€. Embora ache que esteja um pouco cara. Atendendo a que é a D70 e não a D70s e que já tem 20.000 disparos, 300€ parece-me um preço mais ajustado.

Mas de qualquer forma, essa seria a minha opção. Lente comprava um Tamron 17-50 F2.8 à parte para uso geral e, outra de distância focal maior. A lente 28-80 que está nesse kit de cima não me parece grande coisa. Daí a opção por comprar a D70 e as lentes à parte.

Cumps
 
por 350€ é a D70S. dai eu ter colocado esta opção tambem.

Nenhum desses negocios é especialmente atractivo... Nisto de comprar material usado não podes estar com pressa, tens que ser paciente e esperar por uma boa oportunidade..

Tenta ir vendo no forum fotografia, as vezes aparecem lá negocios muito bons de vendedores nacionais..

Eu acho que por 300 a 350 euros deves conseguir uma D70s em bom estado e com menos de 10 mil disparos.. Basta procurar. Eu comprei a minha já no final do verão passado, absolutamente como nova, com quatro mil e tal disparos por 350 euros.
 
Última edição:
Peço desculpa. Pareceu-me ser a D70 e não D70s. Mas mesmo assim, e como disse o mundano, nenhum desses negócios é especialmente atractivo. Posso-te dizer que comprei a minha D70s por 350€ em Janeiro deste ano com 3500 disparos. Daí que, e como já passou algum tempo, ela tenha baixado de valor. E ainda para mais com 20.000 disparos, que não é muito, mas que é bem mais que 3500. Acho que se chegares a fazer negócio deves usar estes argumentos e tentar baixar esse valor para 300€ que me parece, pessoalmente, bem mais ajustado.

Para se arranjar um bom negócio de usados terás de ter paciência. Ele acaba por aparecer ;)

Cumps e boa sorte
 
Será então um bom negocio comprar uma 30D por 550€ ou é melhor começar por uma máquina de gama mais baixa.
Por um lado com este dinheiro da para comprar maquina e uma lente boa na gama baixa, por outro fico com uma maquina muito melhor.
Como falei no 1º post a experiencia neste momento é pouca tenho que reaprender tudo.Eu sei que como nos carros posso não aproveitar as reais capacidades da maquina mas as qualidades e capacidades estão la para conforme evoluir ir utilizando.

obrigado
 
qualquer uma delas como é obvio ficas bem e quanto melhor a máquina for melhoir ainda eheh agora tens q fazer as tuas contas. comprar 1 corpo mais caro e evoluido e se calhar perder em lentes ou comprar algo mais 'fraco' mas suficiente e ter 2 lentes porreiras em vez de 1 :)
 
Back
Topo